Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

João Pessoa torna obrigatório uso de cartão para acesso à Integração

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A partir deste último fim de semana, passou a valer em João Pessoa uma medida que tem como objetivo reduzir os assaltos a ônibus na capital paraibana. Desde o último sábado (7), o acesso ao Terminal de Integração de João Pessoa passou a ser feito apenas com o cartão da bilhetagem eletrônica, o Passe Legal.

A iniciativa é da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC). Com o uso do cartão, que é recarregável, o órgão espera reduzir a circulação de dinheiro nos ônibus e, consequentemente, a quantidade de assaltos.


João Pessoa tem registrado índices alarmantes de crimes praticados dentro dos coletivos. Só no primeiro semestre deste ano, foram contabilizados mais de 150 assaltos dentro de ônibus. O número já ultrapassa o total de ocorrências desse gênero registrado em todo o ano passado na cidade. 

Além da questão da segurança, a obrigatoriedade do uso do cartão também tem como objetivo dar mais agilidade ao embarque, tanto nos coletivos quanto no terminal de integração - local que dá acesso ao transporte público tanto para quem chega à cidade através do Terminal Rodoviário, quanto aos usuários que podem trocar de linha sem ter que pagar outra passagem.

O cartão possibilita, ainda, que o usuário troque de linha em até 20 minutos após o primeiro embarque sem ter que pagar outra passagem ou sem ter que ir para a Integração. Em qualquer parada de ônibus, o usuário poderá descer e pegar outra linha para chegar ao destino sem que seja debitada do cartão uma nova passagem.

O Passe Legal já existe desde 2006 em João Pessoa, mas só agora o uso do cartão passou a ser obrigatório para o acesso aos terminais de integração. De acordo com a diretoria da Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa, em apenas um dia já foram confeccionados mais de 500 novos cartões de bilhetagem, o que indica que havia uma demanda reprimida no uso desses cartões.

Os cartões podem ser recarregados em shoppings, Casas da Cidadania, Terminal Rodoviário e no Terminal de Integração. O cadastro é gratuito e leva menos de cinco minutos para ser realizado. O usuário pode escolher qualquer valor para colocar como crédito.

Por Vanessa Silva
Do NE10/ Paraíba

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960