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VLT de Paris é o maior empreendimento de planejamento urbano das últimas décadas

domingo, 12 de junho de 2016

O primeiro trecho da linha, batizado de T3a, vai da Ponte do Garigliano até à Porte de Vincennes (uma das rotas de acesso a Paris), com 25 estações, e o segundo, T3b, interliga a Porte de Vincennes à Porte de la Chapelle, com 18 estações.

O VLT T3, construído em um contexto urbano bem denso e saturado, exigiu uma estruturação complexa em prazos reduzidos.  A construção do primeiro trecho, com 8 km, iniciou em 2002, a do segundo, com 14,5 km, em 2007. A linha, que contorna 3/4 de Paris, redefiniu as dimensões da via e da calçada entre as fachadas, especialmente ao sul do Boulevard des Maréchaux.

O prolongamento da linha demandou uma adaptação do pátio de manutenção e da garagem. Ao longo do novo trecho, foram instaladas aproximadamente quinze obras de arte e reestruturações (benfeitorias) específicas.

Benfeitorias é sinônimo apenas de reestruturações? Porque fiquei em dúvida se as quinze obras de arte também não é uma benfeitoria.

Não, o termo “obras de arte” na engenharia refere-se a pontes, túneis e viadutos; obras menores são chamadas de benfeitorias.


Nossas missões

A Egis fez a coordenação geral, o gerenciamento global do planejamento urbano nos dois trechos do VLT T3, o planejamento, a direção e a coordenação geral do sistema de transporte e a engenharia das infraestruturas.

Sua atuação abrangeu desde a direção dos estudos de projeto até a coordenação de todos os gerentes de projeto e, posteriormente, a coordenação geral da fase de obras: recepção, testes gerais, marcha branca e colocação em serviço.

Informações: Egis-Brasil
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Prefeitura entrega novos ônibus para o transporte coletivo em Maceió

O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (Simm) passa a contar, a partir deste sábado (11), com mais 15 ônibus '0 km'. Os novos veículos foram entregues à população neste sábado pelo prefeito Rui Palmeira. Com a entrega, já são contabilizados 70 novos ônibus acrescidos na frota da capital. Outros 80 devem chegar a capital até o final deste ano.

Assim como os primeiros 55 ônibus '0 km' já entregues, estes contam também com a nova identidade visual dos lotes (regiões) que compõem o Sistema Integrado de Mobilidade e serão destinados para viagens na parte alta da cidade, a exemplo do complexo habitacional Benedito Bentes e do Conjunto Eustáquio Gomes.

“Mais uma importante entrega. Agora serão 70 ônibus zero quilômetros rodando em Maceió e reforçando o sistema de transporte. Estes, em especial, serão para a parte alta da cidade, com acessibilidade para cadeirantes. É uma entrega que se soma a outras iniciativas como a Faixa azul para melhorar a mobilidade urbana na cidade, priorizando o transporte público”, destacou o prefeito.

Rui lembrou ainda que a entrega faz parte das ações previstas na Licitação do Transporte Público Coletivo, realizada pela primeira vez na capital alagoana pela atual gestão do Município.

“São muitos os ganhos, a exemplo dos terminais que passaram a ser administrados pelas empresas e a redução da idade média da frota dos ônibus. É melhor para o usuário e para os aproximadamente 150 rodoviários que dependem desses equipamentos para desenvolver suas atividades”, reforçou.

Para o vice-prefeito Marcelo Palmeira, os ônibus representam mais qualidade e dignidade para o transporte coletivo. “Antes o transporte era feito praticamente de forma clandestina. Com a Licitação do Transporte, nós conseguimos fazer exigências focadas na melhoria do serviço para o usuário. Maceió exigiu que 100% dos ônibus que compõem a frota tenham acessibilidade, inclusive os que já circulam e serão reformados para melhor atender os cidadãos com algum tipo de deficiência”, acrescentou.

Os novos veículos já entregues fazem parte da primeira remessa, correspondente aos 20% da renovação da frota. Para fazer a padronização dos veículos que já estão em circulação, haverá um cronograma de adequação gradativa.

“A idade média, que era de sete anos, caiu para cinco, também conforme previsão do edital de licitação. Esta é parte das vantagens deste trabalho que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do cidadão maceioense”, complementou o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Dário Cesar.

Informações: Tribuna Hoje
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Metrô de Salvador completa dois anos de operação

O Metrô de Salvador completa dois anos de inauguração e operação neste sábado (11/6), com a marca de 16 milhões de embarques realizados. A chegada do equipamento introduziu uma nova cultura do transporte na capital. O passageiro, que antes dependia do fluxo do trânsito, atualmente pode se descolar pela cidade de maneira mais cômoda e com agilidade.

De metrô, o deslocamento entre as estações da Lapa e Pirajá, atualmente, dura 16,5 minutos, enquanto em outros veículos pode levar uma hora ou mais. “O metrô tem essa vocação natural de ser um transporte em rede, que otimiza a mobilidade urbana, encurtando distâncias e ainda garantindo uma viagem segura e confortável”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

Para garantir mais mobilidade e qualidade ao transporte público da capital baiana, a integração do metrô será ampliada a partir desse domingo (12/6), quando 27 novas linhas urbanas se somam às dez já integradas desde janeiro.

A integração, que ganhará um aporte de mais 88 linhas no dia 10 de julho, é válida pelo período de duas horas, mediante o uso do cartão do metrô ou do SalvadorCard, e o usuário não paga nada a mais pelo benefício.

Marcando os dois anos de inauguração, o governador Rui Costa visita o Pátio Pirajá, que é um conjunto de edificações onde se localiza o complexo de manutenção dos trens do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) e o novo Centro de Controle Operacional (CCO), na próxima terça-feira (14/6).
“Desde que assumiu a gestão do metrô, em 2013, o Governo do Estado não mediu esforços para viabilizar o seu funcionamento pleno e integrado, pensando sempre no bem-estar da população que depende do transporte público”, acrescenta Martins.

Linha 2
Em ritmo cada vez mais acelerado, as obras da Linha 2 do metrô entram em fase final para duas estações - Acesso Norte 2 e Detran. A Estação Acesso Norte 2, que será ponto de integração com a Linha 1, tem mais de 98% das obras concluídas.

Já a estação Detran tem mais de 95% das intervenções concluídas, com previsão de termino no próximo mês de julho. Quando ficar pronta, até o final de 2017, a Linha 2 vai permitir que o trajeto de 23 quilômetros entre o Acesso Norte e o município de Lauro de Freitas.

A Linha 1 do metrô foi concluída pelo Governo do Estado em apenas dois anos e meio após a transferência da gestão do sistema do município de Salvador para o Estado.

Informações: Tribuna da Bahia
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Em Natal, Empresas de ônibus pedem reajuste da tarifa para R$ 3,40.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

As linhas de ônibus de Natal devem voltar a circular com 100% da frota a partir de hoje. Os empresários de ônibus e rodoviários chegaram a um acordo que concede 10% de reajuste de uma só vez para os trabalhadores. Por sua vez,  o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiro de Natal (Seturn) afirma que acentua o "desequilíbrio financeiro" do sistema de transporte público e pede reajuste da tarifa para R$ 3,40. O ofício solicitando a revisão tarifária já foi entregue, segundo ele, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), mas não houve resposta.

Mesmo com o reajuste o preço da passagem de ônibus em janeiro deste ano, o valor continua defasado nas contas do Seturn. “O Seturn vem cobrando o reajuste da tarifa que está defasada em 0,50. Esse reajuste dos salários acentua ainda mais o desiquilíbrio financeiro do sistema. A Prefeitura tem que fazer alguma coisa”, declarou Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn. 

Ainda segundo Queiroga as empresas aceitaram a proposta rejeitada na segunda-feira em função dos prejuízos para a sociedade e no faturamento das empresas com a greve. “Não seria possível esperar mais pela decisão da justiça[dissídio coletivo], que talvez demorasse mais uma semana. A sociedade estava tendo prejuízos e as empresas estavam deixando de faturar”, explicou o consultor do sindicato patronal. Inicialmente, o Seturn afirmou que a tarifa atual só suportaria um reajuste nos salários dos trabalhadores de 4,24%.

A proposta acatada por ambas as partes foi proposta pelo mediador da Superintendência Regional do Trabalho ontem. Todos os trabalhadores rodoviários deverão ter um reajuste salarial de 10%. Os motoristas e aqueles que ganham igual ou acima do salário de motorista receberão 10% no vale alimentação. Os cobradores deverão ter o vale alimentação reajuste em 14%, assim como as outras funções que ganham salário igual ou inferior ao de cobrador. 

Todas as outras cláusulas da convenção do trabalho anterior foram mantidas. Vale lembrar que a inflação de maio de 2015 a maio de 2016 foi de 9,28% (IPCA). O mês de maio é a data de negociação trabalhista dos rodoviários. 

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Terminal de ônibus de Aracaju corre o risco de desabar

Após o desabamento de uma peça metálica no shopping Jardins, que matou uma universitária e deixou um jovem com ferimentos graves, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Aricio Resende, falou sobre a urgência em fazer manutenção e destacou que o terminal de integração da Zona Oeste inaugurado em 2006 corre o risco de desabar.

“A fiscalização do Crea fez uma inspeção no terminal de ônibus da rodoviária e a estrutura a qualquer momento pode cair. A estrutura está toda corrompida. É impossível você manter um ambiente daquele entregue a sociedade”, alerta.

De acordo com Aricio Resende ainda esse mês, o Crea fará uma reunião com o Ministério Público, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para definir medidas preventivas que cobrem manutenções permanentes. “Nós temos que fazer uma fiscalização preventiva em função dessas estruturas que estão fragilizadas e sujeitas a acidentes”, reforça.

O presidente do Crea, Aricio Resende
Sobre o Terminal Leonel Brizola, a equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que afirmou já ter conhecimento a cerca dos riscos. De acordo com a assessoria de imprensa ações preventivas já estão sendo tomadas, inclusive com o isolamento de uma área do terminal. A assessoria acrescentou ainda que obras serão feitas no local.

Informações: Portal Infonet
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Ônibus com ar e wi-fi começam a circular em Cuiabá

Parte dos novos ônibus entregues para a população de Cuiabá começou a circular esta semana. Nesta terça-feira (07), secretários municipais aproveitaram para conhecer a estrutura dos novos carros, que até o início de julho chegarão a 60.

Os novos ônibus estão equipados com ar-condicionado, wi-fi, redutor de poluentes e câmeras com biometria facial nos validadores de cartão, que irão conferir, através de fotos enviadas por sistema, se o portador é de fato o dono do cartão, no caso das gratuidades. Além de elevadores, que garantirão a acessibilidade dos portadores de deficiência.

“Esta é mais uma ação desenvolvida pela secretaria para fortalecer o serviço de transporte público. A renovação da frota de ônibus traz mais qualidade de vida e melhoria de locomoção para o usuário do transporte coletivo”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.

Ele informou que 14 dos novos veículos da empresa Pantanal Transportes já estão circulando desde ontem (06) e que até a próxima sexta-feira (10), mais 22 carros entrarão em circulação, totalizando 36 novos ônibus.

“Houve um atraso na entrega dos novos veículos das outras empresas devido a uma greve de funcionários da Volvo, que fabrica as carrocerias. No entanto, até o dia 25 deste mês teremos mais 11 carros da Integração Transportes e, até o dia 1º de julho, mais 13 novos ônibus da Norte Sul Transportes”, esclareceu Thiago.

Com a chegada de novos veículos, as empresas deixarão de circular com carros anteriores a 2007. “A Pantanal vai ‘aposentar’ 29 ônibus e a Integração, 21, todos do ano de 2005. Já a Norte Sul vai tirar de circulação 13 carros da frota de 2006. Algumas linhas talvez não recebam ônibus zero quilômetro, mas todas terão ônibus mais novos”, explicou o diretor de transporte da Secretaria, Leopoldino Pereira.

Na quarta-feira (08), cerca de 20 dos novos carros serão apresentados em carreata, a partir das 10 horas. Eles sairão da garagem da empresa Pantanal Transportes, passarão pelas Avenidas do CPA, Mato Grosso, Presidente Marques, Isaac Póvoas, Fernando Correa, Miguel Sutil e retornarão à sede da empresa pela Avenida do CPA. 

Também conheceram os novos ônibus a secretária de Gestão, Ana Paula Villaça, o controlador-geral Wesley Emerich Bucco, o ouvidor-geral Jairo Rocha e os secretários-adjuntos de Gestão, Eroaldo de Oliveira, do Tesouro, Francisco Serafim de Barros, e de Comunicação, Leonardo Silvestre.

Informações: Folhamax
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Em SP, Motoristas de ônibus não recebem aumento e ameaçam nova greve

Os motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo não receberam o aumento de 7,5% que havia sido acordado com os empresários da cidade há duas semanas. O acordo evitou uma greve.

O salário reajustado deveria estar nos holerites que foram entregues nesta segunda-feira, 6. Não estão. Os depósitos foram feitos com os salários antigos, o que revoltou trabalhadores de garagens da cidade.

O presidente do Sindicato dos Motoristas, Valdevan Noventa, afirmou que a situação é “inadmissível” e disse ter falado com as empresas de ônibus e com a Prefeitura que, caso os pagamentos não sejam corrigidos em 24 horas, os ônibus da cidade vão parar. “O prazo vence amanhã. Se não pagarem, quarta-feira faremos greve em 100% dos ônibus da cidade”, promete.

O SPUrbanuss, sindicato que reúne as empresas de ônibus da capital, confirmou o atraso. A assessoria de imprensa da entidade disse que algumas das empresas tiveram problema de fluxo de caixa. Outras, tomaram empréstimo para honrar o compromisso. A promessa é que todos os pagamentos sejam normalizados até sexta-feira, 10, com o depósito na diferença dos salários.

Fonte: Estadão
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Sistema de VLT integrado da Alstom inicia sua operação no Rio de Janeiro

A Alstom celebra junto ao consórcio VLT Carioca e a cidade do Rio de Janeiro, o início da operação de seu primeiro VLT no Brasil a tempo para os jogos esportivos que acontecerão no Rio de Janeiro em agosto. Sua inauguração ocorreu neste domingo, 05 de junho, com a presença de Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, e Michel Boccaccio, Presidente da Alstom no Brasil e Vice-Presidente Sênior da Alstom para a América Latina.

“A Alstom está orgulhosa de entregar o VLT para o Rio de Janeiro antes dos jogos. É um grande momento para a população da cidade e os visitantes de todo o mundo, já que o veículo ajudará a minimizar o trânsito e a poluição, ao mesmo tempo em que oferecerá um modal confortável, confiável e conectado eficientemente com outros tipos de transporte,” afirma Michel Boccaccio.

O VLT Carioca terá 31 estações que cobrem 28 quilômetros. Parte da linha que já está em operação tem uma distância de 7 quilômetros[1], ligando o Aeroporto Santos Dumont à Parada dos Museus (Praça Mauá). Outros 7 quilômetros serão abertos antes do início dos jogos esportivos. Conectando outros modais de transporte, as linhas do VLT auxiliarão consideravelmente a redução do trânsito no centro do Rio de Janeiro.

O projeto do VLT foi encomendado à Alstom pelo consórcio VLT Carioca em setembro de 2013. A Alstom é responsável pelo fornecimento de um sistema integrado de VLT que consiste em: 32 veículos Citadis, sistema de alimentação de energia pelo solo, sinalização, telecomunicação e equipamentos para o depósito de manutenção dos VLTs.

Para preservar e renovar a arquitetura original do Rio de Janeiro, o VLT Carioca optou pela solução de energia livre de catenárias da Alstom combinando duas tecnologias inovadoras: APS, que fornece energia por um terceiro trilho no solo, e Supercapacitores, módulos instalados no veículo para armazenar energia.

Composto por sete módulos, o Citadis tem 44 metros de comprimento e capacidade para transportar 420 pessoas por VLT. Os primeiros cinco veículos foram desenhados e produzidos em La Rochelle, na França; e os outros 27 estão sendo fabricados em Taubaté, a primeira fábrica de VLTs da Alstom no Brasil.

A Alstom coordena todas as fases para o sistema do VLT, desde o seu design até a completa validação, comissionamento e suporte para manutenção. A empresa é líder no fornecimento de sistemas integrados de VLT e recentemente conquistou projetos em cidades como: Cuenca, no Equador; Lusail, no Quatar; Mostaganem, na Algéria; e Sydney, na Austrália.

Sobre a Alstom

Promotora da mobilidade sustentável, a Alstom desenvolve e comercializa sistemas, equipamentos e serviços para o setor ferroviário. A Alstom gerencia a maior gama de soluções do mercado – de trens de alta velocidade a metrôs e VLTs – serviços customizados (manutenção, modernização,...) e soluções de infraestrutura e sinalização. A Alstom é líder mundial em sistemas ferroviários integrados. A empresa registrou vendas de €6.9 bilhões e contabilizou €10.6 bilhões em pedidos no ano fiscal 2015/16. Sediada na França, a Alstom está presente em mais de 60 países e conta com mais de 31,000 funcionários atualmente.

Informações: Alstom
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