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Usuários do transporte coletivo de Teresina disputam sombra nas paradas

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Faz sol ou faça chuva, os teresinenses já sabem que se precisarem das paradas de ônibus para se protegerem contra um desses fatores climáticos, ficarão apenas na vontade. Isso porque as estruturas deixam a desejar e expõe os usuários do transporte público às intempéries.
Marcela Pachêco/O Dia
Quando o ponto de ônibus conta com a estrutura, muitas vezes, de nada protege. Com uma cobertura pequena, impedindo que a luz solar avance até os assentos, os usuários precisam subir nos bancos para evitar que fiquem expostos. Outros, apenas possuem uma placa indicando que o local é uma parada de coletivo. Para esses usuários, a única solução é se esconder atrás da mínima sombra do poste.

O estudante Robert Fernando Melo, de 19 anos, disse que disputar a sombra dos postes de energia elétrica ou subir nos bancos dos pontos de ônibus é algo comum em sua rotina. “Eu sempre faço isso para tentar me proteger do sol ou em período de chuva. Essas paradas não protegem nada, porque a cobertura é muito curta”, aponta. 

Ainda segundo ele, muitos pontos estão instalados em locais inadequadas, deixando as pessoas, diariamente, expostas e sem qualquer tipo de proteção. “Deveriam pensar em pontos que tivessem árvores para amenizar o clima, além de paradas que oferecessem um pouco mais de conforto”, sugere.Robert disse que as únicas paradas de ônibus que são um pouco mais adequadas e que protegem os usuários são as da Praça da Bandeira e da Praça do Fripisa, por apresentarem uma cobertura maior.

O aposentado Mauro Roberto, de 43 anos, sofre de problemas renais e constantemente faz visitas ao médico. Sem ter um transporte particular, ele precisa aguentar as altas temperaturas nos pontos de ônibus. “Eu não posso pegar sol porque sou doente, mas essas paradas não protegem nada. Deveriam mudar essas e colocar umas maiores, que protegessem mais. Quando chove também não resolve, porque molha todo”, lamenta.

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Muitas avenidas de São Luís não têm espaço destinado aos ciclistas

A bicicleta é um dos meios de transporte utilizado por muitas pessoas para chegar ao local de trabalho e também na prática de atividades físicas e de lazer. Mas o percurso pode se tornar perigoso por causa da falta de ciclovias, equipamentos de segurança, e também de alguns cuidados no trânsito.

Pedro Batista, que é pintor, usa como meio de transporte diariamente a bicicleta. Ele mora no Residencial Paraíso, perto da Vila Embratel, na área Itaqui-Bacanga. Trabalha no Renascença dois, próximo à Lagoa da Jansen. No esforço diário, a recompensa é principalmente com a economia no bolso e no tempo.
"É mais rápido do que andar de ônibus e dá para diminuir mais os gastos no fim do mês com transporte", afirmou o pintor.


Assim, são milhares de trabalhadores que usam a bicicleta. Um meio de transporte barato e com pouco gasto de manutenção. Mas nas principais avenidas de São Luís não há espaço destinado aos ciclistas. Eles são obrigados a andar lado a lado com o perigo. Com o fluxo intenso de veículos na capital, é cada vez mais arriscado pedalar.

Para quem anda de bicicleta, há algumas obrigações no trânsito e com o próprio meio. O Código de Trânsito Brasileiro diz que é obrigatório campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e ainda espeçho retrovisor do lado esquerdo. Na magrela de seu Aluízio, com quase 30 anos de uso, não há nada disso. Mesmo assim, ele não troca a bicicleta que ele chama de "Florentina" pelo transporte coletivo.

As regras também atingem a condução, segundo o Código de Trânsito. "Ele tem que se manter o máximo possível do lado direito da via. O Código de Trânsito também protege os ciclistas, pois afirma que ao passar por um deles, o motorista tem que manter uma distância mínima de um metro e meio, para facilitar a segurança", explicou Roberval Lopes, coordenador de Educação para o Trânsito.
Outro detalhe é na travessia de uma pista, na faixa de pedestre. Não pode ser montado, segundo o código de trânsito. O correto é descer e atravessar empurrando a bicicleta.

De acordo com a  Secretaria de Trânsito e Transporte de São Luís, a capital maranhense possui atualmente cerca de 13 quilômetros de vias específicas para o trânsito de bicicletas, e esse número deverá dobrar com o projeto do novo corredor de transporte.

O corredor vai interligar as principais avenidas entre os bairros do São Francisco e Cohab, e terá faixas exclusivas para ônibus e bicicletas.

Informações: G1 MA
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Prefeitura de Canoas lança aplicativo com informações sobre transporte coletivo e seletivo

terça-feira, 22 de julho de 2014

Uma nova ferramenta digital com informações sobre linhas de ônibus, itinerários e paradas será lançada nesta terça-feira, às 14h, pela Prefeitura de Canoas.  Os moradores da cidade terão à disposição o aplicativo Canoas Mobi, que pode ser consultado por celular ou computador que tenha acesso à internet e disponibilizará informações sobre transporte coletivo convencional e seletivos, além da localização de todos os pontos de táxi no Município.

O lançamento do Canoas Mobi será feito pelo prefeito Jairo Jorge, no auditório Sady Shiwitz, no Paço Municipal (Rua 15 de Janeiro, 11, Centro de Canoas). O ato contará com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), responsável pela iniciativa, do CanoasTec e da empresa de ônibus Sogal.

Pelo Canoas Mobi, desenvolvido pelo CanoasTec, o usuário do transporte coletivo pode verificar, se estiver com o GPS acionado no celular, qual a parada mais próxima, a quantos metros ela está, quais as linhas que passam por aquele local, o itinerário das linhas e até mesmo em quanto tempo aproximadamente o coletivo vai passar.

Se o GPS do celular estiver ligado, o mapa irá buscar a posição do usuário e centralizar o mapa de Canoas na posição em que ele está, mostrando as paradas de ônibus mais próximas. Caso o usuário esteja posicionado a mais de 10 km do Município, o mapa será centralizado no Centro de Canoas, junto à Prefeitura.

Para obter informações das linhas que utilizam a parada de ônibus em que o usuário se encontra, basta clicar na parada (simbolizada por um ícone laranja, com a figura de um ônibus). O usuário ainda pode clicar em “Parada, Linhas e Horários”, onde haverá uma tela que mostrará todas as linhas que utilizam aquela parada. As informações grifadas em vermelho indicam que a linha de ônibus encontra-se a menos de 20 minutos para chegar à parada.

Outra opção do usuário do transporte coletivo é saber a respeito de todas as linhas de ônibus do Município. Nessa tela, sob o mapa, o interessado pode visualizar uma lista com todas elas. Ao escolher uma linha, o usuário pode ver todos os horários de saída do terminal e ainda visualizar no mapa o itinerário dela.

O aplicativo também permite indicar ao usuário o caminho a pé para chegar até a parada desejada e mostrar uma visão da rua do local em que ela se encontra, através do Google Street View.

População pode fiscalizar
A população pode fiscalizar o correto funcionamento do serviço de transporte público em Canoas. Quando há o descumprimento em algum horário, o usuário pode ligar gratuitamente para o atendimento ao cidadão da Prefeitura, pelo número 0800 51 1234, para fazer a reclamação, o que poderá acarretar em multa para a empresa concessionária do serviço.

Como acessar o aplicativo
Para acessar o Canoas Mobi, o usuário pode escolher uma das seguintes opções:
- Pelo site www.canoastec.com/canoasmobile.
- Pelo Facebook: apps.facebook.com/canoasmobi/
- Pelo Google Play (aplicativo para celulares com sistema Android)

Em breve, o aplicativo também estará disponível na App Store, para celulares com sistema Ios.

Informações do Portal da Prefeitura de Canoas


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Greve de ônibus nesta quarta em Campina Grande é confirmada pelo sindicato

Uma greve por tempo indeterminado no serviço de transporte coletivo em Campina Grande deve interromper em 100% a circulação da frota de ônibus a partir da 0h de quarta-feira (23), segundo o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transporte Urbanos de Passageiros de Campina Grande (Simcof).

A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (22) durante a segunda rodada de negociação entre as partes, realizada na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Os empregados alegam que as empresas não aceitam discutir suas propostas e 220 veículos que fazem o transporte público municipal devem permanecer nas garagens.

O diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sitrans) de Campina Grande, Anchieta Bernardino, informou que o órgão só vai se pronunciar após ser notificado sobre o início da paralisação para tomar as providências cabíveis quanto à paralisação dos coletivos. A greve por tempo indeterminado não afeterá o transporte intermunicipal, segundo o Simcof.

Segundo o Simcof, houve redução no pedido de proposta salarial por parte dos sindicalistas, mas em nenhuma das três últimas reuniões, todas realizadas com mediação do Ministério do Trabalho e Emprego, chegou-se a um consenso.

"A partir de 0h estamos com todos os veículos parados e vamos aguardar o pronunciamento deles [Sitrans]. Baixamos nossa reivindicação salarial de 16% para apenas 11% de reajuste, mas só ofereceram 7,2%. Não querem nem discutir nossas propostas, não temos temos sequer um plano de saúde", explicou o presidente da entidade sindical Antonino Macedo.

Informações: G1 PB

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Resultado de licitação das linhas de ônibus de Salvador é adiado

A divulgação do resultado da licitação do sistema de ônibus de Salvador foi adiada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut) e "deve ocorrer até o final desta semana", conforme previsão do titular do órgão, Fábio Mota.

O adiamento se deu porque a comissão julgadora do processo licitatório precisou de mais tempo para analisar a documentação apresentada pelos três consórcios participantes da concorrência pública (Jaguaribe, Plataforma e Salvador Norte).

De acordo com a assessoria de comunicação da Semut, uma convocatória aos três consórcios será publicada nos próximos dias, no Diário Oficial do Município, marcando a sessão onde será divulgado o resultado.

Sem mudanças

Em reportagem publicada na edição do último dia 15, A TARDE antecipou que as atuais empresas que operam na capital baiana não devem sair do sistema.

Os grupos Evangelista (consórcio Plataforma) e Vibemsa (Salvador Norte), por exemplo, fizeram proposta para continuar operando no subúrbio ferroviário e na orla, respectivamente.

O primeiro é composto pelas empresas Axé, Praia Grande, Boa Viagem e Joevanza. Já o segundo reúne as coirmãs Rio Vermelho, Verdemar, Central, Ondina e BTU.

O outro provável consórcio participante (Jaguaribe) é uma associação das empresas Expresso Vitória, Modelo, São Cristóvão, Transol, Vitral, Capital, Ilha Tropical e União (empresa dos Evangelistas).

Licença do BRT

Também com o tema mobilidade, está marcada para a próxima quinta-feira, na sede da Semut, uma reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam). Na ocasião, será votado o relatório de impacto ambiental das obras do BRT (Bus Rapid Transit) Lapa-Iguatemi.

A prefeitura depende da aprovação do relatório para obter a licença prévia que permite o início do processo licitatório do corredor exclusivo para ônibus.

Segundo Fábio Mota, a intervenção não vai promover impactos ambientais ou desapropriações. Por isso, é dada como certa a aprovação do relatório. "Não existe fauna e flora nos canteiros onde o BRT vai passar. Mas a reunião faz parte do processo legal e precisa acontecer", disse Mota.

Ainda conforme o secretário, uma licença definitiva só é obtida após o início da obra, caso os termos previstos no relatório de impacto ambiental sejam respeitados.

Com o projeto do BRT, a prefeitura visa dar solução ao trânsito e transporte em um dos principais "gargalos de trânsito" da capital baiana. O trajeto entre Iguatemi e Lapa deverá demorar 15 minutos.

por Yuri Silva
Informações: A Tarde Online


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Prefeitura prorroga prazo de auditoria em contratos de ônibus em SP

A SPTrans adiou para outubro de 2014 a conclusão da auditoria para verificação independente dos contratos de concessão e permissão do serviço público de transporte coletivo de passageiros na cidade de São Paulo.

De acordo com a empresa, a medida foi adotada por causa da complexidade e volume do trabalho que está sendo executado e porque as operadoras ainda estão coletando as informações e documentações que servem de base para a verificação. Segundo a SPTrans, esse aditivo, a ser publicado nos próximos dias, não prevê alteração no valor total do contrato .

O contrato original assinado em dezembro de 2013, com prazo de quatro meses, prevê desembolso de R$ 3,9 milhões para realização da auditoria, a cargo da Ernst & Young Assessoria Empresarial, vencedora da licitação.

A gestão Haddad aguarda a conclusão da auditoria para realizar a nova licitação dos ônibus da cidade. Atualmente, o sistema de transportes é operado por um contrato emergencial.

Haddad (PT), anunciou em julho de 2013 a intenção de contratar uma auditoria internacional para examinar as planilhas de custos e de remuneração das empresas de ônibus. O anúncio ocorreu após as manifestações de junho contra o aumento da tarifa de R$ 3 para R$ 3,20. Após os protestos liderados pelo Movimento Passe Livre (MPL) , a Prefeitura congelou a tarifa. A Câmara Municipal de São Paulo abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as planilhas de custo das empresas.

"Nós vamos fazer auditoria internacional. Hoje é auditada internamente. Entendemos que o grau de complexidade que isso tomou exige de nós trabalho mais minucioso, modernizando os controles", afirmou Haddad, na época. Haddad afirmou que a atual taxa de lucro das empresas é inaceitável. "Não podemos aceitar uma taxa de retorno igual àquela do início do contrato. Não podemos ter a mesma remuneração do passado quando as taxas de juros eram muito maiores.”

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Duas linhas da Zona Sul de SP estão com novos itinerários

A SPTrans informa que as linhas 648P-10, Terminal Capelinha/Terminal Pinheiros,  e 648P-21, Terminal Capelinha/Itaim Bibi, terão  novos  itinerários, a partir do dia 29 de julho. As alterações foram feitas com o propósito de melhorar o desempenho operacional dos ônibus durante os trajetos. 

Para  ter mais informações sobre os trajetos de linhas de ônibus ou consultar itinerários  é possível ligar para 156 ou acessar o sitewww.sptrans.com.br

Confira as linhas e seus respectivos itinerários:

Linha: 648P-10 Term. Capelinha - Term. Pinheiros

Ida: Sem alteração

Volta: Normal até a rua Eng. Mesquita Sampaio, Rua José Guerra prosseguindo normal.

Linha: 648P-21 Term. Capelinha - Itaim Bibi

Volta: Normal até a rua Eng. Mesquita Sampaio, Rua José Guerra, prosseguindo normal.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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Frota de micro-ônibus de Salvador é renovada

O Subsistema de Transporte Especial Complementar de Salvador (Stec) recebeu na terça-feira 66 dos 300 novos micro-ônibus que irão substituir veículos antigos até o final deste ano.

A nova frota, apresentada pelo prefeito ACM Neto, ontem pela manhã, no estacionamento São Raimundo, nos Barris, começa a circular em até cinco dias.

O valor da passagem será o cobrado atualmente: R$ 2,80, porém os veículos não integram a compensação tarifária do bilhete único para usuários do Salvador Card.

Os ônibus adquiridos pela Cooperativa dos Permissionários do Subsistema de Transporte Especial Complementar de Salvador (Coopstecs) foram viabilizados pela prefeitura municipal, que facilitou um empréstimo com juros reduzidos.

A cooperativa, que é responsável por 10% das demandas de transporte público na capital baiana, conta com uma carência de seis meses no financiamento. O pagamento será realizado mensalmente pelos cooperados.

O sistema complementar dispõe de 300 veículos, que fazem o transporte de 120 mil passageiros por dia e suprem áreas periféricas de Salvador, como Cajazeiras, Castelo Branco, Narandiba, São Cristóvão e a região suburbana.

Diferencial

Com ônibus adaptados para portadores de deficiência e com sistema de ventilação forçada - para renovação do ar -, a nova frota oferecerá mais conforto aos passageiros, em comparação aos antigos. Além disso, possuem motores Euro V, que produzem menos poluentes atmosféricos.

"Isso é uma conquista para nós, é um equipamento com mais robustez, economia, segurança e acessibilidade" diz Pedro Miranda, presidente da (Coopstecs).

A expectativa é que estes veículos possam circular dentro de áreas com maior dificuldade de acesso, onde os transportes públicos convencionais não chegam devido à estrutura local, como becos e ruas mais estreitas.

A autônoma Lidiane Maria, 23, acredita que os novos micro-ônibus têm realmente as características prometidas, com mais segurança e comodidade para os moradores do subúrbio ferroviário da capital baiana.

"Os ônibus fazem muitas voltas para chegar a um ponto do bairro, isso torna a viagem cansativa, principalmente para quem tem horário para chegar ou sair", afirma Lidiane.

Durante a solenidade de entrega, o prefeito ACM Neto anunciou que, até o final do ano, 100% dos veículos serão totalmente substituídos como parte do compromisso com a melhoria da qualidade do transporte público.

Informações: A Tarde Online


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