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Apenas 12 ônibus de Belém têm nível máximo de qualidade para circular

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Apenas doze veículos do transporte coletivo urbano de Belém foram aprovados e identificados com selo de Certificação de Autorização de Tráfego (CAT), quando os veículos alcançam nível máximo de qualidade, concedido pela Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub). Desde 21 de agosto, a coordenadoria de Transporte vistoriou 141 veículos, de cinco empresas de ônibus nas chamadas Operação Corujão.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6). Já foram notificados 124 veículos e cinco foram lacrados por apresentar irregularidades graves. Os carros notificados têm o prazo de 20 dias para se adequar aos padrões de qualidade exigidos pela Amub. A primeira etapa da operação que visa vistoriar todas as empresas de transporte coletivo do município deve continuar até o dia 30 de outubro.
Durante o Corujão, os ônibus são avaliados quanto ao estado de conservação, documentação, se estão com a idade permitida pelo regulamento (que é de 10 anos), se estão em condições de trafegabilidade e dentro dos parâmetros de emissão de poluentes, cuja medição será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e com o Sest/Senat.

Além disso, é analisada a condição da garagem e a regularidade da frota, em especial se cada veículo corresponde à linha a qual está informada à Amub. Também é feita uma pesquisa de catraca, para saber se o número de passageiros corresponde ao informado ao órgão.

Aqueles que estiverem dentro dos padrões de qualidade recebem o selo do CAT, afixado no parabrisas dos veículos. Esta ação é a segunda etapa de um projeto que visa fiscalizar o serviço do transporte público de Belém. Na primeira etapa, realizada no primeiro semestre, as empresas foram chamadas a apresentar um cadastro detalhado, para que a Amub realizasse uma análise da frota que circula em Belém. Nesta segunda etapa, a equipe de fiscalização da Amub verifica se os dados correspondem à realidade apresentada pelas empresas.

Informações: G1 Pará
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João Pessoa torna obrigatório uso de cartão para acesso à Integração

A partir deste último fim de semana, passou a valer em João Pessoa uma medida que tem como objetivo reduzir os assaltos a ônibus na capital paraibana. Desde o último sábado (7), o acesso ao Terminal de Integração de João Pessoa passou a ser feito apenas com o cartão da bilhetagem eletrônica, o Passe Legal.

A iniciativa é da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC). Com o uso do cartão, que é recarregável, o órgão espera reduzir a circulação de dinheiro nos ônibus e, consequentemente, a quantidade de assaltos.


João Pessoa tem registrado índices alarmantes de crimes praticados dentro dos coletivos. Só no primeiro semestre deste ano, foram contabilizados mais de 150 assaltos dentro de ônibus. O número já ultrapassa o total de ocorrências desse gênero registrado em todo o ano passado na cidade. 

Além da questão da segurança, a obrigatoriedade do uso do cartão também tem como objetivo dar mais agilidade ao embarque, tanto nos coletivos quanto no terminal de integração - local que dá acesso ao transporte público tanto para quem chega à cidade através do Terminal Rodoviário, quanto aos usuários que podem trocar de linha sem ter que pagar outra passagem.

O cartão possibilita, ainda, que o usuário troque de linha em até 20 minutos após o primeiro embarque sem ter que pagar outra passagem ou sem ter que ir para a Integração. Em qualquer parada de ônibus, o usuário poderá descer e pegar outra linha para chegar ao destino sem que seja debitada do cartão uma nova passagem.

O Passe Legal já existe desde 2006 em João Pessoa, mas só agora o uso do cartão passou a ser obrigatório para o acesso aos terminais de integração. De acordo com a diretoria da Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa, em apenas um dia já foram confeccionados mais de 500 novos cartões de bilhetagem, o que indica que havia uma demanda reprimida no uso desses cartões.

Os cartões podem ser recarregados em shoppings, Casas da Cidadania, Terminal Rodoviário e no Terminal de Integração. O cadastro é gratuito e leva menos de cinco minutos para ser realizado. O usuário pode escolher qualquer valor para colocar como crédito.

Por Vanessa Silva
Do NE10/ Paraíba
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Novo edital de licitação para o transporte público de Florianópolis é apresentado sob vaias

A única audiência pública para apresentação do novo edital de licitação do transporte coletivo de Florianópolis encerrou sob vaias da maioria do público que lotou o auditório do Tribunal de Contas do Estado — com capacidade para 150 pessoas , na manhã desta segunda-feira. 

Representantes de entidades, sociedade civil e movimentos sociais, principalmente o Passe Livre (MPL), queriam discutir mais os detalhes do novo sistema, que foi apresentado em slides, por pouco mais de uma hora, pelo autor do plano, o engenheiro-civil Domingos Bonin. O presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Organização dos Advogados do Brasil, Antônio de Arruda Lima, pediu uma cópia do documento para análise jurídica, sugerindo que sejam feitas mais audiências sobre o tema. 


De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Valmir Piacentini, as questões levantadas na audiência serão levadas ao prefeito Cesar Souza Júnior e ao grupo que trabalha desde abril no projeto. Se não houver mudança de planos, como uma nova audiência, o edital de licitação será lançado já na próxima semana. Nele, uma empresa ou um consórcio de empresas terão 20 anos para operar o sistema, sob um controle maior do poder executivo, através do Centro Integrado de Gestão do Transporte Público. 

:: Edital

Com a concorrência pública, está prevista a mudança na forma do cálculo tarifário, que atualmente baseia-se em um manual próprio, em que o fator determinante para se chegar ao valor da tarifa é o custo. Quando houver a mudança o cálculo será feito por fluxo de caixa, que trabalha não somente com despesas, mas com a eficiência do sistema, trazendo a possibilidade de ter uma tarifa mais justa em relação aos serviços prestados.

A licitação prevê também um plano de renovação da frota e modernização do sistema. Os veículos terão GPS, possibilitando a informação em tempo real da localização do ônibus e o tempo de chegada aos pontos de embarque e desembarque.

Informações: HORA DE SANTA CATARINA
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São Paulo terá 140 linhas de ônibus ativas durante a madrugada

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cento e quarenta linhas, divididas em dois sistemas, estrutural e local, vão funcionar todos os dias, entre 0h30 e 4h, em São Paulo, a partir de janeiro. Os "corujões" vão passar por corredores principais da cidade, como as Avenidas Paulista e Faria Lima, em intervalos de 15 minutos. A ideia é atrair novos usuários para a rede. Mas quem critica o projeto diz que ele beneficiará somente os empresários do setor. Atualmente, 98 linhas atendem a demanda durante a madrugada.

As linhas, porém, funcionam de maneira difusa e pouco integrada. A proposta, agora, é reorganizar e ampliar essa frota. No total, 430 coletivos, incluindo micro-ônibus, vão circular durante a madrugada - o número representa 2,8% da frota da cidade, que é de cerca de 15 mil veículos. O custo de operação no período noturno subirá de R$ 2 milhões para R$ 5 milhões por mês, integralmente bancado pela Prefeitura. O sistema será dividido em dois. O estrutural acompanhará o traçado do metrô e do trem, e lidará com demandas maiores entre regiões distantes.

Remuneração

A SPTrans estuda pagar as empresas de ônibus dos "corujões" por quilômetro rodado - e não por passageiro, como é feito no sistema atualmente. A medida, criticada por especialistas, garantiria o lucro das empresas mesmo se poucas pessoas usarem o serviço. "Se não (for assim) vai ser difícil fazer funcionar bem", afirma a diretora de Planejamento da SPTrans, Ana Odila de Paiva Souza.

O urbanista e consultor de engenharia de tráfego Flamínio Fichmann critica a mudança. "Isso me parece uma solicitação clara dos empresários, que está sendo atendida indevidamente pelo poder público. Tiraram o passageiro como fator de pagamento porque você não tem garantia de que haverá muitos usuários (no horário)."

Além disso, para ele, a elevação dos custos de operação do sistema de corujões só seria justificada após análise e projeção de demanda. A Prefeitura ainda não tem ideia de quanta gente deve ser atraída para a rede madrugadora. Atualmente, 15 mil passageiros são transportados de madrugada pelos ônibus, número que sobe para 25 mil nos fins de semana.

Mestre em Transportes pela USP, Horácio Augusto Figueira concorda que é preciso fazer uma pesquisa para saber exatamente a demanda. Ele é a favor dos corujões. "A sociedade pode ter ganhos de redução de acidentes com carro de madrugada." Para a SPTrans, a nova rede também beneficiará quem estuda e trabalha à noite. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 


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·         Metrô São Paulo
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Salvador: Horários dos Ônibus pelo Site

A superintêndencia de transportes de salvador dá bons exemplos quanto a organização, pois em seu site é disponibilizado os horários de todas as linhas que fazem o percuso na grande salvador, fato que não acontece com as outras instituições que cuidam do transporte pelo Brasil, ''usuários relatam a importância deste serviço em poder se organizar e planejar a hora que vai ao trabalho por exemplo''.

Informações sobre o transporte em Salvador

Para ter acesso ao serviço, o usuario precisa acessar o Site da TranSalvador e clicar em ônibus.

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Grande Recife: Linha TI Xambá/Encruzilhada passa a atender ao Hospital Oswaldo Cruz

Com a inauguração do Terminal Integrado de Xambá, a antiga linha 810 – Santa Casa/Encruzilhada passou a se chamar 810 – TI Xambá/Encruzilhada e teve o seu itinerário alterado no bairro do Espinheiro. Para atender à solicitação dos passageiros que utilizavam a antiga linha, o itinerário da nova linha também irá atender ao Hospital Oswaldo Cruz, na Rua Dr. Carlos Chagas. 

Os veículos que estavam seguindo pela Av. Conselheiro Portela, Rua 48, Rua do Espinheiro, retornando pela Av. João de Barros, voltarão a seguir da Rua 48 pela Rua João de Barros (sentido Centro), Rua Leopoldo Lins, Rua dos Palmares, Rua Dr. Carlos Chagas, retornando pela Avenida João de Barros em direção ao bairro da Encruzilhada. 
A linha 810 – TI Xambá/Encruzilhada realiza 92 viagens e atende aproximadamente 2,5 mil pessoas diariamente. 


Outro Informativo
Linha 842 – Águas Compridas/TI Xambá passa a atender ao Largo da Santa Casa em horários especiais 

Para atender as solicitações da comunidade, o Grande Recife irá alterar o itinerário da linha 842 - Águas Compridas/TI Xambá, para que seja possível realizar o atendimento ao Largo da Santa Casa. A mudança acontece a partir desta quinta-feira (5). 

Nos horários de 00h e 00h25, os veículos que normalmente seguem da Estrada da Mirueira para a Rua Córrego da Esperança, passarão a seguir pela Rua dos Apóstolos, Rua Asteca, Rua Tijuca, Rua Asteca, Rua dos Apóstolos, Estrada da Mirueira, Largo de Santa de Santa Casa, retornando pelo itinerário normal até o TI Xambá. 

Em caso de dúvidas, o Grande Recife disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Informações: GRCT

TERMINAL/PONTO DE RETORNO
LogradouroMunicípio
Terminal Integrado XambáOlinda
Rua Capitão João Gonçalves da LuzOlinda
Avenida Presidente KennedyOlinda
Estrada do CaengaOlinda
Praça da ConvençãoRecife
Avenida BeberibeRecife
Largo da EncruzilhadaRecife
Avenida João de BarrosRecife
Avenida Conselheiro PortelaRecife
Rua 48Recife
Avenida João de BarrosRecife
Rua Álvares de AzevedoRecife
PONTO DE RETORNO/TERMINAL
LogradouroMunicípio
Rua dos PalmaresRecife
Rua Doutor Carlos ChagasRecife
Avenida João de BarrosRecife
Largo da EncruzilhadaRecife
Avenida BeberibeRecife
Rua AlegreRecife
Rua da RegeneraçãoRecife
Avenida BeberibeRecife
Praça da ConvençãoRecife
Estrada do CaengaOlinda
Avenida Presidente KennedyOlinda
Rua DunasOlinda
Terminal Integrado XambáOlinda
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São Paulo ganha mais 9,9 km de faixas exclusivas para ônibus nesta 2ª feira

A prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transporte (SPTrans), implantam nesta segunda-feira mais 9,9 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em seis vias da cidade. As faixas exclusivas funcionarão das 6h às 9h e das 17h às 20h na rua Pedro de Toledo (zona centro-sul) e nas avenidas Ragueb Chohfi (zona leste), Amador Bueno da Veiga (zona leste), Imirim (zona norte) e Dom Pedro I (zona sudeste). Já na rua Clímaco Barbosa (zona sul), a faixa será ativada apenas no período da manhã.

As ativações fazem parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, melhorando o desempenho dos ônibus nos corredores e reduzindo o tempo de viagem. Com os novos trechos, a prefeitura atingirá, já nos primeiros oito meses de gestão, os 150 quilômetros de faixas exclusivas previstos para os quatro anos de governo.


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·         Metrô São Paulo
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Na avenida Ragueb Chohfi, a faixa exclusiva será ativada no trecho de 3,5 quilômetros entre a avenida Aricanduva e a rua Bento Guelfi. Na avenida Amador Bueno da Veiga, são 1,3 quilômetros, entre a avenida São Miguel e rua Enéas de Barros (sentido centro) e da praça D. Micaela Vieira até a rua Francisco Coimbra e entre as ruas Embiruçu e Evans (sentido bairro). Na Imirim, 1,4 quilômetro de faixa exclusiva será implantado no trecho entre a rua Quirinópolis e a praça Lions Clube. Na rua Clímaco Barbosa, a faixa exclusiva ocupará 1,1 quilômetro, entre a rua da Independência e o Largo do Cambuci.

Já na rua Pedro de Toledo, a faixa exclusiva será implantada ao longo de 500 metros entre a rua dos Otonis e a Avenida Professor Ascendino Reis. A CET realizará também algumas alterações na circulação, implantando o sentido único de circulação na rua Loefgreen, passando a operar da avenida Professor Ascendino Reis em direção à rua Dr. Bacelar. Além disso, será proibida a conversão à direita da rua Pedro de Toledo junto à avenida Professor Ascendino Reis sentido centro, tendo como alternativa a rua Dr. Bacelar.

Informações: Portal Terra
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Financiamento da Linha 3 do metrô do Rio será assinado no dia 11

A presidente Dilma Rousseff e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, devem firmar, no próximo dia 11, o contrato de financiamento da Linha 3 do metrô, que ligará os municípios de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana. Cabral informou nesta quinta-feira que a União ficará responsável por dois terços do projeto, e o Estado arcará com o restante.

O projeto inclui 14 estações em 22 quilômetros de extensão e deve ser estendido até Itaboraí, em um segundo momento. "Será muito importante para o povo de Niterói e São Gonçalo, uma conquista do leste metropolitano", destacou o governador.


A Linha 3 do metrô receberá investimentos do Plano de Mobilidade Urbana, uma das ações do governo federal em resposta às manifestações de junho, que tinham entre suas principais demandas a melhoria das condições de transporte. O custo do projeto é R$ 2 bilhões, já que o governo do Estado optou pelo monotrilho para reduzir os custos.

Cabral também se manifestou sobre os transtornos que os usuários dos trens da Supervia têm enfrentado nos últimos dias. As paralisações do serviço têm causado horas de atraso nas viagens e obrigado passageiros a descer das composições e caminhar pelos trilhos. O governador lembrou que houve muitas melhoras na Supervia desde 2007, quando assumiu o governo do Rio no primeiro mandato e culpou governos anteriores pelos problemas: "Infelizmente, foram muitos anos de canibalização, sem que se comprasse um trem, sem manutenção. Um abandono completo. Chegamos a ter 90 mil usuários por dia na Supervia. A população estava abandonando o trem. Hoje, temos 600 mil. A situação é outra, mas ainda está muito longe do ideal".

Segundo Cabral, até abril do ano que vem, toda a frota da Supervia estará renovada. Ele reconheceu que metade das composições que circula hoje é "muito antiga".

Informações: Agência Brasil

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