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Supervia divulga grade de horários dos trens nos finais de semana

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

A partir do próximo sábado, dia 16/09, a grade de horários dos trens para os sábados e domingos será atualizada. O objetivo é atender melhor a demanda de clientes que utilizam o sistema ferroviário nesses dias. Nos fins de semana, a SuperVia lembra que a operação funciona de acordo com horários fixos.

Os ajustes vão ocorrer nos ramais Belford Roxo, Santa Cruz, Japeri e extensão Paracambi. Os ajustes ocorrerão ao longo de todo dia. Todas essas atualizações já estão disponíveis no site da concessionária.

A SuperVia orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.
Veja os horários dos trens nos fins de semana:

Sábado

Ramal Belford Roxo
Sentido Central do Brasil - viagens entre 6h10 e 19h11
Sentido Belford Roxo - viagens entre 5h55 e 19h17

Ramal Santa Cruz 
Sentido Central do Brasil - viagens entre 4h36 e 20h20
Sentido Santa Cruz - viagens entre 6h18 e 21h14

Ramal Japeri 
Sentido Central do Brasil - viagens entre 4h15 e 20h29
Sentido Japeri - viagens entre 6h03 e 21h29

Extensão Paracambi
Sentido Japeri - viagens entre 4h41 e 20h04
Sentido Paracambi - viagens entre 0h54 e 22h03

Domingo

Ramal Belford Roxo
Sentido Central do Brasil - viagens entre 6h10 e 13h40
Sentido Belford Roxo - viagens entre 6h17 e 13h47

Ramal Santa Cruz 
Sentido Central do Brasil - viagens entre 5h06 e 19h49
Sentido Santa Cruz - viagens entre 6h18 e 20h18

Ramal Japeri 
Sentido Central do Brasil - viagens entre 4h36 e 20h38
Sentido Japeri - viagens entre 5h58 e 20h38

Extensão Paracambi
Sentido Japeri - viagens entre 5h08 e 20h10
Sentido Paracambi - viagens entre 6h20 e 21h59

A SuperVia reforça que só será possível cumprir essa nova grade operacional caso não haja intercorrências na circulação dos trens, como ações externas que têm afetado a operação e a qualidade do serviço oferecido aos clientes.

Informações: Supervia
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Em SP, Passageiros devem antecipar suas recargas do Bilhete Único neste mês de setembro

Os passageiros de transporte público que irão realizar suas viagens nos próximos fins de semana devem antecipar a recarga de seus cartões do Bilhete Único. Os sistemas de atendimento, recarga, compra e venda de créditos ficarão indisponíveis a partir das 23h de sexta-feira até a manhã do dia seguinte, em virtude de manutenção programada dos sistemas realizada pela SPTrans.

A indisponibilidade será nas sextas-feiras, dias 15 e 22, podendo se estender até a manhã de sábado. Neste período, nenhuma venda e recarga de crédito de Bilhete Único será realizada, em qualquer dos canais existentes, incluindo apps e pontos físicos. Por isso é importante que o passageiro faça sua recarga antecipadamente.

Quem possui cartão do tipo Estudante, idoso 60 a 64 anos, ou utiliza créditos de Vale-Transporte também deve realizar a recarga do seu cartão de forma antecipada para conseguir viajar normalmente no fim de semana.

A SPTrans orienta aos passageiros que não deixem sua recarga para a última hora, comprem os créditos e façam a carga em seus cartões de forma antecipada para que não sejam prejudicados ao tentar utilizar o transporte público por ônibus e outros modais, inclusive fazendo uso da integração.
As opções para recarga antecipada disponíveis estão listadas em http://www.sptrans.com.br/compra-de-creditos-e-servicos/, em máquinas de autoatendimento ou nos postos da SPTrans nos terminais. Ao fazer a compra, os passageiros devem encostar seus cartões em uma máquina de recarga para carregar seus créditos antes dos dias mencionados para manutenção.

Informações: SPTrans
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Prefeitura de Palmas divulga novos horários para recarga nas estações de ônibus

A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) atualizou a grade de horário do funcionamento dos pontos de recargas do sistema de bilhetagem eletrônica nas estações. A medida, que entra em vigor a partir desta quarta-feira, 13, foi estabelecida com o intuito de aprimorar a experiência dos usuários do transporte coletivo e, ao mesmo tempo, a garantia de um ambiente de trabalho mais seguro para os servidores que atuam nos pontos de recargas.

Com a nova relação do quadro de funcionamento, as recargas dos cartões passam a ser realizadas nos seguintes horários nos guichês das estações: segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30; no sábado, das 7 às 18 horas, e no domingo, das 7 às 13 horas.

Aos sábados, domingos e feriados as recargas funcionarão somente nas estações Apinajé (região central) e na estação Javaé, em Taquaralto (região sul). 

A ATCP ressalta que as modificações representam o compromisso constante da Agência em proporcionar um serviço de qualidade aos usuários.

Confira os pontos de recargas:

Estação Apinajé - Avenida Teotônio Segurado, ACSU - NO 10
Estação Xambioá - Avenida Teotônio Segurado, ACSU SO-60 (602 Sul)
Estação Krahô - Avenida Teotônio Segurado, ACSU SO-120 (1.201 Sul)
Estação Javaé - Avenida Tocantins Quadra 19, Taquaralto
Estação Xerente - Avenida I, APM 13, Jardim Aureny III
Estação Karajás - Jardim Aureny I, S/N, Qd. NW, Lote 10

A Superintendência de Bilhetagem Eletrônica (SUBE), antigo Seturb, continua com o funcionamento de 8 às 16 horas, de segunda a sexta.

Informações: T1Notícias
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Investimentos da prefeitura em mobilidade urbana revolucionam transporte público de Manaus

Diariamente, uma média 400 mil pessoas utilizam o transporte público na capital amazonense. São 1.141 ônibus, distribuídos em 219 linhas que atendem todos os bairros de Manaus e a zona rural. Após anos de abandono e descaso, o transporte público está de cara nova nesses 1.000 dias da gestão atual, sobretudo, com os investimentos feitos na renovação da frota de ônibus, na segurança e em tecnologia, mudando a vida da população.

Assim, a Prefeitura de Manaus, por intermédio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), vem inovando com a instalação de câmeras de segurança e coletivos com ar-condicionado; novo sistema de bilhetagem; rastreamento da frota em tempo real; drones de monitoramento; serviço PassaFácil Delivery. Além da instalação de semáforos inteligentes, abertura de novas vias e construção de novos viadutos, para mudar a realidade da mobilidade urbana da capital.

Atuando há mais de 20 anos como motorista, Domingos Ferreira, confirma como os investimentos em tecnologia e em segurança influenciam na melhor comodidade, tanto para os passageiros quanto para os usuários do transporte coletivo.

“Hoje, nós nos sentimos bem ao conduzir esses veículos novos. É uma grande satisfação fazer parte dessa mudança do transporte público na cidade. Hoje, me sinto mais seguro com as câmeras, sem contar na qualidade dos ônibus adquiridos nesta gestão”.

O prefeito David Almeida declarou que o processo de renovação da frota e os investimentos em tecnologia são compromissos da sua gestão, para garantir mais segurança e conforto para a população. “Demos um salto de qualidade e de tecnologia no transporte. Uma verdadeira revolução. A população necessita e merece ter as melhores condições possíveis nesse serviço. E tudo começa quando buscamos acertar ao máximo nas ações. Vamos continuar dando o nosso melhor para os usuários do transporte público”.

Frota com mais qualidade

São mais de 200 veículos novos na frota do transporte, levando mais qualidade no serviço prestado à população. Os ônibus são 60 vezes menos poluentes que os fabricados há mais de 10 anos, beneficiando também o meio ambiente. 
Outra medida tomada para melhorar a eficiência e a vida da população que utiliza o transporte público foi a instalação de câmeras de monitoramento nos ônibus de Manaus, que têm contribuído para a redução no número de assaltos nos coletivos. Quase 70% da frota conta com sistema de segurança via monitoramento por câmeras, o que auxiliou para redução de 34% no número de assaltos, somente nos seis primeiros meses de 2023. 

“Estamos muito entusiasmados com estas mudanças na gestão do prefeito David Almeida. É uma verdadeira revolução no sistema de transporte público em nossa cidade. Nossa visão é garantir que cada manauara possa chegar ao seu destino de maneira rápida, segura e conveniente”, disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Transformação digital

O IMMU e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) estão conduzindo uma série de iniciativas tecnológicas no sistema de transporte.

Em junho de 2022, foi lançado o Sistema de Bilhetagem Prodata:  o bilhete de ônibus passou a ser pago por meio de QRCode. E para manter a segurança dos usuários, câmeras de alta resolução foram instaladas nas catracas com sistema de biometria facial, impedindo as fraudes no uso das carteirinhas estudantis e do Passe-Livre. 

Outra tecnologia disponível aos passageiros é o rastreamento da frota em tempo real, por meio de GPS, revolucionando a logística do transporte, desde julho do ano passado.

Lançado em dezembro de 2022, o “Cadê Meu Ônibus”, plataforma que permite aos usuários acompanhar em tempo real a localização dos veículos, também os permite recarregar os cartões Passa-Fácil e até pagar a passagem usando uma carteira digital no aplicativo. 

Além disso, os usuários têm a opção da emissão da 2ª via do PassaFácil, pelo serviço PassaFácil Delivery, com a emissão do cartão também pelo WhatsApp: (92) 98444-4412. E ainda tem o projeto itinerante “Vem com o Sinetram”, oferecendo a emissão gratuita do cartão Passa-Fácil diretamente onde a pessoa vive.

Segundo a auxiliar administrativo, Flávia Castro, a tecnologia no sistema de transporte veio para ficar, agregar e facilitar a vida dos usuários.

“É muito prático fazer uma recarga de onde eu estiver, sem me preocupar em ir até um posto para fazer a compra. Hoje em dia, nem para tirar o cartão é preciso sair. Perdi meu cartão de vale-transporte e pedi outro no WhatsApp, e no outro dia recebi em casa”, disse Flávia.
O diretor-presidente do IMMU finalizou: “Manaus está se transformando em uma cidade do futuro, uma cidade onde a tecnologia e o transporte público se unem para tornar a vida urbana mais simples, mais conveniente e mais conectada”.

Informações: Prefeitura de Manaus
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Macaé recebe 84 novos ônibus da Marcopolo

terça-feira, 12 de setembro de 2023

A Marcopolo, por meio de sua filial no Rio de Janeiro, fez a entrega de 84 novos ônibus urbanos Torino para a SIT Macaé Transportes S.A., operadora de transporte urbano pertencente ao Grupo JCA. Os veículos já entraram em operação na cidade fluminense e fazem parte de uma grande renovação de frota de mais de 400 unidades anunciada recentemente pelo Grupo JCA

“Essa aquisição amplia a nossa participação no segmento urbano e fortalece a liderança da marca. O negócio ganha maior relevância ao considerarmos que o mercado do Rio de Janeiro é relevante para a Marcopolo, o que justifica o nosso investimento em uma filial própria para atender o estado”, comenta Claimar Cerutti, gerente de vendas responsável pela Filial Marcopolo Rio de Janeiro.

Os 84 novos ônibus Marcopolo Torino são equipados com chassis Mercedes-Benz OF-1721 Euro 6 e têm 12.565mm de comprimento total, com capacidade para 70 passageiros. Possuem tomadas USB e poltronas com encosto alto 860 para maior conforto e conectividade, elevador, sistema de ar-condicionado Valeo CC356, vidros colados, piso taraflex, câmera de monitoramento da porta de desembarque pelo motorista.
A SIT Macaé é um operador de serviço de transporte público responsável pelas rotas de ônibus da cidade de Macaé e possui 62 rotas que cobrem todo o município.

Informações: Marcopolo
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Em BH, Um a cada dez painéis eletrônicos com 'paradeiro' dos ônibus está desativado

Um a cada dez painéis utilizados para mostrar o tempo de espera dos ônibus no ponto estão desligados ou com defeito em Belo Horizonte. A situação acontece muito por conta do furto de fios de cobre, uma das principais fontes de alimentação desses aparelhos. A situação tem gerado prejuízos ao município e ao cidadão que paga os impostos, já que o preço de cada monitor desses pode chegar a R$ 800.

Não é difícil flagrar o problema. Em uma rápida volta pela região Centro-Sul e área Central da capital, a equipe do Hoje em Dia se deparou com ao menos oito pontos sem o funcionamento do painel.

Em Belo Horizonte, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra), existem cerca de 9 mil pontos de ônibus. Desses, 388 têm a presença do letreiro, sendo que 38 não estão funcionando, principalmente por motivos de vandalismo.

Somente no primeiro semestre deste ano, pelo menos 100 máquinas foram vandalizadas. As mais propensas ao ato são as que ficam em lugares mais afastados ou com pouco movimento, o que favorece a ação dos criminosos. O levantamento da BHTrans, porém, diverge no número. Segundo a empresa responsável pelo trânsito de BH, no ano foram trocados “cerca de 50 paineis”.

A situação tem gerado preocupação para as empresas responsáveis em administrar os equipamentos. Além do longo prazo de conserto de cada painel, cada reconstituição varia entre R$ 750 a R$ 800.
Para tentar evitar ou diminuir a depredação, uma equipe do Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil) monitora em tempo real esta comunicação e já faz a sinalização para que agentes averiguem se é algum problema sistêmico ou vandalismo.

Em nota, BHTrans informou que “monitora o funcionamento dos painéis constantemente e providencia o conserto quando necessário, mas a previsão de reparo depende muitas vezes do defeito apresentado, o que demanda um tempo maior para o restabelecimento do equipamento”.

Informações: Hoje em Dia
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Ônibus elétrico entra em operação nesta terça em Ponta Grossa


O transporte coletivo de Ponta Grossa passa a contar, a partir desta terça-feira (12), com mais um veículo. O ônibus modelo Attivi, da Marcopolo, entra em operação como parte de um programa de testes, realizado em parceria entre a concessionária, Viação Campos Gerais, Prefeitura e montadora.

A proposta é buscar alternativas com menos emissão de poluentes, como o caso do ônibus a gás, que esteve em operação durante o mês de agosto, e o ônibus 100% elétrico, que opera com zero emissão de CO2.

A intenção do período de testes é avaliar se o veículo, de tecnologia limpa e renovável, performa e desempenha de forma positiva na topografia das linhas que compõem o transporte coletivo municipal, como avaliar o seu consumo.

O início da operação será na linha UTFPR. A intenção é que ele percorra diversos trajetos, previamente estabelecidos pelo poder público. O período de testes terá a duração de 30 dias.

Informações: DPontaNews
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Curitiba vai investir R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus elétricos

O plano de eletromobilidade para o transporte coletivo de Curitiba foi apresentado na 70ª Reunião do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), que ocorreu no auditório da Urbanização de Curitiba (Urbs), no bairro Jardim Botânico.

Representantes da Urbs traçaram um panorama do programa de eletrificação da frota do município, que prevê que 30% dos ônibus de Curitiba sejam de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050. Os membros do Concitiba também puderam fazer questionamentos sobre o tema e após a reunião conheceram o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO), que faz o monitoramento do transporte coletivo na capital.

Eletromobilidade
“A migração da matriz energética é um processo complexo e desafiador, que será implantado de forma gradativa e muito responsável no município de Curitiba”, diz Aldemar Venâncio, diretor de operações da Urbs.

O projeto de descarbonização da frota do transporte público de Curitiba prevê testes técnicos, edital de compra dos veículos e ainda a infraestrutura de apoio e recarga dos veículos na cidade.
Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar em Curitiba a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.

A Prefeitura de Curitiba também vem testando veículos elétricos. Até outubro, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba.

“Curitiba é a primeira cidade do País a fazer um teste estruturado e técnico de ônibus elétricos. Estamos aprendendo com os testes e com as empresas e fornecedores. São muitos desafios, mas estamos trabalhando para oferecer uma solução de eletromobilidade sólida, confiável e benéfica para a população”, diz Thiago Marquardt, gestor da área de inovação da Urbs.

Segundo Celso Ferreira Lucio, gestor da área de especificação e inspeção da frota, a intenção é fazer o maior número de testes possíveis com as mais diversas marcas antes de introduzir os veículos em linha definitivamente.

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico funciona a bateria, que é carregada durante um período de duas a quatro horas, em média e tem autonomia de cerca de 250 quilômetros. “É muito importante uma apresentação como essa da Urbs. O cidadão comum muitas vezes não tem ideia da pesquisa e do estudo necessário para uma troca de tecnologia como essa para trazer a melhor alternativa para a nossa cidade”, diz Sheila Branco, secretária executiva do Concitiba.

Um dos principais instrumentos de participação popular de planejamento e gestão urbana, o Concitiba é formado por representantes da municipalidade, entidades de classe, associações de moradores, poder legislativo, universidades e sociedade civil organizada e delibera sobre prioridades do planejamento urbano, sob a ótica do cidadão curitibano.

Informações: URBS
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