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Grande Recife prorroga prazo da carteira de estudante 2014

terça-feira, 28 de abril de 2015

A carteira de estudante, versão 2014, terá seu prazo prorrogado para o dia 31 de maio. O documento, que teria seu vencimento expirado nesta quinta-feira (30), será prorrogado por mais 30 dias devido ao fato de que os 531 mil alunos aptos a retirarem a carteira, apenas 94  mil o fizeram. O Consórcio lembra aos estudantes que a solicitação da carteira de estudante versão 2015, estão sendo feitas pelo site do órgão, no www.granderecife.pe.gov.br.

O documento garante ao aluno o direito de utilizar a meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudantil (VEM), e a meia entrada em  todo evento cultural e esportivo. O documento vale para todos os alunos das redes pública e privada e dos ensinos infantil, fundamental, médio, profissionalizante e pré-vestibular de toda a Região Metropolitana do Recife. 

Para solicitar o documento, é necessário acessar o link Carteira de Estudante +Prática, no site do Grande Recife, e fazer o preenchimento correto dos dados do estudante no sistema, sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3x4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte. As solicitações poderão ser efetuadas até o dia 31 de dezembro desse ano, portanto todos os boletos deverão ser pagos, impreterivelmente, até esta data.

O pagamento do boleto poderá ser realizado no Banco do Brasil (agências bancárias, internet, autoatendimento, correspondente MaisBB, banco postal nas agências dos Correios); ou na Caixa Econômica Federal (agências bancárias, lotéricas, internet, autoatendimento, correspondente Caixa Aqui). O documento é confeccionado em até 30 dias corridos, após o pagamento. A taxa para aquisição da carteira é de R$ 10,25.

Dos 94 mil boletos pagos, 52 mil já foram confeccionadas e 33 mil foram entregues. As 18 mil restantes, já estão prontas aguardando o resgate por parte das escolas. Dessa forma, o Consórcio reforça aos alunos e responsáveis que fiquem atentos quanto aos prazos e solicitem sua carteira no site do Grande Recife, para que possam continuar a usufruir dos benefícios da carteira de estudante. Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato com o 0800.081.0158.

Informações: GRCT

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Teresina terá ônibus com ar condicionado

Teresina terá, sim, ônibus com ar condicionado. A informação foi confirmada pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho, em entrevista do Jornal do Piauí desta terça-feira (28). O gestor municipal também disse apoiar leis mais rígidas para evitar problemas com enchentes na capital. 

Os ônibus com ar condicionados serão aqueles que vão circular nos corredores exclusivos, que serão construídos dentro do projeto de integração. "Algumas mudanças previstas na integração já estão acontecendo, após a assinatura dos contratos, mas a grande mudança vai haver após a reformatação do sistema. O primeiro terminal já está sendo construído no bairro Bela Vista e teremos outro, em breve, no Parque Piauí. A partir da construção desses terminais, as linhas serão segmentadas", explicou o prefeito.

Firmino acrescentou que as faixas exclusivas para ônibus já existentes serão substituídas por corredores exclusivos, que serão construídos na pista do meio das avenidas e farão uma segmentação para que os demais veículos não utilizem o espaço. "A lógica do sistema é fazer com que os ônibus possam fazer viagens mais rápida. Esses ônibus que utilizarão os corredores terão ar condicionado", completou.

Informações: Cidade Verde

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Tecnologia em teste para BRT permitirá ônibus sem motorista

Uma tecnologia em fase de testes na Europa vai permitir que dois ônibus de tamanho padrão circulem virtualmente conectados, através de rede wi-fi, operando como se fossem um único veículo articulado.

A novidade, desenvolvida pela Volvo Buses e apontada pela companhia como solução para aumentar a capacidade operacional dos BRTs nos horários de pico, deve chegar ao Brasil após homologação para vendas na Suécia, prevista para 2018. Antes, porém, precisa passar por todas as avaliações de segurança no país-sede da montadora.

Conectados a uma distância de até 2 metros, dois ônibus de 12 metros de comprimento traçarão a mesma rota, parando juntos nos pontos e andando na mesma velocidade, com apenas um motorista conduzindo o veículo da frente.

“Será uma ótima solução para os corredores de alta demanda nos horários de pico, quando se precisa de mais veículos em determinada rota ao mesmo tempo. Funcionariam como um reforço à frota de ônibus articulados existente no corredor, transportando mais passageiros por hora”, aponta o presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Carlos Pimenta.

Ele anunciou a novidade ao ‘Observatório da Mobilidade’ durante a parada da regata Volvo Ocean Race, em Itajaí (SC), na semana passada.

Pimenta ressaltou, porém, que o risco de acidentes é um dos fatores que ainda atrasam a aprovação da tecnologia.

“Estamos terminando todos os testes e desenvolvimentos que vão anular qualquer risco”, garantiu.

Apesar disso, a direção espelhada também é vista como uma vantagem para a segurança viária, já que, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cerca de 80% dos acidentes em estradas são causados por falhas humanas.

Segundo o executivo, o conceito já foi parcialmente testado nos caminhões e automóveis da marca na Suécia. Com o piloto automático, um caminhão segue o outro e os motoristas de trás só comandam a direção.

A Volvo também fez experimentos com uma fileira de carros sendo conduzida por um caminhão. A diferença para o modelo desenvolvido para ônibus é que a tecnologia Platoon vai dispensar a presença do motorista no segundo veículo.

O sistema de refrigeração de ônibus biarticulados iguais aos que rodam no BRT Transoeste também está sendo aprimorado. A empresa, que testa dois veículos no corredor, reestudou o sistema na fabricação dos carros novos. “Em até três meses, os veículos estarão aprovados e o Rio pode decidir como fazer”, afirmou Pimenta.

Veículos híbridos para a cidade

Enquanto os testes já realizados com ônibus 100% elétricos no Rio confirmaram que a tecnologia limpa ainda é economicamente inviável para operação comercial, a Volvo deve demonstrar a performance de seu modelo híbrido na cidade ainda este ano em linha não definida.

Os híbridos geram a energia que consomem através do sistema de frenagem e economizam até 35% de combustível. Andam 20km no modo elétrico, nas arrancadas, e depois passam a consumir diesel.

Em Bogotá, na Colômbia, o Consórcio Express del Futuro colocou 177 híbridos em operação no corredor Transmilênio no último ano, reduzindo 84% da emissão de material particulado na atmosfera . Segundo Marcela Betancourt, diretora da empresa, apesar de esses ônibus custarem 50% mais caro que os convencionais, os subsídios oferecidos pela Colômbia deixam o preço só 30% mais alto.

A capital colombiana dá desconto de 5% sobre o imposto de importação e exclui o imposto sobre vendas. No Brasil, o único incentivo oferecido é carência de dois anos para financiamento.

Por Gustavo Ribeiro
Informações: O Dia

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Atrasadas, obras do BRT em Campinas devem começar setembro

A partir de setembro desse ano os motoristas que trafegam pelos corredores da Amoreiras e Jonh Boyd Dunlop  deverão encontrar mais problemas no trânsito. Isso porque a nova data passada pela prefeitura de Campinas para o início das obras do BRT é de 120 dias. A promessa inicial era 2014 quando a administração conseguiu financiamento de R$ 340 milhões através da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o Secretario de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, foi finalizado o projeto básico no inicio do mês de abril e entregue à Caixa. Segundo ele, as obras devem começar efetivamente no mês de setembro.

O projeto abrange a construção dos corredores do Ouro Verde e Campo Grande, além do corredor perimetral ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos. São cerca de 35 quilômetros.

O secretário comenta que os motoristas que trafegam pelas regiões que passarão pelas reformas terão que administrar a situação

Com relação às ciclovias nos corredores do BRT, Barreiro disse que no plano cicloviário que foi projetado se prevê na etapa 3, ciclovias vinculada ao BRT, não ocupando faixas do transporte coletivo, mas se integrando ao sistema, servindo de ligação entre o bairro e as estações de transferência.

Por André Berenguel
Informações: Portal CBN Campinas
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Cobrança de tarifa no Metrô de Salvador começa em Junho

O passageiro do Metrô de Salvador deverá pagar passagem a partir de junho. De acordo com a CCR Metrô Bahia, esse é o prazo para que seja finalizada a Linha 1, com a entrega da Estação Pirajá.

O governador Rui Costa afirmou que também em junho deve ser iniciada a integração com o sistema de ônibus da capital, começando pela estação Pirajá. A estimativa é que os usuários possam percorrer o trajeto entre a nova estação e a Lapa em aproximadamente 15 minutos.

Na semana passada foi inaugurado a estação Bom Juá, que deve beneficiar mais de 70 mil passageiros, vindos dos bairros da Fazenda Grande do Retiro, São Caetano, Calabetão, Mata Escura, Arraial do Retiro, Barreiras, São Gonçalo e Bom Juá.

A nova parada possui rampas, elevadores, escadas rolantes, piso-tátil e sinalização-tátil nos corrimãos das escadas, sanitários públicos e adaptados para pessoas com deficiência. Segundo o governo do Estado, o investimento total nas linhas 1 e 2 do metrô foi de R$ 3,6 bilhões.

Informações: Correios 24 Horas


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Semáforos desativados estão previstos no projeto do BRT de Uberaba

Depois da implantação do sistema de transporte coletivo BRT/Vetor, é comum ver vários postes de sinalização espalhados pela cidade e que se mostraram desnecessários. É o caso dos sinaleiros na esquina do Gosto de Festa, na esquina da Governador Valadares perto do SESC e outros mais que estão simplesmente desligados, mas continuam instalados.

De acordo com o secretário Municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), Wellington Cardoso, eles estão dentro do projeto de semaforização feito para o BRT. “Não estão instalados por acaso, pois foram previstas situações que poderão vir a acontecer. O da Jaime Bilharinho com Governador Valadares, por exemplo, foi instalado porque se prevê um aumento de fluxo a partir da inauguração do novo shopping, prevista para esta quarta-feira, dia 29. Os semáforos estão desligados ou intermitentes, porque neste momento não vemos necessidades de estarem funcionando”, explica.

O valor do projeto de semaforização da Tranzum, que inclui centrais, postes, sistema informatizado e sinalizações verticais e horizontais, teve o investimento de mais de R$ 7 milhões. Wellington Cardoso destaca que um conjunto de semáforos custa em torno de R$ 50 mil aos cofres do município, por isso não é possível manter semáforos que não têm utilidade.

Caso o fluxo não seja como o esperado, o secretário afirma que os semáforos poderão ser retirados para atender várias demandas no restante da cidade. “O Departamento de Trânsito já está concluindo um estudo para instalarmos semáforos em outros setores. Na cidade, cresceu muito a frota circulante, acima do normal em relação a maioria das cidades brasileiras. Hoje se tem um fluxo de veículos muito grande em praticamente todas as regiões de Uberaba. Somos 312 mil habitantes com mais de 200 mil veículos circulando em um centro antigo e estreito. As soluções são caras e exigem obras de arte e outras providências”, esclarece.

Cardoso ressalta que em relação às obras de arte, neste momento o prefeito Paulo Piau está definindo a construção de três viadutos na cidade para minimizar os problemas que a cidade já enfrenta com congestionamentos. O secretário explica ainda que os 20 semáforos que foram retirados da avenida Leopoldino de Oliveira para a colocação dos sinais simples serão reutilizados paulatinamente nos bairros, conforme o planejamento de necessidades de cada localidade e após estudos feitos pela Settrans, pois também têm custos que chegam a mais de R$ 10 mil. “Neste momento estamos fazendo a cotação, porque pretendemos instalar cronômetros nos semáforos. Entendemos que isso, assim como os semáforos gradativos, gera mais segurança, porque o motorista sabe exatamente quando ele vai abrir ou fechar. Não sei se a obra toda será realizada este ano”, completa.

Por Thassiana Macedo
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Grande Recife: Empresa Itamaracá abre as portas para alunos

Dando continuidade a seu trabalho social e inclusivo, alunos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu - FACIG, visitaram a Empresa Itamaracá Transportes. Além de conhecer um pouco da Itamaracá, e suas Políticas de Gestão, fizeram um passeio pelas instalações da empresa.

Esse trabalho da empresa é muito importante, pois trazer a população para dentro de suas instalações, significa transparecer para todos as formas de trabalho em todos aspectos realizados pela empresa, bem como melhorar a prestação de serviços, pois a opinião de muitos, seja um elogio ou uma critica é importante para buscar uma melhor eficiência a seus usuários.

A Itamaracá é certificada com os selos ISOs 9001 (Qualidade) e 14001 (Meio Ambiente) pelo Bureau Veritas Certification além de vencedora de outros prêmios.
Foto: Itamaracá Transportes/Facebook
A empresa possui uma das frotas mais novas de Pernambuco e do Brasil. Fundada em 1958, a Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. Atende oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá. 

Blog Meu Transporte

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Terminais de ônibus da Grande Vitória estão sem câmeras e internet

As câmeras de videomonitoramento dos 10 terminais do Sistema Transcol e o serviço de Wi-Fi foram desinstalados, na Grande Vitória. As atividades estão suspensas desde 14 de abril porque o contrato com a empresa que fornecia os equipamentos não foi renovado pelo governo. A previsão é de que os serviços sejam restabelecidos em quatro meses.
Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que uma análise técnica apontou indícios de irregularidades técnicas e jurídicas na contratação, cujo valor era de R$ 500 mil por mês.

A Setop está encarregada de fazer novo edital para escolher uma nova empresa e retomar as atividades.

Favorecimento
Pelo levantamento, há possibilidade de direcionamento na realização do pregão na licitação para os serviços da instalação das câmeras de videomonitoramento e sua manutenção.

Foram encontrados valores de aluguéis de equipamentos completamente incompatíveis com o mercado. Por exemplo, console ergonômico (a mesa) a R$ 1.867,45; cadeira para operador a R$ 313,14; e o roteador a R$ 2.154,90. Todos os valores eram pagos mensalmente.

Procuradas pela reportagem, a Setop e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) informaram que o diretor presidente da Ceturb, Alex Mariano, afirmou que a companhia está trabalhando para agilizar a contratação dos serviços de internet e de videomonitoramento.

A Setop informou ainda que já abriu um novo processo para a contratação, que está sendo analisado tecnicamente pela Prodest. A previsão é de que em 120 dias esses serviços voltem a funcionar.

Segurança
A Ceturb informou que aumentou o número de vigilantes armados nos terminais desde o último dia 11. O quantitativo ganhou mais 18 homens, passando de 70 para 88, a fim de reforçar a segurança após a retirada das câmeras. A Polícia Militar também está realizando rondas frequentes nos terminais.

A patrulha comunitária da PM faz paradas, em intervalos periódicos, em todos os 10 terminais do Transcol. Os policiais deixam os carros nos chamados “pontos-base”, nos terminais, e fazem, em dupla, a ronda pelas plataformas, várias vezes por dia.

Ocorrências
Em caso de ocorrências suspeitas, as equipes dos terminais imediatamente acionam o 190, que envia a viatura mais próxima ao local, para as providências necessárias.

* com colaboração de Carla Sá, do Jornal A Gazeta
Informações: G1 ES

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BRT Aricanduva

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