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Curitiba vai ganhar quinto corredor arborizado em via exclusiva para ônibus

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Depois da revitalização que privilegiou a mobilidade ativa, a Avenida República Argentina, no bairro Água Verde, vai integrar mais um corredor verde de ônibus da cidade. Estão previstos os plantios de mais de mil mudas de liquidâmbares até a Linha Verde, o que inclui a continuação da via, a Avenida Winston Churchill. 

O diretor de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria de Meio Ambiente, José Roberto Roloff, lembra que é o quinto corredor de ônibus arborizado de Curitiba. Os outros ficam nas ruas Padre Anchieta, Deputado Heitor Alencar Furtado, avenidas João Gualberto e Paraná e Sete de Setembro. 

“Nestes locais, as árvores ajudam a reduzir os ruídos do tráfego e na filtragem do ar, além de serem aliadas no enfrentamento das mudanças climáticas", explicou. Os plantios entram na conta do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, que já conta com mais de 286 mil novas mudas. (veja mais informações abaixo) 

Faltava verde
O plantio dos primeiros 100 exemplares, entre a Praça do Japão e a Rua Petit Carneiro, foram finalizados nesta segunda-feira (9/1), sob os olhares atentos do aposentado Diniz Francisco Traiano, morador da região há mais de 30 anos. “Fiquei contente em ver o trabalho, faltava verde aqui para embelezar a República Argentina. Vai ficar muito agradável”, disse.
As equipes também despertaram a curiosidade da fisioterapeuta Elaine Garanhani e do seu pet, o cachorro Horus. Morando há um ano na República Argentina, ela contou que seu sonho era se mudar para a Deputado Heitor Alencar Furtado, pela beleza das árvores vermelhas no período do outono. “Agora vamos ter essa beleza mais perto”, comemorou.

As mudas plantadas, produzidas pelo Horto Municipal da Barreirinha já têm cerca de quatro anos, de acordo com o engenheiro agrônomo responsável pelo local, Roberto Salgueiro. “Como estimamos 14 anos para o total desenvolvimento de um exemplar da espécie, em cerca de 10, elas já estarão cheias. Em 20 anos, teremos um cenário semelhante ao da Deputado Heitor Alencar Furtado”, avaliou.

A beleza e o colorido da via serão, com toda a certeza, convidativos para registros fotográficos para as redes sociais. Por isso, a URBS lembra que as fotos devem ser feitas com o máximo de prudência.

Desafio

Os plantios fazem parte do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, que tem o objetivo de atingir esse número de novas mudas a cada ano. Toda a população pode ajudar a aumentar a infraestrutura verde de Curitiba e reforçar as medidas de resiliência contra as mudanças climáticas. Plantios feitos em via pública ou em áreas privadas entram na conta. 

Plantios dentro de áreas privadas podem ser feitos sem restrições. Quem quiser plantar em área pública, porém, precisa pedir autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que haja escolha da espécie mais adequada para o local.

Os interessados podem retirar as mudas gratuitas produzidas pelo município nas dez regionais da cidade. Outras ações de sustentabilidade podem ser conferidas no site da Família Folhas.

Informações: URBS
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Tarifa de ônibus aumenta para R$ 5 em Jundiaí

A tarifa do transporte público de Jundiaí (SP) terá aumento de R$ 0,50 a partir da meia-noite deste domingo (8). A informação foi divulgada pela prefeitura na tarde deste sábado (7).

De acordo com a prefeitura, o valor passará de R$ 4,50 para R$ 5,00. Para quem paga em dinheiro, cartão de débito/crédito ou QR Code, o valor passará de R$ 5,00 para R$ 5,50.

Conforme a decisão, estudantes pagarão R$ 2,50. Já o vale-transporte irá de R$ 5,00 para R$ 5,50.

A tarifa social mantém-se a R$ 1,00 no primeiro e terceiro domingo de cada mês, assim como a gratuidade para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência.

Além disso, as integrações são gratuitas em até 1h30 de viagem com o Bilhete Único para qualquer categoria.

Segundo a prefeitura, o aumento foi definido devido à alta dos insumos que compõem os custos do transporte coletivo, especialmente as variações do óleo diesel e da mão de obra, somados à inflação acumulada de 5,90% em 2022.

Informações: G1
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Grupo Soulan está com 300 vagas para motoristas em Portugal

Já imaginou começar 2023 com uma oportunidade incrível de emprego? O Grupo Soulan está selecionando 300 motoristas para trabalhar em Portugal, com remuneração atrativa, ótimos benefícios e assessoria para emigração e visto de trabalho.

As vagas são para duas categorias diferentes. Estão disponíveis 200 vagas para motoristas de ônibus de passageiros e os requisitos para os candidatos são ter Ensino Médio completo, CNH D atualizada, Curso de Transporte de Passageiros atualizado e experiência anterior. Os profissionais selecionados vão residir e atuar em Portugal.

Também há 100 vagas para motoristas de caminhões pesados. Para essa posição, os profissionais devem ter Ensino Médio completo, CNH C+E atualizada e experiência na condução de caminhões pesados. Os profissionais selecionados residirão em Portugal e vão atuar por toda a Europa.

Segundo o Global Peace Index (GPI), Portugal foi classificado como o terceiro país mais seguro do mundo, enquanto o Brasil ocupa a 126ª posição. O país conta com sistema educacional de alto padrão, bom sistema público de saúde, transporte público barato e competente, além de opções de lazer, oferecendo boa qualidade de vida.

Quer morar num dos países mais seguros do mundo e já sair do Brasil empregado? Então se inscreva nos links a seguir.

Motorista de Ônibus de Passageiros (200 vagas): https://bit.ly/VagasSoulan_MotoristaPortugal

Motorista de Caminhões Pesados (100 vagas): https://bit.ly/VagasSoulan_MotoristaCaminhaoPortugal

Sobre o Grupo Soulan

Desde 1988, o Grupo Soulan desenvolve projetos na área de Recursos Humanos por meio de uma equipe altamente capacitada e especializada, assessorando os clientes na atração, avaliação, desenvolvimento e retenção do capital humano, para que possam focar seus esforços nas principais necessidades dos seus negócios, obtendo ganhos expressivos de performance e resultados.

A Soulan atua por meio de seis unidades no estado de São Paulo, contando ainda com uma ampla rede de atendimento e fornecimento de suas soluções em todo o território nacional, além de manter parcerias internacionais com cerca de 400 empresas, distribuídas por todos os continentes.
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Sistema carioca do BRT recebe 40 novos ônibus

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

A prefeitura do Rio de Janeiro entregou hoje (6) a segunda leva de ônibus novos, comprados em três licitações no ano passado, para requalificar o sistema do BRT, o transporte rápido por ônibus com corredores exclusivos.

Com os 40 veículos entregues hoje, a frota conta com 76 ônibus novos, que serão utilizados nas linhas entre o Centro Olímpico e o Terminal Alvorada com o Jardim Oceânico, todos na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, atendendo 17 estações do corredor Transoeste.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, mais entregas ocorrerão até março do próximo ano, totalizando 561 novos veículos para todo o sistema, que tem, ainda, os corredores Transcarioca e Transolímpica.
“Vamos entrar em uma rotina positiva, em que os ônibus estão chegando. Hoje, são mais 40 ônibus aqui neste trecho que vai do Jardim Oceânico, onde tem o metrô, até o Terminal Alvorada. Daqui a 2 meses, chegam mais 110 ônibus para circular na Transcarioca. Daqui para a frente, só teremos melhorias no BRT com reforma de estações, melhora do pavimento da Transoeste e ônibus novos”, disse o prefeito.

A secretária de Transportes, Maína Celidonio, adiantou que o novo corredor Transbrasil, na Avenida Brasil, deve entrar em operação parcial no segundo semestre.

“Estamos avançando nessa etapa de requalificação do Sistema BRT. Começamos com os ônibus novos na Transolímpica e agora com dois serviços que atendem os três corredores, principalmente essa parte dos terminais Alvorada e Jardim Oceânico. Vamos colocar agora mais 20 ônibus rodando e, em março, teremos a reinauguração da Transcarioca com mais 110 ônibus”, disse.

Reestruturação
O sistema do BRT foi inaugurado em 2012, operado por um consórcio de empresas, mas, diante de problemas recorrentes como estações fechadas, depredadas e retirada de ônibus de circulação, a prefeitura encampou o serviço em março de 2021 e decretou a caducidade do contato no início do ano passado.

Informações: Agencia Brasil
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Pagamento da tarifa com cartão em Curitiba, ajudou a reduzir em 87% número de assaltos no transporte coletivo

O aumento do uso de cartões para pagamento da tarifa de ônibus em Curitiba e a consequente redução da circulação de dinheiro, ajudou a reduzir em 87% o volume de assaltos nos coletivos da capital entre 2019 e 2022.

Segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs) com base nos boletins de ocorrência registrados pelas empresas de ônibus, foram 834 assaltos em 2019. Em 2022, esse número fechou em 103. O prejuízo com os assaltos passou de R$ 125,2 mil em 2019, para R$ 10,6 mil, uma queda de 91%.  

Desde março de 2020, a Urbs vem ampliando o número de linhas que aceitam exclusivamente cartão como pagamento, processo que foi acelerado em 2022. Hoje, das 254 linhas de Curitiba, 205 só aceitam pagamento com cartão.

Cartão de débito e crédito
Outro incentivo para reduzir a circulação de dinheiro veio a partir de março de 2022, quando os ônibus, estações-tubo e terminais da cidade passaram a aceitar pagamento, além do cartão transporte Urbs, com cartões de débito, crédito e celulares. Mais de 5,7 milhões de passagens já foram compradas com cartões de débito e crédito desde o início da funcionalidade.

“Hoje quase 80% das passagens no transporte coletivo são pagas por meio de cartão, que trouxe praticidade e maior segurança para o passageiro. O transporte coletivo deixou de ser um dos alvos principais de assaltos da cidade”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
O cruzamento de dados mostra que o número de ocorrências reduziu à medida em que o uso do cartão foi ampliado no transporte coletivo e a circulação de dinheiro foi reduzida.

Em 2019, o pagamento em espécie representava 36,8%; em 2020 diminuiu para 32,33% e em 2021, para 31,64%. No ano passado, esse percentual reduziu para para 22%, com o aumento das linhas com uso exclusivo de cartões e o avanço dos cartões de crédito e débito como meios de pagamento.

Enquanto isso, os 834 assaltos registrados em 2019 passaram para 560 em 2020, 186 em 2021 até chegar a 103 no ano passado.

“Vale lembrar que 2020 foi o ano de pandemia, em que tivemos uma redução da circulação de pessoas. Mesmo com a volta à normalidade, o número de ocorrências diminuiu”, acrescenta Maia Neto.

Saiba como fazer seu cartão-transporte
Fazer o cartão-transporte da Urbs é rápido e fácil. A confecção da primeira via é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar o seu atendimento pelo Agenda Online  e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania. 

É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações: URBS
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Transporte coletivo de Curitiba acelera com eletromobilidade, novas tecnologias e investimento recorde

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Curitiba colocou o pé no futuro do transporte coletivo em 2022. O início dos testes de veículos elétricos marcou a entrada dos ônibus da capital na era da eletromobilidade, tecnologia não poluente que é uma das grandes apostas do município para os próximos anos.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na capital, outra inovação veio com novas formas de pagamento da tarifa nos ônibus, com a utilização de cartões de débito e crédito e celulares com tecnologia de aproximação. Além disso, a Prefeitura colocou em operação novas linhas de ônibus, com destaque para as dos parques Náutico e Lago Azul, que funcionam aos domingos.

Com maior investimento em obras dos últimos cinco anos, de R$ 6,5 milhões, o município também iniciou a reforma do Terminal Cabral, um dos maiores da cidade, e revitalizou 85 estações-tubo.

Energia limpa
Curitiba deu início, em 2022, aos testes com ônibus elétricos, dentro da estratégia de alcançar, até 2030, 33% da frota de veículos com emissão zero no transporte coletivo, percentual que deve chegar a 100% até 2050.

“Demos um passo importante dentro da meta de adoção de uma matriz energética limpa nos próximos anos. A demonstração é importante para que possamos testar o modelo no transporte coletivo e a população possa ter os primeiros contatos com a nova tecnologia”, diz o presidente da  Urbs,  Ogeny Pedro Maia Neto.
Os testes foram feitos com o ônibus elétrico da chinesa Higer em cinco linhas: 801 Campina do Siqueira/Batel; 380 Detran/Vicente Machado; 617 Jardim Ludovica, 654 Campo Alegre; e 826 Campo Comprido/CIC. Além disso, foram realizadas viagens gratuitas no Parque Barigui.

Ao todo, 3.923 pessoas testaram o ônibus elétrico na capital, como o aposentado João Aguiar, que aproveitou o tempo livre para fazer duas viagens no ônibus elétrico.

“Vim passear um pouco, distrair a mente. É muito bom o ônibus elétrico, sem barulho, poderia ir até Guaratuba”, brincou Aguiar.

O Novo Inter 2, o Interbairros II e o Ligeirão Leste-Oeste devem ser as primeiras linhas a receber veículos elétricos, a partir de 2024. Além da fabricante chinesa Higer, outras montadoras devem fazer testes de veículos elétricos em Curitiba, segundo a Urbs.

Informações: URBS
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Investimento marca ações da PBH em mobilidade urbana em 2022

O ano de 2022 foi marcado pela implementação de soluções para a mobilidade urbana pela Prefeitura de Belo Horizonte. Entre as realizações, estão o acordo para repasse de subsídio e melhoria no transporte coletivo, anúncio de investimentos robustos nas avenidas Afonso Pena e Amazonas e viadutos em travessias sobre a Cristiano Machado. Além da construção da área de escape, no Anel Rodoviário, ampliação e adequação de ciclovias e das pistas preferências para os ônibus na cidade, entre outras melhorias. 

O ano começou com a discussão de medidas para solução das questões relacionadas ao transporte público da cidade. Em abril o assunto começou a ser debatido junto à Câmara Municipal, e a lei autorizando o subsídio para o transporte coletivo municipal – impactado pela pandemia de covid-19 - foi publicada em julho. 

O repasse mensal melhorou a prestação do serviço para os usuários do transporte coletivo na capital e também manteve o mesmo valor da passagem. O quantitativo de viagens aumentou para um mínimo de 21.708 nos dias úteis, 30% a mais do estava sendo realizado. As empresas também estão obrigadas a realizar 528 viagens no período noturno, entre meia-noite e 3h59. 

Obras em avenidas

A Prefeitura de Belo Horizonte conseguiu em 2022 US$ 100 milhões – US$ 80 milhões em operação de crédito e mais US$ 20 milhões em contrapartida da PBH - para investimento em obras de mobilidade na avenida Amazonas. O projeto prevê a criação de faixas exclusivas para o transporte coletivo, abrigos para os pontos de ônibus e readequação de calçadas com foco na acessibilidade. Também foi anunciado investimento de R$ 20 milhões para a requalificação da Afonso Pena, que terá rotas prioritárias para o transporte coletivo, ciclovia e tratamento de calçadas. 
Novos trechos de faixas exclusivas e preferenciais foram implantados nas avenidas do Contorno e dos Andradas, além de consultas públicas realizadas para ampliar o debate com a sociedade e dar continuidade aos projetos de prioridade ao transporte coletivo na cidade.

Outra obra importante, já iniciada, é a implantação do viaduto na interseção das avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo, no bairro Guarani. A infraestrutura integra um conjunto de obras de mobilidade planejadas para dar mais fluidez ao tráfego do vetor norte e melhorar o desempenho do transporte coletivo. Além desta etapa, estão em andamento projetos para as interseções da avenida Cristiano Machado com as avenidas Sebastião de Brito e Saramenha. 

De acordo com o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira, o ano de 2022 foi positivo para o setor de obras da PBH, o que permitiu o início de grandes empreendimentos pela cidade. “Finalizamos esse exercício com o maior volume de recursos executados nos últimos anos: isso significa mais mobilidade urbana. O prefeito Fuad trouxe-nos a missão de promovermos uma cidade mais feliz, mais alegre e mais dinâmica. Por meio das nossas obras e empreendimentos, estamos focados e comprometidos com esse compromisso”, ressaltou.  

Segurança no Trânsito 

Área de Escape do Anel Rodoviário - Outra grande ação de mobilidade de Belo Horizonte em 2022 foi o início da operação da Área de Escape do Anel Rodoviário. A PBH assumiu a contratação e execução do projeto em 2021, mesmo o Anel Rodoviário sendo uma área de responsabilidade do governo federal, e a obra foi entregue no início de agosto de 2022. O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e a execução das obras foi feita com a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). 

Primeira área de escape realizada por iniciativa do poder público no Brasil, o equipamento evitou, em cerca de três meses de operação, quatro tragédias. A área fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao bairro Buritis, na chamada “descida do Betânia”. O local foi escolhido estrategicamente pelo tamanho da área necessária para a construção, o ângulo de aproximação em relação à curva e a distância do trecho onde ocorrem as retenções. 

Mobilidade Ativa 

Ciclovia da Orla da Pampulha - Em julho a Prefeitura concluiu as obras de reforma da ciclovia da Orla da Pampulha, no trecho de 7,1 km de extensão, que fica entre a rua Garopas e o Clube Belo Horizonte e com isso todos os 18 km da ciclovia ficaram no nível da calçada, oferecendo assim mais segurança e conforto para os ciclistas. 

Além da elevação da pista de bicicletas, a reestruturação contou com a ampliação da largura da ciclovia para 2,5 metros – compatível com ciclovias bidirecionais e com grande fluxo de ciclistas –, a instalação de separação física da pista de caminhada por jardins e adequações geométricas. Além disso, foi feita a readequação de toda a micro drenagem do trecho, novas sinalizações de placas e pintura no solo e a execução de travessias de pedestres elevadas em todas as interseções da pista de tráfego dos veículos, com o objetivo de proporcionar conforto e segurança aos pedestres, sobretudo os com mobilidade reduzida. 

Bicicletas compartilhadas - Como parte das ações da Semana Nacional do Trânsito, em setembro, o sistema de bicicletas compartilhadas de Belo Horizonte foi ampliado com 10 novas estações e 100 bicicletas na Área Central da capital. A implantação de sistemas de compartilhamento de bicicletas é uma iniciativa para aumentar os deslocamentos utilizando bicicletas e incentivar a utilização delas pela cidade. Os equipamentos compartilhados estão em consonância com as diretrizes do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, o PlanMob- BH que vem sendo construído em conjunto com a sociedade civil.

Pedestres - Foram mais de 3.496 mil novas placas de sinalização nas vias capital e mais de 77 mil metros quadrados de pintura de solo, sendo 268 faixas de pedestre na Área Central. Foram 59 novos redutores de velocidade (quebra-molas), 41 rampas de acessibilidade em calçadas e 203 abrigos de ponto de ônibus implantados. A cidade chegou ao total de 3.743 travessias semaforizadas, sendo 46 novas neste ano. 

Educação para Mobilidade

Maio Amarelo e Semana do Trânsito - Após dois anos em que as ações do Maio Amarelo e da Semana Nacional do Trânsito, iniciativas para debater e conscientizar a população sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito, ficaram dedicadas à internet, a BHTrans, com apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária, voltou a fazer ações durante todo o mês de maio e em uma semana de setembro. As intervenções ocorreram em escolas, empresas, praças e ruas conscientizando e conversando com a população sobre segurança viária e a participação de todos para salvar vidas. Na Semana Nacional também foi realizada  uma campanha para os motociclistas sobre "ponto cego". 

BHTrans Educa - Foram realizadas mais de 636 campanhas e ações educativas pelas equipes da BHTrans Educa, entre blitzes com motociclistas, orientações aos pedestres, palestras em escolas e empresas, entre outros. Ao todo foram mais de 23 mil pessoas atendidas pelas ações educativas. 

Emplacamento de carroças e registro de condutores - Atendendo a uma demanda antiga da população para coibição de abusos cometidos contra animais de tração, além do apoio à comunidade carroceira por meio da promoção de oportunidades de emprego e renda, em janeiro a Prefeitura iniciou uma grande ação com os carroceiros na capital. Em uma mobilização conjunta, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, BHTrans e SLU, foram vacinados 310 animais, emplacados mais de 100 veículos e cadastrados mais de 250 tutores até o início de julho. Os animais também foram microchipados, as carroças vistoriadas, para garantir o cumprimento das regras para o tráfego de veículo de tração animal em via pública, e os carroceiros receberam as instruções necessárias para a obtenção da Carteira de Condutor de Veículo de Tração Animal. 

Operação de Trânsito

Além dessas ações, diariamente os agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) realizam o monitoramento das vias da capital, atuando em trechos mais críticos, que prejudicam a fluidez do trânsito e a segurança de pedestres e motoristas. Auxiliando os agentes em campo, técnicos da BHTrans acompanham a situação de momento na Área Central e nos principais corredores de trânsito da cidade por meio das câmeras do COP-BH. Com esse acompanhamento, é possível proporcionar ajustes necessários a partir do Centro de Operações ou solicitar o deslocamento de equipes para a resolução de problemas, como a alteração de planos semafóricos em função de incidentes ou eventos nas ruas da cidade ou a desobstrução de vias por meio dos reboques pesados. 

A BHTrans utiliza ainda equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade, de avanço do sinal vermelho do semáforo, de invasão de faixa exclusiva para o transporte coletivo e de circulação de caminhões. A fiscalização eletrônica é o meio mais eficaz e confiável para redução do número de acidentes e do grau de severidade, promovendo a segurança no trânsito, 24 horas do dia, nos 365 dias do ano. 

Participação Popular 

Reuniões CRTT - Foram realizadas reuniões das Comissões Regionais de Transporte e Trânsito (CRTT) nas nove regionais da capital, com a participação dos 141 integrantes eleitos pelas comunidades (titulares e suplentes), moradores, pessoas interessadas, representantes da BHTrans e de outros órgãos da Administração Municipal. Foram mais 110 sugestões viárias implantadas a partir das reuniões da CRTT. 

Contribuições via WhatsApp - Os usuários do transporte coletivo ganharam mais um canal para contribuir com sugestões e solicitações, agora por meio WhatsApp (31) 98472-5715. De Julho até Novembro já são mais de 12 mil contribuições via WhatsApp. 

Mais obras  

Mais de 180 Km de vias recapeadas e 162 mil operações de tapa-buracos executadas até o mês de novembro nas 9 regionais

Dentre os benefícios das obras de manutenção de vias públicas estão melhorias nas condições de trafegabilidade, segurança viária, restabelecimento dos parâmetros técnicos viários, economia na manutenção dos veículos coletivos e privados, conforto acústico e redução no tempo de deslocamento. Os cuidados com as vias da cidade são realizados diariamente durante todo o ano. 

Manutenções em pontes, viadutos e passarelas

A Prefeitura realizou neste ano de 2022 a manutenção preventiva e corretiva em 42 Obras de Artes especiais (OAEs) do município. As OAEs são de equipamentos estruturais da capital, tais como pontes, viadutos, passarelas, túneis, trincheiras e outras estruturas da construção civil. Este trabalho aumenta a segurança e a durabilidade dessas estruturas e equipamentos. As OAEs são projetadas com uma determinada vida útil e, para assegurar e prolongar esse tempo, precisam passar por processos contínuos de preservação.

Informações: BHTrans
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Em SP, Bilhete Único Estudante 2023 pode ser solicitado a partir desta quinta-feira (5)

A SPTrans informa que, a partir de quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, os estudantes de São Paulo já podem solicitar seu Bilhete Único Estudante para o ano letivo de 2023. Para fazer o pedido de um novo bilhete ou de revalidação do cartão que já possui, é preciso que a instituição de ensino tenha enviado sua matrícula à SPTrans.

Os alunos que vão utilizar o Bilhete Único pela primeira vez irão receber o seu cartão em casa ou no endereço que ele escolher. Para isso, é preciso completar o processo de solicitação e pagamento do valor de validação do benefício, que é de sete tarifas vigentes, ou R$ 30,80 via cartão de crédito, boleto ou PIX.

Passo a passo

 Para solicitar a primeira via ou revalidação do Bilhete Único Estudante, siga o passo a passo:

• Informe a Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
• Aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino. Você poderá acompanhar a confirmação de sua matrícula no site;
• Entre no site sptrans.dne.com.br e se identifique com o RG e CPF;
• Pague o valor de validação do benefício

• Revalidação: Caso você já possua um Bilhete Único de Estudante ativo, será solicitada a confirmação do código do cartão para revalidá-lo, desde que o cartão esteja em perfeito estado de funcionamento e conservação, sem trincas ou envergaduras e com a foto e numeração impressas na parte frontal legíveis.

Atenção: você continuará utilizando este cartão, emitido em anos anteriores. Para ter direito a meia entrada em shows e eventos, retire o selo de revalidação nos Postos de Atendimento;

Para quem já possui um cartão emitido a partir de 2019, mas deseja substituí-lo, selecione a opção para solicitar um novo cartão, confirme os dados enviados pela Unidade de Ensino, faça o envio de uma foto e um documento oficial, informe os dados de contato e um endereço para entrega de sua preferência. Os dados de contato são muito importantes pois é através do celular ou e-mail que serão enviados os avisos de andamento da emissão do novo cartão. Nestes casos, para quem quiser receber o cartão, será cobrado um valor de frete de três tarifas (R$ 13,20) somado ao valor da validação (R$ 30,80). Também haverá a opção de retirar o bilhete em um posto de atendimento da SPTrans, sem pagar o frete.
Cartões emitidos em 2018 e anos anteriores não podem mais ser revalidados. Quem possui este cartão e continua estudando em 2023 deve solicitar uma nova via e estará isento da taxa de frete.

O pagamento dos valores podem ser feitos por cartão de crédito, boleto ou PIX.

O aluno que escolher a opção do boleto deve aguardar a confirmação do pagamento (que leva até três dias úteis).  Importante: antes de imprimir o boleto, verifique se é o número do cartão que pretende revalidar e só assim imprima o boleto. O documento também pode ser pago em casas lotéricas.

Após a conclusão dessas etapas, a foto e o documento serão validados e o cartão será encaminhado para o endereço informado no momento do cadastro;

Desbloqueio

Ao receber o cartão, entre no site sptrans.dne.com.br e efetue o desbloqueio do Bilhete Único do Estudante para ativá-lo. Cartões emitidos em anos anteriores serão automaticamente bloqueados no momento do desbloqueio do novo cartão. A restituição do saldo remanescente estará disponível para recarga em até 72h.

Informações: SPTrans
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