Entrou em funcionamento, na manhã desta segunda-feira, 1º, a utilização do TRI Passe Antecipado no sistema de lotações da Capital, numa ação integrada entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL) e Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP). A bilhetagem eletrônica começou pelos 12 veículos da Linha Menino Deus, com trajeto entre a Correa Lima, Morro Santa Teresa, e a Borges de Medeiros. O processo é idêntico aos ônibus, usado na Capital há mais de cinco anos. Até o final deste mês, o sistema estará implantado nos 403 veículos das 29 linhas em operação na cidade.
Não serão aceitos os créditos do Vale-Transporte, TRI Escolar e isentos. O pagamento da passagem será na entrada do veículo e não mais na saída. O Diretor-Presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que a bilhetagem eletrônica ampliará a segurança dos passageiros, com mais praticidade ao sistema de transporte seletivo: “Os motoristas e passageiros não precisarão mais lidar com dinheiro. É um passo a mais no processo de qualificação do transporte coletivo da cidade”, afirmou.
Como fazer o Cartão TRI Passe Antecipado
A Passagem Antecipada destina-se ao usuário comum. É uma passagem de valor integral da tarifa. Mas se você possui um cartão Escolar, ou Vale-Transporte, pode colocar créditos de Passagem Antecipada no seu TRI. Assim, não é necessário adquirir um novo cartão.
O cartão de Passagem Antecipada e o de Vale-Transporte é o mesmo: há o nome e o CPF do usuário e não possui foto. Este cartão não é intransferível, sendo possível que outra pessoa, além do titular, o utilize.
Como se Cadastrar
Se você ainda não tem um cartão TRI, pode fazer o cadastro para solicitação do cartão de Passagem Antecipada. Basta levar o seu CPF, carteira de identidade e um comprovante de residência em algum dos seguintes locais:
- Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC, na rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
- ATP, na av. Protásio Alves, 3885 – Petrópolis, de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min.
- Posto Integrado Terminal Triângulo, na Av. Assis Brasil – Terminal Triângulo, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
- no Posto Móvel da ATP.
Outras informações no Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, fone (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda à sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou pelo FalaPoa fone 156.
Informações: EPTC