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Ônibus elétrico é testado no Rio de Janeiro

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Começou a ser testado nesta quarta-feira (2), no Rio de Janeiro, um ônibus elétrico. Ele é silencioso e não polui o meio ambiente. O veículo vai fazer cinco viagens por dia, durante um mês. Depois as empresas vão decidir se vão usar a tecnologia.

Antes de sair da garagem, nem precisa encher o tanque. Em vez do diesel, são baterias de fosfato de ferro, recicláveis, que movimentam o veículo. Com carga máxima, o ônibus elétrico roda mais de 250 quilômetros e não polui.

A equipe do Jornal Hoje participou da primeira viagem teste com passageiros. Em relação aos ônibus convencionais, uma das maiores reclamações dos usuários é justamente o barulho do motor, que fica bem ao lado do motorista.

Mas quem participou da viagem teste estranha até o silêncio. “É uma sensação muito boa. É como se nós tivéssemos andando num elevador na horizontal. Porque não tem ruído e tudo muito bom. Muito bom mesmo”, diz o motorista Cláudio Queiroz.

O ônibus elétrico ainda está em teste. Uma das razões é o custo - de três a quatro vezes mais caro que o convencional, mas os benefícios não têm preço.

“Com os avanços tecnológicos e com a sociedade dando cada vez mais valor a menos poluição, menos aquecimento no planeta e menos barulho, o ônibus elétrico tem vantagens competitivas enormes”, diz o ambientalista Sérgio Besserman.

Por Renata Capucci
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Expresso DF começa a operar em fase de testes

O trecho do Expresso DF Sul, que liga o Gama ao Plano Piloto, começou a funcionar de forma experimental nesta quarta-feira (2/4). Além do governador Agnelo Queiroz e alguns convidados, moradores da região participaram da inauguração. O Correio testou uma das viagens realizadas entre as 11h e 14h de hoje.

Para entrar no ônibus com o governador, houve um grande tumulto. Deputados distritais, secretários, amigos e parentes destes se acotovelaram para conseguir um lugar no carro. O veículo, que ainda abrigou profissionais da imprensa e cidadãos que queriam ficar próximos ao governante, viajou lotado, depois de muita confusão para ver quem poderia entrar. Por fim, o último a entrar foi um senhor cadeirante, que não teve dificuldades para embarcar: a plataforma está nivelada com a porta adaptada do ônibus.

No geral, os passageiros mostraram-se satisfeitos com o trajeto, apesar de muitos reclamarem que a circulação na área do Plano Piloto continua difícil. A viagem durou 37 minutos, três a menos que a média prevista. Com o sistema tradicional de transporte, a corrida entre o Gama e o Plano costumava ser feita em 90 minutos. De carro, pode chegar a 120 minutos, em horário de pico.

As viagens de teste foram feitas de forma gratuita - e continuarão assim até o final de abril, segundo o governo. Nove ônibus, com capacidade para 130 pessoas, saíram em intervalos de 8 minutos do terminal Expresso DF do Gama, com destino à Rodoviária do Plano Piloto.

O trajeto feito pelo ônibus em que estava a reportagem passaram pela Estação Granja do Ipê, no Park Way, sem parar, seguindo viagem pelo corredor exclusivo até o Eixão.

De acordo com o Governo do Distrito Federal, o período de teste é necessário para que sejam feitos todos os ajustes técnicos que garantirão a segurança do usuário.

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No Recife, Mesmo com as obras atrasadas, começam testes do BRT no Corredor Leste/Oeste

Começa na manhã desta quinta-feira o início dos testes para operação dos corredores do BRT (Bus Rapid Transit) nos ramais Norte/Sul e Leste/Oeste.  A ação acontece a partir das 7h na Estação 1 da Avenida Caxangá, sentido cidade/subúrbio, próximo às obras do Túnel da Abolição. O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, estará presente. 

Os testes, no entanto, devem ser realizados sem os passageiros e sem parte das novas paradas do Corredor Leste/Oeste. Na semana passada, duas equipes técnicas do Grande Recife embarcaram para Belo Horizonte e Rio de Janeiro para verificar de que forma se deu a operação nas duas cidades. Mas já há duas definições antes mesmo da conclusão da visita: não haverá mais uma segunda fase, que estava prevista para o dia 26 de abril, e em maio, não entrará todo o sistema em operação, mas apenas uma linha.

As mudanças adotadas na operação tiveram relação direta com o ritmo das obras. Não há como os testes serem iniciados com os passageiros se o trecho previsto para a primeira etapa, no dia 4 de abril, entre o Hospital Getúlio Vargas, na Avenida Caxangá, e a Avenida Conde da Boa Vista, não dispõe, ainda, de todas as estações.

O terminal ao lado do Getulio Vargas não está concluído. No sentido Centro, a situação piora. A estação da Benfica ainda não tem sequer alicerce e, na Avenida Conde da Boa Vista, as seis estações estão sendo construídas fora do padrão BRT e de forma improvisada, enquanto o projeto do município não fica pronto. Segundo o Grande Recife, as seis estações da Boa Vista serão concluídas até o fim de abril.

A segunda etapa da operação que ocorrerá em maio com passageiros, sem data definida, será feita com apenas uma linha. A assessoria do Grande Recife não informou qual linha será escolhida para iniciar a operação do Leste/Oeste. A única informação é que as linhas restantes serão incorporadas aos poucos ao sistema. 

No corredor Norte/Sul, a situação não é diferente. O trecho que deve entrar em testes nessa sexta-feira, da mesma forma sem passageiros, entre o Terminal da PE-15 e a Avenida Dantas Barreto, também está com estações em obras no Parque Memorial Arcoverde, na Cruz Cabugá, na Rua Princesa Isabel e na própria Dantas Barreto. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano decidiu não dar mais datas para as inaugurações dos terminais da 3ª Perimetral, Joana Bezerra. O cronograma anterior previa que eles iriam entrar em operação no dia 26 de abril.

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Primeiro acidente com ônibus do Move é registrado no Complexo da Lagoinha

O primeiro acidente envolvendo um ônibus do sistema BRT/Move foi registrado na manhã desta quarta-feira (2), no Complexo da Lagoinha, na região noroeste de Belo Horizonte.

De acordo com a BHTrans, empresa que administra o trânsito na capital mineira, um coletivo que faz a linha 82 (Estação São Gabriel/Savassi) bateu em um  veículo Honda no Viaduto Leste, no sentido bairro/centro.

Segundo o órgão, ninguém ficou ferido e, devido ao necessário registro da ocorrência, os passageiros foram transferidos para outro ônibus.

O acidente chegou a fechar pista do Complexo da Lagoinha, o que causou lentidão nessa região da capital mineira. Entretanto, o fluxo de veículos já foi normalizado.

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CTTU Recife implanta faixa de pedestre vermelha na Av. Conde da Boa Vista

Com a finalidade de tornar a travessia dos pedestres mais segura, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) implantou uma faixa de pedestre vermelha e branca entre a Rua Sete de Setembro e a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife.
CTTU inaugura faixa de pedestre vermelho e branca, no Recife (Foto: Luna Markman / G1)
A nova sinalização, aplicada no dia 24 de março, está em fase de testes. Dependendo da forma como o material adere ao pavimento e de como os condutores respondem à iniciativa, a medida será expandida para outras vias da capital.

De acordo com a CTTU, a expectativa é chamar atenção dos motoristas para respeitarem ainda mais o fluxo de pedestres.

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Licitação prevê ar-condicionado, GPS e novos ônibus em Porto Alegre

terça-feira, 1 de abril de 2014

Publicado nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial de Porto Alegre, o edital de licitação do transporte público da capital prevê, entre os principais pontos, a implantação de ar-condicionado em toda a frota, a ampliação do itinerário dos ônibus e instalação de GPS em todos os veículos. Os ônibus serão operados por consórcios ou empresas vencedoras do processo de cada uma das bacias Norte, Sul e Leste. A abertura da Concorrência Pública está disponível no site da prefeitura.

O documento diz que o sistema de concessão terá o planejamento, regulação e fiscalização efetuados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal dos Transportes (SMT). Ao todo, serão licitadas as 400 linhas que atualmente são operadas em três consórcios (STS, Unibus e Conorte), além da empresa pública Carris. Hoje 1.704 ônibus rodam pela cidade, mas a licitação determina também o acréscimo de 70 coletivos na frota.

Incialmente, o edital prevê que a instalação de ar-condicionado deverá atender à proporção mínima de 25 % dos veículos. A partir disso, a cada ano deverá ser acrescido de um percentual de 15 %. Em até cinco anos, o objetivo é chegar a 100% dos ônibus equipados.

O edital foi elaborado a partir de contribuições da população nos encontros do Orçamento Participativo (OP), em 24 reuniões realizadas nas 17 regiões da cidade e duas audiências públicas. O documento agrega ainda algumas sugestões enviadas por e-mail. No total, foram 241 mensagens.

Estão previstas outras mudanças: os lucros do transporte coletivo, por exemplo, serão gerenciados pelo Executivo, que irá repassar o percentual para as empresas. Atualmente, ocorre o contrário. Além disso, 2% dos ganhos serão investidos na qualidade do transporte.

A cada 30 dias, a EPTC pretende avaliar a empresa que melhor atendeu aos passageiros. De acordo com a proposta, tal empresa terá uma participação maior nos lucros em relação às outras. O objetivo é atrair novos pagantes.
A legislação atual permite a acomodação de até 6 passageiros por metro quadrado dentro do ônibus. O edital prevê ainda a redução do volume para 4 passageiros por metro quadrado.

Poderão participar do processo licitatório empresas de forma isolada ou reunidas em consórcios. As interessadas poderão apresentar proposta em todos os três lotes, mas somente poderão ser declaradas vencedoras em um deles. O critério para escolha do vencedor será o menor valor da tarifa.

Reformulação do sistema de ônibus de Porto Alegre
A EPTC já afirmou em outras ocasiões que a abertura do processo licitatório é o início de uma reformulação no sistema de ônibus da cidade. A readequação, porém, deverá ser repetida também em 2015, com a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT), que deve ocorrer ao longo do próximo ano.

“As linhas que serão licitadas agora, não todas elas, mas 85%, em média, terão uma redução no seu itinerário porque farão integração com o sistema BRT”, sintetizou o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Vanderlei Capellari em entrevista ao G1. “Teremos que reavaliar inclusive o impacto tarifário, que poderá ser para baixo”, sustentou ao falar à Rádio Gaúcha nesta segunda-feira (31).

O sistema BRT, inclusive, será operado pelas licitantes, sem que haja qualquer direito a indenização, segundo o edital. O prazo da concessão será de 20 anos, improrrogável, contado da data de início da operação.

Primeira licitação da história
Esta será a primeira licitação do transporte público da história de Porto Alegre. Desde 1920, o sistema funciona através de permissões.

Em janeiro deste ano, o desembargador Carlos Roberto Canibal aceitou um recurso movido pelo Ministério Público e exigiu que a Prefeitura de Porto Alegre publicasse o edital em um prazo 30 dias. Conforme a decisão, o processo licitatório deverá ser concluído em 120 dias, a partir da data de publicação. Na hipótese de descumprimento, foi fixada uma multa de R$ 5 mil por dia.

Os documentos dos interessados serão entregues no dia 3 de junho, às 10h, na sede da EPTC. “Após isso, pretendemos em 70 dias fazer processo do julgamento”, crê Capellari. O prazo para início da operação dos serviços é de até 180 dias contados da data da “Ordem de Início dos Serviços”.

Informações: G1 PE


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Convênio para novos ramais do BRT em Uberaba será assinado em maio

O convênio para liberação dos recursos destinados à implantação dos novos ramais do BRT deverá ser assinado até o dia 31 de maio com a Caixa Econômica Federal. A informação é do superintendente de Parcerias e Projetos Intersetoriais, Glauber Faquineli, ressaltando que o documento já está em fase de elaboração.

Inicialmente a proposta seria aguardar a disponibilidade na agenda da presidente Dilma Roussef (PT) e marcar a assinatura durante visita da petista a Uberaba. No entanto, Glauber explica que o dia 31 de maio é a data-limite estabelecida pelo Ministério das Cidades para assinatura do contrato com a Caixa. Desta forma, a solenidade será antecipada para atender ao cronograma do ministério. 

“Já solicitamos à Caixa que prepare toda a documentação e, assim que essa parte burocrática for concluída, nós faremos a assinatura”, destaca.

Em fevereiro, o Tesouro Nacional autorizou o repasse de recursos ao município para a implantação de novos eixos do sistema de transporte coletivo. Ao todo são aproximadamente R$38 milhões.

A verba custeará a implantação dos terminais nos eixos sudoeste e sudeste da cidade – nas proximidades dos bairros Beija-Flor/Pacaembu e Gameleira –, bem como a sinalização do trecho e instalação dos pontos de ônibus em forma de estações cubo em 17 quilômetros de percurso. Com isso, ficará faltando apenas o eixo norte e sul para completar todo o sistema BRT.

Por Gisele Barcelos 
Informações: Diário da Manhã

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Em Feira de Santana, Avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro vão ganhar sistema BRT

O projeto executivo do Bus Rapid Transit de Feira de Santana, o BRT, já foi entregue à Superintendência da Caixa Econômica Federal pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. O projeto, elaborado pela Prisma Consultoria e Engenharia Ltda, coloca Feira como o primeiro município do Nordeste a fazer esse tipo de contratação com a Caixa, com um investimento de R$ 94 milhões.

Porém, muitos ouvem falar nesta sigla, mas não compreendem ainda como o sistema funciona e de que forma vai modificar a rotina da cidade.

Em Feira de Santana, o sistema será implantado em duas das suas grandes avenidas: na Getúlio Vargas e na João Durval Carneiro. A via expressa da Getúlio vai ter início na Estação de Transbordo Central, na Rua Dr. Olímpio Vital, e termina na Av. Nóide Cerqueira, também com um terminal que será construído no local.  Na Av. João Durval, o início é no seu cruzamento com a Getúlio, indo até a Av. Ayrton Senna.

O Secretário de Planejamento de Feira, Carlos Brito, explicou o projeto. “É um eixo que corta a cidade, mas o sistema terá linhas alimentadoras, que vão alimentar o sistema com o carregamento de pessoas. Vão ter grandes estações e estações pequenas nos dois percursos. Você passa a ter terminais de integração e linhas troncais, linhas expressas diretas e linhas alimentadoras”.

As ruas que receberão o novo sistema de transporte devem ter largura de 14 metros, pois terão canaletas exclusivas para os ônibus. O corredor da Getúlio Vargas terá 4,5 Km e 22 paradas obrigatórias. O João Durval terá 2,5 Km e 12 paradas. Serão feitas ainda 3 estações de integração, uma na Av. Nóide Cerqueira com 5 mil metros, uma na João Durval após o viaduto Georgina Erisman, e uma na região da Pampalona.

O secretário explica como as vias para o novo transporte foram escolhidas. Segundo ele, foi feita uma contagem de ida e vinda das pessoas que passam por cada rota diariamente. A linha Sim/FTC/Terminal Central, por exemplo, tem 4 ônibus e faz o transporte de cerca de 3.039 passageiros por dia. “Foi cronometrado o tempo, as pessoas indo e vindo no ônibus. Não justifica, pois as pessoas ficam sem entender o motivo de o novo sistema não ser colocado no seu bairro, mas não tem como colocar canaleta única em um bairro com 7 mil moradores”.

De acordo com ele, todas as linhas que vão alimentar o sistema serão pavimentadas, serão construídas passagens exclusivas para os ônibus nos cruzamentos entre as avenidas, onde os ônibus passarão por cima e os carros por baixo, os veículos terão GPS interligado com os novos semáforos inteligentes, pra que o sinal nunca esteja fechado para os ônibus. “O sentido do projeto é você saber que horas sai e que horas chega, pois quando acontece isso as pessoas passam a deixar o carro em casa e pegar ônibus, mas como você vai pegar ônibus do jeito que está aí? Você sabe que horas sai, mas não sabe que horas chega. Demora, atrasa, tem engarrafamento”, afirma.

Informações: Portal de Feira


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