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Em Teresina, 70 estações de embarque e desembarque serão construídas em corredores exclusivos

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

As modificações em vias urbanas de Teresina continuam. As obras na avenida Miguel Rosa, zona sul de Teresina, seguem diariamente onde está sendo construído um corredor exclusivo segregado, onde os passageiros irão embarcar e desembarcar através de estações construídas no canteiro central da avenida.

O objetivo é agilizar o trânsito dos ônibus aos terminais de integração reduzindo o tempo das viagens. “Os corredores são chamados segregados porque eles tem separação física das faixas de rolamento. Então elas serão sinalizadas através de taxo e ele é exclusivo porque contemplará apenas os ônibus. Cada estação será implantada faixa de pedestre”, disse Cíntia Machado, diretora de transporte público da STRANS.

Ao todo serão construídos seis corredores exclusivos segregados nas principais avenidas da capital. Ao longo deles serão implantadas cerca de 70 estações de embarque e desembarque climatizadas a fim de beneficiar os usuários. Os recursos em torno de R$ 30 milhões são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento. O primeiro terminal de integração deverá começar a funcionar no mês de janeiro de 2016.

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Em Sorocaba, Urbes fiscalizará faixas exclusivas

Nesta segunda-feira (30) a faixa exclusiva da Avenida General Carneiro completa quinze dias de funcionamento e, após duas semanas de constante orientação aos motoristas, a partir do dia 2 de dezembro os agentes de trânsito da Urbes passarão a autuar quem desrespeitar a proibição de estacionamento ao longo do corredor exclusivo para o transporte coletivo e bicicletas.

As multas serão aplicadas aos condutores que estacionarem em local proibido nos horários especificados pela sinalização de trânsito.

A Urbes destaca que os motoristas, em sua grande maioria, vêm respeitando as faixas exclusivas, conforme acompanhamento feito através dos agentes e das câmeras de monitoramento de trânsito. “Em 15 dias de operação das faixas exclusivas o respeito a este novo sistema tem sido muito bom. O Transporte Coletivo obteve um ganho de tempo médio de 16% nos deslocamentos pela Avenida General Carneiro”, assevera Renato Gianolla, diretor presidente da Urbes.

Circulação sobre a faixa
Os agentes de trânsito da Urbes continuarão a orientar até dia 15/12 os motoristas sobre a proibição de circulação no corredor exclusivo no período determinado pela sinalização, quando o período de orientação completará 30 dias. Depois disso, o sistema implantado entrará no rol de fiscalização dos agentes, a exemplo de outras vias da cidade.

Código de Trânsito Brasileiro
Estacionar o veículo em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização está previsto no Art. 181, inciso 18 do Código de Trânsito Brasileiro. A infração é média, gera 4 pontos na carteira do condutor e multa no valor de R$ R$ 85,13. A medida administrativa é a remoção do veículo.

Sobre a faixa exclusiva
A faixa exclusiva tem por objetivo agilizar e privilegiar o deslocamento dos modais do transporte coletivo, além de melhorar as condições de circulação do trânsito naquelas vias.

Ela opera das 6h às 8h e das 17h às 19h e pode ser utilizada pelo transporte coletivo urbano, transporte especial, fretamento com passageiros, taxis com passageiros, transporte escolar com passageiros, transporte intermunicipal e suburbano e veículos em operações emergenciais como ambulâncias, bombeiros e viaturas de polícia. As bicicletas com aro 20 ou acima também utilizarão estas faixas para circulação, em compartilhamento com o transporte coletivo.

Informações: G1 Sorocaba

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Florianópolis descarta VLT e Monotrilho e deve construir BRT

Na sexta-feira, 27 de Novembro, foi apresentado o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), onde estudos indicam que os futuros projetos de mobilidade devem contemplar a adoção de sistemas de corredores de ônibus do tipo “Bus Rapid Transit” (BRT).

Durante os trabalhos, que foram financiados pelo BNDES, também levou em conta o uso mistos de modais, entre ônibus, Veículos Leves sobre Tilhos (VLT) e Monotrilho. Porém, os meios de transportes sobre tilhos foram descartados, por a análise os considerar como de “alto custo”.

Os estudos devem nortear as ações do governo local em favor da mobilidade em um horizonte até o ano de 2040. A curto prazo, o Plamus prevê investimentos de R$ 3 bilhões em dez anos, metade disso no sistema BRT. O modelo deve ser implantado através de parcerias público-privadas, por meio de concessão.

“A nossa prioridade é a implantação do BRT, com corredores exclusivos para ônibus modernos e confortáveis, o que vamos fazer por meio de parceria público privada. Estamos estudando o modelo a ser implantado e a proposta é de que até 2018 o primeiro trecho esteja funcionando” — afirmou o secretário de Planejamento, Murilo Flores.

O plano prevê modificações em vias importantes da Capital de Santa Catarina e das cidades vizinhas, como as avenidas Mauro Ramos, a SC-401 e a BR-101. Em 10 anos, a malha cicloviária deve saltar de 64 para 350 quilômetros.

Por Renato Lobo
Informações: Portal ViaTrolebus

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Greve parcial de ônibus em Curitiba e Região nesta terça

Curitiba e as cidades da Região Metropolitana estão com greve parcial de ônibus nesta terça-feira (1.º). As atividades estão paralisadas nas seis empresas que não pagaram a primeira parcela do 13.º salário no prazo, que venceu nesta segunda-feira (30). Por volta das 8h o terminadl do Hauer, em Curitiba, era só fila. Passageiros não conseguiam embarcar nos biarticulados sentido Centro. Além do Hauer, passageiros enfrentam atrasos no Sítio Cercado, Boqueirão e Pinheirinho.

Cinco empresas que atuam na Grande Curitiba tem funcionários em greve. A informação foi atualizada pelo sindicato que representa os motoristas e cobradores (Sindimoc) nesta manhã. São elas: Consórcio Pioneiro (Sorriso, Tamandaré Filial). Na RMC: Tamandaré, Campo Largo e Araucária seguem em greve.

Em Curitiba, ontem, o pagamento deixou ser feito pelo Consórcio Pioneiro, formado pelas empresas Cidade Sorriso, Tamandaré Filial e São José dos Pinhais Filial - as três não fizeram o acerto. A empresa CDD pagou, mas também pararia por fazer parte do mesmo consórcio. A previsão do sindicato é de que a frota funcione com 50% do efetivo nessas quatro empresas. Os outros dois consórcios que operam na capital realizaram o pagamento da primeira parcela do 13.º nesta segunda-feira.

Entre as linhas que podem ser afetadas na capital estão a Santa Cândida/Capão Raso, Pinhais/Rui Barbosa, Boqueirão, Circular Sul, Pinheirinho Carlos Gomes e o ligeirão Boqueirão. Outros consórcios que não irão parar operam essas linhas, por isso elas não devem deixar de circular por completo, mas podem ocorrer atrasos.

A diretoria de transportes da Urbs trabalha para garantir veículos em todas as linhas afetadas. No caso dos expressos, ligeirinhos e interbairros, a frota deve ser garantida por empresa que não estão em greve, e que já atuam normalmente nestas linhas.

Além disso, a Urbs deve remanejar carros para as linhas convencionais e alimentadores operados exclusivamente pelas quatro empresas afetadas. Além disso, o município conta que 50% da frota deve estar na rua.

O sindicato dos trabalhadores informou que a greve parcial será encerrada aos poucos – os funcionários de cada uma das empresas voltarão ao trabalho quando o salário cair na conta.

Se for necessário, a Urbs vai cadastrar carros particulares nesta terça-feira e eles poderão cobrar uma tarifa fixa – ainda não informada.

Informações: Paraná Online

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Em Salvador, Definido modelo de integração de ônibus e metrô

domingo, 29 de novembro de 2015

O modelo de integração dos ônibus de Salvador e da região metropolitana com o metrô foi definido nesta sexta-feira, 27, quando prefeitura, governo estadual, a concessionária CCR Metrô e o Sindicato de Transporte de Passageiros (Setps), finalmente, conseguiram firmar um acordo.

Reuniões para discutir o assunto vinham acontecendo intensamente desde a semana passada. Na última terça, a negociação ainda estava emperrada. 

Gestores municipais consideravam que a proposta de criação de um sistema de ônibus exclusivo para alimentação do metrô, que circularia em um raio de cinco quilômetros das estações, era a proposta mais viável. Isso, porém, não era aceito pelos consórcios que operam o sistema urbano de Salvador.

Avanço
Além disso, o governo criticava o fato de a prefeitura não ter incluído na licitação das linhas de ônibus um modelo de integração com o sistema metroviário. No final da tarde desta sexta, no entanto, as negociações avançaram e caminham para um desfecho consensual.

Os detalhes do acerto não foram divulgados oficialmente pelas partes, pois o governo do estado ficou responsável por levar o acordo a público. A TARDE apurou que ajustes ainda precisam ser feitos e, por isso, os envolvidos estão tendo cautela para que informações truncadas não gerem ruídos.

Por Yuri Silva
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No Rio, Cinco linhas de ônibus foram substituídas neste sábado

O carioca precisa estar atento. Será feita nesta sábado mais uma etapa de mudanças nos itinerários dos ônibus na Zona Sul. Cinco linhas serão substituídas por duas novas, além de mudanças nos itinerários de outras três.

Haverá a substituição das linhas 126 (Rodoviária x Copacabana), 128 (Rodoviária x Gávea), 155 (Central x Ipanema); e 354 (Cidade de Deus x Praça XV). Segundo a Rio Ônibus, serão criadas as linhas troncal 6 e Integrada 6, do Consórcio Intersul. A troncal 6 fará o trajeto Jardim de Alah x Rodoviária (via Túnel Santa Bárbara). Já a integrada 6 fará o trajeto General Osório x Cidade de Deus (via Itanhangá).

Haverá alteração de itinerário da linha 434 (Grajau x Leblon), que passa a operar como Grajau x Botafogo. As linhas 432 (Vila Isabel x Leblon) e 435 (Grajaú X Gávea) também sofrerão alterações nos itinerários na altura do Leblon. O percurso passará pela Visconde de Albuquerque, seguindo pela Delfim Moreira, Bartolomeu Mitre, Ataulfo de Paiva e Afrânio de Melo Franco. Segundo a Rio Ônibus, os usuários das linhas 126 e 155 devem utilizar a troncal 6, enquanto os usuários da 128 devem utilizar a linha 415 (Usina x Leblon).

Mudanças no trânsito
Hoje quem passa pelo Centro também sentirá mudanças com interdição parcial da Rua Teixeira de Freitas, na faixa sentido Lapa (entre a Rua Mestre Valentin e Beira Mar); e na faixa sentido Aterro, na interseção com a Rua Augusto Severo. Segundo a CetRio, as obras terminam no dia 10 de janeiro de 2016.

Por TÁSSIA DI CARVALHO
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Plano de mobilidade indica BRT como solução na Grande Florianópolis

A solução para a mobilidade urbana da Grande Florianópolis é investir em transporte coletivo e incentivar a redução do uso de veículos particulares. Essa é a principal constatação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), apresentado na tarde de ontem com os diagnósticos e indicações de obras para resolver os problemas de trânsito na região até 2040.  

O estudo foi financiado pelo BNDES e prevê as ações que devem ser realizadas no contexto da região metropolitana. Um dos principais pontos do Plamus é a indicação de que o maior investimento deve ser com a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), com vias específicas para ônibus ligando as principais regiões de Florianópolis e demais cidades da região. Também foram feitos cálculos para avaliar a viabilidade do uso do BRT combinado com VLT (veículo leve sobre trilhos) e Monotrilho (metrô de superfície), mas foram descartados pelo alto custo. 

O Plamus prevê investimentos de R$ 3 bilhões em dez anos, metade disso no sistema BRT. O estudo também aponta que o modelo deve ser implantado através de parcerias público-privadas, em modelo de concessão. 

— A nossa prioridade é a implantação do BRT, com corredores exclusivos para ônibus modernos e confortáveis, o que vamos fazer por meio de parceria público privada. Estamos estudando o modelo a ser implantado e a proposta é de que até 2018 o primeiro trecho esteja funcionando — afirmou o secretário de Planejamento, Murilo Flores. 

O Plamus também prevê modificações em vias importantes da Capital e das cidades da região, como as avenidas Mauro Ramos, a SC-401 e trechos da BR-101. A intenção é integrar corredores de ônibus e ciclovias. Pela proposta, em 10 anos a vias especiais para bicicletas passariam de 64 para 350 quilômetros. Com as mudanças, o estudo prevê que o tempo médio do transporte individual caia de 29 pra 22 minutos e o de transporte público, 60 pra 40. 

A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf) estima que até 2018 parte do sistema BRT já esteja em funcionamento. 

— A hora em que a obra começar vai ser um caos, vão me crucificar no Morro da Cruz. Mas isso não importa, porque será a etapa principal, a de fazer acontecer — brincou o superintendente Cássio Taniguchi, em referência à necessidade de fazer o planejamento sair do papel.

Por UPIARA BOSCHI
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Curitiba pode ter greve de ônibus nesta terça-feira

As assembleias do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc), realizadas pela manhã e à tarde desta sexta-feira (27), aprovaram por unanimidade o indicativo de greve para a próxima terça (1º). A decisão da categoria ocorreu após notificação feita pelas empresas sobre a decisão de não pagar corretamente aos trabalhadores os salários de dezembro, janeiro e o 13º, além da intenção de demitir dois mil motoristas e cobradores, sem o pagamento de verbas rescisórias.

A paralisação deve começar às zero hora do dia 1º de dezembro. Durante as assembleias, os trabalhadores também aceitaram que o Sindimoc entre com ações judiciais na esfera da Fazenda Pública visando abrir a planilha do transporte coletivo, incluindo todos os custos de operação por parte das empresas.

O presidente do Sindimoc,  Anderson Teixeira, relatou que a categoria está perplexa e indignada. “Não permitiremos que ilegalidades sejam cometidas contra os trabalhadores. O risco da atividade laboral não pode ser repassada aos funcionários, fazemos nossa parte, que é trabalhar, e exigimos receber o que nos é devido, ou seja, nossos salários e direitos garantidos por Lei”.

Segundo a Lei Federal 4.749/65, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga até o dia 30 de novembro. Decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) também dão entendimento da ilegalidade das demissões em massa, de acordo com o Sindimoc.

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