A partir deste último fim de semana, passou a valer em João Pessoa uma medida que tem como objetivo reduzir os assaltos a ônibus na capital paraibana. Desde o último sábado (7), o acesso ao Terminal de Integração de João Pessoa passou a ser feito apenas com o cartão da bilhetagem eletrônica, o Passe Legal.
A iniciativa é da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC). Com o uso do cartão, que é recarregável, o órgão espera reduzir a circulação de dinheiro nos ônibus e, consequentemente, a quantidade de assaltos.
João Pessoa tem registrado índices alarmantes de crimes praticados dentro dos coletivos. Só no primeiro semestre deste ano, foram contabilizados mais de 150 assaltos dentro de ônibus. O número já ultrapassa o total de ocorrências desse gênero registrado em todo o ano passado na cidade.
Além da questão da segurança, a obrigatoriedade do uso do cartão também tem como objetivo dar mais agilidade ao embarque, tanto nos coletivos quanto no terminal de integração - local que dá acesso ao transporte público tanto para quem chega à cidade através do Terminal Rodoviário, quanto aos usuários que podem trocar de linha sem ter que pagar outra passagem.
O cartão possibilita, ainda, que o usuário troque de linha em até 20 minutos após o primeiro embarque sem ter que pagar outra passagem ou sem ter que ir para a Integração. Em qualquer parada de ônibus, o usuário poderá descer e pegar outra linha para chegar ao destino sem que seja debitada do cartão uma nova passagem.
O Passe Legal já existe desde 2006 em João Pessoa, mas só agora o uso do cartão passou a ser obrigatório para o acesso aos terminais de integração. De acordo com a diretoria da Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa, em apenas um dia já foram confeccionados mais de 500 novos cartões de bilhetagem, o que indica que havia uma demanda reprimida no uso desses cartões.
Os cartões podem ser recarregados em shoppings, Casas da Cidadania, Terminal Rodoviário e no Terminal de Integração. O cadastro é gratuito e leva menos de cinco minutos para ser realizado. O usuário pode escolher qualquer valor para colocar como crédito.
Por Vanessa Silva
Do NE10/ Paraíba
0 comentários:
Postar um comentário