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Estações-tubo da Sete de Setembro estão "vestidas" de luzes para o Natal de Curitiba 2022

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Além das linhas especiais, o Natal de Curitiba 2022 coloca mais novidades na rota do transporte público da capital paranaense. Passageiros dos ônibus biarticulados e ligeirões que circulam pela canaleta expressa da Avenida Sete de Setembro estão sendo surpreendidos pelas Estações de Luz Uninter, decoração luminosa que contorna um dos ícones do design urbano de Curitiba, as estações-tubo de embarque e desembarque em nível.

Nesse trecho da canaleta por onde passam mais de 120 mil passageiros por dia, as Estações de Luz Uninter enfeitam com 1.650 metros de mangueira de led dez estações-tubo, nos dois sentidos, desde a praça Eufrásio Correia, em frente ao Shopping Estação, até a estação Bento Viana, perto da Praça do Japão.  A inauguração da decoração das Estações de Luz Uninter será nesta quarta-feira (14/12), às 19h30, com a presença do prefeito Rafael Greca.
A iluminação é feita com mangueiras de led, que contornam o formato arredondado das estações e poderá ser apreciada de perto pelos passageiros das linhas Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão e os biarticulados Centenário/Campo Comprido, Santa Cândida/Capão Raso, Pinhais/Rui Barbosa e Pinheirinho/Praça Rui Barbosa que passam nesse trecho. Essas estações também têm adesivos da campanha do Natal de Curitiba 2022. 

Alerta 
As pessoas não devem circular pela canaleta para fazer as fotografias da decoração natalina das estações-tubo. Andar a pé ou de bicicleta na via exclusiva do transporte coletivo é proibido e insistir na prática é perigoso. 

A exposição de um pedestre em uma canaleta traz riscos para a própria vida dele. Basta comparar a massa metálica de um ônibus biarticulado com a de um automóvel. Colisão com ônibus tem uma probabilidade maior de ser fatal. 

O motorista do transporte coletivo tem uma responsabilidade muito grande e precisa manter atenção constante para garantir a segurança dos passageiros que transporta em cada viagem.

Informações: URBS
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Campo Grande ganha nova linha de ônibus que vai interligar terminal Morenão ao Centro


A partir da última segunda-feira (12), os usuários do transporte coletivo da Capital poderão contar com uma nova linha de ônibus Morenão/Praça – 059, criada para atender a demanda de passageiros no corredor da 14 de Julho até a Avenida Fernando Corrêa da Costa.

No sentido Morenão/Praça Ary Coelho, o ônibus vai passar pela Avenida Costa e Silva, Rua Oclécio Barbosa Martins, Rua Quintino Bocaiúva, Rua Rui Barbosa, Anibal Toledo, 14 de Julho, Avenida Fernando Corrêa da Costa, Avenida Fábio Zahran, Avenida Afonso Pena, com ponto final na Praça Ary Coelho.

Já no sentido Praça Ary Coelho/Morenão, a linha vai percorrer a Rua Treze de Maio, Avenida João Pedro de Souza, Avenida Calógeras, Avenida Costa e Silva e Morenão.

Anualmente, são mais de três milhões de usuários que utilizam o transporte coletivo da Capital. O itinerário e horário pode ser acompanhado por meio do aplicativo: bus2.mobilibus.com.br/ms/campo-grande/

Informações: O Sul Matogrossense
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BRT completa um mês de integração ao sistema de transporte de Salvador

BRT de Salvador completou, no domingo (11), um mês de operação integrado com os outros modais de transporte coletivo da cidade. A ação dá direito ao usuário de, mediante o pagamento de uma única tarifa no valor de R$4,90, dentro do período de 2h, também utilizar os ônibus metropolitanos, os ônibus do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec) – mais conhecidos como “amarelinhos” – e o metrô.

Funcionando diariamente de 6h às 22h, com 12 veículos, dois dos quais elétricos, o BRT conduz o passageiro da Estação Rodoviária à Estação Itaigara em 10 minutos. E três minutos é o tempo de espera entre dois ônibus do BRT em uma de suas estações nos horários de pico, ou seja, entre 7h e 9h e entre 16h e 18h.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), desde que começou a fazer parte do sistema de integração do transporte coletivo de Salvador, no dia 11 do último mês até o dia 5 do mês corrente, o BRT transportou cerca de 315 mil pessoas na capital baiana.

Rapidez e conforto
Estudante de Direito e estagiária em um escritório de advocacia no bairro do Itaigara, Maria Clara Lima, 18 anos, se desloca por meio do BRT entre a casa e o trabalho e diz estar gostando bastante do serviço. “Pego o BRT desde que começou a funcionar, todos os dias úteis. De manhã, na rodoviária, com destino ao Itaigara, de onde faço o trajeto de volta às 14h. É bem interessante, muito mais seguro que o ônibus convencional, as estações são mais protegidas, o veículo acomoda mais gente, não dá voltas, então é muito bem-vindo”, avaliou.
Já o eletrotécnico Jorge Sales, 60 anos, passou a fazer uso do BRT há uma semana e também aprovou a qualidade da condução. “A refrigeração é excelente, o que conta muito neste calor do verão. Além disso, a gente não espera no ponto e é muito mais rápido porque não tem engarrafamento nem sinaleira. Às vezes, a gente perdia uma hora no tráfego entre a rodoviária e o Itaigara e, com o BRT, não tem esse transtorno. Aprovado”, pontuou.

Novo trecho em 2023
Além da Linha 1, que percorre as estações Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara, com extensão prevista até a orla da Pituba (nas imediações da Praça Nossa Senhora da Luz), o BRT deve contar ainda com a Linha 2, a ser entregue até o fim de 2023, com início na Estação da Lapa, passando pelas novas estações Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim.

Informações: BAdeValor

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Prefeitura do Rio entrega mais duas estações reformadas no sistema BRT

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022


A Mobi-Rio informa a reabertura da estação André Rocha, na Taquara, neste sábado (10/12), após passar por reforma. Agora, são 91 remodeladas desde março de 2021, quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão do sistema BRT.  A estação, localizada no corredor Transcarioca, teve as portas de vidro substituídas por chapas de aço vazadas. Outras mudanças foram: fiação embutida e portas com trava automática e mecanismos blindados.

Na noite desta sexta-feira (9/12), foi entregue a reforma da estação Novo Leblon, na Barra da Tijuca. A estação será reaberta aos passageiros após os necessários ajustes de acesso pela calha do corredor Transoeste, atualmente em obras.

Neste domingo (11/12), a estação Vaz Lobo, também no corredor Transcarioca, será fechada para reforma.

Informações: Prefeitura do Rio
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Novo ônibus começa a circular com homenagem a atrativos de Foz do Iguaçu

De um lado, imagem do Marco das Três Fronteiras, símbolo da união da Argentina, Brasil e Paraguai. Na outra lateral, a Ponte da Integração estampa o coletivo. Trata-se do novo ônibus que a Viação Santa Clara (Visac) põe para circular homenageando os atrativos de Foz do Iguaçu.

O veículo, à disposição dos usuários na próxima semana, é articulado e com capacidade para 160 passageiros. Conforme a assessoria da empresa, ele possui ar-condicionado, Wi-Fi, entradas USB e câmeras de segurança, e oferece mais conforto aos usuários.

Outros ônibus do transporte coletivo também foram envelopados. São “imagens da cidade e têm sido verdadeiros divulgadores das belezas e atrativos da Tríplice Fronteira. Entre elas as Cataratas do Iguaçu, a Usina de Itaipu, a Catedral, além de aves e animais nativos”, informa a Visac.

Juntamente com mais ônibus novos, a operadora implantou melhorias como a recarga de créditos do Cartão Cidadão via WhatsApp, pelo número (45) 9970-0173. Também lançou o aplicativo Clivebus, pelo qual o passageiro pode acompanhar o ônibus em tempo integral, entre outros serviços.

“Pelo Clivebus é possível pesquisar rotas, consultar as linhas e verificar o tempo da viagem com base na própria localização”, divulga a empresa do transporte coletivo. A estimativa é que mais de 12 mil pessoas utilizem o aplicativo. A Visac oferece mais informações aos usuários em visac.com.br e instagram.com/visac_foz/.

Informações: h2foz
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Rua São Francisco Xavier, na Tijuca, terá um novo corredor BRS a partir de segunda-feira (12)

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da CET-Rio e da Fundação Parques e Jardins, vai inaugurar, na próxima segunda-feira (12/12), o corredor BRS São Francisco Xavier, que atravessa a Rua São Francisco Xavier entre os números 681 e 11. O corredor, localizado na Tijuca, forma uma importante ligação da Zona Norte da cidade que conecta a Avenida Radial Oeste às Ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo. O objetivo é assegurar a redução do tempo de deslocamento de passageiros do sistema de transporte público coletivo na região.

O projeto trará melhorias no transporte público e aumento na segurança e mobilidade dos pedestres. Além da redução do tempo de viagem dos ônibus, o BRS colabora na organização do tráfego de veículos automotores, contribuindo também para a redução da emissão de gases poluentes.

No intuito de priorizar o transporte público na cidade do Rio de Janeiro, a CET-Rio, em parceria com a SMTR, vem implantando corredores exclusivos, chamados de BRS. Com a nova faixa exclusiva, a cidade do Rio de Janeiro passa a ter 25 corredores BRS, o que totaliza cerca de 60,6 quilômetros de extensão.
A circulação no corredor BRS em dias úteis, das 6h às 21h, e nos sábados, das 6h às 14h, é restrita a ônibus e micro-ônibus de linhas regulamentadas de transporte público coletivo, táxis com passageiros e veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública.

Sobre o trânsito de veículos não autorizados nos corredores

De acordo com o Art. 184 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente, estarão cometendo uma infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$293,47.

Informações: Prefeitura do Rio
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Radares de BRS multam, em média, quase 500 veículos por dia no Rio

Cada um no seu quadrado. Quem descumpre a regra do BRS (Bus Rapid Service) comete uma infração gravíssima e está sujeito a multa de R$ 293,47 e a perda de sete pontos na sua carteira de habilitação. Este ano, de janeiro a outubro, conforme levantamento da CET-Rio, 146.861 motoristas foram flagrados invadindo os corredores preferenciais para ônibus. Os condutores de coletivos que saem de suas faixas também podem ser punidos: 2.599 foram autuados nos dez primeiros meses de 2022. No total, em média, foram quase 500 multas por dia.

A partir desta segunda-feira, o sistema entra em operação ao longo de 2,5 quilômetros da Rua São Francisco Xavier, que recebeu a tradicional faixa azul pintada na pista e seis radares. E o 25º corredor da cidade chega com uma novidade: é o primeiro do Rio a ter trechos da pista de rolamento, em esquinas e pontos de ônibus, pintados de verde, ajustando a geometria viária e ampliando o espaço do pedestre. Para delimitar essas áreas, foram instaladas jardineiras e balizadores. São ações chamadas de “urbanismo tático”, que vêm sendo implementadas pela prefeitura em outros pontos.
— As áreas verdes para pedestres estão sendo implantadas em pontos onde se verifica que se deve aumentar a segurança e o conforto desses usuários da via. O BRS da São Francisco Xavier é o primeiro onde foi identificada a necessidade de uso desse tipo de medida — explica Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio.

Copacabana: mais multas
Nos dez primeiros meses de 2021, com mais pessoas usando o transporte individual por causa da pandemia de Covid-19, a quantidade de veículos multados em áreas de BRS chegou a superar a deste ano: foram 204.941, por trafegarem irregularmente no corredor preferencial, e 2.707 ônibus, por saírem de suas faixas — média de 692 por dia.

O maior número de multas no BRS, 9.857 em dez meses de 2022, foi aplicado na Rua Raul Pompéia, próximo ao número 195, em Copacabana, mesma via que liderou as autuações em 2021. No bairro, também está a vice-campeã do ranking este ano: a Rua Barata Ribeiro, próximo à estação Cardeal Arcoverde, do metrô (7.885 multas). Dos dez radares dos que mais multam, sete ficam na Zona Sul, e os outros três no Centro.

Com a inauguração do BRS da São Francisco Xavier, a cidade passa a ter 60,6 quilômetros de corredores para coletivos. Além de ônibus e micro-ônibus, táxis com passageiros e viaturas de socorro, policiamento, fiscalização e operação de trânsito podem usar as faixas preferenciais. Os corredores operam de 6h às 21h, nos dias úteis, e de 6h às 14h, aos sábados.

Para o ano que vem, a secretária municipal de Transportes, Maina Celidonio, espera implantar entre quatro e seis novos corredores. A prefeitura, no entanto, ainda não bateu o martelo sobre as vias, o que vai depender da atualização de um mapeamento dos locais que poderiam receber o sistema, levando em consideração o volume de ônibus e a intensidade do trânsito.

— Estamos priorizando conectar a rede de BRSs. É o caso da Rua São Francisco Xavier, que se interliga com outros dois corredores (o da Avenida Radial Oeste e o das ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo) — conta a secretária de Transportes.

Informações: Extra.Globo
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Prefeitura de Sorocaba anuncia novo congelamento do valor da tarifa de ônibus para 2023

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, informa que, em 2023, também não haverá reajuste da tarifa de ônibus para os usuários do transporte público. Dessa forma, será o quarto ano consecutivo sem alteração no valor da passagem na cidade. Outra novidade é a gratuidade para todas as pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), indistintamente, assim como para o seu respectivo acompanhante, ao utilizarem o transporte coletivo.

As novidades foram antecipadas, nesta sexta-feira (9), pelo prefeito Rodrigo Manga, após consultar técnicos da Urbes e determinar a medida ao órgão. Geralmente, o anúncio da correção de valores ocorre nos primeiros meses do ano. Decisão igual já havia sido adotada em janeiro deste ano, pela atual Gestão Municipal.

“Vamos continua melhorando a qualidade do transporte público e mantendo a tarifa atual, sem onerar a população. A medida será possível, devido à arrecadação positiva do Município e todas as melhorias realizadas no transporte público, além de uma gestão eficiente e com controle das finanças”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

Dessa forma, não será praticado reajuste de preços tanto para o passe social (R$ 4,40), quanto para o Vale Transporte (R$ 5,90) e o Passe Estudante (R$ 2,70). A Administração Municipal optou em não repassar aos usuários de ônibus o reajuste previsto de 10,06%, referente a 2021 mais o percentual de 2022, cujo acumulado, de janeiro a novembro, já atinge 5,90%. Os reajustes são apurados a partir de índices inflacionários e de aumento de custos de insumos e outros itens que impactam em uma atualização de preços do setor.

O congelamento da tarifa também é possível, em razão do aumento na demanda transportada ao longo dos últimos dois anos. Houve um salto para 2,4 milhões de passageiros transportados em 2021, número muito superior ao registrado em 2020, que foi de 1,8 milhão. Hoje, já são cerca de 4 milhões em 2022, número ainda maior que em 2019, que foi de 3,7 milhões. Ou seja, a pandemia da Covid-19 fez cair o número de passageiros que, mais recentemente, voltou a crescer acentuadamente.
Segundo o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, o retorno dos usuários ao transporte público é resultado da melhoria contínua na qualidade do serviço oferecido, a partir, dentre outras iniciativas, da ampliação da frota de ônibus, que passou a operar com mais de 100 novos ônibus zero quilômetro, equipados com proteção antiviral, wi-fi, ar-condicionado e tomadas USB. “São 371 carros e 119 linhas na cidade. Ampliamos o sistema de ônibus rápido, garantindo a operação de 100% da frota e o aumento da oferta de viagens e horários ao dia”, afirma.

Gratuidade para pessoas com TEA

O Decreto Municipal nº 27.410/2022, publicado na edição de 24 de novembro do jornal “Município de Sorocaba”, especifica a gratuidade no transporte público para todas as pessoas com TEA e seu acompanhante, independentemente dele ser, ou não, cadastrado em entidade ou instituição que atenda esse público.

A medida alterou o Decreto nº 21.214/2014, segundo o qual havia a obrigatoriedade de o paciente comprovar que estava em tratamento ou ligado a uma instituição de apoio.

“A norma também trata do Transporte Especial. A Urbes já concedia o cartão de identificação e a credencial para a pessoa com deficiência, o que garante a gratuidade nos coletivos. Porém, a nova legislação amplia o público assistido e permite, ainda, que todos os usuários do Transporte Especial também possam utilizar os coletivos gratuitamente, inclusive o portador com visão monocular, que, até então, não era assistido”, complementa o diretor-presidente da Urbes.

Informações: Prefeitura de Sorocaba
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