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Cuiabá vai implantar 400 pontos de ônibus

sexta-feira, 13 de março de 2015

O prefeito Mauro Mendes anunciou, hoje, a implantação de 400 pontos de ônibus, ano que vem. Hoje há 2.200 e a grande parte deles não apresenta as condições, ou padrão ideal de conforto à população. A colocação dos pontos é uma obrigação das empresas. Cada uma, pelo contrato de concessão, é responsável pela colocação de 25 pontos de ônibus por ano, mas isso não tem sido feito ao longo do tempo. “Vamos fazer e cobrar das empresas, descontando aquilo que a prefeitura teria que repassar às empresas”, disse. 

A Secretaria de Mobilidade Urbana que vai inspeção toda a frota de ônibus. “Os veículos que não apresentarem condição de circulação e conforto serão retirados. Os que apresentarem defeitos menores terão que ser recuperados para voltarem a circular”, afirmou. Além dessas duas ações, duas outras estão sendo executadas para que no médio e longo prazos o sistema de transportes da capital seja aprimorado. Uma comissão nomeada por Mauro Mendes está trabalhando num novo processo para licitar as concessões para operar o sistema. 

Enquanto isso, outra trabalha na elaboração no novo Plano de Mobilidade Urbana, dando ênfase à melhoria no tráfego dos ônibus que circulam em Cuiabá. Ambas têm prazo de 180 dias para apresentar resultados, contados a partir de 23 de janeiro.

Informações: So Notícias

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BRT custa um décimo do metrô; 61 projetos estão em andamento

No Brasil, existem 61 projetos de BRT em implantação, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Implantado na década de 1970, em Curitiba, o modal voltou a ser visto como uma boa opção de transporte público nas grandes cidades por conta da organização da Copa do Mundo de 2014. Capitais como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife apostaram no transporte para facilitar a vida dos torcedores e agora a população usufrui do legado.

“No Rio, por exemplo, uma viagem que se fazia em duas horas, agora é feita em 40 minutos”, comenta o diretor administrativo e institucional da NTU, Marcos Bicalho. Além do impacto direto na mobilidade de grandes centros urbanos, ele pontua que a implantação do BRT é muito mais rápida do que a de um metrô, por exemplo.

“Você consegue operar uma linha de BRT em dois, três anos após o início das obras. O metrô demora uns 10 anos para iniciar a operação”, compara. O custo é outro ponto que conta a favor do BRT. Segundo Bicalho, geralmente, o modal custa um décimo do valor orçado para se construir linhas de metrô.

Em todo o Brasil, já são 144 km de BRT em nove cidades: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Rio, São Paulo, Uberaba (MG) e  Uberlândia (MG). 

Por Amanda Palma
Informações: Correio 24 Horas

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Grande Recife: Venda de bilhetagem do CARTÃO VEM será interrompida temporariamente

Os usuários do transporte público devem ficar atentos quanto à venda dos créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). 

Devido a atualização do sistema do cartão, a comercialização da bilhetagem será interrompida, a partir das 22h desta sexta-feira (13) até às 6h do domingo (15). 

A venda dos bilhetes será interrompida nas estações do BRT, nos pontos descentralizados, Expressão Cidadão e na internet. 

Informações: GRCT


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Em SP, Obras de modernização alteram circulação dos trens

quinta-feira, 12 de março de 2015

Neste fim de semana, 14 e 15 de março, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem: 

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Sábado: das 22h até o fim da operação comercial, haverá intervenções no sistema de rede aérea no trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Água Branca. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão com paradas intermediárias para embarque e desembarque na Estação Pirituba. 

O intervalo médio no trecho entre Luz e Palmeiras-Barra Funda será de 21 minutos, e de 30 minutos entre as estações Perus e Jundiaí. 

As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. 

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno]

Domingo: das 9h às 19h, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações General Miguel Costa e Carapicuíba, e entre Santa Terezinha e Antônio João. O intervalo médio será de 16 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]

Sábado: das 23h até o fim da operação comercial, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de sinalização entre as estações Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim. O intervalo médio será de 18 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]

Domingo: das 8h às 16h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Mauá e Ribeirão Pires. O intervalo médio será de 30 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral/ Expresso Leste [Luz - Guaianases]

Domingo: das 4h até meia-noite, o intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha, em razão dos serviços realizados na extensão Guaianazes e Estudantes.

Linha 11-Coral/ Extensão [Guaianases - Estudantes]

Domingo: das 4h até meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente e de infraestrutura na Estação Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio será de 22 minutos entre Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, ocorrerão intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Comendador Ermelino e USP Leste. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha. 

Domingo: das 4h até meia-noite, os serviços estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Itaim Paulista e Engº Manoel Feio. O intervalo médio será de 20 minutos entre Brás e Itaim Paulista, e de 30 minutos entre as estações Itaim Paulista e Calmon Viana. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Informações: CPTM

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Em Curitiba, Faixas exclusivas na Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen começam a ser implantadas

A Prefeitura de Curitiba iniciou a preparação do pavimento para a implantação de duas novas faixas exclusivas para ônibus na cidade, nas ruas Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen. As duas faixas deverão entrar em operação até o fim de março, reforçando a política municipal de priorização do transporte coletivo. A primeira faixa exclusiva da capital funciona desde julho do ano passado na Rua XV de Novembro.

A faixa exclusiva da Marechal Deodoro será demarcada no trecho entre a Rua João Negrão e a Alameda Dr. Muricy. Ela beneficiará 30 mil passageiros transportados por 13 linhas do transporte coletivo – Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Jardim Social/Batel, Itupava/Hospital Militar, Rua XV/Barigui, Detran/Vicente Machado, Cristo Rei, Cajuru, Capão Imbuia/Parque Barigui, Alcidez Munhoz/Jardim Botânico, Fazendinha, Caiuá e Executivo/Aeroporto. A velocidade máxima permitida na via será de 40km/h.

A faixa exclusiva da Desembargador Westphalen irá da Avenida Visconde de Guarapuava até a Avenida Presidente Getúlio Vargas, beneficiando 70 mil passageiros de 20 linhas que passam pela via – Jardim Mercês/Guanabara, Universidades, Bom Retiro/PUC, Vila Macedo, Jardim Centauro, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Jardim Itiberê, Canal Belém, Alferes Poli, Guilhermina, Menonita, Vila Izabel, Vila Rosinha, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Ligeirinho Bairro Novo e Ligeirinho CIC/Cabral.

Com as faixas exclusivas, os ônibus deverão ter velocidade contínua, fazendo com que as viagens sejam feitas em menor tempo. As outras faixas de circulação da Marechal Deodoro e da Desenbargador Westphalen também passarão a ter a velocidade máxima permitida nos trechos correspondentes das faixas exclusivas.

No trecho exclusivo, será permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de casas e prédios localizados no lado direito das vias. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar na mesma – devem adentrar as guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento e onde haverá uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.

Em um cruzamento da Rua Marechal Deodoro (com a Alameda Dr. Muricy) e em um cruzamento da Rua Desembargador Westphalen (com a Avenida Getúlio Vargas), algumas linhas de ônibus terão que fazer uma conversão à esquerda. Próximos a esses cruzamentos, foram criados outros espaços de 20 metros (também demarcados com linha pontilhada, aos invés dos tachões) para a saída dos ônibus da faixa exclusiva. Os demais veículos devem dar preferência para a conversão à esquerda dos ônibus. Todas as conversões e preferências serão sinalizadas com placas.

Informações: Urbs

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Em Campinas, Linha 310 – Vila Olímpia terá mais 2 ônibus e novos horários

A partir desta segunda-feira, 16 de março, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçará a linha 310 – Vila Olímpia com mais dois ônibus convencionais, que têm capacidade média de 70 passageiros. A frota vinculada à linha aumentará de 6 para 8 veículos.

Operada pela empresa VB Transportes e Turismo, a 310 circula na Área 3 do sistema de transporte público coletivo municipal (Sistema InterCamp). Essa área abrange Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e Corredor Abolição.

A média diária de passageiros foi de 2.699 em 2014 (o Sistema InterCamp como um todo movimenta cerca de 634 mil por dia), mas a demanda ampliou desde a entrega do Residencial Takanos, daí o reforço da linha pela Emdec. O total de passageiros equivale ao total de passagens pela catraca; o sistema atende diariamente a 240 mil usuários (indivíduos).

Em função da melhoria (aumento do número de veículos), os ônibus passarão nos pontos em intervalos menores. No sentido Estrada Municipal José Sedano – Terminal III, das 04h45 às 08h13, o intervalo médio cairá para 13 minutos; das 08h33 às 16h53, para 20 minutos; das 17h08 às 18h00, para 13; e das 18h25 às 23h37, para 24.

No sentido Terminal III - Estrada Municipal José Sedano, das 05h37 às 09h15, o intervalo médio também cairá para 13 minutos. Os intervalos serão de 20 minutos das 09h23 às 16h03, de 13 minutos das 16h16 às 18h52 e de 24 minutos das 19h08 às 00h20. Até então, esses intervalos nas faixas horárias equivalentes eram, respectivamente, de 17, 25, 17 e 32 minutos. Os intervalos também diminuirão aos sábados, domingos e feriados. Por isso, houve alterações nos horários da linha, que o usuário pode consultar no link abaixo. O itinerário continua o mesmo.


Para mais informações, os munícipes têm à disposição o telefone (19) 3772-1517 da Emdec, que funciona 24 horas.

Informações: EMDEC

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Dez ônibus são integrados à frota de transporte coletivo de Aracaju

Mais dez ônibus do transporte coletivo da capital sergipana foram entregues, na manhã desta quinta-feira (12), na Praça dos Mercados, Centro, em comemoração aos 160 anos de Aracaju. Os veículos somam, agora, 220 novos entregues ao longo dos três anos, fora os 45 seminovos, concluindo a frota num total de 265 ônibus.

Segundo o diretor de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), coronel Péricles, três das sete linhas já foram definidas para a área de Tijuquinha, Piabeta/DIA e a última passará por São Cristóvão/Palestina, via avenida Oswaldo Aranha. “Ainda vamos nos reunir com a empresa para definir todas as linhas, até a próxima segunda-feira já devemos estar com todos definidos”, explica.


De acordo com a SMTT, os veículos irão suprir algumas linhas que possuem em quantidade insuficiente e, além disso, devem atender a frota reserva. “É preciso ter uma boa frota reserva. De dois anos para cá, mais de 50% dos ônibus que compõem a frota da região metropolitana, da Grande Aracaju, foi renovada. Hoje, Aracaju é, sem dúvida, a capital que tem a idade média de ônibus mais baixa do país. Isso tudo para melhoria da qualidade do sistema de transporte público e, consequentemente, o atendimento ao usuário”, disse o assessor Flávio Vasconcelos.

Para o capitão J. Luiz, diretor de Trânsito da SMTT, esse investimento no transporte público é de grande valia para a mobilidade urbana e para a qualidade de vida dos usuários, principalmente devido aos transtornos no trânsito causados pelo abarrotamento de veículos.

Conforme o vice-prefeito José Carlos Machado (ao lado), mais da metade da frota que circula em Aracaju passa a ser de veículos novos e seminovos. “Há dois anos o sistema de transporte estava funcionando precariamente e a grande maioria que compunha essa frota eram ônibus velhos. Não chegamos ao ponto ideal, mas há melhoras, isso é perceptível”.

Sobre o BRT, Machado relata que há trâmites burocráticos difíceis de serem superados, no entanto, acredita que em poucos dias será assinado o consórcio com os municípios envolvidos e o Governo do Estado para o sistema de transporte da capital continuar integrado com Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.

A Prefeitura anunciou também a instalação de 32 novos abrigos, sendo dois duplos em 30 pontos de paradas, se somando aos 130 já substituídos. “Outras centenas precisam ser substituídos, agora, isso não pode ser feito de uma hora para outra porque nos falta, sobretudo, recursos para se tocar a coisa na dimensão que nós desejávamos”, afirmou Machado.

Fotos: Fernanda Araujo
Informações: F5 News
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Passagem da Linha Sul do Metrô de Fortaleza deve subir para R$ 2,40

Um decreto de 9 de março de 2015 publicado do diário oficial desta quarta-feira (11) autoriza o aumento da tarifa da da linha sul do Metrô de Fortaleza para R$ 2,40. A secretaria estadual da Infraestrutura informa que ainda não há data prevista para a implantação do novo valor da passagem.

O reajuste, segundo o Diário Oficial, ocorre devido ao aumento dos custos de insumos, especialmente, nos gastos com energia elétrica para operação e manutenção da Linha Sul do Metrofor.

Atualmente, as passagens são de R$ 2,20, a inteira, e R$1,10, a meia, e passarão a custar R$ 2,40 e R$1,20 a meia, respectivamente. Gratuidades previstas na legistação serão preservadas. A data de implantação do reajuste deve ser divulgada em breve.

Informações: G1 CE

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