Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Novo transporte coletivo de Itajaí terá frota moderna e abrangência de 95% da área urbana

quarta-feira, 26 de abril de 2023

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, assinou na manhã desta terça-feira (25) o contrato com o Consórcio Atalaia, empresa que irá prestar os serviços de transporte público coletivo na cidade, por meio de concessão pelos próximos 20 anos. O novo sistema terá uma frota de ônibus moderna, com 44 veículos climatizados, acessíveis e com wi-fi. As linhas serão ampliadas para 27 com abrangência de 95% da área urbana.

Com o novo sistema de transporte coletivo de Itajaí, haverá maior frequência de linhas e viagens mais rápidas. Outros benefícios previstos são: integração em diversos pontos da cidade, cartão físico com opção recarga no aplicativo, tarifas dinâmicas com descontos e integrações ilimitadas em pacotes mensais e semanais.

“Elaboramos o projeto de um sistema moderno, dinâmico, que realmente atenda às necessidades da população, para que as pessoas possam utilizar mais o transporte coletivo e deixar os carros em casa. Agora a empresa vencedora da concessão irá colocar esse modelo em prática para entregar um sistema eficiente e com a qualidade que nossa cidade merece”, afirmou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A empresa vencedora da concessão tem o prazo de 180 dias para apresentar todos os itens exigidos no contrato, como novos veículos, equipamentos, infraestrutura de garagens, ferramentas tecnológicas, entre outros.

Sistema integrado e com tarifa acessivel

Um sistema totalmente integrado e com tarifas acessíveis. Esses são os principais benefícios do novo transporte coletivo de Itajaí. Através da tarifa diária, que custará R$ 6,00, as trocas de ônibus poderão ocorrer em qualquer ponto e de forma ilimitada durante o dia, sem necessidade de terminais para a integração, nem pagamento de nova tarifa.
Além disso, R$ 4,30 será o custo de uma passagem antecipada e R$ 4,50 para compra direto no ônibus. Já os estudantes pagarão R$ 2,15 na tarifa unitária. Há ainda opções de descontos em pacotes semanais e mensais, com integrações ilimitadas, por R$ 36,00 e R$ 156,00, respectivamente.

“Após estudos e análises, entregaremos para a população um serviço de transporte coletivo com preço justo, mais frequência nas linhas, mais locais de embarques, recargas pelo aplicativo e todas as facilidades de um sistema intuitivo, em que o usuário poderá acessar linhas há 400 metros de distância, com abrangência de 95% da área urbana, além da área rural”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

Aplicativo vai facilitar utilização

Uma das grandes inovações tecnológicas do novo sistema de transporte coletivo é a utilização do aplicativo. Com uma interface de fácil uso, o app terá interface e dispositivos especiais para pessoas com deficiência, permitindo ainda a recarga do cartão. Outra vantagem é que os usuários poderão localizar através do aplicativo a rota mais acessível até o ponto de ônibus mais próximo.

Além dessa facilidade, serão implementadas 24 novas estações de embarque para a população, com acessibilidade e wi-fi. Alguns pontos ainda contarão com totens informativos eletrônicos e bicicletários.

Dinâmica de funcionamento

As linhas de ônibus serão divididas em: troncal, alimentador, circular, perimetral, rural, lazer e turismo. Serão 27 linhas disponíveis.

- Linhas troncais: realizam os eixos principais da cidade com linhas a cada 15 ou 30 minutos.
- Alimentadoras: direcionarão para as linhas troncais com ônibus a cada 30 minutos.
- Circulares: realizarão trajetos locais, moduladas nos dois sentidos com linhas a cada meia hora.
- Perimetrais: terão linhas a cada uma hora e darão conta das áreas mais afastadas da cidade.
- Industriais: atenderão as zonas com grande número de indústrias na cidade.
- Rurais: focarão na zona rural de Itajaí.
- Lazer e turismo: atenderão as regiões das praias e turísticas no município.

Confira as tarifas do novo sistema:

Antecipada R$ 4,30 (uma integração)
Embarcada R$ 4,50 (uma integração)
Diária R$ 6,00 (integrações ilimitadas)
Semanal R$ 36,00 (integrações ilimitadas)
Mensal R$ 156,00 (integrações ilimitadas)
Gratuidade (crianças até 5 anos e idosos 60+ e pessoas com deficiência)
Estudante R$ 2,15 

Informações: Prefeitura de Itajaí
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MetrôRio completa 25 anos de operação do sistema metroviário da cidade

O MetrôRio completa 25 anos este mês trazendo na bagagem muitos momentos importantes do sistema metroviário, como as inaugurações, os grandes eventos e os avanços tecnológicos. Desde que a empresa assumiu a concessão, em 1998, a demanda de passageiros multiplicou e o modal tornou-se um importante meio de transporte para a cidade. Neste período, foram contabilizados mais de 4 bilhões de embarques, sendo Central do Brasil/Centro, Botafogo e Carioca/Centro as estações com maior movimento. Um projeto que, quando inaugurado em 1979, transportava em média 60 mil passageiros, hoje registra cerca de 650 mil embarques por dia, nas 41 estações, divididas em três linhas e 54,4 km de extensão.

Para celebrar a data e as conquistas, a concessionária preparou uma ação para os clientes, que acontece nesta terça-feira (25/04), na estação Central do Brasil/Centro, com cenário de festa, bolo cenográfico e distribuição de fatias de bolo. Já para homenagear os mais de 2 mil funcionários que integram a equipe do MetrôRio, foi inaugurada uma exposição, no Centro Administrativo, remontando toda a trajetória da concessionária até agora, com itens históricos, como fotografias, revistas, crachás, entre outras peças.

“São muitos momentos históricos nesta trajetória e conseguimos evoluir sempre comprometidos com o atendimento e experiência do cliente. Temos muito orgulho de prestar um serviço de qualidade, aprovado pela grande maioria dos nossos passageiros em pesquisas realizadas todos os anos. O transporte público de massa contribui para a qualidade de vida das pessoas, através da redução do trânsito e possibilidade de um deslocamento mais rápido, para o desenvolvimento econômico da cidade, além de ser um transporte mais sustentável e menos poluente para o meio ambiente”, afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.
No mesmo ano em que o MetrôRio passou a operar o transporte, em 1998, houve a primeira extensão da Linha 1, que levou o trajeto de Botafogo a Cardeal Arcoverde, representando um marco para o bairro de Copacabana. Já na Linha 2, foram inauguradas seis novas estações: Irajá, Colégio, Coelho Neto, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo e Pavuna. Entre 2003 e 2009, a Linha 1 voltou a avançar com a construção das estações Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. Em 2010, a Linha 2 recebeu a estação Cidade Nova e, em 2012, chegou a nova frota de trens, melhorando a operação e reduzindo os intervalos das viagens.

Outra importante estação, a Uruguai, na Tijuca, foi inaugurada em 2014. E, em 2016, houve a inauguração da Linha 4, com a abertura das estações Nossa Senhora da Paz/Ipanema, Jardim de Alah/Ipanema, Antero de Quental/Ipanema, São Conrado e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

Destaque nos grandes eventos

Considerado um dos serviços de transportes mais confiável, seguro e sustentável, o MetrôRio também esteve presente em grandes eventos na cidade. Em 2013, durante a 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio com a presença do Papa Francisco, a concessionária teve mais de 3,7 milhões de embarques. Na época, segundo o Ministério do Turismo, o metrô foi eleito o serviço público mais confiável, com 87% de aprovação dos turistas.

Na Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, o metrô contabilizou quase 700 mil embarques de torcedores nos sete dias de jogos no Maracanã. A concessionária recebeu do público, de acordo com levantamento, a segunda melhor nota (8,9), perdendo apenas para belezas naturais.

Para as Olímpiadas de 2016, o metrô lançou a Linha 4, batendo o recorde de 1 milhão de embarques em um único dia. Durante todo o evento, foram mais 12,8 milhões de embarques registrados. A acessibilidade do serviço metroviário, que se mantém até hoje, foi um grande destaque na ocasião.

A concessionária também realiza desde 2017 a operação especial para atender ao público do Rock in Rio, com reforço para ida e volta dos shows, inclusive nas madrugadas. Em 2022, foram 168 horas de funcionamento ininterrupto do sistema metroviário, com uma demanda extra de 420 mil embarques nos sete dias de evento na última edição.

Outras duas grandes operações são realizadas anualmente pela concessionária: as de réveillon e carnaval. Este ano, por exemplo, o registro no dia da festa da virada em Copacabana foi de 188 mil embarques. Já no carnaval, que somou 161 horas de operação especial, incluindo o Desfile das Campeãs, foram mais de 3,7 milhões de embarques.

Acompanhando a evolução tecnológica

Em 25 anos, o MetrôRio também segue investindo em mudanças que garantam a eficiência dos serviços prestados no sistema metroviário. Em 2018, a concessionária lançou o Giro, cartão de recarga online que oferece diversas vantagens aos clientes, além de ter seus créditos validados diretamente nas catracas sem necessidade de enfrentar filas.

Em 2019, a empresa implementou o pagamento por aproximação por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication) no sistema. Esse foi um projeto pioneiro no transporte público como um todo e o primeiro projeto de integração tarifária entre metrô e ônibus na superfície na América Latina.

Informações: Tupi FM
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Novo Terminal Hidroviário de Mosqueiro será inaugurado no Dia do Trabalhador, 1º de maio

O novo Terminal Hidroviário de Mosqueiro está previsto para ser inaugurado no próximo 1º de maio, data dedicada trabalhador brasileiro. O local está aberto à visitação pública desde o início deste mês e a expectativa é de incorporar o espaço aos demais elementos turísticos da praça da Vila, como a tapiocaria, a igreja Matriz e o Mercado Municipal de Mosqueiro.

Desde a reabertua, o local tem sido bastante visitado. Segundo a administração do terminal, mais de 3 mil pessoas já foram ver como ficou o novo espaço público. A Prefeitura de Belém receberá o terminal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Denit), órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, depois da inauguração oficial.

Solenidade

Na manhã desta segunda-feira, 24, uma comitiva formada por Ana Valéria Borges, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob); Vanessa Egla, agente Distrital de Mosqueiro; Christiane Ferreira, secretária municipal de Meio Ambiente; e o jornalista Iran Souza, do cerimonial da PMB, visitou o espaço e as áreas adjacentes, visando à solenidade de inauguração.

O grupo saiu do porto Princesa Isabel, no bairro da Condor, na capital paraense, e seguiu de barco até o distrito de Mosqueiro. A viagem teste durou pouco mais de quarenta minutos até chegar ao terminal.

“Estamos tomando as providências para realizar uma solenidade bem bonita. Toda área adjacente está sendo vistoriada para receber os serviços de limpeza, capina, sinalização, entre outros”, explicou Vanessa Egla, gestora da Agência Distrital.

Melhoria para o turismo e população local

Com a inauguração do novo trapiche de Mosqueiro, será uma alternativa para a ilha a viagem pelo rio, além de rápida, com belas paisagens pelas águas do rio Pará: uma forma de melhorar o sistema de turismo do município de Belém, que poderá sediar a Conferência do Clima (COP-30), em 2025, com a previsão de receber milhares de pessoas do mundo inteiro.  
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, durante seminário sobre mobilidade, realizado neste mês de abril, informou que o sistema de transporte é entendido como uma problemática em todo o Brasil.

"Precisamos debater essa temática, pensar uma política para o território nacional e, ao mesmo tempo, para a Região Metropolitana de Belém e garantir com qualidade o direito de ir e vir do cidadão”, ressaltou o prefeito. 

"A mobilidade urbana é um ponto fundamental para melhorar a qualidade de vida do nosso povo", reforçou Edmilson Rodrigues. "O transporte coletivo é determinante, especialmente no cotidiano dos que mais precisam". 

Turismo

Ainda sob a administração do Dnit, o novo terminal hidroviário já virou point de turismo. Nesta segunda-feira, a aniversariante Lindinalva Pires aproveitou a visita para registrar a passagem dos seus 50 anos. Ela estava acompanhada da amiga Laís Sales e do filho Allefe Pires. “Mosqueiro já merecia um lugar como este, tá lindo mesmo e vai melhorar o turismo, também”, disse Lindinalva.

Um grupo de estudantes da escola Honorato Filgueiras também visitou o ambiente, fazendo um piquenique. Para eles, a mudança do velho trapiche para o moderno terminal hidroviário renderia temas de redação e trabalhos escolares. “Eu pesquisaria mais sobre o histórico desse lugar, porque é muito lindo”, comentou a estudante Evelim Rodrigues.

Trapiche

O novo terminal hidroviário de Mosqueiro substitui o velho trapiche de madeira. Segundo relatos do livro “Ilha de Mosqueiro: história e tradições”, do escritor mosqueirense Claudionor Wanzeller, o trapiche tem seus primeiros registros no século XIX e em 1891 recebeu uma longa reforma. Nesse período, Mosqueiro recebia visita dos barões da borracha e o transporte fluvial era o único meio de transporte para chegar à ilha.

Já em 1908, segundo a narrrativa do professor Wanzeller, ocorreu a inauguração oficial do novo trapiche em armação de ferro, pista de madeira e uma cobertura em estilo arquitetônico francês.

O trapiche foi por décadas a porta de entrada para Mosqueiro. O livro do escritor mosqueirense pontua que no local atracavam navios como Gaivota, Mosqueiro, Soure, entre outros; o mais famoso deles era o navio Presidente Vargas, que operou a linha no período de 1958 a 1972, até naufragar e afundar em frente à cidade de Soure, no arquipélago do Marajó.

Visitação 

Quem estiver em Mosqueiro e quiser visitar o novo terminal pode fazê-lo de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h. O funcionamento aos sábados é até o meio-dia e aos domingos não abre. O terminal fica em frente à praça da Vila, centro de Mosqueiro.

por Selma Amaral
Informações: Agência Belém
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Terminal Varginha e São Mateus terão ônibus gratuito para Audiência Pública no CEU Parelheiros e CEU Aricanduva no sábado, 29

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, está disponibilizando transporte gratuito para a população participar das próximas audiências públicas para revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade. A medida irá facilitar o acesso da população para as discussões sobre o futuro da cidade e atende pedido da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e de Meio Ambiente da cidade. O embarque e desembarque dos passageiros será permitido ao longo do trajeto.

Na tarde de sábado (29) a Audiência Pública Externa - CCJ - Jardim Novo Parelheiros será atendida por um ônibus que partirá do Terminal Varginha com destino ao CEU Parelheiros. Ao término da audiência, o veículo retornará ao terminal, levando aqueles que tiverem interesse. Não haverá cobrança de tarifa.

O motorista informará os passageiros ao entrarem no coletivo que a linha tem como destino a audiência. Técnicos da SPTrans irão acompanhar a operação e vão prestar informações aos usuários nos pontos inicial e final e ao longo da viagem.

Transporte Gratuito - Audiência Pública

Linha especial gratuita: Terminal Varginha – CEU Parelheiros
Data: 29 de abril de 2023
Início da viagem: 14h – Terminal Varginha  (plataforma 3 - PMV 14)
Previsão de chegada do ônibus: 14h45
Letreiro do ônibus: Audiência Pública - CEU Parelheiros
Itinerário: Terminal Varginha (plataforma 3 - PMV 14), Estrada Ecoturística de Parelheiros, Estrada da Colônia, Rua José Pedro de Borba, 20, CEU Parelheiros.
Viagem de volta: Após o término da audiência.

Terminal São Mateus terá ônibus gratuito no sábado (29) 

Na tarde de sábado (29) a Audiência Pública Regional  – CEU Aricanduva - Zona Leste  será atendida por um ônibus que partirá do Terminal São Mateus com destino ao CEU Aricanduva. Ao término da audiência, o veículo retornará ao terminal, levando aqueles que tiverem interesse. Não haverá cobrança de tarifa.

O motorista informará os passageiros ao entrarem no coletivo que a linha tem como destino a audiência. Técnicos da SPTrans irão acompanhar a operação e vão prestar informações aos usuários nos pontos inicial e final e ao longo da viagem.

Transporte Gratuito - Audiência Pública

Linha especial gratuita: Terminal São Mateus -  Audiência Pública - CEU Aricanduva
Data: 29 de abril de 2023
Início da viagem: 7h
Horário previsto de chegada no auditório: 7h40
Itinerário: Terminal São Mateus (plataforma C - atrás da linha 5110) - Praça Felisberto F. da Silva; Av. Ragueb Chohfi; Av. Aricanduva; Av. Matapi; Av. Olga Fadel Abarca; CEU Aricanduva.
Viagem de volta: após o término da audiência

Informações: SPTrans
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Curitiba começa a testar ônibus elétricos da BYD na próxima sexta-feira

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Curitiba inicia, na próxima sexta-feira (28/4), testes com um ônibus elétrico da chinesa BYD no transporte coletivo. O modelo articulado vai circular, sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste.
A avaliação marca o início da série de testes técnicos com veículos elétricos que vão servir de base para o plano de eletromobilidade do município. O teste terá duração de 30 dias, podendo ser prorrogado por um período de até 30 dias.

O edital de chamamento público já conta com seis empresas cadastradas - além da BYD, Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo farão testes - e oito veículos que serão testados até outubro.

Os resultados dos testes servirão de base para a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal de ônibus, em 2024. Os ônibus elétricos vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Eixo Leste Oeste, que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia.

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes.

No médio prazo, até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.

“O futuro do transporte coletivo é elétrico. Vamos iniciar os testes e criar nosso programa de aquisições de ônibus elétricos para as linhas Inter II, o Interbairros II e o eixo Leste-Oeste”, diz o prefeito Rafael Greca.
“Estamos iniciando o processo de migração para a matriz elétrica, não poluente. Trata-se de uma tecnologia nova, que precisa ser avaliada dentro da realidade do transporte coletivo. O teste técnico é muito importante para medir qual é a performance dos diversos modelos elétricos, mapear resultados e ainda verificar possíveis desafios”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia do transporte coletivo de Curitiba.

Sem passageiros
O ônibus BYD vai circular sem passageiros porque o posicionamento das suas portas de embarque é do lado esquerdo e não direito, como pede a operação no transporte coletivo. “Se for aprovado nos testes, no entanto, o ônibus terá que ser produzido dentro das especificações do município”, acrescenta Celso Lucio, gestor da área de especificação e inspeção de frota da Urbs.

Para simular o peso equivalente ao de passageiros, o veículo vai ser carregado com bombonas de água. O modelo D11B é um ônibus articulado, de piso baixo, tem carroceria Marcopolo, capacidade para 170 passageiros, autonomia de 250 quilômetros e carregamento de bateria em quatro horas. As baterias do veículo serão carragadas no período noturno na garagem da empresa Glória. Ao todo, doze motoristas, dois quais duas mulheres, serão treinados para dirigir o ônibus da BYD durante o período de testes.

A BYD está no Brasil desde 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP).

Segundo a empresa, cada ônibus elétrico BYD evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo (considerando 72mil km rodados/ano).

A ideia é avaliar a performance do ônibus em diferentes características e condições viárias, com a variação de carga a partir do carregamento das bombonas com mais ou menos água por determinados períodos. Na circulação do carro serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

"A fase de testes é uma etapa importante do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que começou em 2018, e que vem avançando com o apoio de instituições como o  Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), que são financiadoras dos projetos do Inter II e Interbairros II e do eixo Leste Oeste, e do TUMI e-Bus mission onde contamos com suporte do WRI Brasil e do C40, diz Ana Cristina Jayme, assessora de investimentos do Instituto Paranaense de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Informações: URBS
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Passagem de ônibus já custa R$ 6 em Belo Horizonte

Quem precisou pegar ônibus para se deslocar dentro de Belo Horizonte neste domingo (23) já pagou R$ 6. A tarifa teve um reajuste de 33%, porcentagem cinco vezes acima da inflação definido na quarta-feira (19), após audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A medida acirra o embate entre o prefeito Fuad Noman e o presidente da Câmara Municipal Gabriel Azevedo.

Segundo a PBH, o valor da tarifa seguirá até que a Câmara aprove o projeto de lei que prevê novo modelo de remuneração às empresas. O reajuste voltou a ser discutido diante do fim do repasse do subsídio de R$ 237,5 milhões concedido pela prefeitura às concessionárias até 31 de março, que congelava as tarifas. As empresas alegam dificuldade de manutenção do sistema. 

Além da tarifa principal ter passado de R$ 4,50 passa para R$ 6, a das linhas circulares e alimentadoras saiu de R$ 3,15 para R$ 4,20. O transporte em vilas e favelas, que custavam R$ 1, terá tarifa zero.
Após o fim do repasse, o imbróglio se estendeu na Justiça. No começo de abril, as empresas do transporte receberam aval para cobrar R$ 6,90. A prefeitura recorreu e conseguiu retornar com o valor de R$ 4,50. 

Em nota, a PBH informou que vai arcar com parte dos custos. “A intenção é que a diferença entre as receitas e os custos do sistema seja paga pela Prefeitura, em função do quilômetro rodado. A conta é matemática e depende do montante financeiro disponível no orçamento”.

Para que a PBH ajude a custear parte das passagens, a CMBH precisa aprovar o Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo para um novo repasse de R$ 476 milhões às empresas de ônibus.

Medida duramente criticada pelo vereador Gabriel Azevedo. Segundo o parlamentar, Fuad “se rendeu” aos empresários do transporte público. O presidente da Câmara ainda chamou o prefeito de covarde.

Gabriel disse que o Legislativo não vai aceitar o pagamento de quase meio bilhão sem uma contrapartida. 

“A decisão de aumentar a tarifa é exclusiva do prefeito, que poderia ter decidido o contrário. Condicionar esse valor, que mais se assemelha a um assalto, ao Poder Legislativo é uma história que não cola, pois a cidade sabe como os empresários de ônibus atuam em Belo Horizonte há anos. Quem se alinha ao empresariado de ônibus se coloca contra o povo”.

Informações: Hoje em Dia
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Aplicativo Cittamobi otimiza a experiência do usuário em Uberaba

Quem utiliza o aplicativo Cittamobi de mobilidade urbana sabe o quão importante são as  informações precisas e repassadas em tempo real ao usuário. Entendem o valor entregue na certeza de que o ônibus vai chegar no horário informado pelo aplicativo.

É essa certeza, inclusive, que dá confiabilidade ao aplicativo e o faz estar presente em mais de 300 cidades de 16 estados brasileiros.

Para garantir que o cliente tenha sempre uma experiência agradável e prática sempre que usar o aplicativo, o Cittamobi está investindo cada vez mais em tecnologia e qualificação profissional da equipe que representa o elo entre os dados informados pelas empresas operadoras e a informação em tempo real enviada ao aplicativo.

“Nós buscamos a experiência mais realista possível para o cliente. Procuramos criar respostas mais rápidas que atendem muito mais rápido do que há um ano atrás. Nosso objetivo é ser o elemento transformador do transporte público no Brasil”, adianta Fred Werneck, CTO do Cittamobi.

Para alcançar o objetivo, o aplicativo promoveu mudanças internas para melhorar a conexão entre usuários, operadores e órgãos gestores nas cidades onde está presente. 

“Passamos a entender que, apesar de dependermos dos dados de terceiros, o problema é nosso sim. Fomos em busca de uma maior eficiência na operação, mesmo o dado chegando desatualizado”, destaca.

Há aproximadamente um ano, o Cittamobi adotou uma estratégia de focar na rápida e eficiente qualificação dos dados enviados pelos operadores. Começou a, de fato, olhar para fora da empresa.

O motor de previsão mais eficiente

A principal aposta para alcançar mais eficiência na informação em tempo real foi o aperfeiçoamento do motor de previsão do aplicativo, que é a materialização do novo modo de pensar do Cittamobi.

“Nós reescrevemos o motor de previsão para que a informação seja mais precisa. Identificando que há um dado desatualizado na operação, nossa equipe – exclusiva para focar nesse problema – atua na coleta correta do dado e o repassa ao usuário. Ou seja, não é apenas a ferramenta, há uma equipe por trás”, explica Fred Werneck.

Diante do dado desatualizado – que deixa o passageiro sem o horário preciso de chegada do ônibus, por exemplo -, a equipe que analisa os dados faz a atualização junto à empresa e realiza a correção da informação. O processo é realizado exatamente no motor de previsão.

“Recebemos dados brutos, estáticos e em tempo real. Colocamos no motor e ele faz a geração em segundos”, diz o CTO.

A informação em tempo real é fundamental

Para quem não sabe, quando o dado da operação não chega em tempo real, o Cittamobi faz a indicação por símbolos e cores da conexão com o GPS (Sistema de Posicionamento Global) instalado no veículo. 

Sabendo a localização exata do ônibus, o tempo de chegada até o ponto de parada é calculado. Caso o coletivo não tenha GPS, o aplicativo dá uma estimativa do horário de chegada, que é calculada pelas próprias empresas de ônibus com base no percurso.

Para saber mais…

Quando o sinal de wifi está VERDE, significa que o Cittamobi está acompanhando o GPS instalado no veículo. Assim, o horário de chegada será atualizado em tempo real.

Quando a cor do wifi é LARANJA, é porque o sinal do GPS está sofrendo interferências. O coletivo gera o dado em tempo real, mas o dado está ficando velho. E, por isso, o horário de chegada pode sofrer alterações para mais ou para menos.

E, quando a cor do sinal de wifi fica CINZA, é porque os veículos não têm GPS instalado. Assim, o horário de chegada é apenas uma estimativa de previsão previamente calculada.

“Por isso, é tão importante a informação em tempo real. É ela que promove uma experiência realista. O quadro estático não reflete a realidade e não promove uma boa experiência ao usuário. Ao contrário. Não posso apenas exibir o estático porque ele pode não condizer com a chegada do veículo por diversos fatores, como trânsito, chuva, atrasos operacionais, etc…”, analisa o CTO da Cittamobi.

Um desafio e tanto para o monitoramento em tempo real de quase 60 mil pontos no Brasil.

Informações: Folha Uberaba
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Transporte de passageiros sobre trilhos cresce 28% em 2022

domingo, 23 de abril de 2023

O setor de transporte de passageiros sobre trilhos brasileiro registrou aumento de 28% na quantidade de pessoas transportadas em 2022, com relação a 2021. A movimentação atingiu 2,3 bilhões de passageiros, superando o transporte de 1,8 bilhão de pessoas no ano anterior. Os dados fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário Brasileiro 2022, divulgado hoje pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

“No ano de 2022, após três anos de impacto da Covid-19, que marcou a maior crise setorial da história do transporte público, os operadores metroferroviários finalizaram o ano com um crescimento de 28% em relação aos passageiros transportadas no ano anterior. A crise sanitária trouxe uma nova dinâmica para as cidades, como a adoção de trabalho híbrido e remoto pelas empresas, o que reflete consideravelmente no volume de passageiros que utilizam os sistemas de metrô, trem urbano, VLT e monotrilho, já que o principal motivo de uso desse modo é para os deslocamentos casa-trabalho”, explica Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.

Os números positivos do setor também estão na expansão da malha metroferroviária que cresceu 22,7 km, com sete estações inauguradas em Fortaleza, Natal, João Pessoa e São Paulo.

Ao todo, são 1.129,4 km de trilhos urbanos e 629 estações em todo o Brasil.
Em relação à performance setorial, os índices demonstram desempenho positivo das operações com 99,8% de confiabilidade e 97% de regularidade na prestação de serviços em 2022. “O setor metroferroviário de passageiros manteve os seus indicadores e apresenta os melhores índices de mobilidade do país, tanto em termos de viagens programadas realizadas, quanto de cumprimento de horários previstos”, explica Roberta Marchesi.

Em relação aos desafios para 2023, Roberta ressalta: “O grande desafio para 2023 está na área regulatória. É preciso dar continuidade ao avanço das discussões em torno do novo marco regulatório do transporte público, para que se possa trazer diretrizes adequadas à realidade atual do financiamento e da operação do setor no Brasil. Também é fundamental que o Governo Federal volte seu olhar para o transporte ferroviário regional de passageiros. Esse será o primeiro passo para a retomada desse segmento através da publicação da Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros (PNTFP)”.

Ela destaca também que é necessário avançar com o planejamento de longo prazo para a continuidade dos projetos e dos investimentos em transporte estruturante de passageiros sobre trilhos. “Somente desta maneira conseguiremos dotar nossas cidades de uma mobilidade adequada. Dessa forma, que tenha como reflexos a melhoria da qualidade de vida do cidadão e da qualidade ambiental de nossas cidades”, finaliza.

Acesso ao transporte metroferroviário
O Brasil conta atualmente com 21 sistemas urbanos de transporte sobre trilhos, em 11 estados e no Distrito Federal. Eles são operados por 16 empresas, sendo 8 delas concessionárias privadas.

O acesso ao transporte de passageiros sobre trilhos só está presente em 53% das cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes e em 39% das regiões metropolitanas, Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides) e aglomerações urbanas com esse mesmo volume de moradores.

“Infelizmente, esse cenário revela que o acesso ao transporte metroferroviário é limitado nas cidades e regiões de grande concentração urbana. E se torna mais preocupante uma vez que, todas as cidades onde os sistemas estão presentes, as redes existentes são insuficientes para atender à demanda de deslocamentos da população”, explica a Diretora Executiva da ANPTrilhos.

Performance setorial
Assim como em anos anteriores, o setor metroferroviário apresentou os melhores indicadores de mobilidade do Brasil, em relação ao cumprimento dos horários previstos e à regularidade das viagens programadas. Isso mostra que setor manteve os níveis de excelência de seus serviços, mesmo diante do crescimento expressivo na quantidade de pessoas transportadas. Os principais indicadores são:

5,2 bilhões de lugares ofertados (+10% em relação a 2021)
99,8% de confiabilidade do setor
97% de regularidade na prestação dos serviços
12 milhões de horas de trabalho foram dedicadas à manutenção dos sistemas
Participação Regional dos trilhos urbanos
O Balanço do Setor Metroferroviário Brasileiro 2022 apresenta ainda os recortes estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro e da Região Nordeste, com relação ao volume de passageiros, extensões, linhas e estações.

São Paulo conta com 388,7 km de malha metroferroviária, 202 estações e 14 linhas que transportaram 1,7 bilhão de passageiros em 2022, um crescimento de 31% em relação a 2021. Já o Rio de Janeiro conta com 287,5 km de linhas, 174 estações e 13 linhas, transportando 323 milhões de passageiros em 2022, o que representa um aumento de 29% em relação ao ano anterior.

Enquanto a Região Nordeste foi responsável pelo transporte de 166 milhões de passageiros em 2022, em seus 342,1 km de malha metroferroviária, 184 estações e 15 linhas.

A maior extensão da rede metroferroviária brasileira está na região Sudeste. Ela representa 62,3% da extensão total; seguida das regiões Nordeste com 30,3%, Sul com 3,9% e Centro-Oeste com 3,5%.

Projetos e perspectivas
O Brasil conta com 13 obras de metrô, trem urbano, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), monotrilho assim como aeromóvel em andamento nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e São Paulo. Ou seja, são obras de ampliação e implantação de linhas e estações. Dentre essas obras, há inaugurações previstas para 2023 nos quatro estados, totalizando 15,6 km de trilhos e 9 estações. Nesse sentido, com o término das 13 obras em andamento, a previsão é de que 91 km e 77 estações sejam incorporados aos sistemas de transporte urbano de passageiros sobre trilhos do país nos próximos anos.

“Para 2023, estamos otimistas, vislumbrando a continuidade e a aceleração desse ritmo de crescimento. O setor tem hoje 13 projetos em andamento e, quando estiverem totalmente finalizados, representarão um incremento de quase 10% na malha brasileira”, explica Roberta.

Em relação às concessões, a ANPTrilhos apresenta nove projetos que refletem as iniciativas bem como as perspectivas em andamento. A continuidade deles está sujeita ao posicionamento e decisão dos novos governos federal e estaduais que assumiram o país em janeiro de 2023.

Perfil médio do passageiro
As mulheres representam o maior número de passageiros que utilizam as linhas de transporte urbano sobre trilhos em todo o país. Elas representam 55% das pessoas transportadas, enquanto os homens somam 45%. Conforme a faixa etária dos passageiros, a maioria tem idade entre 25 e 34 anos.

“Apesar das mudanças nas formas de trabalho diante da pandemia, o uso dos sistemas sobre trilhos para fins de trabalho permanece predominante, com 63% dos passageiros”, relata Roberta Marchesi.

Força de trabalho
O setor metroferroviário brasileiro foi responsável pelo emprego formal de 38,2 mil pessoas. Ou seja, uma alta de 7,3% na comparação com o ano anterior. O resultado do setor se mostra superior ao crescimento de 5,01%, obtido pelo conjunto da economia brasileira em 2022, quanto às vagas com carteiras assinadas. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Participação Feminina
O setor metroferroviário é receptivo com o público feminino e, naturalmente, a presença das mulheres vem aumentando a cada ano. Atualmente, mais de 7,3 mil mulheres integram as empresas que operam os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos em todo o Brasil. Ou seja, esse número representa cerca de 25% do total da força de trabalho empregada diretamente por essas empresas. Desse total de mulheres, 14% ocupam algum cargo de liderança direta (gerente, supervisora, coordenadora ou diretora).

Benefícios do transporte metroferroviário
Os benefícios gerados pelo transporte de passageiros sobre trilhos são amplamente reconhecidos bem como apreciados pela sociedade. Rapidez nos deslocamentos, com previsibilidade, redução nos riscos de acidentes e dos impactos ambientais negativos são alguns exemplos.

Esses são alguns fatores que permitem estimar que o uso do transporte urbano de passageiros sobre trilhos, em 2022, retornou à sociedade brasileira mais de R$ 30 bilhões, em termos sociais, econômicos assim como de qualidade de vida. Conheça os principais números dos benefícios deste setor:

Redução de 1,3 bilhão de horas nos deslocamentos
Economia de R$ 379 milhões em custos com acidentes
Economia de 1 bilhão de litros de combustível fóssil
Economia de R$ 10 bilhões com a retirada de ônibus e carros das ruas
Redução de 2,1 milhões de toneladas na emissão de poluentes na atmosfera

Informações: Portal do Transito
READ MORE - Transporte de passageiros sobre trilhos cresce 28% em 2022

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