Passageiros que costumam escolher o ônibus pela cor vão ter um leque menor de opções a partir da próxima quarta-feira, quando passa a valer o contrato da licitação do transporte público da capital. Pelos próximos 25 anos, três consórcios de empresas vão atuar em três bacias — Miolo (verde), Subúrbio (amarelo) e Orla/Centro (azul), operadas pelo Ótima, Plataforma e Salvador Norte, respectivamente.
A partir de sábado, começa o remanejamento, conforme a divisão das bacias, de 160 linhas das 600 que operam na cidade. “Vamos sair de 19 empresas para três consórcios. As linhas vão permanecer como estão, mas operadas por novas empresas. O que o povo vai estranhar é a cor dos ônibus”, explica o secretário de Mobilidade de Salvador (Semob), Fábio Mota, que destaca que a mudança também vai facilitar a fiscalização do serviço.
No lugar de coletivos com as cores e as logomarcas de cada empresa, os ônibus terão o padrão Integra — como os que já circulam desde janeiro, com entrada pela frente do veículo. O prazo para adequação é de um ano. Os coletivos que ainda não estiverem pintados terão que usar um adesivo com o padrão do consórcio cobrindo o nome da atual empresa.
De acordo com o diretor de Relações de Trabalho do sindicato das empresas de ônibus (Setps), Jorge Castro, a prefeitura enviou um ofício informando às empresas o prazo para adequação.
“A maioria dos ônibus é branca e, se não estiverem pintados, vão estar com a plotagem com o nome da empresa coberto até quarta. Não sei se todos vão conseguir, mas a luta é para entregar dentro do prazo”, diz Castro.
Sábado
De acordo com o analista de trânsito da Semob Waldemar Nascimento, as linhas serão organizadas de acordo com as bacias de cada consórcio. “Então, é possível que o passageiro que hoje pega um ônibus verde vá pegar um ônibus azul, por exemplo”, explica Nascimento.
No sábado, serão alteradas 42 linhas (223 veículos). No domingo, outras 47 linhas e 233 ônibus, e na segunda-feira o trabalho será finalizado em 71 linhas e 287 coletivos. Responsável pela implantação do sistema, o secretário Fábio Mota acredita que a mudança possa confundir os passageiros no início, mas vai acabar facilitando a vida das pessoas. “Se você está no Subúrbio e quer ir para a orla, vai saber que é o ônibus azul que vai te levar. Se quer ir para o miolo da cidade, sabe que é o ônibus verde”, aponta.
Enquanto os ônibus do consórcio Plataforma (bacia A), na cor amarela, cobrem o Subúrbio Ferroviário da cidade (129 linhas), o consórcio Ótima, com veículos verdes, fica responsável pelas 145 linhas do miolo (bacia B), que inclui as regiões do Cabula e de Cajazeiras, por exemplo.
Já as regiões da orla e centro da cidade terão as 158 linhas operadas por ônibus azuis, do consórcio Salvador Norte (bacia C). Um exemplo é do garçom Mateus Andrade, 19, morador do Nordeste de Amaralina. A partir da próxima quarta, o ônibus dele, Nordeste-Campo Grande R1, hoje operado pela empresa BTU, vai circular pelo consórcio Salvador Norte, com ônibus azul.
Colorido
“Vai mudar só a cor? Deveria melhorar era a mobilidade, a cor não influencia em nada. Deveria, com certeza, ter uma reorganização para o passageiro não ficar tanto tempo esperando”, queixou-se o vigilante Marco Antônio Bonfim, 36, morador do Uruguai.
Por enquanto, segundo a Semob, as linhas não serão reorganizadas. Estudos estão sendo feitos para definir quantas e quais linhas são necessárias na cidade que tem 3 milhões de habitante e uma frota de 2.700 ônibus.
Além da mudança nas cores, também há alterações na idade da frota. A partir de hoje, não são mais cadastrados ônibus com fabricação anterior a 2008. “A licitação diz que a média de idade da frota não pode ser superior a quatro anos. Hoje, já não pode circular ônibus mais velho do que 2009. Os que estão vão ter que sair”, diz Mota.
Segundo ele, a idade média da frota de Salvador saltou da posição de mais velha do Brasil para mais jovem. “Tínhamos uma frota de 8,5 anos até 2014, a mais velha do país. De 2014 para cá, as empresas passaram a adquirir ônibus novos, 700 até agora, e hoje a média da nossa frota é de 3,6 anos, a mais jovem”, explicou Mota.
Reorganização das linhas deve ocorrer apenas em um ano
Daqui a um ano, de acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, será iniciado um processo de reorganização de linhas. O objetivo é reduzir o tempo de viagem e otimizar o sistema. Segundo Mota, uma consultoria será concluída até o mês de outubro.
Com a licitação do transporte público, através do modelo outorga onerosa, a Prefeitura vai arrecadar R$ 180 milhões, sendo que R$ 36 milhões foram pagos em outubro de 2014, quando foi assinado contrato, e o saldo restante será quitado em 60 meses. Os consórcios são formados pelas mesmas empresas que já atuam no transporte de coletivos de Salvador.
Por Clarissa Pacheco