Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Recife, Obras do Corredor Norte/Sul chegam a Rua do Riachuelo e Avenida Dantas Barreto

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Secretaria das Cidades inicia nesta quarta-feira (13), os serviços para a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros da Av. Dantas Barreto e Rua do Riachuelo, no centro da cidade. A obra integra o Corredor Exclusivo de Transporte Rápido de Ônibus do eixo Norte/Sul. 

A intervenção vai começar com a remoção das interferências nos locais. O Consórcio EMSA/ATERPA – responsável pela obra – executará os serviços de remoção da vegetação e limpeza da área. A retirada da iluminação será feita pela Prefeitura do Recife. Após essa etapa, começam os serviços de construção da estação. 


Em virtude da obra, a operação das linhas de ônibus que trafegam no trecho entre a Praça da República e a Av. Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Dantas Barreto será alterado. A mudança acontecerá com o ponto de parada de 11 linhas. 

O mesmo acontecerá na Rua do Riachuelo onde uma parada de ônibus será alterada. Com isso, entre a Rua da União e Rua da Saudade, a parada de nº 180076, localizada do lado oposto ao Circulo Católico, será realocada. As linhas 645 - Av. Norte (Macaxeira), 915 - PE-15 (Rua do Sol), 979 - Paulista (Rua do Sol) - Expresso, que fazem trajeto sentido cidade/subúrbio e atendiam a esta parada, agora passarão a utilizar o ponto de ônibus provisório que será realocado na Rua do Hospício, ao lado da Faculdade de Direito.  

Nos primeiros dias da alteração, o Consórcio disponibilizará divulgadores para auxiliar os passageiros e cartazes serão implantados nas paradas de ônibus com as informações referentes às mudanças. Em caso de dúvidas, o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. Lembramos que o serviço da CAC funciona todos os dias, das 07h às 19h. 

Nesta etapa, será necessária a supressão vegetal de 11 árvores na Av. Dantas Barreto. Entre as espécies estão macaíbas, algodão de praia, ipê roxo e ingá. Todas as licenças para a supressão da vegetação foram dadas pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife e pela CPRH. A compensação ambiental será feita com o plantio de mudas de espécies variadas (no percentual de 1x2 – o dobro de árvores: 22), no bairro de Santo Amaro. 

Confira a lista das linhas que terão ponto de parada alterado na Avenida Dantas Barreto: 

976 - PAULISTA (PREFEITURA) 
621 - ALTO TREZE DE MAIO 
741 - DOIS UNIDOS 
122 - VILA DO IPSEP 
193 - TI TANCREDO NEVES (PRÍNCIPE) 
860 - TI XAMBA (PRINCIPE) 
971 - AMPARO 
973 - CASA CAIADA 
993 - CONJUNTO PRAIA DO JANGA 
822 - JARDIM BRASIL I (CRUZ CABUGÁ) 
824 - JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ 

Confira, abaixo, as modificações a serem realizadas durante as obras, no sentido Praça da República/Av. Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Dantas Barreto: 

As linhas 621 –Alto Treze de Maio e 971 – Amparo que utilizam as paradas nº 180210 e nº 180212 respectivamente passarão a utilizar a parada provisória que será implantada próximo à parada nº 180213, localizada no lado oposto ao antigo prédio do INSS. 

A linha 741 –Dois Unidos que utiliza a parada nº 180210 será transferida para a parada nº180223, próxima ao Edifício da AIP (nº 576). 

As linhas 822 –Jd. Brasil I (Cruz Cabugá) e 824 – Jd. Brasil II (Cruz Cabugá), que utilizam a parada nº 180227, serão transferidas para a parada nº 180214, localizada no lado oposto ao antigo prédio do INSS. 

As linhas 973 –Casa Caiada e 993 – Conj. Praia do Janga, que utilizam as paradas nº 180212 e 180229, serão transferidas para a parada nº 180226, localizada no lado oposto ao nº 525 da avenida. 

As linhas 122 –Vila do Ipsep e 193 – Tancredo Neves (Príncipe) que utilizam a parada nº 180211 serão transferidas para a parada nº 180224, localizada em frente ao Edifício da AIP (nº 576). 

A linha 976 –Paulista (Prefeitura), que utiliza a parada nº 180209, será transferida para a parada nº 180213, localizada no lado oposto ao antigo prédio do INSS e continuará atendendo parada nª 180230, localizada na Av. Nossa Sra. do Carmo. 

A linha 860 –TI Xambá (Príncipe) que também utiliza a parada nº 180211 será transferida para a parada nº 180230, localizada na Av. Nossa Sra. do Carmo. 

Informações: GRCT
READ MORE - No Recife, Obras do Corredor Norte/Sul chegam a Rua do Riachuelo e Avenida Dantas Barreto

Metrô-SP recebe primeiro novo trem que vai operar na extensão da Linha 5-Lilás

O primeiro novo trem de um conjunto de 26 composições que vai operar na Linha 5-Lilás já se encontra no Pátio Capão Redondo. Os trens irão reforçar a frota atual de 8 trens desta linha, que tem sua expansão em obras entre as estações Largo Treze e Chácara Klabin.  Em janeiro do próximo ano, está prevista a operação controlada da estação Adolfo Pinheiro.

Os 26 trens da Linha 5-Lilás serão fornecidos pelo Consórcio Metropolitano, formado pela CAF da Espanha e do Brasil, que possui fábrica no município paulista de Hortolândia. O investimento total para fabricação dos trens foi de R$ 615,10 milhões.

Até o final do ano e ao longo do ano de 2014, serão entregues os 26 trens ao Metrô para iniciarem os testes e serem liberados para a operação na Linha 5-Lilás. Com capacidade para transportar até cerca de 1920 passageiros, o trem integra um grupo de 57 novas composições do Metrô, considerando os 31 monotrilhos que entrarão em circulação até 2014.

O primeiro trem passou pelos testes estáticos na fábrica da CAF em Hortolândia. Agora, a nova composição passará por testes dinâmicos de validação nas vias do Metrô. A segunda composição já foi montada e finalizará os testes estáticos ainda este mês.

Tecnologia Sustentável e Conforto 
A principal novidade desta nova composição é sua tecnologia sustentável. Diferente dos demais trens que já circulam no Metrô, a iluminação interna deste trem será por luzes de led que são mais eficientes, econômicas e duráveis em relação às lâmpadas convencionais. Além disso, essa nova frota vem com dispositivos que reduzem custos de manutenção e colaboram para o meio ambiente como, por exemplo, a utilização de baterias alcalinas e o uso de lubrificantes ecologicamente corretos que reduzem o desgaste entre as rodas e os trilhos.

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

Outro destaque é que os novos trens da Linha 5 não terão mais divisão entre os carros. As composições terão um amplo corredor de passagem entre um vagão e outro. Dessa forma, o passageiro pode se deslocar livremente entre os seis carros.

Outros itens que vão aumentar o conforto no interior dos trens são: sistema duplo de ar-condicionado disponível em cada salão; menor nível de ruído externo; largura maior, 1,6 metros nas portas; quatro câmeras de segurança internas em cada salão, uma interna e outra externa nas cabines, monitoram a operação no trem; e, além disso, os freios possuem sistemas antideslizantes e antiderrapantes, para garantir uma parada suave. O design externo, mais limpo e com ares futuristas, é outro atrativo deste trem.

As imagens das câmeras de segurança, já presentes nas composições novas e modernizadas do Metrô, serão transmitidas em tempo real para um dos monitores na cabine do operador, além do armazenamento nos gravadores de imagem e registro nas caixas pretas embarcadas no trem.

Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, os carros com cabine dispõem de um banco para obesos, com espaço equivalente ao de dois assentos comuns, um intercomunicador adaptado aos cadeirantes, além dos intercomunicadores de passageiros presentes ao lado de todas as portas do trem.

No salão de passageiros, acima de cada porta, existe um painel eletrônico que informa dinamicamente, por meio de indicadores luminosos, a localização do trem, estações percorridas, próxima parada e respectivo lado de abertura, portas "fora de serviço" e portas destravadas para saída de emergência, auxiliando também pessoas com deficiência auditiva.

Além disso, no caso de queda de energia, a iluminação principal interna do salão será mantida plena durante 5 minutos. Passado este período, a iluminação e ventilação de emergência serão mantidas por cerca de 30 minutos. Também as janelas basculantes no salão do trem serão automaticamente destravadas e uma mensagem digital automática será emitida no salão orientando os passageiros sobre o correto procedimento.

No caso de incidência de fogo ou fumaça no salão de passageiros, o trem possui um sistema de detecção que, através de sensores ópticos e alarmes escalados por nível de gravidade, e em conjunto com imagens automáticas das câmeras, possibilita habilitar remotamente um sistema de combate de incêndio através da aplicação de água nebulizada.

Outra novidade é o sistema digital do trem, que melhora a qualidade das mensagens sonoras que são transmitidas automaticamente aos passageiros, adequando continuamente seu volume sonoro ao nível de ruído ambiente do salão, sendo também veiculadas de forma visual nos oito monitores de vídeo instalados em cada carro.

Os trens serão controlados pelo equipamento de sinalização CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicações) e utilizarão o sistema SCMVD (Sistema de Comunicação Móvel de Voz e Dados), que permitirá a comunicação bidirecional de informações de voz, dados e imagens das câmeras do trem com o CCO (Centro de Controle Operacional). 

O Metrô será expandido até o Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo. A previsão é que sejam 4,1 de extensão e três novas estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela. A expectativa é de que sejam transportados, neste trecho do Jardim Ângela, mais 124 mil passageiros por dia.Extensão até Jardim Ângela
Neste momento, está em elaboração o projeto funcional da extensão da Linha 5-Lilás, de Capão Redondo até Jardim Ângela. Etapa que se definirá o traçado da via e a localização exata das estações e o tipo de modal a ser utilizado. A conclusão deste estudo está prevista para o final do ano.

Posteriormente, será realizada licitação para a contratação do projeto básico que apontará maior detalhamento deste traçado. A execução do projeto básico é uma das etapas mais importantes da obra, já que um dos seus principais objetivos é prover o orçamento da obra com precisão adequada, segundo a Lei 8666/93. Além disso, o estudo básico também define o tipo mais adequado de estrutura para a construção da Linha. A conclusão do projeto básico está prevista para o final de 2014. Após isso, será realizada a licitação para a contratação do projeto executivo e das obras civis.

O custo estimado para a implantação do trecho Capão Redondo-Jardim Ângela é de R$ 2,6 bilhões, incluindo as obras civis, sistemas, desapropriações e aquisição de 17 novos trens.

Atualmente, o Metrô realiza obras de prolongamento da Linha 5, da estação Largo Treze até a estação Chácara Klabin, na Linha 2-Verde. O primeiro trecho, que inclui a nova estação Adolfo Pinheiro, deverá ser concluído em janeiro de 2014. Quando concluída, em 2015, esta linha, que tem atualmente 8,4 km de extensão, seis estações e transporta 250 mil usuários diariamente, em média, terá 19,9 km de extensão, 17 estações e com estimativa de atender 770 mil passageiros diários. 

Informações: Metrô SP
READ MORE - Metrô-SP recebe primeiro novo trem que vai operar na extensão da Linha 5-Lilás

Com o calor, ônibus do BRT do Rio superaquecem e deixam de circular

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Alguns ônibus do BRT Transoeste não circularam na manhã desta terça-feira (12), devido a superaquecimento do motor, provocado pelo forte calor na cidade. As informações são da assessoria de imprensa do consórcio que administra o BRT.
Foto: Mariucha Machado/G1
Segundo a assessoria, como o sistema funcionava nesta manhã com menos veículos do que o normal, os passageiros até as 9h30 ainda enfrentavam atrasos. De acordo com o consórcio, além do calor, o superaquecimento pode ter sido provocado também porque grande parte do corredor expresso se situa próximo a um canteiro, onde a grama prende na grade do motor obstruindo a ventilação.

Ainda de acordo com o consórcio, por volta do mesmo horário, o sistema começou a voltar aos poucos a circular dentro dos padrões de normalidade. O BRT transporta cerca de 125 mil passageiros por dia.

Informações: G1 Rio

READ MORE - Com o calor, ônibus do BRT do Rio superaquecem e deixam de circular

Em teste: Aeromóvel da Trensurb bate recorde de usuários

Visando contribuir na mobilidade dos usuários do Aeroporto Salgado Filho, a Trensurb estendeu o funcionamento da conexão metrô-aeroporto via tecnologia aeromóvel na segunda-feira (11). “Na operação do dia de ontem ficou evidenciado que com o transtorno ocorrido em função da chuva, os usuários procuravam intensivamente o aeromóvel”, afirma o engenheiro Sidemar Francisco da Silva, responsável da Trensurb pelo trabalho de pesquisa e implantação da tecnologia aeromóvel.

Ao longo do dia, 2.726 pessoas utilizaram a linha do aeromóvel da Trensurb num total de 108 viagens, um recorde até aqui – o maior número de usuários havia sido no dia 14 de outubro: 1.719. A média de passageiros transportados normalmente durante o período de operação assistida do sistema é de cerca de 1.400 pessoas por dia em 72 viagens.



“Em caráter extraordinário, realizamos uma operação com horário estendido e sacrificamos os trabalhos de testes em função de atender uma situação excepcional que estava acontecendo na cidade”, explica o engenheiro Sidemar.

Ampliação de horário a partir do dia 18

A partir da próxima segunda-feira (18), a Trensurb amplia o horário de funcionamento da linha aeromóvel. Hoje, o sistema opera, ainda sob supervisão da empresa contratada Aeromovel Brasil S.A. para a realização de testes e ajustes, em dias úteis, das 10h às 16h. No dia 18, o aeromóvel começa a funcionar das 6h30 às 16h, ainda em dias úteis somente.

A operação assistida seguirá acontecendo com o veículo A100, sem cobrança de passagem. O A200, com capacidade para 300 passageiros, continua na fase de testes estáticos e, na próxima semana, deve começar a circular na via para os testes dinâmicos, ainda sem passageiros e fora do horário de operação aberta ao público. A definição da data de início da operação comercial depende do andamento desses testes.

Informações: Trensurb
READ MORE - Em teste: Aeromóvel da Trensurb bate recorde de usuários

Viagem de ônibus fica mais rápida com novo corredor no Grande Recife

No primeiro dia útil da liberação da pista exclusiva de ônibus no trecho do Corredor Norte-Sul que passa pelas cidades de Paulista e Olinda, na Região Metropolitana do Recife, o trânsito ficou mais livre na área. Nesta segunda (11), segundo motoristas e passageiros, a viagem ficou mais rápida.

“Está muito mais fácil dirigir até a PE-15”, afirmou o motorista de ônibus Sandro José. “Melhorou bastante. O trânsito nunca era assim, livre”, disse o motorista Pedro Soares dos Santos. Apesar da aprovação, usuários do transporte coletivo reclamaram da falta de estrutura básica nos terminais. A iluminação pública é precária em vários trechos, e a travessia para chegar ao ponto também é arriscada. A acessibilidade para cadeirantes e idosos também virou motivo de queixa. “Eu tenho filho cadeirante desde pequeno e não fizeram acesso para ele nem para idoso”, comentou o comerciante Jucier Fernando.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, garantiu fazer melhorias na área. “Com relação à questão da acessibilidade, todas as estações estão garantidas, seja por sinal de pedestre, seja por passarelas que serão construídas. A iluminação pública nós já acionamos os municípios, a quem compete a ligação da iluminação pública. Alguns já fizeram, e esta semana nós vamos mais uma vez ratificar. Caso eles não adotem as medidas necessárias, o próprio governo do estado vai terminar a religação da iluminação pública”, prometeu.

READ MORE - Viagem de ônibus fica mais rápida com novo corredor no Grande Recife

No Rio, Ônibus intermunicipais já circulam em novo trajeto

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Todas as linhas de ônibus intermunicipais com destino à Praça Mauá, Castelo, Passeio e Praça XV já circulam pelo trajeto paralelo (Binário II), deixando de operar pela Avenida Rodrigues Alves. Desde o dia 3 de novembro, as linhas intermunicipais com destino ao Terminal Américo Fontenelle já utilizavam o trajeto paralelo.

O trajeto paralelo faz a ligação da Avenida Rodrigues Alves à Praça Mauá, ao Terminal Rodoviário Padre Henrique Otte, ao Túnel Santa Barbara e ao Terminal Rodoviário Américo Fontenelle, na Central do Brasil. Essa medida faz parte do plano de fechamento do Elevado da Perimetral.
Mudança no itinerário das linhas de ônibus

1. As linhas municipais 483 e 2101 e as demais linhas intermunicipais, que circulavam na Perimetral, no trecho compreendido entre a Avenida General Justo e o Viaduto do Gasômetro, deverão permanecer praticando os seguintes itinerários:

A) com destino ao Centro ou à Zona Sul (sentido Avenida General Justo): …, Viaduto do Gasômetro, nova alça de descida junto à Rodoviária Novo Rio, nova Via Binário do Porto (Rua Equador, Rua da Gamboa, Rua Arlindo Rodrigues, Via B1), Avenida Venezuela, Rua Sousa e Silva, Avenida Rodrigues Alves, nova alça de acesso à Perimetral, Perimetral, Avenida General Justo.

B) com destino à Ponte Rio-Niterói ou à Avenida Brasil (sentido Viaduto do Gasômetro): …, Avenida General Justo, Perimetral, alça de descida junto à Praça Mauá, Avenida Rodrigues Alves, Avenida Rio de Janeiro.

2. As linhas municipais, que têm pontos finais no Terminal Rodoviário Urbano Padre Henrique Otte, deverão permanecer praticando os seguintes itinerários:

 A) com destino ao Terminal Padre Henrique Otte:

 ? provenientes do Túnel João Ricardo (linhas 110, 111, 126, 128, 129, 170, 173, 178): …, Túnel João Ricardo, Rua Rivadavia Correia, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Rua Professor Pereira Reis, Avenida Cidade de Lima, nova Via D1, Rua General Luiz Mendes de Morais, Terminal Padre Henrique Otte

? provenientes da Praça Mauá / Rua do Livramento (linhas 127, 172): …, Praça Mauá, Avenida Rodrigues Alves, Avenida Barão de Tefé, Rua Sacadura Cabral, Rua do Livramento, Rua Rivadavia Correia, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Rua Professor Pereira Reis, Avenida Cidade de Lima, nova Via D1, Rua General Luiz Mendes de Morais, Terminal Padre Henrique Otte

? proveniente da Praça Mauá / Rua Professor Pereira Reis (linha 190): …, Praça Mauá, Avenida Rodrigues Alves, Avenida Barão de Tefé, Rua Sacadura Cabral, Rua do Livramento, Rua Rivadavia Correia, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Rua Professor Pereira Reis, Avenida Cidade de Lima, nova Via D1, Rua General Luiz Mendes de Morais, Terminal Padre Henrique Otte

? provenientes da Avenida Francisco Bicalho (linhas 133, 136, 301, 302, 305, 353, 606): …, Avenida Francisco Bicalho, Rua Comandante Garcia Pires, Rua Santo Cristo, Terminal Padre Henrique Otte

? provenientes da Avenida Brasil, via Linha Amarela (linhas 181, 303, 339): …, Avenida Brasil, alça de acesso para a Avenida Francisco Bicalho, Rua Comandante Garcia Pires, Rua Santo Cristo, Terminal Padre Henrique Otte

B) com destino à Zona Sul

? via Rua da América / Túnel Rebouças (linha 110): Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Avenida 31 de Março, …

? via Avenida Francisco Bicalho / Túnel Rebouças (linha 111): Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua Professor Pereira Reis, Via Trilhos, Rua Equador, Rua General Luiz Mendes de Morais, Viaduto Engenheiro Paulo de Souza Reis, ...

? via Túnel Santa Bárbara (linhas 126, 129,173): Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Avenida 31 de Março, …

? via Avenida Venezuela / Praça Mauá (linhas 127, 170,190): Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Rua Antonio Lage, Avenida Venezuela, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, ...

? via Túnel João Ricardo / Praça Mauá (linhas 128,172): Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Rua Senador Pompeu, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadavia Correia, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Rua Antonio Lage, Avenida Venezuela, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, ...

? via Rua da América / avenida marechal floriano (linha 178): Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Rua Senador Pompeu, Rua Visconde da Gávea, Avenida Marechal Floriano, ...

? via Avenida Francisco Bicalho (linhas 133, 136): Terminal Padre Henrique Otte, Rua General Luiz Mendes de Morais, Viaduto Engenheiro Paulo de Souza Reis, …

C) com destino às Zonas Norte ou Oeste

? via Avenida Francisco Bicalho (linhas 301, 302, 305, 353, 606): Terminal Padre Henrique Otte, Rua General Luiz Mendes de Morais, Viaduto Engenheiro Paulo de Souza Reis, …

? via Avenida Brasil / Linha Amarela (linhas 181, 303, 339): Terminal Padre Henrique Otte, Rua General Luiz Mendes de Morais, Praça Dinah de Queirós, Avenida Francisco Bicalho (pista lateral), agulha de acesso para a pista central, Avenida Francisco Bicalho (pista central), Viaduto do Gasômetro, ...

3. A linha municipal 444 deverá permanecer praticando os seguintes itinerários:

A) com destino à Zona Sul (via Túnel Santa Bárbara): …, Avenida Brasil, alça de acesso para a Avenida Francisco Bicalho, Avenida Francisco Bicalho, Rua Comandante Garcia Pires, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Avenida 31 de Março, …

B) com destino à Avenida Brasil (via Túnel João Ricardo): …,Túnel João Ricardo, Rua Rivadavia Correia, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Rua Antonio Lage, Avenida Venezuela, Rua Edgard Gordilho, Avenida Rodrigues Alves (pista sentido Avenida Barão de Tefé), agulha de acesso para a pista sentido Avenida Rio de Janeiro, Avenida Rodrigues Alves (pista sentido Avenida Rio de Janeiro), ...

4. A linha municipal 2017 (que tem ponto final na Via Trilhos) deverá permanecer praticando os seguintes itinerários:

 A) com destino à Rodoviária Novo Rio: …, Praça Mauá, Avenida Rodrigues Alves, Avenida Barão de Tefé, Rua Sacadura Cabral, Rua do Livramento, Rua Rivadavia Correia, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Rua Professor Pereira Reis, Via Trilhos

B) com destino à Zona Sul: Via Trilhos, Rua Equador, Rua General Luiz Mendes de Morais, Praça Dinah de Queiroz, Avenida Francisco Bicalho (pista lateral), Rua Comandante Garcia Pires, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Rua Antonio Lage, Avenida Venezuela, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, ...

? ATENÇÃO: a linha municipal 2014 (Gávea x Rodoviária), que tinha ponto final na Via Trilhos (próximo à Rodoviária Novo Rio), passa a circular apenas até a Rua Sousa e Silva, e terá seus itinerários alterados da seguinte forma:

IDA

De: …, Praça Mauá, Avenida Rodrigues Alves, Avenida Barão de Tefé, Rua Sacadura Cabral, Rua do Livramento, Rua Rivadavia Correia, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Rua Professor Pereira Reis, Via Trilhos

Para: …, Praça Mauá, Avenida Rodrigues Alves, Avenida Barão de Tefé, Rua Sacadura Cabral, Rua Sousa e Silva (ponto terminal próximo à esquina com a Avenida Venezuela)

VOLTA

De: Via Trilhos, Rua Equador, Rua General Luiz Mendes de Morais, Praça Dinah de Queiroz, Avenida Francisco Bicalho (pista lateral), Rua Comandante Garcia Pires, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Rua Antonio Lage, Avenida Venezuela, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, ...

Para: Rua Sousa e Silva, Avenida Venezuela, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, ...

5. A linha municipal 2018 (que tem ponto de parada na Via Trilhos, somente no sentido Aeroporto Internacional), deverá permanecer praticando os seguintes itinerários:

A) com destino à Zona Oeste:…, Avenida Brasil, alça de acesso para a Avenida Francisco Bicalho, Rua Comandante Garcia Pires, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Rua Antonio Lage, Avenida Venezuela, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, ...

B) com destino ao Aeroporto Internacional: …, Praça Mauá, Avenida Rodrigues Alves, Avenida Barão de Tefé, Rua Sacadura Cabral, Rua do Livramento, Rua Rivadavia Correia, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Rua Professor Pereira Reis, Via Trilhos, Rua Equador, Rua General Luiz Mendes de Morais, Viaduto Engenheiro Paulo de Souza Reis, …

6. A linha municipal 2330, que tem ponto final no interior da Rodoviária Novo Rio, permanece com seu itinerário inalterado:

A) com destino ao Terminal Rodoviário Novo Rio: …, Avenida Brasil, Avenida Rodrigues Alves, Rua Cordeiro da Graça, Rodoviária Novo Rio

B) com destino à Zona Oeste: Rodoviária Novo Rio, Rua Equador, Rua General Luiz Mendes de Morais, Praça Dinah de Queirós, Avenida Francisco Bicalho (pista lateral), agulha de acesso para a pista central, Avenida Francisco Bicalho (pista central), Viaduto do Gasômetro, ...

7. As linhas intermunicipais, que têm pontos finais no Terminal Rodoviário Urbano Américo Fontenelle, deverão permanecer praticando os seguintes itinerários:

A) com destino ao Terminal Américo Fontenelle: …, Avenida Brasil, alça de acesso para a Avenida Francisco Bicalho, Avenida Francisco Bicalho, Rua Comandante Garcia Pires, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Rua Senador Pompeu, Terminal Américo Fontenelle

? ATENÇÃO : ESTAS LINHAS DEVERÃO EFETUAR EMBARQUE / DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS EM PONTO DE PARADA LOCALIZADO NA Rua Santo Cristo, ENTRE A VIA D1 E A RUA PEDRO ALVES, não sendo permitida a parada na Avenida Francisco Bicalho e na Rua Comandante Garcia Pires

B) com destino à Avenida Rodrigues Alves / Avenida Rio de Janeiro: Terminal Américo Fontenelle, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadavia Correia, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Rua Antonio Lage, Avenida Venezuela, Rua Edgard Gordilho, Avenida Rodrigues Alves (pista sentido Avenida Barão de Tefé), agulha de acesso para a pista sentido Avenida Rio de Janeiro), Avenida Rodrigues Alves (pista sentido Avenida Rio de Janeiro), ...

8. As linhas intermunicipais, cujo destino é a Avenida Venezuela, deverão praticar os seguintes itinerários (DEIXAM DE CIRCULAR PELA AVENIDA RODRIGUES ALVES, SOMENTE NO SENTIDO CENTRO):

A) com destino à Avenida Venezuela: …, Avenida Brasil, alça de acesso para a Avenida Francisco Bicalho, Avenida Francisco Bicalho, Rua Comandante Garcia Pires, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Rua Antonio Lage, Avenida Venezuela, Rua Edgard Gordilho, Rua Sacadura Cabral, Rua Sousa e Silva (pontos reguladores)

B) com destino à Avenida Rodrigues Alves / Avenida Rio de Janeiro (inalterado): Rua Sousa e Silva, Avenida Venezuela, Rua Edgard Gordilho, Rua Sacadura Cabral, Rua do Livramento, Rua da Gamboa, Rua da União, Praça Santo Cristo, Rua Professor Pereira Reis, Avenida Rodrigues Alves, Avenida Rio de Janeiro, …

? ATENÇÃO : ESTAS LINHAS DEVERÃO EFETUAR EMBARQUE / DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS EM PONTO DE PARADA LOCALIZADO NA Rua Sacadura Cabral, ENTRE AS RUAS EDGARD GORDILHO E ANÍBAL FALCÃO, não sendo permitida a parada na Avenida Venezuela

? ATENÇÃO : ESTAS LINHAS DEVERÃO EFETUAR EMBARQUE / DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS EM PONTO DE PARADA LOCALIZADO NA Rua Santo Cristo, ENTRE O TERMINAL RODOVIÁRIO URBANO PADRE HENRIQUE OTTE E A VIA D1, não sendo permitida a parada na Avenida Francisco Bicalho e na Rua Comandante Garcia Pires

9. As linhas municipais, que circulam na Avenida Rodrigues Alves, em todo o trecho compreendido entre a Rodoviária Novo Rio a Avenida Barão de Tefé, em ambos os sentidos, permanecem com seus itinerários inalterados.

? ATENÇÃO : NOS PERÍODOS NOS QUAIS OCORRER A INTERDIÇÃO DA AVENIDA RODRIGUES ALVES, EM AMBOS OS SENTIDOS (no trecho compreendido entre a Rua da Gamboa e a Rua Silvino Montenegro) – das 23h às 5h, nos dias úteis, e, das 19h dos sábados às 5h das segundas-feiras – ESTAS LINHAS DEVERÃO PERMANECER PRATICANDO OS SEGUINTES ITINERÁRIOS:

A) com destino ao Centro: …, Avenida Rodrigues Alves, Rua da Gamboa (acesso para a Via Binário do Porto), Via Binário do Porto, Avenida Venezuela ou Avenida Barão de Tefé, ...

B) com destino à Avenida Rio de Janeiro / Avenida Brasil: …, Avenida Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto (ATÉ A Rua Professor Pereira Reis), Rua Professor Pereira Reis, Avenida Rodrigues Alves, …

10. As linhas municipais 110, 111, 126, 127, 128, 129, 170, 172, 173, 178 e 190 (que têm pontos finais no Terminal Rodoviário Urbano Padre Henrique Otte, com destino à Zona Sul), também deverão permanecer efetuando embarque de passageiros, no período das 5h às 10h, na Via D1, praticando o seguinte itinerário : Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, via d1, via d2 (acesso à rua pedro alves), rua pedro alves, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, ...

11. Não será permitido o embarque / desembarque de passageiros na Rua Comandante Garcia Pires

? ATENÇÃO : o ponto de parada foi transferido para Avenida Francisco Bicalho, cerca de 20m antes da esquina com a Rua Comandante Garcia Pires

12. As LINHAS INTERMUNICIPAIS, cujos destinos são CASTELO, PRAÇA XV e PASSEIO PÚBLICO / AVENIDA AUGUSTO SEVERO, assim como as linhas intermunicipais, cujo o destino é a  Avenida Venezuela (indicadas no ITEM 8), TAMBÉM DEIXAM DE CIRCULAR PELA AVENIDA RODRIGUES ALVES, SOMENTE NO SENTIDO CENTRO, e deverão praticar os seguintes itinerários:

A) com destino ao CENTRO: …, Avenida Brasil, alça de acesso para a Avenida Francisco Bicalho, Avenida Francisco Bicalho, Rua Comandante Garcia Pires, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Rua Antonio Lage, Avenida Venezuela / Praça Mauá / Avenida Rio Branco ou Avenida Venezuela / Avenida Barão de Tefé / Rua Camerino, ...

B) com destino à AVENIDA RODRIGUES ALVES / AVENIDA RIO DE JANEIRO: itinerário inalterado

? ATENÇÃO : ESTAS LINHAS DEVERÃO EFETUAR EMBARQUE / DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS EM PONTO DE PARADA LOCALIZADO NA Rua Santo Cristo, ENTRE O TERMINAL RODOVIÁRIO URBANO PADRE HENRIQUE OTTE E A VIA D1, não sendo permitida a parada na Avenida Francisco Bicalho e na Rua Comandante Garcia Pires

? ATENÇÃO : NOS PERÍODOS NOS QUAIS OCORRER A INTERDIÇÃO DA AVENIDA RODRIGUES ALVES, EM AMBOS OS SENTIDOS (no trecho compreendido entre a Rua da Gamboa e a Rua Silvino Montenegro) – das 23h às 5h, nos dias úteis, e das 19h dos sábados às 5h das segundas - feiras – ESTAS LINHAS DEVERÃO PRATICAR OS SEGUINTES ITINERÁRIOS:


A) com destino ao CENTRO (inalterado): …, Avenida Brasil, alça de acesso para a Avenida Francisco Bicalho, Avenida Francisco Bicalho, Rua Comandante Garcia Pires, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção (Praça da Harmonia), Rua Antonio Lage, Avenida Venezuela / Praça Mauá / Avenida Rio Branco ou Avenida Venezuela / Avenida Barão de Tefé / Rua Camerino, ...


B) com destino à AVENIDA RIO DE JANEIRO / Avenida Brasil: …, Avenida Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro, Via Binário do Porto (ATÉ A Rua Professor Pereira Reis), Rua Professor Pereira Reis, Avenida Rodrigues Alves, …

ROTAS ALTERNATIVAS

Em função dos impactos iniciais que as alterações na circulação causarão, a Prefeitura do Rio recomenda que os motoristas busquem rotas alternativas para seus trajetos. A sugestão principal é utilizar os caminhos pelos bairros de Benfica e São Cristóvão, para acessar Tijuca, Zona Sul (via Túnel Rebouças) e Centro sem transitar na área mais impactada pelas alterações.

Avenida Brasil – Centro

Avenida Brasil, Rua Célio Nascimento (acesso a Benfica), Rua Couto de Magalhães, Rua Senador Bernardo Monteiro, Rua Visconde de Niterói, Viaduto Agenor de Oliveira (Viaduto da Mangueira), Radial Oeste, Praça da Bandeira.

Linha Vermelha – Tijuca

Linha Vermelha, Campo de São Cristóvão, Rua São Luiz Gonzaga, Rua Chaves Faria, Rua Catalão, Rotary Internacional, General Herculano Gomes, Viaduto Oduvaldo Cozzi, Avenida Maracanã.

Avenida Brasil – Rebouças

Avenida Brasil, Rua Bela, Campo de São Cristóvão, Viaduto Professor Rufino de Almeida Pizarro, Elevado Engenheiro Freyssinet (Elevado Paulo de Frontin), Túnel Rebouças.

Centro – Linha Vermelha

Presidente Vargas, Praça da Bandeira, Rua Ceará, Rua Francisco Eugênio, Rua José Eugênio, Rua Almirante Balthazar, Avenida Rotary Internacional, Avenida do Exercito, Campo de São Cristóvão.

Centro – Avenida Brasil

Presidente Vargas, Praça da Bandeira, Rua Ceará, Rua Francisco Eugênio, Rua José Eugênio, Rua Almirante Balthazar, Avenida Rotary Internacional, Rua Dom Meinrado, Rua São Luiz Gonzaga, Prefeito Olympio de Melo, Viaduto Ataulfo Alves, Avenida Brasil pista lateral sentido Zona Oeste.

Informações: Jornal do Brasil
READ MORE - No Rio, Ônibus intermunicipais já circulam em novo trajeto

Apenas 8% dos ônibus possuem ar-condicionados em Cuiabá

Dos 380 ônibus que circulam em Cuiabá, apenas 31 possuem aparelhos de ar-condicionado, o que representa apenas 8,15% do total de veículos que compõem a frota do transporte coletivo da Capital. A informação é da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

A constatação é criticada por um dos membros do Conselho Municipal de Transporte, Joanil Silva.  Ele afirma que a falta de ar-condicionados nos coletivos é uma reclamação constante dos usuários do transporte público; a situação é crítica, principalmente nos horários de pico e quando o sol está mais quente, por volta do meio dia.
“Nesses horários, os ônibus superlotam, ficam sem ventilação, o calor aumenta e as pessoas chegam estressadas ao serviço. Os ar-condicionados poderiam amenizar todo esse estresse”, afirma Silva, que atua no conselho como representante da União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros (UCAMB), do qual ele é vice-presidente. 

“E o que é pior: dos poucos ônibus que possuem ar, a maioria anda com o aparelho desligado. E os ônibus que ficam com o ar ligado, eles, normalmente, ajustam a temperatura em 21 graus. Essa é uma recomendação das empresas de ônibus que querem economizar combustível”, critica. 

Além de membro do Conselho Municipal de Trânsito, Silva é morador e presidente do bairro Ribeirão do Lipa. 

Ele afirma que utiliza o serviço de transporte público diariamente e que não se lembra qual foi a última vez que “pegou um ônibus com ar-condicionado”. 

Dos ônibus da linha 308, que faz o percurso do Ribeirão do Lipa, nenhum possui ar-condicionado. “A reclamação dos moradores nesse sentido é geral”, destaca.

O conselheiro também aponta para outro dado importante. Segundo ele, os ônibus que possuem sistema de refrigeração são datados de 2006. “Depois disso, nenhum ônibus novo com ar chegou a Cuiabá”, constata o líder comunitário.

“Um exemplo claro disso: sabe aquele projeto que os artistas pintaram alguns ônibus de Cuiabá? Então, se você notar, apenas os ônibus com ar-condicionados possuem a pintura, pois eles podem ficar com as janelas fechadas. Os ônibus que não possuem, não receberam a pintura, pois a janelas precisam ficar abertas por causa do calor. E se abrir as janelas, a pintura fica desconfigurada”, completou. 

Silva se referiu ao projeto “Arte em Movimento”, da Secretaria de Estado de Cultura, cuja proposta foi convidar os artistas locais para pitarem os ônibus da Capital. 

O presidente de bairro também defende a implantação dos aparelhos de  ar-condicionado em 100% da frota. “É um crime o que eles fazem (empresas de ônibus). Em Cuiabá, por conta do calor elevado, todos os ônibus deveriam ter sistema de refrigeração”, afirmou. 

Acusação

Outra questão levantada por Silva é que as concessionárias do serviço de transporte público estão incidindo na tarifa o custo do ar-condicionado, como se toda a frota possuísse os aparelhos. 

“Por exemplo: se a frota possui 70 ônibus e, desse total, apenas 10 veículos possuem o ar-condicionado, eles pegam os custos desses 10 veículos e incidem no valor geral da planilha de custos do transporte público. E isso acaba contribuindo para o aumento da passagem”, destaca. 

Ele também disse que constantemente levanta essa questão durante as reuniões do Conselho Municipal de Trânsito, “mas isso passa batido” durante as discussões, “pois a entidade é composta, em sua maioria, por membros ligados a Prefeitura de Cuiabá e do setor das empresas de transportes”. 

“Eles não querem discutir o assunto. Nós, usuários do transporte, somos votos vencidos nesta questão”, lamentou. 

Pouca renovação

Segundo Silva, a última renovação da frota ocorreu no final de 2012, quando houve a troca dos 70 ônibus, pela empresa Pantanal Transportes. 

“O que eu não considero como renovação. Na verdade, nunca vai renovar, por que se de um universo de quase 400 ônibus você troca 70, me diz aí: onde está a renovação”, questionou o presidente de bairro. 

Outro lado

A SMTU, por meio da assessoria de imprensa, disse que será realizada uma nova licitação para a concessão do transporte coletivo, quando será determinada a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todos os veículos adquiridos pelas empresas. A licitação esta prevista para o ano que vem. 

Conforme a SMTU, os 380 ônibus da frota de Cuiabá fazem parte das três empresas concessionárias do transporte público: a Pantanal Transporte (211); a Norte Sul Transporte (102); e a Integração Transporte (67). O valor da passagem de ônibus

Valor do transporte

O valor da passagem de ônibus em Cuiabá custa R$ 2,85. Porém, uma auditoria feita na planilha, a pedido da Prefeitura de Cuiabá, apontou que este valor pode ser reduzido em R$ 0,22.

Por Marcio Camilo
Informações: Midia News
READ MORE - Apenas 8% dos ônibus possuem ar-condicionados em Cuiabá

Capital Paulista terá mais 7,9 km de faixas exclusivas para ônibus

A capital paulista terá, a partir da próxima segunda-feira (11), mais 7,9 km de faixas exclusivas. A ampliação acontece nas avenidas Jaguaré e Queiroz Filhos e na avenida Corifeu de Azevedo Marques, todas na zona oeste. Já a faixa da avenida Mateo Bei, na zona leste, terá período de funcionamento estendido.  

Avenidas Jaguaré e Queiroz Filho

Os coletivos terão exclusividade nos 3,6 km da avenida, em ambos os sentidos da via, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e, aos sábados, das 6h às 14h, nos seguintes trechos:

— Na avenida Jaguaré, entre a praça César Washington Alves de Proença e a ponte do Jaguaré.

— Na avenida Queiroz Filho, entre a ponte do Jaguaré e a avenida Padre Pereira de Andrade.

Avenida Corifeu de Azevedo Marques

O novo trecho da via terá 4,3 km de extensão e os ônibus terão exclusividade do lado direito em ambos os sentidos da avenida, entre a rua Martin Luther King e a avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, de segunda a sexta-feira, no horário das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Na segunda, a faixa exclusiva na avenida Corifeu de Azevedo Marques (entre a praça Elis Regina e a avenida Vital Brasil), e na avenida Vital Brasil no sentido Bairro (entre a praça Jorge de Lima e a avenida Corifeu de Azevedo Marques), estarão operando de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Avenida Mateo Bei

Em ambos os sentidos da via, os ônibus terão prioridade à direita, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Além disso, será proibido estacionar na avenida de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, aos sábados, das 6h às 16h. As operações de carga e descarga deverão ser realizadas nas baias existentes e nas vias transversais em áreas de zona sul.

Devido à redução do espaço para estacionamento, 415 vagas de zona azul serão criadas nas vias transversais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 16h.

Os motoristas devem ficar atentos pois segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar em faixa exclusiva à direita de ônibus é um infração leve e o condutor perde três pontos na carteira e recebe multa de R$ 53,20.

Informações: R7.com


Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP
READ MORE - Capital Paulista terá mais 7,9 km de faixas exclusivas para ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960