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Linha Leste do Metrofor tem novo prazo de conclusão e começará a operar em janeiro de 2024

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Toda a linha leste do Metrô de Fortaleza deverá estar operacional em janeiro de 2024, ligando o Centro da cidade ao bairro Papicu, em Fortaleza.


A informação foi confirmada pelo diretor-presidente do Metrofor, Igor Ponte. O novo prazo representa um atraso em relação à última expectativa, de finalizar as obras em dezembro de 2022. 

Segundo o presidente do Metrofor, a nova estimativa foi gerada por conta dos impactos da pandemia do novo coronavírus e consolidada pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). 

"Com essa pandemia, foi necessário a redefinição de quadros, e a Seinfra mudou o prazo para janeiro de 2024, que é a principal para ampliação do Metrô, para atrair clientes e criar uma nova dinâmica na cidade de Fortaleza", disse. 

PERÍODO DE TESTES
Ponte ainda comentou que a Linha Leste deverá ser submetida a um período de testes iniciais antes do funcionamento pleno. 

"A Seinfra realiza a obra, adquire os trens, e repassa para o Metrofor, enquanto da nossa parte cabe operar as estações e fazer integração. A linha leste inteira deve ser entregue em 2024, mas todas as linhas passam por períodos de testes. Caso esse período passe sem problemas, teremos a operação plena da linha leste", comentou.

OUTRAS ENTREGAS 
Além das expectativas para a Linha Leste, Ponte confirmou que o VLT que ligará a estação do bairro Vila União ao terminal de passageiros do Aeroporto de Fortaleza será entregue até o fim deste ano. 

"O Metrofor tem linhas consolidadas, e está com obras em andamento para expansão, que é a linha leste, ligando o Centro ao Papicu, o ramal do Aeroporto, que deverá ser entregue nesse ano, além dos procedimentos de melhoria interna para estarmos preparados para a integração com o sistema de ônibus de Fortaleza. O Metrofor é o eixo estruturante que visa dar o melhor conforto e qualidade para a população de Fortaleza", comentou Ponte. 

Informações: Diário do Nordeste

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Após incêndio em trem, VLT do Recife segue sem previsão de retorno

A Linha Diesel do Sistema de Trens Urbanos de Recife permanece fora de operação após um incêndio ter atingido, na manhã do último sábado (23), um trem do tipo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).


Nesta segunda-feira (25), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que trabalha para que o ramal seja normalizado o mais rápido possível, apesar de ainda não haver previsão de quando o serviço será retomado.
 
Segundo a CBTU, diariamente, cerca de 1.200 passageiros utilizam o modal, que conta com 9 estações e abrange as cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. A companhia afirmou, também, que as causas do incêndio ainda estão em investigação.   
 
“A CBTU Recife informa que as causas do incêndio estão sendo analisadas pela área de manutenção da empresa, que tão logo emitirá um parecer sobre os motivos que podem ter levado ao fato. O prejuízo ainda não foi estimado”, disse o órgão em nota.

De acordo com a empresa, foi solicitado reforço às linhas de ônibus para atender a população.

“Esclarecemos ainda que a CBTU está em contato com as empresas municipais que atendem as áreas afetadas pela suspensão momentânea do serviço para suporte nas linhas de ônibus. A Companhia reitera que trabalha para que o ramal seja normalizado o mais rápido possível, dentro das normas de segurança da empresa”, informou.

Informações: Folha PE

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Passagem de ônibus passa a R$ 5,50 em Passo Fundo

Entrou em vigor, nesta segunda-feira (25), o novo valor da passagem de ônibus em Passo Fundo. O valor passou a ser de R$ 5,50, um reajuste de 15,78% sobre o valor anterior, que havia sido reajustada em setembro do ano passado. A revisão da tarifa foi uma solicitação das empresas prestadoras do serviço que operam no município do norte gaúcho.
Foto: Matheus Moraes | Diário

O valor da passagem foi discutido com o Conselho Municipal de Transportes (CMT) e representa uma média ponderada entre os valores requiridos pelas empresas. A Coleurb apresentou, durante as discussões sobre os novos valores, a solicitação de que o valor da tarifa fosse de R$ 6,80. A Codepas apresentou cálculo de R$ 6,77, e a Auditoria-Geral do município mostrou um valor de R$ 6,15.

Informações: Jornal do Comércio

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Em Porto Velho, 08 linhas de ônibus tem aumento de frota


Novos ônibus entraram em circulação em oito linhas do transporte coletivo de Porto Velho. Entre essas linhas, uma que recebeu dois novos carros foi a do Campus Unir, alvo de críticas de estudantes que retornaram às aulas presenciais na universidade esta semana.

De acordo com a prefeitura de Porto Velho, a mudança foi feita atendendo a demanda em regiões estratégicas da cidade.

Com os novos ônibus, os horários passaram por alterações para reduzir o tempo de espera, principalmente nos horários de pico. Confira os novos horários e as rotas das linhas do transporte coletivo.

Linhas que receberam mais ônibus:

110 - São Francisco,
111 - Ulisses via Tancredo Neves,
113 - Pres. Roosevelt,
114 - Orgulho do Madeira,
117 - Guajará,
214 - Cohab Floresta,
116 - Esperança da Comunidade,
Campus Unir.
Campus Unir
Na última segunda-feira (25), estudantes utilizaram as redes sociais para reclamar que apenas um ônibus estava disponível para chegar até o campus da BR-364 da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho.

Fotos publicadas pelos alunos mostravam uma grande quantidade de pessoas aguardando para entrar em um veículo.

Para amenizar o problema, a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) informou que dois carros entrariam em circulação nesta terça-feira (26), um ônibus e um microônibus.

Informações: G1

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Goiânia lança edital para locação de 114 ônibus elétricos articulados

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Prefeitura de Goiânia apresentou detalhes do edital para locação de 114 ônibus elétricos articulados que vão renovar a frota do Eixo-Anhanguera a partir do segundo semestre. Segundo Adriano da Rocha Lima, os veículos vão substituir os 86 que já circulam. O restante será para aumentar a oferta de ônibus na linha, o que atende uma demanda dos usuários. “Estamos atentos, ouvindo a população”, pontuou. “É uma tecnologia não poluente, faz menos ruído sonoro e proporciona mais conforto: ar condicionado, wi-fi, lugar para carregamento de celular”, complementou.


O contrato terá duração de 16 anos. Nesse período, o Estado vai custear a taxa de manutenção e a energia elétrica para abastecer a frota. Neste caso, explicou o presidente da CDTC, cada ônibus elétrico custa um quarto do valor geralmente pago no diesel. “Além disso, todo serviço de manutenção, como troca de peças, ficará a cargo do fabricante”, relatou.

Paralelo a isso, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, anunciou que a gestão municipal planeja revitalizar a Avenida Anhanguera, por onde passa a linha. Essa parceria entre Estado e o município, disse, “traz benefícios de qualidade à população e àqueles que usam o transporte público. Isso é muito importante”. “Estou feliz em fazer parte desse momento que é uma transformação do transporte público”, afirmou o prefeito.

Informações: Prefeitura de Goiânia
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Sem subsídio, metrô do Rio é o mais caro do país

O Estado do Rio é o único que não subsidia a passagem de metrô, o que a torna a mais cara do país para a população. Essa situação, que já era ruim, piorou neste mês de abril, quando a passagem passou de R$ 5,80 para R$ 6,50. O metrô carioca é uma concessão do Governo do Estado, operado por uma empresa privada.


Na cidade do Rio, a tarifa cobrada dos passageiros cobre 100% do custo da operação, incluindo segurança e operação, situação que não tem paralelo nas outras capitais. Nos demais Estados que possuem metrô, a tarifa paga pelos passageiros cobre no máximo 70% desses custos, o que a torna menos onerosa para a população.

Outro fator que contribui para o Rio ter a passagem de metrô mais cara do país é que o reajuste anual sofre a correção do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), e não do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que tem variações menores e prejudica menos os passageiros.

As passagens são subsidiadas em capitais como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Natal, João Pessoa e Maceió.

Em São Paulo, há seis linhas de metrô e cada uma tem diferentes taxas de subsídios. Um exemplo é a Linha Amarela, que é privatizada, na qual o passageiro paga R$ 4,40 e o Governo coloca mais R$ 1,90 para cobrir os custos. Em apenas um mês do ano passado, entre outubro e novembro, a linha recebeu R$ 276 milhões em subsídios do Governo estadual.

Em Porto Alegre, os passageiros pagam R$ 4,50, mas o custo final é estimado em R$ 6,40. A diferença é coberta por subsídio. O mesmo valor e situação ocorre em Belo Horizonte. Já em Recife, a tarifa subsidiada é de R$ 4,25.

Informações: Diário do Porto
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Porto Alegre amplia oferta de transporte público a partir de segunda-feira


A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), amplia, ajusta e reativa linhas a partir da próxima segunda-feira, 25. As alterações fazem parte da análise diária da demanda de passageiros e oferta de viagens. Até o fim de maio, serão reativadas 19 linhas para qualificar o serviço, conforme apresentado no Programa Mais Transporte.

Confira as mudanças:

Linha 520.3 Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora – Ampliação de 14 viagens por dia, passando de 180 para 194 viagens. Serão 100 no sentido bairro/centro e 94 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 6 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 10 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 7 minutos.

Linha 610.2 Minuano/Lindóia/Sarandi – Ampliação de quatro viagens por dia, passando de 74 para 78 viagens. Serão 39 no sentido bairro/centro e 39 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 18 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 23 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 16 minutos.

Linha 613.5 Elisabeth/Sarandi - Ampliação de 12 viagens por dia, passando de 80 para 92 viagens. Serão 46 no sentido bairro/centro e 46 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 10 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 9 minutos.

Linha 632 Nossa Senhora de Fátima – Ampliação de 14 viagens por dia, passando de 74 para 88 viagens. Serão 44 no sentido bairro/centro e 44 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no entrepico (das 9h às 16h) de 24 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 14 minutos.

Linha Alimentadora A13.5 – Ajuste de tabela horária. Novos horários: 5h57 - 6h34 - 6h55 - 7h35.

Linha 165 Cohab - Ampliação de 13 viagens por dia, passando de 144 para 157 viagens. Serão 78 no sentido bairro/centro e 79 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 9 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 10 minutos.

Linha 179 Serraria – Ampliação de quatro viagens por dia, passando de 82 para 86 viagens, serão 43 no sentido bairro/centro e 43 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 15 minutos.

Linha 195 TV - Ampliação de quatro viagens por dia, passando de 92 para 96 viagens, serão 48 no sentido bairro/centro e 48 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 10 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 15 minutos.

Linha 211 Restinga Velha – Ampliação de quatro viagens por dia, passando de 83 para 87 viagens, serão 45 no sentido bairro/centro e 42 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 17 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 16 minutos.

Linha 262 Jardim Vila Nova – Ampliação de 11 viagens por dia, passando de 80 para 91 viagens, serão 46 no sentido bairro/centro e 45 no sentido centro/bairro. Intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 9h) de 15 minutos. Intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 16h às 19h) de 17 minutos.

Linha 268 Belém Novo (via Cavalhada) – Ampliação de duas viagens por dia, passando de 95 para 97 viagens, serão 48 no sentido bairro/centro e 49 no sentido centro/bairro. Com a reativação da R68, intervalo médio entre as viagens no pico da manhã (das 6h às 8h) de 12 minutos. Com a reativação da R68, intervalo médio entre as viagens no pico da tarde (das 17h às 19h) de 13 minutos.

Linha A19 Hospital Restinga – Ampliação de uma viagem por dia, passando de 20 para 21 viagens. Ajuste em viagens de entrada e saída da Escola Federal da Restinga. Acréscimo de uma viagem bairro ao Terminal às 22h30.

Linha R4 Rápida Restinga Velha – Reativação de linha. Horários bairro ao Centro: 5h55 e 6h20. Centro ao bairro: 17h30.

Linha R68 Rápida/Belém Novo (via Cavalhada) – Reativação da linha. Horários bairro ao Centro: 6h15 e 6h35. Horários Centro ao bairro: 17h45 e 18h05.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Prefeitura de Florianópolis disponibiliza recadastramento de cartão estudante do transporte coletivo através de app

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade de Planejamento Urbano, disponibilizará na próxima segunda-feira (25) o recadastro online do cartão municipal do transporte coletivo através do aplicativo para celulares SI.GO. O recadastro via app é apenas para cartões da modalidade Cartão Estudante e poderá ser realizado até o dia 29 de julho. Somente os estudantes que ainda não fizeram a atualização cadastral obrigatória no ano de 2022 precisam realizar o processo. 


O recadastro hoje é feito somente no atendimento do Passe Rápido, no Ticen, ou terminais de integração dos bairros. Com o recadastro disponível através do aplicativo, o usuário poderá realizar todo o processo de atualização do Cartão Estudante, que é necessário ser feito anualmente, de maneira totalmente online com envio de foto dos documentos comprobatórios. Além disso, o valor do selo, que é cobrado para recadastros presenciais, não será cobrado quando o mesmo for realizado pelo aplicativo. 
 
Aqueles que não conseguirem efetivar o recadastro através do aplicativo ou não tiverem acesso ao mesmo, deverão procurar atendimento para efetivar o recadastramento junto ao Passe Rápido, no Ticen. A partir do dia 25 de abril não serão realizados os recadastros nos demais terminais. É importante ressaltar que é preciso realizar a atualização cadastral para fazer a recarga do cartão, tanto via aplicativo quanto a recarga feita presencialmente. Após o período de recadastro, que vai até o dia até o dia 29 de julho, a compra será bloqueada para cartões não recadastrados.
 
Para realizar a atualização do Cartão Estudante pelo aplicativo é necessário baixar o app SI.GO, disponível para Android e IOS, e procurar pela opção disponível na tela inicial “Recadastro de Benefício” e seguir os passos indicados, incluindo o envio de foto dos documentos comprobatórios.
 
“Com essa opção que adicionamos ao aplicativo, realizar o recadastro vai ficar bem mais fácil e prático. O app também possui as opções de recarga de cartão e compra de ticket, desde março. Estamos utilizando a tecnologia para facilitar e incentivar a utilização do transporte coletivo de Florianópolis”, afirma o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann
 
Para mais informações acesse https://www.consorciofenix.com.br/passe-rapido ou ligue para (48)3251-4120

Informações: Floripa News
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