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No Recife, Faixa azul chegará à Real da Torre dia 31 de agosto

terça-feira, 18 de agosto de 2015

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) anunciou, nesta segunda-feira (17), a data para a implantação da quarta faixa azul da capital pernambucana. Segundo o órgão, o corredor exclusivo de ônibus da Rua Real da Torre, na Zona Oeste, estará funcionando no dia 31 deste mês, uma segunda-feira.

A faixa será interligada à da Rua Cosme Viana, em Afogados, também na Zona Oeste, e deverá ter aproximadamente dois quilômetros de extensão. A sinalização deverá ser instalada no fim do mês.

Como já ocorre nos outros corredores, apenas ônibus deverão circular pela faixa azul de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Mesmo não havendo fiscalização eletrônica inicialmente, se os condutores forem flagrados por agentes de trânsito trafegando pela faixa, poderão ser multados em R$ 191,54.

Os corredores fazem parte do projeto de BRS (Bus Rapid Service) do Recife, que tem, ao todo, 21,4 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. O objetivo é incentivar o uso do transporte coletivo através da redução do tempo das viagens dos passageiros, medida defendida por especialistas em mobilidade.

ZONA SUL - Equipamentos instalados nas avenidas Mascarenhas de Moraes e Herculano Bandeira, na Zona Sul do Recife, passaram a registrar a placa de condutores que trafegam pelas faixas azuis nesta segunda-feira (17). Assim, a fiscalização será mais efetiva. Já há equipamentos licitados para as outras faixas.

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Em Palmas, Recarga feita antes do reajuste da tarifa de coletivo só valerá por 30 dias

Os usuários do transporte coletivo de Palmas que fizeram recargas nos cartões de vale-transporte até o dia 14 de agosto, um dia antes do reajuste da tarifa, continuarão a pagar R$ 2,50 somente por 30 dias. Isso porque, segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb), José Antônio dos Santos Júnior, os usuários não recarregam passagens, mas sim dinheiro. Atualmente, a passagem custa R$ 2,95.

Gerente de Recursos Humanos de uma empresa de terceirização de Palmas, Diana Amorin, contou que a recarga de vale-transporte dos 1,2 mil funcionários foi antecipada cerca de 15 dias justamente para pagar o valor da tarifa antes do reajuste. Mas os créditos recarregados, conforme a regra da Seturb, só pagarão pela tarifa antiga até o dia 12 de agosto, depois disso, mesmo que ainda tenha saldo no cartão, serão descontados R$ 2,95 por passagem.

“A pessoa não coloca passagens no cartão, ela coloca o dinheiro. Ou seja, lá não tem tarifa, tem dinheiro. Por isso, após os 30 dias vai começa a descontar o valor de R$ 2,95, mesmo que ainda tenha saldo da recarga feita antes do reajuste”, disse Júnior.

Procurado pelo G1, o departamento jurídico da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor no Tocantins (Procon) informou que a validade para os créditos depositados é regulamentada pelo artigo  9º da lei federal 7.418, que diz: "os vales-transporte anteriores perdem sua validade decorridos 30 (trinta) dias da data de reajuste tarifário."

Deste modo, segundo o Procon, não há irregularidade em relação ao prazo de 30 dias para validade dos créditos, quando houver aumento de tarifa.

Informações: G1 TO

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CET anuncia mais 11 vias de SP que terão limite reduzido para 50 km/h

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (17) que mais 11 vias da capital terão o limite de velocidade máxima reduzido de 60 km/h para 50 km/h. A medida vale a partir de quinta-feira (20). As vias ficam na Zona Oeste, na região da Avenida Sumaré e nas proximidades da USP, e na Zona Sul.

A medida faz parte do Programa de Proteção à Vida, da Prefeitura de São Paulo, que vai regulamentar em 50 km/h o limite de velocidade em praticamente todas as avenidas importantes da cidade. Veja as vias:

- Rua Henrique Schaumann (zona oeste)
- Avenida Paulo VI (zona oeste)
- Avenida Sumaré (zona oeste)
- Avenida Antártica (zona oeste)
- Viaduto Antártica (zona oeste)
- Avenida Afrânio Peixoto (zona oeste)
- Avenida Valdemar Ferreira (zona oeste)
- Avenida Professor Manuel Chaves (zona oeste)
- Avenida Vereador José Diniz (zona sul)
- Avenida Carlos Caldeira Filho (zona sul)
- Estrada do Campo Limpo (zona sul)

Nesta segunda-feira essas vias já começam a receber os avisos para alertar os motoristas sobre as mudanças.

Mais cinco vias
Outras cinco vias tiveram o limite reduzido a partir desta segunda-feira. O limite de velocidade nas avenidas Angélica e Pacaembu, na região central de São Paulo, caiu de 60 km/h para 50 km/h nesta segunda-feira (17).

Nesta segunda, também passam a ter essa nova velocidade máxima a avenida Doutor Abraão Ribeiro e a Rua Major Natanael, que são próximas à Avenida Pacaembu, e a Avenida Nadir Dias de Figueiredo, na Zona Norte de São Paulo.

Também na quinta, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), defendeu a redução dos limite. "É muito importante esse gesto de São Paulo que já está sendo seguido por outras cidades do Brasil. São Paulo está liderando um processo importante para salvar vidas e melhorar as condições de funcionalidade da cidade, com menos acidentes, mais fluidez e obviamente menos letalidade", completou.

O processo começou com a redução dos limites nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros. Nas pitas locais, a velocidade máxima já é de 50 km/h. Até dezembro, todas as vias da cidade, com exceção do corredor Norte-Sul e as pistas expressas e central das Marginais, terão esse novo parâmetro.

Algumas vias importantes da cidade como Jacu-Pêssego, Aricanduva e Minhocão já passaram por essa redução.

Multas canceladas
No caso da Sena Madureira e da Avenida Braz Leme, que também tiveram o limite reduzido para 50 km/h, a Prefeitura de São Paulo disse que vai cancelar as multas de velocidade aplicadas no início desta semana. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reajustou os radares eletrônicos para o novo limite antes de afixar faixas de aviso à população.

Podem ser canceladas as infrações de velocidade dos motoristas que passavam pela Braz Leme entre 9 e 11 de agosto e, na Sena Madureira, entre 8 e 11 de agosto, desde que os condutores estivessem abaixo do limite anterior de velocidade das vias, que era de 60 km/h.

Informações: G1 SP

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Feira de Santana sem transporte coletivo pelo terceiro dia

O impasse entre a prefeitura de Feira de Santana e as empresas de transporte coletivo entra no terceiro dia, nesta terça-feira (18). Os ônibus não circulam na cidade desde o domingo (16). De acordo com informações do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana (SINCOL), empresas de transportes não têm mais condições de manter o sistema em circulação.

“Estamos sem novidades, esperando nova conversa com o secretário de Transporte. Ontem [segunda, 17], no fim da tarde, não se chegou a nenhuma solução. Os proprietários não aceitam mais botar dinheiro do próprio bolso, R$ 500, R$ 600 por mês, para ônibus rodarem. A atividade está literalmente encerrada”, informou o sindicalista Ronaldo Mendes.

Serviços de transporte alternativo foram autorizados pela prefeitura para fazer lotação e levar os passageiros para o centro da cidade. Segundo Mendes, as empresas deixaram de rodar porque os fornecedores de combustíveis decidiram parar de abastecer os veículos das empresas por causa da suspensão automática do contrato após resultado da licitação do transporte na última sexta-feira (14), em que duas novas operadoras de São Paulo vão assumir o serviço.

De acordo com o secretário de Transportes de Feira de Santana, Ebenzer Tuy, em nenhum momento foi alegada a falta de combustível pelos gerentes das empresas que rodam atualmente na cidade, Princesinha e 18 de Setembro.

O secretário disse que o contrato emergencial de prestação de serviços com as atuais empresas de ônibus da cidade acaba dia 31 de agosto. Depois, vai ser feito mais um outro contrato emergencial para que o serviço continue em prazo máximo de seis meses, até que as duas novas empresas que ganharam a licitação se adequem na cidade.

O advogado do Sincol informou que as empresas Princesinha e 18 de Setembro não chegaram a participar do processo licitatório porque não tinham condições financeiras. O defensor alega que elas entraram em recuperação judicial por falência após ter dificuldades desde que a tarifa foi reduzida em R$ 0,15, em 2013. “Com a redução da tarifa, criou-se caos financeiro nas empresas”, afirmou.

Informações: G1 BA
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Cidade de Natal deverá ter bicicletas compartilhadas

domingo, 16 de agosto de 2015

O serviço de compartilhamento de bicicletas foi tema de uma reunião nesta quinta-feira (13) entre a Prefeitura de Natal e a empresa Samba (Transportes Sustentáveis). O sistema permite ao usuário fazer reserva de bicicletas por meio de aplicativos para smartfones e possibilita a integração com a rede de transporte coletivo. O serviço já existe em cidades brasileiras.

A empresa, ligada ao grupo Sertell, de Recife, implanta e opera sistema de bicicletas públicas compartilhadas. De acordo com a STTU, uma parceria é estudada para melhorar a infraestrutura cicloviária na cidade. “A bicicleta não é apenas um meio de transporte, mas uma importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável da cidade”, destaca o secretário adjunto da STTU, Clodoaldo Trindade.

A STTU afirma que a intenção é montar um plano cicloviário dotado não apenas de ciclovias e ciclofaixas, mas com toda uma infraestrutura para os ciclistas.

Falta de ciclofaixas
A falta de ciclofaixas em Natal é alvo de críticas das pessoas que usam bicicletas como meio de transporte ou para prática esportiva. Em setembro do ano passado, um fato curioso chamou a atenção da população em duas avenidas da Zona Norte de Natal. As vias apareceram pintadas, mas as marcações não foram feitas pela STTU. Mesmo assim, alguns ciclistas utilizaram os trechos pintados.

Informações: G1 RN

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No Recife, Fiscalização eletrônica na Faixa Azul começa na segunda-feira

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

As faixas azuis das avenidas Mascarenhas de Morais e Herculano Bandeira terão finalmente os equipamentos de fiscalização eletrônica. Implantadas desde janeiro de 2014, as faixas eram constantemente desrespeitadas pelos motoristas. A partir de segunda-feira, vinte e cinco equipamentos de fiscalização eletrônica com fotossensores irão flagrar os infratores. E dessa vez, não há prazo para campanhas educativas. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) entende que já houve tempo suficiente para o motorista se conscientizar. 

A infração por circular na faixa exclusiva de ônibus passou a ser gravíssima. Os condutores que forem flagrados pelos equipamentos estarão passíveis de multa no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O valor foi estipulado pela Lei Federal 13.154 de 30 de julho de 2015, que alterou o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), determinando que as infrações por transitar irregularmente nas faixas ou corredores exclusivos para veículos de transporte público coletivo de passageiros. 

Na Avenida Mascarenhas de Morais foram implantados 22 equipamentos. Mesmo sem a fiscalização eletrônica, o ganho de velocidade nas viagens dos coletivos foi de cerca de 25%, que passou de 21 km/h para 26km/h. No local, circulam 59 linhas de ônibus, que transportam 146 mil passageiros diariamente. 

Já na Faixa Azul da Avenida Herculano Bandeira, que tem 750 metros e compõe o trecho inicial do equipamento da Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, foram implantadas três câmeras de fiscalização eletrônica. Na via, onde circulam 28 linhas que transportam 144,5 mil passageiros diariamente, houve o aumento de 50% da velocidade média dos coletivos, que passou de 16km/h para 21km/h. “A fiscalização eletrônica vem para consolidar o benefício que as faixas azuis trazem para o transporte público. O nosso intuito é evitar o desrespeito por parte dos condutores”, reforçou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 

Além dos ônibus, também vão ter acesso aos corredores exclusivos os táxis cadastrados no município do Recife que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. O próximo corredor que irá receber a fiscalização eletrônica será a Rua Real da Torre, que fará conexão com a Rua Cosme Viana. De acordo com a assessoria da CTTU, a Avenida Recife também terá faixa azul este ano, sem data definida. A Avenida Conselheiro Aguiar terá faixa azul, somente quando a pista lesta da Via Mangue for liberada.

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Corredor de ônibus Diadema-Brooklin completa 5 anos

Todos os dias, o assistente de compras Wallace Lisboa, 27, o técnico em manipulação Reginaldo Santos, 41, e a analista de recursos humanos Leydiane Nogueira, 26, saem da região de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo, e utilizam o corredor de ônibus Diadema-Brooklin para irem ao trabalho
Foto: Diogo Marcondes
Os moradores, que já utilizavam veículos de transporte público na avenida Cupecê antes da inauguração das faixas exclusivas de ônibus, em 31 de julho de 2010, concordam que o tempo de viagem melhorou.

“Eu utilizo o ônibus Terminal Diadema – Morumbi (376M), da EMTU, e faço o trajeto em 20 minutos”, diz o assistente Wallace Lisboa, que embarca na parada Públio Pimentel, em Cidade Ademar, e vai até o ponto final, no Brooklin. Neste mesmo percurso, antes do corredor, ele gastava entre 40 e 45 minutos.

Assim como os três moradores de Cidade Ademar, segundo dados divulgados pela SPTrans (São Paulo Transportes) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), 340 mil passageiros embarcam e desembarcam por dia nas 24 paradas que são distribuídas pelos 12 km de extensão do corredor.

“Há mais ou menos nove anos utilizo a linha Jardim Miriam – Praça João Mendes (5178-10). O que melhorou consideravelmente foi o tempo do trajeto”, afirma Leydiane. No entanto, a analista chama atenção para a fila de ônibus que se forma em alguns locais do percurso, como a parada Parque do Nabuco, que fica perto das obras de construção do piscinão. “Isso acontece devido ter apenas uma faixa”, acredita.

O técnico Reginaldo Santos também utiliza a linha Jardim Miriam – Praça Dom Gastão e concorda com Leydiane. Apesar da crítica, o morador enumera a rapidez como um dos pontos positivos do corredor, que começou a ser construído em 1986 na gestão do governador Franco Montouro (PMDB), e foi entregue 24 anos depois, na gestão de Alberto Goldman (PSDB), ao custo de R$ 24,5 milhões.

“A localização dos pontos e a opção de ônibus também são outros pontos positivos”, analisa Santos. Entre 6h e 7h da manhã, ele gasta aproximadamente 15 minutos no corredor, da parada Públio Pimentel, em Cidade Ademar, até a parada Vereador José Diniz.

Informações: Folha SP

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Bicicletas poderão ser incluídas nos planos de mobilidade urbana

Para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte nas cidades, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quarta-feira (12), em decisão terminativa, projeto do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) que prevê a inclusão desse modal nos planos de mobilidade urbana.

A medida é necessária para a institucionalização do transporte cicloviário, permitindo assim sua integração ao transporte coletivo, de acordo com Randolfe. O projeto (PLS 262/2013) estabelece que os municípios deverão prever ciclovias ou ciclofaixas, sinalização adequada aos ciclistas e estacionamentos próprios para bicicletas, entre outras medidas.

Os municípios também serão incentivados a oferecer bicicletas públicas de uso compartilhado, que poderão ser retiradas e devolvidas em pontos localizados nas proximidades de terminais de ônibus e metrô. Essas bicicletas “poderão ser utilizadas por qualquer pessoa, por tempo determinado, gratuitamente ou mediante pagamento módico” e deverão ser incluídas entre as infraestruturas de mobilidade urbana.

Randolfe observa que tem aumentado o uso de bicicletas nas cidades como lazer e também como meio de transporte. No entanto, afirma, os centros urbanos não oferecem estruturas adequadas e seguras aos ciclistas. Com o projeto, que altera a Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), ele acredita que mais pessoas optarão pelas bicicletas, o que reduzirá congestionamentos no trânsito e o tempo gasto diariamente por milhões de brasileiros que precisam se deslocar nas cidades.

O projeto teve o apoio do relator na CI, senador Roberto Rocha (PSB-MA), e recebeu voto favorável de todos os 15 senadores presentes à reunião.

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