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Sistema de semáforos é instalado para implantação do BRT em Uberaba

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O projeto da implantação do sistema Bus Rapid(BRT) em Uberaba, que tem o objetivo de agilizar as viagens e dar mais conforto, só deve ser concluído em abril de 2013. Neste período, algumas ações estão em andamento, como o projeto de instalação dos semáforos inteligentes na região central nos próximos 45 dias. O sistema pretende melhorar o tráfego dos ônibus do transporte coletivo.

Para o corredor de ônibus funcionar, é preciso que o sistema semafórico trabalhe de forma integrada. Quando o ônibus passar por um semáforo, o sistema precisa calcular quanto tempo o veículo vai gastar até o próximo, para que ele também esteja aberto.


O novo sistema vai garantir que o usuário espere no máximo três minutos em cada estação. Porém, a novidade, segundo secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira, deve causar mais mudanças no trânsito. “Diminuição de conversão à esquerda o que vai evitar a quantidade de paradas dos ônibus em semáforos. Equipamentos serão colocados nos cruzamentos para verificar a necessidade ou não da retirada dessas conversões", explicou.

Obras
No terminal Leste, no Bairro de Lourdes, as obras avançaram nas últimas semanas. A estrutura do telhado foi colocada e o solo também é preparado para receber o asfalto. Já no terminal Oeste, na entrada da Univerdecidade, o cenário é de uma obra abandonada. Máquinas estão paradas e não há funcionários. O secretário garantiu que o trabalho continua, mas está atrasado. "Tivemos que fazer readequação de projeto e o Centro de Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) teve que fazer as redes de água pluvial", alegou.

Projeto
Os novos ônibus foram apresentados à população em dezembro do ano passado. As doze estações que fazem parte do corredor também foram instaladas, mas na maioria delas falta as catracas e assentos, sem falar nos estragos. Ainda de acordo o secretário, tudo deve estar pronto no começo do ano que vem.
“É bem razoável, de acordo com o que os fornecedores têm nos dito. As secretarias envolvidas no processo disseram que em abril o projeto estará entregue”, acrescentou.

Informações: G1 Triângulo Mineiro
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São Paulo estuda proibir táxis em corredores de ônibus

Os táxis poderão ser proibidos de circular nos corredores de ônibus de São Paulo. É uma possibilidade que está sob avaliação da gestão Fernando Haddad (PT). O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou nesta quarta-feira, 25, que realizará um levantamento para identificar as atuais interferências nas vias exclusivas, entre elas a entrada de táxis que reduzem a velocidade média dos coletivos.

"Estamos no momento de uma profunda reflexão, só isso. Tem um estudo de 2011 feito pela SPTrans (São Paulo Transporte, empresa que gerencia o sistema de ônibus) que já apontava que realmente atrapalha o operação dos ônibus a entrada dos táxis nos corredores", disse Tatto.


De acordo com ele, a velocidade dos ônibus nos corredores hoje é de 14 km/h, em média, o que ele considera "muito baixo". Com a lentidão, agravam-se os problemas da demora da passagem dos coletivos e da superlotação nos pontos e dentro dos veículos.

Outras interferências que serão analisadas pela Secretaria Municipal dos Transportes são o excesso de linhas de ônibus e o uso excessivo dos corredores por ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que pertence ao governo do Estado. Além disso, o tempo dos semáforos em grandes cruzamentos poderia ser alterado para priorizar o transporte público.

"Tudo isso estamos levantando para tomar medidas mais para a frente, mas não há decisão com relação à retirada dos táxis dos corredores neste momento", afirmou o secretário. A permissão para a circulação dos táxis nos corredores de ônibus da cidade é concedida anualmente por meio de portaria da Secretaria Municipal dos Transportes. A próxima vence em setembro do ano que vem. Mas a portaria pode ser revogada a qualquer momento.

Entidades sindicais ligadas aos taxistas são contrárias. Elas pedem que a Prefeitura amplie a permissão para os táxis circularem também nas faixas exclusivas à direita. (Com Caio do Valle)

Informações: Diário do Grande ABC

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Prefeitura de Florianópolis prevê iniciar 8 obras de mobilidade em 2014

Até o final do primeiro semestre do ano que vem, oito obras de mobilidade urbana devem começar em Florianópolis. Pelo menos é o que prevê a prefeitura, dentro do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), apresentado na terça-feira.

Segundo o secretário-adjunto de Obras, Domingos Zancanaro, a prefeitura tem até março para apresentar à Caixa Econômica Federal os projetos concluídos - para garantir recursos do PAC 2 - de duas obras que vão impactar diretamente no trânsito da região central: o anel viário do Morro da Cruz e o teleférico até a Trindade.

A primeira é a implantação de um anel viário de 14,9 quilômetros, de contorno ao Morro da Cruz, com corredores exclusivos para ônibus em alguns trechos e faixas compartilhadas preferenciais ao transporte coletivo nos horários de pico. O teleférico levará passageiros do Centro até a Praça Santos Dumont, próximo à UFSC, passando sobre o Morro da Cruz.
Juntas, as obras custarão R$ 149 milhões e devem ser concluídas em 2016. Até outubro deste ano, também vence o prazo para a prefeitura apresentar à Caixa os projetos da implantação de vias marginais em dois trechos da Avenida Beira-Mar Norte e pavimentação das ruas Pastor William Richard Schisler Filho e Padre Rohr.

E devem ser licitadas até o fim do ano a recuperação da Avenida Ivo Silveira, com implantação de ciclovia e corredor exclusivo de ônibus, e o Elevado do Rio Tavares. O pacote de obras do SIM foi apresentado pelo prefeito na tarde desta terça-feira, em entrevista coletiva.

Também compõe o SIM o lançamento do edital de concessão do transporte coletivo, que deve ser publicado no diário oficial na segunda-feira, propondo melhorias tecnológicas no sistema de transporte e tarifa de R$ 2,60.
"Se as empresas vão ter que fazer esforço com investimentos, o poder público também. É a única maneira de tirar a cidade do engessamento", avalia o prefeito Cesar Souza Junior.

As medidas pretendem atrair passageiros ao sistema público de transporte e melhorar a mobilidade na capital. O SIM agrega ações e obras de infraestrutura que devem ser executadas em etapas de curto a longo prazo, pelos próximos 30 anos, em parceria com o Estado e a União, como o uso da Ponte Hercílio Luz pelo transporte coletivo, 5,4 mil vagas da nova Zona Azul e parquímetros, duplicação da SC-403 e quadriplicação com corredor de ônibus da Via Expressa.

Informações: Revista Grandes Construções
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Aprovado projeto de bilhetagem única para ônibus e alternativos em Natal

A Câmara Municipal de Natal aprovou, à unanimidade, o projeto de bilhetagem única para o transporte coletivo na capital potiguar. Com a aprovação do projeto, que ocorreu em regime de urgência na sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (25), o bilhete eletrônico utilizado como passagem nos ônibus de Natal também poderá ser utilizado em transportes alternativos.

Com as galerias da Câmara Municipal lotadas por permissionários e funcionários do setor de transporte alternativo, os vereadores votaram favoravelmente à matéria, que era uma reivindicação antiga por parte dos permissionários. Segundo eles, desde que a bilhetagem eletrônica foi estabelecida, a categoria acumulou significativas perdas. O fato, inclusive, foi motivo para a ocupação da Prefeitura do Natal recentemente.


Após a aprovação do projeto, a matéria segue para a sanção do prefeito Carlos Eduardo, que definirá o prazo para a implantação da bilhetagem. A tendência é que a nova norma passe a vigorar logo após a adequação dos transportes alternativos à nova tecnologia.

Mudanças

Além da bilhetagem unificada, os vereadores também cogitam novas mudanças nos transportes públicos antes mesmo da licitação, prevista para o fim do ano. O vereador George Câmara (PCdoB) informou que vai apresentar emenda à lei orgânica do município tratando sobre a venda dos cartões de passagem. O parlamentar quer que a venda saia do controle do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do estado (Seturn) e passe a ser responsabilidade do Poder Público.

Informações: Tribuna do Norte
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Veja a integra do edital da licitação do transporte coletivo de Florianópolis e todos seus anexos

A prefeitura de Florianópolis acabou de publicar o edital de concorrência pública da licitação do sistema de transporte coletivo. Para acessar a íntegra do documento e os anexos é necessário ir ao site da prefeitura, clicar em 
“editais” e depois em “licitações”.


Para baixar os arquivos é necessário se cadastrar no site.
O texto do edital pode ser diretamente aqui no blog:
Seguem os anexos do edital. Eles estão todos no site da prefeitura, onde é necessário cadastro para o download.


Informações: Diário Catarinense
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Empresas querem aumentar preço da passagem de ônibus em Goiânia

Empresas do transporte coletivo de Goiânia buscam subsídios junto ao Poder Público para evitar reajuste na tarifa dos ônibus. Caso a prefeitura da cidade não conceda o benefício, empresários defendem que o preço da passagem suba de R$ 2,70 para R$ 3,12.

O tema foi discutido em uma reunião entre representantes das companhias e a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), na segunda-feira (23). O motivo para o aumento seria o custo arcado pelas companhias devido às passagens gratuitas, como de idosos e deficientes físicos. Outro agravante seria o programa “Ganha Tempo”, que permite até três viagens com um único pagamento.


“A tarifa técnica, que é a real que deveria ser cobrada no transporte coletivo de Goiânia, é de R$ 3,12. Essa diferença entre o valor atual e o valor que deveria estar sendo cobrado [R$ 0,42] é arcado pelas empresas. As gratuidades hoje representam R$ 12 milhões ao sistema”, argumentou Décio Caetano, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp).

Diante da possibilidade de um novo reajuste no valor da passagem, usuários do transporte coletivo da capital reclamam do serviço prestado pelas companhias. “Nós pagamos e temos um transporte de péssima qualidade, ônibus com banco caindo, sem ventilação e superlotados. É horrível”, reclamou o vigilante Roberval Dias Cardoso.
O atraso é outro ponto que incomoda os passageiros. “Eu cheguei agora no terminal, mas nem sei quanto tempo vai demorar para sair daqui. Às vezes a gente espera até quarenta minutos”, disse o pedreiro Luís Sousa.

Aumento
Em Goiânia,  a tarifa de ônibus saltou de R$ 2,70 para R$ 3 no dia 22 de maio. Após uma onda de protestos, o Procon-GO entrou com uma ação judicial e conseguiu, por meio de liminar, suspender a medida, no dia 11 deste mês.

O juiz Fernando de Mello Xavier determinou que a passagem voltasse a custar R$ 2,70, após considerar o reajuste de 11% abusivo. Ele determinou ainda a revisão dos cálculos feitos pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).
No dia 17 de junho,  a Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) se reuniu com representantes da CMTC e definiu um novo valor para a tarifa: R$ 2,85. Para vigorar, o novo preço dependia de uma autorização da Justiça.
Mas com a proporção tomada pelos movimentos de redução da passagem em todo o país, o Poder Público municipal decidiu pela suspensão do aumento anual.

Informações: G1 Goiânia
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Faixa será implantada em mais 2 avenidas de Cuiabá

As avenidas Getúlio Vargas e Beira Rio também terão faixa exclusiva para ônibus ainda este ano. O sistema começou ser implantado pela Prefeitura de Cuiabá no último dia 16 na avenida Isaac Póvoas, onde 136 coletivos circulam por hora.

A mudança do tráfego na avenida Getúlio Vargas deve ocorrer no próximo mês e depende da aprovação do projeto para a região. O titular da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo, destaca que a situação da avenida Getúlio Vargas é um pouco mais complexa que a da avenida Isaac Póvoas.


Para atender a demanda e garantir a fluidez do trânsito, é estudada a criação de uma estação ampla na Praça Alencastro. Pela avenida Getúlio Vargas trafegam aproximadamente 120 ônibus por hora. “O interesse é fazer a junção das 3 paradas de ônibus que existem na região, uma localizada em frente à Praça da República, a outra na Praça Alencastro e a terceira em frente ao Cine Teatro. Mas ainda estamos analisando como viabilizar isso sem tumultuar”.

A criação do corredor na avenida Beira Rio deve ocorrer até o fim do ano. “Essa é uma das medidas para garantir qualidade no transporte coletivo de Cuiabá”.

Figueiredo afirma que a fluidez no trânsito de ônibus na Isaac Póvoas aumentou em 70%. “Ainda está em fase de teste, mas o resultado inicial é satisfatório. Os motoristas de carros particulares vão acostumar”.

Informações: O Documento
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Informativo SPTrans: Linhas são unificadas na Zona Oeste

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Para melhorar o atendimento aos usuários da linha 2522/10 Jd. Santo Antonio – Shopping C. L. Aricanduva, a SPTrans informa seccionamento dessa linha na estação do metrô Itaquera a partir de sábado, 28 de setembro, com nova denominação 2522/10 Jd Santo Antonio-Metrô Itaquera ( Circular).

Aos usuários interessados no trecho entre a região de Itaquera  e o shopping Center Leste Aricanduva têm a opção de utilizar as linhas 3406/10 COHAB Juscelino - Term. Pq. D. Pedro II, 3020/10 V. Cosmopolita – Shop. C. L. Aricanduva e 3721/41 Shopping C. L. Aricanduva – Metrô Itaquera.

Linha: 2522-10 Jd. Santo Antonio – Metrô Itaquera 

Itinerário:
Sentido Único – Rua José Leão dos Santos, acesso, Av. Nordestina, Rua Avinhado, Rua Guabiroba de Minas, Av. Coroa de Frade, prosseguindo normalmente até Rua Tomazzo Ferrara, Rua Dr. Luiz Aires (Radial Leste), acesso, Rua Eng. Sidney A de Moraes, acesso, Terminal Metrô Itaquera, acesso, saída 1, acesso, Rua Dr. Luiz Aires, Rua Castelo do Piauí, Av. Itaquera, Rua Heitor, Rua Américo Salvador Novelli, Viad. Ladeira do Xisto, Rua Geraldo Vieira de Castro, acesso, Estação de Transferência Itaquera – Plataforma A, Rua Lagoa Salgada, Av. Pires do Rio, Rua Rio São Francisco do Mogiano, Rua Suzana de Melo, Rua Cardon, Rua Real Horto, Rua Criuva, Rua Mandarave, Av. Coroa de Frade, Rua Guabiroba de Minas, Rua Avinhado, Av. Nordestina, acesso, Rua José Leão dos Santos, Rua Zacarias Colaço Filho, Rua José Leão dos Santos, Rua Narceja e Rua José Leão dos Santos.  


LINHAS SÃO UNIFICADAS NA ZONA OESTE
Com o objetivo de diminuir a sobreposição de linhas na cidade e aumentar a fluidez dos ônibus na região Oeste, a SPTrans unificará as linhas 7702/10 USP – Terminal Lapa e 7725/10 Rio Pequeno – Metrô Vila Madalena a partir de sábado, 28 de setembro.
                                       
As ligações existentes atualmente serão mantidas por meio da linha 7720/10 que será estendida até o Terminal Lapa, passando a se chamar 7725/10 Rio Pequeno – Term. Lapa.

Para mais informações ligue 156 ou acesse ao site www.sptrans.com.br

Linha e itinerário:

Ida: normal até a Praça Panamericana, Av. São Gualter, Rua Bairi, Rua Pio XI, Rua Tito, Rua Aurélia, Rua Guaicurus, Rua John Harrison, acesso, Term. Lapa.
Volta: Term. Lapa, Rua Guaicurus, Rua Catão, Rua Coriolano, Rua Pio XI, Praça Dr. Antônio Bento Garcia, Rua Pio XI, Rua São Domingos Savio, Av. São Gualter, Av. Diógenes Ribeiro de Lima, Rua Da. Elisa Moraes Mendes, Praça Panamericana, prosseguindo normal.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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