DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo estuda proibir táxis em corredores de ônibus

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Os táxis poderão ser proibidos de circular nos corredores de ônibus de São Paulo. É uma possibilidade que está sob avaliação da gestão Fernando Haddad (PT). O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou nesta quarta-feira, 25, que realizará um levantamento para identificar as atuais interferências nas vias exclusivas, entre elas a entrada de táxis que reduzem a velocidade média dos coletivos.

"Estamos no momento de uma profunda reflexão, só isso. Tem um estudo de 2011 feito pela SPTrans (São Paulo Transporte, empresa que gerencia o sistema de ônibus) que já apontava que realmente atrapalha o operação dos ônibus a entrada dos táxis nos corredores", disse Tatto.


De acordo com ele, a velocidade dos ônibus nos corredores hoje é de 14 km/h, em média, o que ele considera "muito baixo". Com a lentidão, agravam-se os problemas da demora da passagem dos coletivos e da superlotação nos pontos e dentro dos veículos.

Outras interferências que serão analisadas pela Secretaria Municipal dos Transportes são o excesso de linhas de ônibus e o uso excessivo dos corredores por ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que pertence ao governo do Estado. Além disso, o tempo dos semáforos em grandes cruzamentos poderia ser alterado para priorizar o transporte público.

"Tudo isso estamos levantando para tomar medidas mais para a frente, mas não há decisão com relação à retirada dos táxis dos corredores neste momento", afirmou o secretário. A permissão para a circulação dos táxis nos corredores de ônibus da cidade é concedida anualmente por meio de portaria da Secretaria Municipal dos Transportes. A próxima vence em setembro do ano que vem. Mas a portaria pode ser revogada a qualquer momento.

Entidades sindicais ligadas aos taxistas são contrárias. Elas pedem que a Prefeitura amplie a permissão para os táxis circularem também nas faixas exclusivas à direita. (Com Caio do Valle)

Informações: Diário do Grande ABC

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960