Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Curitiba: Ligeirinho Fazenda Rio Grande ganha estação na Linha Verde

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Usuários do ligeirinho Fazenda Rio Grande, que liga o município vizinho ao Centro de Curitiba, agora têm mais um ponto de parada na Linha Verde. Localizada na parte nova da Linha Verde Sul, entre a Estação São Pedro e a Rua Isaac Ferreira da Cruz, a nova estação tubo atende a uma reivindicação da comunidade e beneficia principalmente quem mora ou trabalha nesta região. Até agora, alí só paravam linhas alimentadoras.

A estação Manoel Soares Lima entrou em operação na semana passada e vem registrando uma média de 100 usuários por dia. Até então, o Ligeirinho Fazenda Rio Grande seguia direto até a estação tubo Marechal Floriano, na Linha Verde, onde é possível fazer conexão com os ônibus expresso Boqueirão, Circular Sul e Pinheirinho/Carlos Gomes. No sentido contrário, a partir da estação Marechal Floriano o ônibus só parava em Fazenda Rio Grande.

“Uma parada no meio do caminho é excelente”, diz Fabio Miguel Jordão, que mora em Fazenda Rio Grande e trabalha em uma loja de materiais de construção, localizada neste trecho da Linha Verde. “Quando soube que a nova estação era para o Ligeirinho, não tive dúvida, passei a usar este ônibus ao invés do alimentador, que vem parando ao longo do caminho”. Fabio conta que agora entra no ônibus em Fazenda Rio Grande e vai direto ao trabalho. “Isso é muito bom. Não tem nenhuma parada antes, vem rápido. Tem muita gente que trabalha por aqui e mora em Fazenda Rio Grande e com certeza à medida em que as pessoas vão sabendo da estação, passam a usar esse ônibus também”, diz ele.

Outra vantagem é a facilidade de deslocamento para o Centro, onde costuma fazer cursos promovidos pela empresa. “Agora, quando preciso ir para a faculdade da empresa, que fica na Rua Tibagi, pego ônibus aqui na frente e vou direto até a Rodoferroviária", diz Jordão. Colega de trabalho, Matheus Jackson Nenemann, que utiliza a linha Fazenda Rio Grande/Pinheirinho, só utiliza a nova estação quando precisa se deslocar para outros bairros. “Outro dia tinha um compromisso, já estava atrasado, mas cheguei muito rápido. Desci na estação Marechal e peguei o Circular Sul parando no Portão. Foi ótimo”, conta.

A implantação da estação Manoel Soares Lima também atende estudantes da Faculdade Tecnológica Tupy, da Sociedade Educacional Santa Catarina (Sociesc). Segundo o responsável pela segurança da portaria da faculdade, um grande número de alunos está utilizando o novo tubo. Antes, boa parte destes alunos desembarcava no Terminal Pinheirinho e seguia a pé até a faculdade, a cerca de um quilômetro.

A conclusão, em maio deste ano, da primeira etapa do projeto de ampliação da Linha Verde Sul também reduziu, em cerca de um quilômetro, o trajeto percorrido pelo Ligeirinho Fazenda Rio Grande que antes, seguia por dentro do bairro para chegar à Linha Verde, na altura do Terminal Pinheirinho. Agora, ele entra direto na Linha Verde por onde segue até a Avenida Senador Salgado Filho, na qual faz uma parada na Estação PUC. O restante do trajeto inclui as estações Paiol, Rodoferroviária e Carlos Gomes, no Centro.

O Ligeirinho Fazenda Rio Grande tem sete ônibus com portas dos dois lados, o que permite a parada nas estações da Linha Verde. Outros 13 ônibus, complementam a frota, fazendo o mesmo trajeto mas sem paradas na Linha Verde.

O novo trecho da Linha Verde Sul é uma obra que estava paralisada e foi retomadas na atual gestão, com a realização, inclusive, de uma nova licitação. Entregue em maio deste ano, o trecho tem 1,7 quilômetro - entre as ruas Cid Marcondes de Albuquerque e Isaac Ferreira da Cruz, na região do Pinheirinho.

Informações: Urbs

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960