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Novo prefeito de Fortaleza vai implantar bilhete único no transporte coletivo

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), reuniu todo o seu secretariado na manhã e tarde de ontem, no Hotel Gran Marquise, para apresentar as linhas gerais do seu plano de governo e as prioridades para o início da gestão a fim de que no dia 2 de janeiro todos comecem o expediente sabendo o que fazer em seus gabinetes.

Esta foi a primeira reunião que ele fez com o secretariado, que foi anunciado no dia 20 deste mês. Até ontem ele havia conversado muito pouco com cada um dos secretários, em razão de estar tratando da formação do segundo grupo. O primeiro escalão administrativo da Prefeitura é composto por 32 nomes além do prefeito e do vice.

O bilhete único para o transporte coletivo será implantado em toda a cidade de Fortaleza até junho deste ano. Essa é a expectativa do prefeito Roberto Cláudio, ao revelar que ainda em janeiro uma experiência piloto será feita em uma área da cidade.

Ele informou que já havia conversado, isoladamente, com cada secretário e anunciou que durante a reunião o presidente do Instituto de Planejamento do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba, faria a apresentação de um estudo sobre a situação econômica e Social da cidade.

Informações: Diário do Nordeste

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Porto Alegre: Fortunati diz que deve iniciar obras do metrô ainda em 2013

Ao ser reconduzido ao cargo de prefeito de Porto Alegre, nesta terça-feira, José Fortunati (PDT) colocou entre as prioridades de sua administração a continuidade das obras - incluindo o início da construção do metrô ainda em 2013, a revitalização da orla e do Cais Mauá - e a saúde. Ele disse ainda que, nesta gestão que se inicia, as metas estipuladas para o secretariado serão divulgadas para o acompanhamento da população.

"Como não estou assumindo, estou reassumindo, não posso dizer que vamos fazer grandes inovações. Daremos continuidade a tudo que iniciamos, preparando a cidade para Copa do Mundo, preparando as vias que ainda têm que ser implementadas, iniciando ainda neste ano a obra do metrô", afirmou.

Entre seus compromissos assumidos na posse, Fortunati disse que quer elevar a eficiência dos serviços de saúde. "Não descansaremos enquanto não acabarmos com as filas que se formam nas comunidades carentes para atendimento de saúde. (...) Queremos dar qualidade ao SUS (Sistema Único de Saúde), que certamente nenhuma outra cidade terá", prometeu. 

Sonho concretizado
Fortunati afirmou que finalmente conseguiu concretizar seu sonho de ser eleito prefeito da cidade, após duas gestões nas quais passou pelo o comando do Executivo municipal como vice. "Meu sonho não era apenas o de ser prefeito, meu sonho, que realizei no dia 7 de outubro, era o de ser eleito democraticamente", disse.

Informações: Portal Terra

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Obra do Monotrilho avança sentido Sapopemba, confira fotos:

O mais interessante é que neste trecho de obra as árvores não foram removidas, ao contrário do trecho próximo a Vila Prudente e o local onde está sendo construído o pátio de manobras.

Acreditamos que no ritmo que a obra caminha, em 2014 este trecho até Sapopemba esteja pronto e funcionando.

Acompanhe o andamento da obra em novas fotos.

Informações: Portal Vila Prudente

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No Rio, Paes anuncia integração do Bilhete Único ao metrô e barcas

O prefeito Eduardo Paes, empossado nesta terça-feira na Câmara Municipal, na Cinelândia, anunciou que será regulamentado a parceria do Bilhete Único com o Metrô e a Barcas daqui a seis meses.

A informação foi endossada pelo Secretário da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, que comentou algumas das medidas do Diário Oficial publicadas desta terça-feira, que prevê economias na administração da prefeitura.

Entre elas, um plano de cortes linear dos encargos especiais de 10% dos servidores, o que deve gerar uma economia de R$ 65 milhões por ano. Haverá uma renegociação das dívidas de IPTU, ISS, ITBI, com desconto de 70% e parcelar em 36 vezes.

Informações: O Dia Online

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No Recife, Faltou táxi e sobrou ônibus lotados no Reveilon

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

“Lotado, lotado, sem condições”. Nesta terça-feira (1º), as palavras do comerciante Márcio de Amorim definem o sufoco que os pernambucanos passaram na virada do ano para conseguir pegar táxis. Márcio tinha trabalhado a noite inteira e queria chegar em casa para descansar. As paradas de ônibus ficavam lotadas. Quando passava um táxi, já vinha com passageiros. Alguns taxistas não queriam ir pra Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Outros, cobravam preço fechado, sem taxímetro.

A exemplo do carnaval e do último Réveillon, neste ano, os taxistas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, cidades da Região Metropolitana, puderam circular livremente entre os quatro municípios. Com isso, a expectativa era a melhor possível. Até 7.692 veículos à disposição da população.

Nas ruas de Olinda, o problema continuava. Na Avenida Getúlio Vargas, uma das mais movimentadas, poucos táxis e nenhum livre. Na Praça do Carmo, havia alguns na parada. Adriano Bezerra era o motorista de um deles e estava quase indo embora – ficaria até as 23h e passaria o carro para um amigo. Já Edmilson da Costa não vai para casa tão cedo. É trabalhando que ele vai receber o ano novo e não acha ruim. "Minha mulher está viajando. Tem muita demanda na rua, eu vou trabalhar, atender o pessoal", conta ele.

No Recife, a situação se complicou. Havia muitos táxis circulando nas ruas, o que não era garantia de nada. Quem quisesse ir para o bairro de Boa Viagem não podia contar com o taxista José de Lima, por exemplo. "Tem muita avenida que está interditada. Fui lá e para sair está complicado", argumenta ele. Para Tuane Cantarelli, auxiliar administrativo, o problema maior era a tarifa.  Ela contou que havia motoristas cobrando um valor fechado pela corrida do Derby até Boa Viagem. "Não ia ser no relógio, ia ser o preço que ele pediu, R$ 40", disse ela.

Às três da manhã, o auxiliar administrativo Marcos Brás ainda tentava pegar um táxi de Boa Viagem para Casa Amarela, onde mora. A promessa de um esquema especial montado na área por trás do palco na Avenida Boa Viagem, após a queima de fogos, foi motivo de frustração para quem quis voltar para casa. Sem táxi, as paradas de ônibus ficaram lotadíssimas.

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Passageiro que cair em ônibus pode usar cobertura do Dpvat

Brasília – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que acidentes causados por quedas de passageiros de ônibus em movimento podem ser cobertos pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (Dpvat). O entendimento é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A vítima do acidente moveu ação no Rio Grande do Sul pedindo a cobertura do seguro porque teve sua capacidade motora reduzida ao cair de um ônibus quando descia em um ponto. O pedido foi negado pelo juiz de primeiro grau e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Ambos entenderam que não se tratava de acidente de trânsito, pois a vítima caiu sobre o meio-fio e não dentro do ônibus.

Para a relatora do processo no STJ, ministra Nancy Andrighi, o DPVAT deve ser usado para reparar danos pessoais em acidentes de trânsito, independentemente se a culpa é da vítima. A ministra argumentou que a queda ocorreu após a brusca movimentação do veículo e por isso cabe indenização.

O STJ não fixou o valor da indenização, que deverá ser apurado pela Justiça local em escala proporcional ao grau de invalidez da vítima.

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Blog Meu Transporte - "Desejamos um Feliz 2013 à todos Leitores e Parceiros"

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Para todos que nos acompanharam durante todo ano de 2012 e os que já acompanham desde de 2008, queremos desejar um Feliz Ano Novo, com muita Paz, Amor, Compreensão e acima de tudo Deus no Coração. Queremos que em 2013 seja um ano de realizações à todos.

Agradecemos por demais a confiança das empresas parceiras do Blog e em Especial a Itamaracá Transportes, Expresso Vera Cruz e Viação Progresso.

Também desejar um Feliz 2013 a todos Blogs e Sites parceiros como: Metrô Em Foco, CPTM em Foco, Diário da CPTM, Rede Integrada de Transportes, Blog Mobilidade Urbana, Salvador Bus Guias e Busão Paraibano.

E o mais importante, você leitor, o Blog Meu Transporte hoje é uma referência em mobilidade Graças primeiramente a Deus e depois a vocês que nos acompanham todos os dias.

Em 2013, teremos promoções para os leitores fieis ao Blog com Brindes e o mais importante, com mais novidades, pois em agosto faremos 05 anos online, por isso, esse ano queremos que seja especial.

Continuem também acompanhando e curtindo nossa página no Facebook, que já ultrapassou os  1000 fãs.



Aqui deixamos bem claro que o espaço é nosso, por isso, mandem suas fotos, notícias, reclamações, pois não existe no Brasil um Blog voltado exclusivamente para o transporte público que defato é noticiado pelos próprios usuários, faça parte desta idéia, se junte a nós em 2013.

Grande Abraços à todos e Feliz Ano Novo!!!

Clayton Leal
“Usuários do Transporte Coletivo na Luta por uma Mobilidade Urbana mais Justa.”

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Chega ao Brasil moovit - o aplicativo gratuito para smartphone que vai revolucionar o transporte público

São Paulo,  12/12 - O fim do ano é insano. Especialmente para aqueles que usam o transporte público. Os ônibus estão mais lotados do que nunca, o metrô ainda mais caótico, e os trens... Mais difíceis de entrar.  E o pior é que na maior parte dos casos não temos noção de quanto tempo o ônibus demorará a chegar.  Não temos certeza também sobre as opções de rota mais rápidas ou melhores, sejam elas de ônibus, trem ou metrô. 

A partir de agora, essas e outras informações sobre o transporte público em São Paulo estarão mais acessíveis com o moovit (pronuncia-se "múvit"), o aplicativo gratuito para smartphone que já está disponível para download no Google Play e na AppStore. 

“Nossa chegada no Brasil deve-se ao fato de termos identificado que um aplicativo como o moovit pode facilitar muito a vida dos passageiros, que economizarão mais tempo e poderão optar por diferentes rotas com um clique“, disse Nir Erez, CEO da empresa. “Por ser um aplicativo baseado no crowdsourcing, quanto mais pessoas usarem, mais ele informará os melhores caminhos para ir de um ponto a outro da cidade. Isso é possível uma vez que, mantendo o aplicativo conectado, o moovit fornece o local exato da condução permitindo que as pessoas possam escolher seu melhor roteiro, saber os horários e outras informações”, explica Nir.
Click para ampliar

Como funciona

A ideia é muito simples. O moovit é um aplicativo gratuito para smartphone que foi desenvolvido para os passageiros do transporte público. Após baixar o aplicativo -  que é grátis -  os usuários terão a oportunidade de compartilhar suas informações, tais como: se o transporte público que estão usando está lotado ou não, se está atrasado, bem como a lista de opções de linhas de transporte à disposição no ponto desejado.  O objetivo é reportar fatos que influenciam o transporte dos passageiros, como a posição da condução,  os atrasos, entre outras informações.

A alta tecnologia usada pelo aplicativo permite que os usuários fiquem sabendo exatamente quanto tempo as diferentes opções de transporte demorarão a chegar, tendo a oportunidade de ir para o ponto de ônibus no horário certo, ao invés de ficar esperado. Os passageiros também podem usar o aplicativo para planejar sua viagem, combinando ônibus, metrô e trem e navegar para seus destinos, usando o guia que mostra o passo a passo e envia alertas como "desça no próximo ponto". "Os telefones celulares são hoje uma ferramenta de comunicação que permite que as pessoas se ajudem umas às outras com informações de qualidade. Estando conectados, é possível lidar de maneira mais fácil com grandes problemas de tráfego em grandes cidades como São Paulo, onde quase metade do deslocamento diário é feito através dos ônibus”, comenta Nir.

“Juntos, moovit e passageiros podem  ganhar mais tempo e qualidade de vida em seu transporte no dia a dia", explicou.

Um dos pontos importantes levantados recentemente por um estudo conduzido pela ANTP - Associação Nacional de Transporte Público - que teve como objetivo obter um raio X da situação real  do transporte público em São Paulo, é que o segundo maior problema do transporte público em São Paulo é o atraso e o tempo que as pessoas gastam no ponto de ônibus para fazer suas conexões. Apenas 18% dos pesquisados acham que o transporte público é bom.

De acordo com o IBGE, 13% da população do Sudeste leva mais de duas horas para ir de casa para o trabalho, e vice-versa, e 19% informam que gastam mais de quatro horas por dia por conta do trânsito.
Como usar

moovit é interativo e fácil de usar. Assim que você inicia o aplicativo em seu smartphone, ele mostra arredores do local onde você está, incluindo todas as estações de transporte público ao seu redor, incluindo outros usuários moovit. Se você clicar em uma das bandeirinhas que mostram os pontos de ônibus, metrô ou trem abre-se um pop up mostrando quais os tipos de transporte e quais linhas atendem a região, seus horários, atualizações em tempo real e onde os veículos estão no mapa. Ao aproximar a imagem, o aplicativo mostrará mais resultados.

O moovit tem também um botão chamado "planejador de viagem" - onde é possível inserir sua origem e seu destino, apertar em "pesquisar" e obter então as melhores opções na tela, ou mais  dependendo da opção que você clica. Você pode customizar o planejador de viagens de acordo com o tipo de deslocamento que deseja - por exemplo: se você prefere andar mais a pé o aplicativo mostrará uma rota com  esta opção e vice-versa.

Ao começar sua viagem, clique no botão "começar viagem" e você irá navegar com o moovit por toda sua viagem, se quiser. O aplicativo mostrará como se deslocar no mapa, fornecerá instruções durante sua viagem, atualizará o que está à frente, sugerirá alternativas no caso de atrasos, e também dará alertas, como "desça na próxima estação", etc.

O mais interessante sobre o moovit é que, em paralelo a todas essas ações, você pode contribuir e reportar dados ao sistema durante sua viagem, compartilhando informações como: se o transporte está lotado ou vazio, se a estação possui wi-fi - e até mesmo se o atraso foi ocasionado por um acidente. Ao compartilhar informações, os usuários podem ajudar outros usuários a criar um mapa das condições do transporte público em São Paulo em tempo real. Quanto mais pessoas usarem o moovit, mais precisos serão os dados e mais eficazes serão as informações.

Os dados recebidos dos usuários e as informações sobre o transporte público, acessíveis a todos na região - como horários de ônibus, metrô, etc - são integrados ao aplicativo e, com base em algoritmos sofisticados e dados estatísticos, vão formando um banco de dados que é atualizado 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Recursos do aplicativo


O moovit roda em smartphones com Android e iOs. Ele permite que você:

·         Visualize em um mapa as estações mais próximas e as linhas que as atendem. 

·         Veja todos os horários de todas as linhas disponíveis.

·         Saiba exatamente o horário da chegada de seu transporte, incluindo um mapa com a visualização da chegada de seu ônibus/trem à estação.

·         Veja a melhor rota para chegar ao seu destino com base em suas preferências e o horário da partida/chegada que escolher.

·         Saiba tudo o que está acontecendo na sua rota, ponto a ponto, incluindo a maneira de alcançar seu destino (guia de navegação), receba alertas.

·         Saiba o tempo exato e   estimado de chegada em tempo real, novas opções de rotas de acordo com a situação. 

·         Visualize outros usuários moovit no mapa, compartilhe e receba relatórios.

·         Compartilhe sua viagem e tempo esperado de chegada com seus amigos e familiares.

·          

Quantos mais gente usar, mais preciso ele vai ficar.

Sobre o moovit

O moovit é o primeiro aplicativo de transporte público baseado no compartilhamento de informações com a comunidade. Seu objetivo é melhorar a experiência do transporte público para os usuários. Baseado em informações geradas pela população que usa transporte público, o aplicativo pode fornecer em tempo real, minuto a minuto, novas informações sobre o transporte público, planejar novas alternativas para ir e vir, e oferecer um guia de navegação, para que os outros usuários possam economizar tempo e chegar com segurança aos seus destinos. 

O moovit está em operação em Israel desde 2011, onde se tornou rapidamente o aplicativo de transporte público líder e em franco crescimento, angariando 250.000 usuários em seis meses, sem que tenha sido feito nenhuma ação de marketing. Em outubro de 2012, a empresa lançou o aplicativo em Roma, Madri, Holanda, Nova Iorque, São Francisco, Chicago, Boston e outras cidades norte-americanas. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o aplicativo e a primeira cidade a testá-lo é São Paulo. A próxima deverá ser o Rio de Janeiro.  

O aplicativo foi desenvolvido em Israel em 2011 por três grandes especialistas em tecnologia, inovação e engenharia de transporte público - Nir Erez, Yaron Evron e Roy Bick. Juntos, eles  financiaram, com recursos próprios, a ideia de um aplicativo que permitisse aos usuários colaborarem de maneira fácil, cobrindo o setor de transporte público em todo o mundo. Nir Erez é um executivo muito conhecido na área de alta tecnologia em Israel. Ele conheceu Yaron durante maratonas das quais ambos participam com regularidade. Yaron conheceu Roy durante seu MBA na Technion, uma das universidades de tecnologia e pesquisa mais prestigiadas no mundo, localizada em Haifa, Israel. Após o aplicativo entrar em operação, a empresa atraiu a atenção de outros investidores.

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