Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Florianópolis estuda adotar tarifa zero para transporte público

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Já imaginou andar de ônibus em Florianópolis sem pagar nada? É o que pretende a prefeitura da Capital, que estuda internamente a possibilidade de adotar ao programa “Tarifa Zero”. Atualmente, a passagem comum no transporte coletivo é de R$ 6 paga no dinheiro.

A ideia, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, é possível, mas só poderia ser implantada com apoio financeiro. “A viabilidade da medida depende da fonte de financiamento para tal benefício, principalmente através do Governo Federal, a qual o município já vem buscando há tempo, principalmente após a pandemia” afirmou em nota.

Movimento Tarifa Zero
De acordo com o presidente da frente parlamentar pela Tarifa Zero em Florianópolis, o vereador Afrânio Boppré (PSol), o plano de trabalho para a implantação do projeto é dividido em três fases.

“Na primeira delas, nós fizemos um levantamento de dados e informações sobre a realidade de Florianópolis: como está a operação do sistema na cidade, quais os números de passageiros, o custo do sistema e como a prefeitura subsidia o transporte mês a mês” explica o vereador.
Segundo Afrânio, a segunda fase já deve ser implantada no mês de setembro, com visitas técnicas a alguns dos 78 municípios brasileiros que já adotaram a tarifa zero. Posteriormente, na terceira etapa, a ideia do grupo é formular um projeto sólido e apresentar propostas reais para Florianópolis.

“Cada município tem suas especificidades, e por isso, não tem um modelo único. O que a gente quer é ouvir exemplos, ouvir entidades, universidades, e adaptar a tarifa zero ao que se vive aqui” afirma.

Outras cidades catarinenses já zeraram a tarifa do transporte coletivo, como Balneário Camboriú, Garopaba, Gov. Celso Ramos e Forquilhinha.
No começo do mês de agosto, foi a vez da cidade de Balneário Piçarras, no Litoral Norte, decidir que o transporte público municipal continuará gratuito. A nova linha de ônibus funcionaria sem cobrança até o final de julho, mas o prazo foi estendido por mais 12 meses.

Incentivos ao uso de ônibus
Em janeiro deste ano, a prefeitura de Florianópolis realizou o reajuste mais recente nos valores das passagens. Para quem utiliza o transporte convencional no cartão, a passagem subiu de R$ 4,38 para R$ 4,98. Já no dinheiro, a tarifa foi de R$ 4,50 para R$ 6,00.

Em contrapartida, a administração municipal afirma que tem realizado esforços para incentivar o uso do transporte público com medidas extras. Uma delas é o “Domingo na faixa”, que traz gratuidade nas passagens em todo último domingo do mês.

Além disso, ainda na temporada de verão, a prefeitura realizou um “teste” do que seria a realidade da Capital com tarifas zeradas, quando abonou o preço das passagens em todos os finais de semana.

Informações: NDMais
READ MORE - Florianópolis estuda adotar tarifa zero para transporte público

Niterói poderá ter linha de ônibus até a Barra da Tijuca

Um estudo técnico realizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), para avaliação das linhas intermunicipais de ônibus existentes e possibilidade de criação de outras, analisa a implantação de uma ligação entre o Centro de Niterói e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Segundo o órgão, esta é uma demanda antiga dos passageiros e chegou ao conhecimento do secretário estadual de Transporte e Mobilidade, Washington Reis, que solicitou sua inclusão nos estudos.

De acordo com Detro, no momento está sendo verificada a viabilidade de criação dessa linha, em caráter experimental, já nas próximas semanas. Ainda não há previsão de data para o início do serviço, caso a nova linha seja aprovada.

O órgão explica que novas linhas de ônibus são consideradas experimentais até que haja uma licitação para formalizá-las, pois não há previsão legal para criação de novas linhas sem que ocorra o processo. Linhas experimentais podem rodar por um período máximo de dois anos ou até que haja uma licitação, o que ocorrer primeiro.

Outras linhas intermunicipais para a Barra da Tijuca

Na segunda quinzena de julho, foi inaugurado no shopping Aerotown, na Avenida Ayrton Senna, um terminal de ônibus de onde saem linhas com destino a outros municípios fluminenses, a maioria na Região dos Lagos. Com passagens a partir de R$ 49,99, as novas linhas levam a Rio das Ostras, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Macaé, Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes.
A operação é fruto de uma parceria firmada entre o centro comercial e a Auto Viação 1001, e a previsão é de que outros destinos sejam anunciados em breve.

No momento, os embarques no Aerotown em direção aos municípios ocorrem todas as sextas-feiras. Já o itinerário contrário, do interior para a Barra da Tijuca, é oferecido aos domingos.

Informações: O Globo
READ MORE - Niterói poderá ter linha de ônibus até a Barra da Tijuca

Belém planeja ter 100% da frota com ônibus elétricos

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Belém está no centro das atenções desde que se tornou candidata brasileira oficial para sediar a Conferência do Clima das Nações Unidas em 2025. Agora que a COP-30 está confirmada de acontecer na capital paraense, os preparativos e planejamentos seguem em ritmo intenso e acelerado.


Parte deste planejamento envolve metas bastante ousadas. Uma delas, de acordo com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, é tornar 100% da frota de ônibus da capital composta por veículos elétricos. Ele comentou sobre o tema antes da abertura do Fórum das Cidades Amazônicas na manhã desta quinta-feira (3) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

O prefeito se diz otimista com a possibilidade de ser Belém ser contemplada por linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que visam financiar a modernização do sistema de transporte público com a aquisição de ônibus elétricos pelos municípios no âmbito do incentivo a produção de veículos movidos a eletricidade no Brasil.
"Belém se coloca como uma forte candidata, tendo em vista a realização da COP-30 na cidade em 2025. Há a possibilidade de transformar Belém na primeira cidade brasileira 100% verde, com a frota totalmente moderna. Esse é um sonho, mas a COP é uma janela histórica e nós estamos com projetos para tentar realizar estes sonhos", declarou.

Segundo Edmilson, mesmo que a meta de 100% da eletrificação da frota de ônibus — que equivale a cerca de 1.200 veículos novos — não seja alcançada, as mudanças e oportunidades de modernização do sistema ainda provocarão profundas transformações no transporte público da capital.

Informações: Diário Online
READ MORE - Belém planeja ter 100% da frota com ônibus elétricos

Novas linhas de ônibus de Maceió iniciam operação no sábado (5)

A partir do próximo sábado (5), duas novas linhas passam a atender os usuários do transporte coletivo. Na ocasião, as linhas 116 – José Tenório/Trapiche e 615 – Forene/Mangabeiras passam a operar no Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) e, inicialmente, farão 30 viagens nos dias úteis cada.

“As novas inclusões buscam ofertar mais possibilidades de deslocamentos aos maceioenses. Diariamente as operações das linhas são monitoradas por nossos técnicos. As reivindicações da população por meio de nossos canais também são levadas em consideração na implementação de ajustes que busquem melhorar a vida das pessoas”, destacou o titular do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), André Costa.

Confira os trajetos de ida e de volta dos novos itinerários:

Linha 116 – José Tenório/Trapiche (Ladeira do Óleo – Centro)

Ida: Terminal José Tenório – Conj. José Tenório – Fundação Bradesco – Murilópolis – Barro Duro – Ladeira do Óleo – Maceió Shopping – Poço – Centro – Praça das Graças – Rua Cabo Reis – Trapichão – Terminal Trapiche.

Volta: Terminal Trapiche – HGE – Av. Siqueira Campos – Rua Ceará – Rua Formosa – Praça do Pirulito – Praça da Cadeia – Estação Ferroviária – Praça Sinimbu – Sesc Poço – Praça Bonfim – Av. Comendador Leão – Maceió Shopping – Unit – Ladeira do Óleo – Barro Duro – Murilópolis – Fundação Bradesco – Conjunto José Tenório – Terminal José Tenório.

Linha 615 – Forene/Mangabeiras (Menino Marcelo – Shopping Pátio – Josepha De Melo – Parque Shopping – Maceió Shopping)

Ida: Terminal Forene – Viaduto Da PRF – Shopping Pátio - Av. Menino Marcelo - Barro Duro – Av. Josepha De Melo – Parque Shopping - Unit - Maceió Shopping.

Volta: Maceió Shopping – Unit – Parque Shopping – Av. Josepha De Melo - Barro Duro – Av. Menino Marcelo – Shopping Pátio – Viaduto Da Prf – Terminal Forene.

Informações: Governo de Alagoas
READ MORE - Novas linhas de ônibus de Maceió iniciam operação no sábado (5)

No Recife, Nova etapa da integração temporal nos TIs Barro, PE-15 e Pelópidas entra em operação neste sábado (5)

Os TIs Barro, PE-15 e Pelópidas recebem nova etapa da integração temporal a partir deste sábado (5). Com isso, o embarque das novas linhas que começam com a nova operação muda para a porta da frente dos ônibus com o registro do cartão VEM no validador para liberar a catraca. No TI Barro será a linha 206 - TI Barro / TI Prazeres (via Jordão). No TI PE-15, a linha 1070 - TI Pelópidas / TI-PE-15 (PARADOR). Já no TI Pelópidas, serão as linhas 1070 - 1070 - TI Pelópidas / TI-PE-15 (PARADOR), 1922 - Pau Amarelo/ TI Pelópidas e 1958 - Costa Azul/ TI Pelópidas. As demais linhas permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira  sem a necessidade do uso do cartão VEM.  

Para otimizar o embarque nos horários de pico, algumas linhas contam com um validador de pré-embarque, conforme a necessidade de cada uma, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e evitar transtornos. Os TIs Barro, Joana Bezerra, Macaxeira,  PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.
A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração. 

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas que fazem integração temporal nos TIs Barro, PE-15 e Pelópidas. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum. 

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.    

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.

Outra vantagem do sistema temporal é a possibilidade que o usuário tem de embarcar em linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI), que fazem parte do Sistema de Integração Temporal, durante o deslocamento, ou seja, no caminho. Isso evita que seja necessário ir até um terminal integrado para pegar o ônibus que o levará até o destino final. É importante lembrar que essa possibilidade ainda não está acontecendo nas linhas do Sistema Complementar (SIC), que não passam em terminais integrados. “Com essa facilidade, evitamos o que chamamos de deslocamento negativo, que faz com que o usuário passe pelo mesmo percurso duas vezes porque iria para um terminal integrado para pegar a outra linha, quando já poderia ter se deslocado até o destino final pegando essa mesma linha no caminho. É uma economia de tempo para o usuário, que chegará mais rápido às localidades. E isso só é possível por meio da integração temporal”, esclarece o coordenador de Operação do Grande Recife Consórcio, Mário Sérgio Cornélio. 

TARIFA INDEVIDA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: Imprensa Grande Recife 
READ MORE - No Recife, Nova etapa da integração temporal nos TIs Barro, PE-15 e Pelópidas entra em operação neste sábado (5)

Avenidas em Cuiabá receberão faixas exclusivas de ônibus

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), está realizando um levantamento nas avenidas que serão atendidas com novas faixas exclusivas de ônibus, o que vai garantir mais fluidez e rapidez aos usuários do transporte coletivo, atendendo diariamente 205 mil pessoas. Por enquanto, a equipe de engenharia de Trânsito e Transporte adianta que as avenidas General Valle - entre a Coronel Escolástico e General Mello; Av. Djalma Ferreira de Souza - com a Av. Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro) - ao lado do Massairo Okamura - chegando na Av. do CPA; Dante Martins de Oliveira (antiga Av. dos Trabalhadores), do contorno da Av. Professora Edna Affi (das Torres) até a Miguel Sutil; e a Av. José Monteiro de Figueiredo, a popular "Lavapés" - próximo do restaurante Chopão até o Talavera Bar (Santa Rosa) - nos dois sentidos, receberão trechos exclusivos para o transporte público.

Outra mudança anunciada pela Semob, que vai garantir uma melhor mobilidade urbana, é a padronização dos horários de funcionamento das faixas para os ônibus, tanto para as atuais quanto para as que ainda serão implantadas. Elas funcionarão somente nos horários de pico, entre 6h e 8h da manhã e, no final da tarde, entre 17h e 19h. Aos sábados, de 6h às 8h, sendo no período da tarde circulação livre, assim como aos domingos, os condutores de veículos de passeio poderão circular livremente pela faixa.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, explicou: "pensando em melhorar a mobilidade urbana daqueles que utilizam o transporte coletivo, eu solicitei à Semob que faça um estudo mais avançado sobre as avenidas onde os ônibus ficam travados. É necessário dar mais fluidez aos ônibus, porque temos mais de 200 mil usuários do transporte público que utilizam os 369 veículos do transporte coletivo e, enquanto isso, se pegarmos mil veículos nas ruas, somando cada um com quatro pessoas, dá um total de quatro mil pessoas. Então, essas faixas irão melhorar o tempo de viagem e vão melhorar o trânsito porque serão em horários definidos. O benefício é que na pirâmide da mobilidade urbana o transporte coletivo está no pico, então esse corredor exclusivo tem prioridade. E nós já temos faixas exclusivas nas avenidas do CPA e Fernando Corrêa, que já melhoraram e muito a mobilidade urbana.
O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, explica que os motoristas terão tempo de adaptação e alerta para que, encerrado esse período, motoristas que não respeitarem as faixas exclusivas nos horários de pico estarão cometendo infração de trânsito gravíssima, o que acarreta em uma multa no valor de R$293,47, além de mais 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "A prioridade é o coletivo e a faixa traz mobilidade ao trânsito e os ônibus ganham alguns minutos nas viagens e levam o passageiro mais rápido para o trabalho ou de volta para a casa dele. Com ônibus climatizados e horários definidos, incentiva inclusive a população a migrar para o transporte público. Além disso, a velocidade média dos ônibus aumenta, passando de 13 km por hora para 24 km/hora", comentou o secretário.

Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA).

Informações: Governo do Mato Grosso
READ MORE - Avenidas em Cuiabá receberão faixas exclusivas de ônibus

Em Aracaju, Novos corredores de ônibus começam a funcionar no dia 11

Os novos corredores de ônibus das avenidas Hermes Fontes, Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins, em Aracaju, começam a funcionar em 11 de agosto. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Aracaju nesta quinta-feira, 03.

De acordo com a Prefeitura, a fiscalização no local iniciará após um prazo de 30 dias de campanhas educativas. Também foram divulgadas regras de utilização das faixas.

Confira as novas regras:

Corredor Hermes Fontes

As faixas são exclusivas para ônibus em tempo integral.

Corredor Beira Mar

Fica proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h, no seguintes locais:

Avenida Beira Mar, entre o Parque dos Cajueiros e a Região do Antigo Palácio de Veraneio;
Entre a Avenida Tancredo Neves e a Rua Júlio Santana (Praia Formosa);
Avenida Otoniel Dória, entre a Travessa Hélio Ribeiro e Avenida Mal. Mascarenhas de Morais.
Corredor Augusto Franco

– Será proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite;

– Entre a Gonçalo Rollemberg Leite e a Rua São Cristóvão, de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.

Corredor Centro/Jardins

– Será proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h, nos seguintes locais:

Avenida Vereador Manoel Dória, entre a Rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a Ponte Gilbero Vila Nova de Carvalho;
Avenida Gerado Barreto Sobral, entre o Hospital Primavera e a Avenida Deputado Sílvio Teixeira;
Rua Cedro, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard;
Rua Itabaiana, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard;
Rua Capela, entre a Rua Divina Pastora e a Avenida Barão de Maruim.

Informações: INFONET
READ MORE - Em Aracaju, Novos corredores de ônibus começam a funcionar no dia 11

Prefeitura de Sorocaba entrega 10 novos ônibus 0 km e mais três 100% elétricos

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

A Prefeitura de Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes entregaram, na tarde desta terça-feira (1), mais 13 novos ônibus 0 km, sendo três 100% elétricos e ambientalmente corretos e mais 10 convencionais para renovação da frota.

A apresentação dos veículos, da concessionária City Transportes, ocorreu na Praça dos Bombeiros, na Avenida Dom Aguirre.

A empresa Eletra Industrial é a fornecedora dos veículos elétricos e uma das parceiras da City nesse projeto ecológico. Além dos benefícios ambientais, o custo de manutenção de um ônibus elétrico representa 36% do despendido com o modelo convencional, que é movido a diesel, e a lona de freio também dura quatro vezes, por exemplo. O consumo médio do ônibus elétrico é de 1,6 kWatt/hora, por quilômetro rodado.

O prefeito Rodrigo Manga esteve presente na apresentação dos novos ônibus e falou sobre a importância de mais essa entrega para a cidade. “Ao embarcar nesses novos ônibus, os munícipes irão se deparar com um espaço mais moderno, tecnológico e silencioso. Além disso, os ônibus elétricos são totalmente ecológicos e geram bem menos custos ao transporte público”, destaca.

Além do prefeito Rodrigo Manga, estiveram presentes no ato o presidente da Urbes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; mais os vereadores Cristiano Passos e Fábio Simoa. A City Transportes esteve representada pelo seu gerente de Operações, Nélson Delgado Filho; e a empresa Eletra Industrial, pelo gerente comercial, Silvestre Cavalcante.

“Sorocaba está inovando a cada dia, com tecnologias da mais alta qualidade para a comodidade e o conforto dos munícipes. Com mais essa entrega de ônibus zero quilômetro, temos toda a frota da cidade nova, com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos”, aponta o presidente da Urbes. “O ônibus elétrico, por sua vez, permite uma condução suave e silenciosa. Não há ruídos ou emissão de fumaça na atmosfera”, conclui.

Sorocaba opera, atualmente, com 371 ônibus do transporte coletivo, em 119 linhas. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. Por mês, são transportados 4,7 milhões de passageiros, rodando um total de 2,2 milhões de quilômetros. Hoje, são 36 ônibus superarticulados e 33 articulados. A capacidade de transporte de todo o sistema é de até 660.671 passageiros, por dia útil. Até o fim de 2019, eram apenas 18 articulados e uma capacidade total de transporte para até 586.953 passageiros, por dia útil.
Em 2021, foram incorporados à frota 114 novos ônibus e, em 2022, mais 45, também todos zero quilômetro. Neste ano de 2023 até agora, já são 49 ônibus novos. Até o fim deste ano, ainda está prevista a conclusão das obras do novo Corredor Oeste do BRT. Com isso, o sistema ganhará mais 36 novos ônibus e em torno de 45 mil passageiros, por dia, serão favorecidos com mais essa melhoria no transporte coletivo de Sorocaba.

Informações: Prefeitura de Sorocaba
READ MORE - Prefeitura de Sorocaba entrega 10 novos ônibus 0 km e mais três 100% elétricos

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960