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Mais de 9 milhões de passageiros utilizaram o BRT nas Olimpíadas

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Entre os dias 05 e 18, aproximadamente 9,6 milhões de passageiros foram transportados no sistema de BRT. Desses, cerca de 1,9 milhão usaram os serviços especiais olímpicos, que atendem o público que vai para o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e ao Complexo Esportivo de Deodoro.
Guito Moreto / Agência O Globo

O número total leva em conta entradas em todo o sistema BRT Rio, neste período, por cartão RioCard Jogos Rio 2016, Bilhete Único e gratuidades. A atualização dos dados, no entanto, não alterou o dia de maior recorde de embarques e desembarques. No dia 12, sexta-feira da semana passada, 855 mil pessoas utilizaram os serviços convencionais e os implantados para as Olimpíadas. Isso representa um acréscimo de 31% em relação a um dia de operação sem evento.

A diretora de Relações Institucionais do BRT Rio, Suzy Balloussier, destacou que pode acontecer uma possível queda nos números nos próximos dias, por causa do término das competições. Mas o saldo geral, até o momento, é extremamente positivo.

- É um quantitativo expressivo e que mostra nossa capacidade de transporte de massa. Se for fazer um comparativo, carregamos em 14 dias o equivalente à população da Suécia. É realmente uma marca que entrou para nossa história.-, afirmou.

INTEGRAÇÕES

Nos dez primeiros dias de competições dos jogos olímpicos, 781.523 passageiros fizeram integração do BRT Rio, pelo Terminal Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, com a Linha 4 do metrô. O levantamento, que foi feito entre os dias 5 e 14 de agosto, considera o uso do cartão RioCard Jogos Rio 2016 e do Bilhete Único (usado por quem está trabalhando nos equipamentos olímpicos).

Informações: O Globo
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Faixa azul da Avenida Recife aumenta velocidade dos coletivos em 56%

Com um mês de funcionamento, a Faixa Azul da Avenida Recife promoveu um ganho de 56% na velocidade média dos ônibus, que passou de 14,8 km/h para 23,1 km/h, no horário de pico, que vai das 6h às 9h. Já no período entre 17h e 19h, o ganho foi de 47%, passando de 14,1 km/h para 20,7 km/h.

Pelo corredor passam 29 linhas de ônibus, diariamente, totalizando 1.660 viagens. São 82 mil passageiros utilizando os 3,6 km de faixa exclusiva por dia, que já sentem a melhora na mobilidade no percurso. A ação é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, que já implantou 32 kms de Faixas Azuis desde 2013.

O balanço foi divulgado na manhã desta sexta-feira pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife. "A Avenida Recife é a sétima via a receber a Faixa Azul na cidade, e ao todo, os corredores beneficiam mais de 635 mil passageiros. Agora, as pessoas que utilizam o transporte público chegam mais rápido aos seus destinos, o que é muito bom", destaca o secretário João Braga.

A Faixa Azul funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Além dos ônibus, os táxis do município do Recife também têm acesso aos corredores. Os demais veículos só podem entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal mostra aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa. A fiscalização já está valendo, e os motoristas que forem flagrados utilizando a faixa irregularmente estarão passíveis a multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com a implantação da Faixa Azul da Avenida Recife, Prefeitura do Recife alcançou a marca de 32 kms de Faixa Azul implantados. Atualmente, a ação está também nas avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, além das ruas Cosme Viana e  Real da Torre. No total, Recife passou a ter cerca de 54 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus, contando com os corredores que já existiam na cidade antes da Faixa Azul. Isso representa um aumento de cerca de mais de 155% no número de quilômetros de prioridade para o transporte público no Recife desde  2013, quando a cidade possuía pouco mais de 20 kms de faixas exclusivas.

A implantação dos corredores exclusivos garantiu um aumento significativo na velocidade média dos coletivos. Na Faixa Azul da Avenida Mascarenhas de Moraes, os ônibus passaram de 21 km/h para 35,4 km/h, o que representa um ganho total de 66,6% na via. Já na Avenida Herculano Bandeira, onde a implantação da Faixa Azul aconteceu em junho de 2014, a velocidade saiu de 11 km/h para 24 km/h - um aumento de 118%. Já na Rua Cosme Viana e na Avenida Conselheiro Aguiar, houve um ganho de 38,8% (de 18 km/h para 25 km/h) e 49% (de 13.1 km/h para 19.5 km/h) na velocidade média dos ônibus, respectivamente.

Informações: Diário de Pernambuco
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Em BH, Caixa aprova verba para implantação do Move na avenida Amazonas

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) anunciou, na noite desta quinta-feira (18), que o contrato para a construção do BRT Move na avenida Amazonas está sendo revalidado pela Caixa Econômica. O banco deve liberar cerca de R$ 200 milhões para a obra. O anúncio foi realizado durante inauguração do comitê de campanha de Délio Malheiros (PSD).
Foto: Gabriela Guimarães

“Hoje, a Caixa ligou para o nosso secretário de Finanças e disse que está revalidando o contrato de liberação financiamento para a implantação do BRT Move na Avenida Amazonas. Isso significa que ainda precisa ter uma autorização do Ministério da Fazenda para iniciar a liberação”, ressaltou o prefeito.

Se a União liberar o financiamento - que já havia sido adiado devido a crise econômica -, o Executivo municipal irá concluir o projeto para a construção do sistema. E, logo depois, será aberto o processo licitatório para as obras. Com isso, o processo de implementação do BRT Move deve ficar a cargo da a próxima gestão.

O BRT na avenida Amazonas foi anunciado pela Prefeitura de Belo Horizonte em outubro de 2014. Na época, o valor estimado para a obra, era de R$ 547 milhões. Sendo que, R$ 377 milhões seriam da própria prefeitura e, o restante de um financiamento do governo federal.

Segundo os estudos preliminares da administração municipal, o sistema prevê 9 km de corredor central exclusivo para ônibus e uma via em cada sentido, entre a avenida Paraná e o Anel Rodoviário. O conceito original para a obra não exige desapropriações e recebe o nome de Expresso Amazonas. 

Por Francisny Alves
Informações: O Tempo
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Recife ganha primeiro ônibus com suporte para bicicletas

Começa a ser testado no próximo domingoo primeiro ônibus do Recife a contar com um suporte para bicicletas. O equipamento foi instalado em um veículo da linha 2410 – Parque Capibaribe/Terminal Integrado do TIP. O coletivo foi adaptado para transportar até seis bikes na parte interna traseira, após a porta de desembarque. O espaço tem piso emborrachado e suporte para fixar o modal de maneira segura e sem interferir na circulação dos demais passageiros. O veículo também foi sinalizado com adesivos na frente, nas laterais e na parte traseira.

Inicialmente, o LevaBike, como foi batizado, vai operar aos domingos e apenas nesta linha, com meia passagem. Durante a operação, o passageiro entra pela porta traseira do ônibus, coloca a bicicleta em um dos suportes e caminha, por dentro do veículo, para fazer o pagamento da passagem e rodar a catraca.

A novidade foi bem recebida pelos ativistas presentes à apresentação: "Essa é uma iniciativa muito positiva, já que vai ser feita em uma área que tem uma demanda turística. Como ainda está na fase piloto tem espaço para os ciclistas verem o que funciona e o que precisa ainda ser implementado", disse Sabrina Macri, coordenadora geral da Ameciclo.

O protótipo é pioneiro nos ônibus do Recife e Região Metropolitana e deve ser avaliado após a primeira operação. O objetivo da Secretaria das Cidades é ampliar o serviço para outras linhas de ônibus. O projeto pretende iniciar um transporte multimodal nos ônibus, dando mais opções de meios de deslocamentos aos usuários. Por enquanto, será uma opção a mais para os usuários que forem aproveitar o projeto Domingo na Arena, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Os passageiros poderão utilizar a linha que sai do Terminal Integrado TIP e atende as proximidades do estádio, mas agora com a possibilidade de transportar a bicicleta e utilizá-la para realizar trilhas dentro do estádio.

Informações: Diário de Pernambuco
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Em SP, Terminal Parelheiros ficará fechado por 30 dias para a troca da cobertura

O Terminal Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, ficará fechado por 30 dias para a troca da cobertura. A cobertura do local, que era de lona e será de telhas, foi danificada após as fortes chuvas de maio.

O serviço começou no sábado (20) e será realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss), que não informou o custo da obra.

Durante o mês em que estará fechado, as 17 linhas de ônibus vão embarcar os passageiros em outros pontos, todos em ruas próximas ao terminal. Confira os pontos pelo telefone 156 ou pelo site da SPTrans.

No dia 16 de maio, duas pessoas morreram em um temporal que atingiu a Grande São Paulo. O temporal começou no fim da tarde e os ventos chegaram a 60 km/h, segundo a prefeitura da capital paulista.

Informações: G1 SP
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Em Salvador, Idosos vão poder subir em coletivos pela porta do meio

A partir da próxima segunda-feira, 22, a pessoa com  65 anos ou mais que apresentar documento de identificação com foto poderá ter  acesso gratuito pela porta mediana dos ônibus da capital, caso os assentos reservados antes da catraca estejam ocupados. De acordo com a Secretária de Mobilidade Urbana (Semob), a orientação já foi repassada às concessionárias.

Desde a última segunda, 15, decisão judicial determinou a invalidação dos 147 mil cartões SalvadorCard Idoso. Com isto, para ter  direito à gratuidade no transporte público, o usuário deve ter a identificação confirmada antes de a porta alternativa ser aberta.

Conforme o Estatuto do Idoso, todos os ônibus da capital possuem no mínimo 10% de assentos prioritários. Só que, muitas vezes, esses lugares estão ocupados enquanto outros, após a catraca, estão livres. Com o SalvadorCard, havia a possibilidade de sentar em qualquer lugar do coletivo.
Assessor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (SETPS), Jorge Castro informou que as empresas "irão cumprir as determinações da legislação".

O secretário de Mobilidade, Fábio Mota,  explicou que o cartão-gratuidade nunca foi obrigatório, apesar da grande adesão pelos idosos: "Considero a decisão um retrocesso, pois a função do cartão era agilizar o embarque, evitando grandes filas que prejudicam o trânsito".

Por Ana Cely Lopes e Redação
Informações: A Tarde Online
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Implementação de ônibus elétrico em Porto Alegre ainda não tem previsão

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A empresa ainda estuda a possibilidade de compra de ônibus elétricos para complementação da frota. Apesar de serem mais caros que os veículos à diesel, consomem seis vezes menos. No total, três ônibus já foram testados e um deles já foi homologado, estando apto para ser absorvido pela frota da Capital. Agora, é a vez dos testes com um ônibus articulado, de 18 metros.

No entanto, ainda não há data prevista para que o ônibus homologado seja incluso no sistema, tampouco decisão sobre quantos ônibus elétricos serão adquiridos. "Estamos avaliando o impacto financeiro e desenvolvendo uma planilha especial. Um ônibus desses não pode custar o mesmo que um a diesel", reforça Cappellari. Os testes começaram em abril.

Por Suzy Scarton
Informações: Jornal do Comércio
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Em Santo André, Faixas exclusivas reduzem em até 68% tempo de viagem de ônibus

Implantadas ao longo dos últimos três anos pela Prefeitura de Santo André, as faixas exclusivas de ônibus localizadas em áreas centrais da cidade têm reduzido em até 68% o tempo de viagem do transporte municipal. As vias reservadas para os coletivos já somam 12 quilômetros e são responsáveis por atender 102 mil passageiros por dia.

Segundo cálculos da Prefeitura, a faixa exclusiva localizada no trecho entre a Rua Cel. Seabra até a Rua dos Tamoios, sentido Centro, foi a que apresentou melhor ganho na duração da viagem após sua implantação, em 2014. O tempo de percurso, que era de 9,2 minutos, foi reduzido para uma média de três minutos, queda de 68% da prática.

O percentual foi similar ao notado no corredor das ruas Cel. Alfredo Flaquer, Siqueira Campos e General Glicério, onde a administração municipal notou ganho de 61%. No trecho, o tempo de viagem caiu de 19,6 minutos para 7,8 minutos.

Ao todo, a cidade possui outros três corredores com faixa exclusiva de ônibus. Embora em proporção menor, o tempo de deslocamento neles também apresentou redução, que varia de cinco a nove minutos.

Na avaliação do diretor da SATrans, concessionária do transporte coletivo de Santo André, Fábio de Jesus Leite, aliada a outros projetos, a implantação da faixa otimizou o transporte municipal da cidade. “A redução do tempo de viagem dos ônibus foi significativa. Acreditamos que junto à renovação da frota e principalmente ao Bilhete Único Andreense conseguimos aproximar os moradores do transporte público.”

Na edição de ontem, especialistas alertaram que a quantidade de faixas na cidade ainda é baixa. A previsão da Prefeitura é a de outros 13 corredores de ônibus sejam construídos para suprir esse deficit. Entretanto, o projeto que tinha previsão inicial para ser concluído nesta gestão ainda aguarda recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A operação das faixas de ônibus na região central ocorre de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. Nos corredores da Rua Carijós e Av. Dom Pedro I o funcionamento acontece somente durante a semana, das 6h às 10h.

INFRAÇÃO

Levantamento da Prefeitura de Santo André mostra que no primeiro semestre deste ano 222 multas foram aplicadas em motoristas que invadiram as faixas exclusivas de ônibus da cidade. O número é 91,42% inferior ao registrado no mesmo período de 2015, quando 2.586 infrações foram lavradas.

Informações: Diário do Grande ABC
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