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No Rio, Obras da Linha 4 do metrô afetará o trânsito na Zona Sul por 18 meses

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Linha 4 do Metrô, que visa facilitar a locomoção do carioca, provocará muito estresse e engarrafamentos durantes sua construção. Criada para ligar a Zona Sul à Barra da Tijuca (Zona Oeste), a obra obrigou a prefeitura a fazer algumas mudanças no trânsito, que começam no próximo dia 17.

Durante os 18 meses de obras, tempo estimado pela prefeitura, os transtornos serão inevitáveis, e a população, segundo o prefeito Eduardo Paes, deve buscar meios alternativos ao trânsito.

"Não será tempo de vida fácil no trânsito com essas intervenções na Zona Sul. Por isso, apelamos pela compreensão da população. Trata-se de uma obra grande e necessária. Acabou aquela lógica de governo anteriores de que cada governador inaugurar uma estação do metrô para chamar de sua. Pedimos desculpas pelos transtornos e pedimos para que os moradores apelem para a carona solidária, a bicicleta ou as viagens a pé durante esse período. Estamos apoiando a obra do metrô que vai ser muito importante para a cidade", garantiu o prefeito reeleito.

As modificações começam com a interdição de uma faixa, em dois trechos, da Avenida Ataulfo de Paiva na altura da Rua Venâncio Flores e Avenida Bartomeu Mitre, e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros. 

No sábado seguinte (24/11), a interdição da Avenida Ataulfo de Paiva será total. Com o intuito de minimizar o impacto das modificações, algumas vias terão a mão invertida e outras ruas serão exclusivas para o tráfego de carros, de acordo com a Prefeitura do Rio.

A partir do dia 17, os motoristas que vierem da Avenida Ataulfo de Paiva poderão virar à esquerda, na Rua General Artigas, que terá a mão invertida. Depois, o tráfego segue pela Rua Humberto de Campos até a Avenida Borges de Medeiros. Em seguida, os veículos podem entrar à direita e voltar para a Avenida Ataulfo de Paiva, no sentido Ipanema.

Já na segunda fase de interdições, a partir de 24 de novembro, todas as faixas da Avenida Ataulfo de Paiva serão interditadas nos trechos entre a Rua Venâncio Flores e Avenida Bartomeu Mitre, e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros.

O trânsito de todos os ônibus e também de carros será desviado pela Avenida Visconde de Albuquerque, seguindo pela Avenida Delfim Moreira. Parte dos ônibus vai entrar pela Avenida Epitácio Pessoa e parte pela Avenida Henrique Dumont, que também terá a mão invertida. Depois, os veículos seguem o trajeto normal.

Os carros que vierem da Avenida Niemeyer não poderão seguir pela Avenida Visconde de Albuquerque. Os veículos deverão seguir pela Avenida Delfim Moreira e entrar na Avenida Bartolomeu Mitre. Para permitir todos os desvios, a Prefeitura vai fazer obras nos canteiros.

Orla da Zona Sul toda em reversível

Nos domingos e feriados, a área de lazer continua na pista junto à praia. Junto aos prédios, a mão será invertida até o fim de Ipanema. Pontos de ônibus serão implantados na Avenida Delfim Moreira, e para isso será utilizado um pedaço da ciclovia para dar conforto aos passageiros. A ciclovia avançará sobre parte do calçadão do Leblon.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, o transporte público deve ser privilegiado.

"Se trata de uma obra longa e com grande impacto. Por isso, pedimos à população para que priorizem o transporte público. Vamos proteger a circulação de ônibus e seremos rigorosos ao coibir os estacionamentos irregulares e as operações de carga e descarga para garantir a velocidade e a fluidez do trânsito principalmente em Ipanema e no Leblon", disse o ex-secretário de Conservação.

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BRT vai melhorar o transporte coletivo em Porto Alegre

O Sistema de Ônibus Bus Rapid Transit (BRT), uma das ações da Matriz de Responsabilidade da Copa, irá transformar o transporte coletivo em Porto Alegre.  O principal benefício dos BRTs aos cidadãos é a agilidade. A partir do novo sistema, as pessoas farão seus deslocamentos com maior rapidez e, muitas vezes, sem necessidade de passar pelo Centro Histórico de Porto Alegre para chegar ao seu destino final, processo diferente ao que existe hoje na Capital. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, destaca a importância desta transformação para a população como um todo. “Temos hoje 33 mil viagens e, destas, 92% vão até o Centro. Com o novo sistema vamos racionalizar todo o transporte e também garantir um pouco mais de conforto aos usuários”, enfatiza.

Outra facilidade que ajudará a tornar mais ágil o percurso é o sistema de cobrança da passagem. Ele será feito antes que as pessoas embarquem no ônibus, o que diminuirá o tempo de entrada e saída do transporte coletivo nas paradas. 

Mais sobre o BRT em Porto Alegre

No total, serão 15 linhas nos quatro pontos em que o sistema entrará em funcionamento (corredor da avenida Protásio Alves, avenida Bento Gonçalves, João Pessoa e Padre Cacique). De acordo com o coordenador do projeto Metrô POA e BRT, Luis Cláudio Ribeiro, os cidadãos serão beneficiados também nas horas de maior movimento. “Com os corredores de ônibus as pessoas chegarão mais rápido aos seus destinos. Na João Pessoa, por exemplo, nas horas de pico chegam a passar 250 ônibus. Como os carros dos BRTs vão comportar um maior número de usuários haverá uma redução da frota de 40% nesses momentos”, explica.

A tecnologia também estará presente nos BRTs. Nas paradas, por exemplo, haverá a informação do tempo de espera por cada ônibus. Este recurso também estará disponível para os aparelhos celulares. 

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Usuários do transporte coletivo de BH já podem recarregar o cartão BHBUS em todos os ônibus

Desde a última quinta, dia 1º, os usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte já podem fazer a recarga de créditos dos cartões BHBUS dentro de todos os ônibus do Serviço de Transporte Coletivo da capital, com exceção das linhas executivas. A BHTrans vem implantando, gradativamente, o serviço de recarga embarcada nas linhas municipais. 

A recarga é realizada no cartão BHBUS Usuário ao Portador, de cor azul, que é adquirido pelos usuários que desejam utilizar os benefícios da política de redução tarifária nas linhas municipais, tem um valor fixo e único de R$ 10 por viagem. Esse valor foi estipulado em função da média de recarga nos postos físicos de atendimento, que normalmente varia de R$ 10 a R$ 20. Outros fatores também foram considerados, como a definição de um valor inteiro para agilidade no pagamento, sem operação de troco e a política da bilhetagem eletrônica de redução de dinheiro em espécie nos ônibus. 

O serviço de recarga embarcada foi implantado e avaliado durante um mês em duas linhas, em que foram verificados os impactos operacionais e a utilização pelos passageiros. A novidade beneficiou milhares de usuários do cartão BHBUS Usuário com comodidade, conforto e rapidez para carregar créditos de tarifa no seu cartão. Com os bons resultados apresentados, o serviço foi ampliado, atendendo agora todas as linhas do sistema.

Belo Horizonte conta com o sistema de bilhetagem eletrônica implantado em 100% da frota de ônibus. Além de facilitar o gerenciamento do sistema, passar pela roleta fica mais fácil e mais rápido, em virtude do cartão BHBUS recarregável para o pagamento da passagem.

Confira os postos de venda de créditos eletrônicos na capital

• Transfácil: Rua Tupinambás, 841, Centro
• Transfácil: Rua Professor Moraes, 216, Funcionários
• Transfácil: Rua Aquiles Lobo, 504, Floresta
• Estação BHBUS Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 2.277, Venda Nova
• Estação BHBUS Barreiro: Av. Afonso Vaz de Melo, 640, Barreiro
• Estação BHBUS Diamante: Av. João Rola Filho, 50, Milionários
• Bilheterias das Estações do Metrô

Cartão BHBUS usuário retornável 

A partir do dia 15 deste mês o cartão BHBUS Usuário Retornável não mais será vendido dentro dos ônibus. Com essa medida, já a partir do dia 1º de dezembro o mesmo cartão não poderá ser usado como pagamento de uma viagem. Até essa data, o usuário pode devolver esse cartão ao agente de bordo (trocador), cujo custo do “casco” vale uma viagem.

BHBUS por telefone

Outra modalidade de compra de créditos eletrônicos e carregamento a bordo é por meio do telefone. Quem usa o cartão BHBUS Usuário Identificado (também azul, identificado por meio de um cadastro realizado no momento da compra do cartão (“casco”), quando a pessoa informa, entre outros dados, seu e-mail e escolhe até três linhas que utiliza para seus deslocamentos) pode ligar para o Consórcio Transfácil (3248-7300) e fazer a solicitação de compra dos créditos. Um boleto bancário é enviado ao e-mail do usuário. Após o pagamento do boleto ou a realização de um depósito bancário identificado, o passageiro pode recarregar seu cartão no validador do ônibus.

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São Paulo está preparada para acolher a bicicleta como meio de transporte?

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A cidade de São Paulo ainda está distante de ser uma cidade convidativa e adequada para que qualquer pessoa que deseje usar a bicicleta se sinta confortável e segura. Ainda assim, existem cerca de 500 mil paulistanos que utilizam este veículo pelo menos uma vez por semana na cidade e este número cresce a cada dia. Com o aumento do número de ciclistas e da "visibilidade social" da bicicleta, a segurança dos ciclistas aumenta e a cidade, aos poucos vai se tornando mais adequada.

Uma cidade "adequada" para o uso de bicicletas deve contar, fundamentalmente, com dois elementos: infraestrutura e educação/fiscalização.

A infraestrutura cicloviária consiste na criação de uma rede de ciclovias, ciclofaixas e "ciclorrotas" (trânsito compartilhado sinalizado) de boa qualidade, que garanta a segurança e o conforto do ciclista. Uma "rede cicloviária" quer dizer estabelcer interligações entre todas as regiões da cidade, combinando cada uma dessas estruturas (ciclovias, ciclofaixas e trânsito compartilhado sinalizado). Para o trânsito compartilhado, é necessário adotar medidas de "acalmamento de trânsito (traffic calming)", como a redução da velocidade máxima permitida e outras formas de reduzir o potencial de danos dos veículos motorizados.

O processo de educação é fundamental para que todos os participantes do trânsito (motociclistas, motoristas e ciclistas) aprendam a compartilhar o espaço priorizando o respeito à vida do próximo.

São Paulo ou qualquer outra cidade do mundo que sofreu com os impactos da prioridade absoluta ao automóvel durante o século XX precisa resgatar o espaço perdido para o carro, criar redes de transporte coletivo eficientes e tornar as ruas mais seguras para todos.

A bicicleta é um importante instrumento de transformação das cidades. Com o aumento do número de ciclistas e da preocupação social em incluir definitivamente este meio de transporte entre as opções de deslocamento dos cidadãos, conseguimos não apenas transformar a cidade em um ambiente mais adequado para os ciclistas, mas sim para todos os cidadãos.

Thiago Benicchio
Diretor Geral da Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

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Grande Vitória vai ser ligada por ciclovias, diz governo


Uma rede de ciclovias será criada para interligar os municípios da Grande Vitória. O Plano Cicloviário Metropolitano ainda está em fase de elaboração pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop). A previsão do governo é de que o projeto fique pronto até dezembro de 2012 e que as novas obras sejam iniciadas já em 2013.

A rede será desenvolvida dentro do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e vai passar pelas vias beneficiadas pelo Transporte Rápido por Ônibus (BRT, sigla em inglês).

Segundo o governo do estado, o PMM atende aos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. Dentro do cronograma, a previsão é de concluir 20% das 51 obras e ações ainda neste ano. No final de 2014, 65% de todo o PMM estará concluído, e até 2016, serão 88% das obras e ações entregues.

Leia mais: BRT em Vitória ES

Dentro do PMM estão previstas construção de novas vias, de corredores para melhorar o tráfego da Região Metropolitana, além da adaptação de vias para o futuro transporte coletivo, o BRT, e de diversas melhorias para o atual sistema de transporte, como a instalação de câmeras e reformas nos dez terminais, mais a ampliação da capacidade de alguns deles, como o de Vila Velha, que está em obras e com previsão de ser concluído no ano que vem.

O PMM atende aos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. Dentro do cronograma, a previsão é de concluir 20% das 51 obras e ações ainda neste ano. No final de 2014, 65% de todo o PMM estará concluído, e até 2016, serão 88% das obras e ações entregues.

Entre algumas obras do PMM estão a Quarta Ponte, a implantação dos mais de 30 quilômetros de corredores inteligentes e exclusivos para ônibus (o BRT), duas obras de grande impacto, que estão com os projetos executivos contratados e o prazo de entrega estimado para o final de 2016, mais a alça da Terceira Ponte, o Corredor Bigossi e a Avenida Fernando Ferrari, vias que estão com algumas etapas concluídas, e que outras devem ser entregues ainda neste ano.

De acordo com o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, o plano completo, vai avaliar a importância da rede cicloviária em conjunto com os municípios, a ser desenvolvida nos próximos meses para favorecer o trânsito entre as cidades da Região Metropolitana por meio da bicicleta.

Informações: Governo do ES


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Sistema avisa quando ônibus vai chegar ao ponto em São Carlos

Um sistema de envio de mensagens de textos e áudio através de um aplicativo de celular vai ajudar a diminuir o tempo de espera no ponto de ônibus em São Carlos (SP). A tecnologia permite saber quando o ônibus vai chegar ao ponto e ainda avisa aos motoristas se haverá deficiente visual ou físico.

Para ter acesso aos dados é preciso se cadastrar no Busalert. O serviço desenvolvido para São Carlos permite que as mensagens sejam enviadas em texto e também em som.

Agora, todos os 1,2 mil pontos estão cadastrados. Uma placa com número e identificação em braile para ajudar pessoas com deficiente visual está instalada em 400 deles.

O aposentado Ailton Alves Guimarães, que é deficiente visual, cadastra o ponto e o número da linha ônibus. O motorista da linha recebe um aviso em um aparelho. Nele, tem o tempo para a chegada e até a indicação se o passageiro é deficiente.

Para Guimarães, a mudança facilita muito o deslocamento. “Dá uma autonomia para o cego pegar um ônibus em São Carlos. Antes a gente ficava no ponto, as pessoas não ajudavam e o ônibus passava”, disse.

Desde junho, o serviço permitia apenas o aviso ao passageiro e não ao motorista. A secretária de Transporte e Trânsito, Regina Romão, disse que uma campanha vai explicar melhor essa expansão do serviço. “Vamos começar com a divulgação efetivamente para a população e pretendemos implantar com todo o potencial que ele permite.

Cerca de mil pessoas já estão cadastradas no sistema do Busalert. Para o diretor da empresa responsável pelo projeto, Sérgio Soares, o sistema pode ser levado a outras cidades. “A ideia do Busalert é que ninguém fique mais no ponto de ônibus esperando, porque não tem nada mais chato no mundo do que você ficar esperando no ponto de ônibus. Você pode estar aproveitando o seu tempo no trabalho, na escola, em casa com os filhos, qualquer coisa menos esperar no ponto de ônibus”, disse.

Funcionamento do sistema
O Busalert funciona em qualquer celular, pré ou pós-pago, com capacidade de acesso a pacotes de dados, que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME.

Para utilizar o Busalert é necessário ter um pacote de transmissão de dados habilitado para o aparelho celular e que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME.

Para baixar o programa o usuário deverá mandar um torpedo (SMS) de acordo com o sistema operacional de seu celular. Para celulares que rodem jogos ou programas em JAVA deve ser enviada a frase Instalar Busalert Java, para o sistema operacional da Google muito comum nos celulares mais novos a frase é  Instalar Busalert Android e para o sistema tradicional para alguns modelos Instalar Busalert Windows. Em seguida o Sistema retornará ao usuário uma mensagem com o link para efetuar a instalação, ou o telefone do Suporte, caso tenha alguma dificuldade na instalação.

Os telefones para envio de SMS, de acordo com cada operadora, são: TIM (16) 8168-4444, Vivo (16) 9717-2277, Claro (16) 9342-7500, Oi (16) 8836-8888 e CTBC (16) 9996-6999. O usuário pode escolher qualquer telefone, de qualquer operadora. Em geral, SMS para a mesma operadora costuma ser mais barato. Esta operação é executada apenas uma vez e não há custo para utilizar o Busalert, apenas o uso normal do seu celular. O SMS é enviado apenas uma única vez na instalação.

Depois de baixar e instalar o programa, para utilizá-lo basta inserir o número da linha de ônibus desejada, ou das linhas e o número do ponto de parada de ônibus, onde o usuário se encontra. O sistema informa na tela do celular a distância, o tempo estimado de chegada e o número de pontos que o ônibus se encontra, naquele momento, até o ponto onde o usuário informou. Não é necessário estar no ponto para receber esta informação.

Caso o usuário tenha dúvidas ou não consiga instalar o programa ele ainda poderá consultar o Suporte do Grupo Criar pelos telefones 0800-942-9422 ou (16) 3512-9000, ou acessar o site http://busalert.com.br/. No caso de contato via telefone é importante que se faça a ligação de outro aparelho para poder operar o celular onde será instalado o Busalert.


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Metrô-DF não funcionará neste domingo para realização de teste

A operação comercial do Metrô-DF será interrompida neste domingo (11), para a realização do primeiro teste visando à implantação de um novo sistema que dará mais precisão à condução dos trens. Com o Automatic Train Operation (ATO) será possível, por exemplo, prever com precisão os intervalos entre os trens. A escolha do domingo para a realização do teste foi estratégica por ser o dia da semana com o menor fluxo de passageiros.

O ATO minimiza a atuação dos pilotos e proporciona o funcionamento automático dos trens, com uma operação mais coordenada de todo o sistema. Com o ATO tudo passa a ser controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que tem uma visão geral de todo o sistema e pode garantir a normalidade da operação.

Todos os equipamentos necessários para o funcionamento do ATO já estão instalados nos trens, na via e nas estações. O CCO também foi atualizado para suportar as inovações.

A idéia é reduzir o tempo de viagem, com economia de energia e segurança, já que a operação padronizada alinhará a ação dos pilotos, buscando a máxima eficiência na condução dos trens.

Os primeiros trechos a passar pelo teste serão os dois ramais que ligam a Feira do Guará aos terminais de Samambaia e Ceilândia. Caso não ocorram imprevistos, a operação em ATO terá início em dezembro, em caráter experimental, nos dois ramais testados.

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Frota de ônibus será ampliada em Manaus nos dias do vestibular da UEA

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A frota de ônibus será reforçada nos dias 10 e 11 de novembro em toda Manaus por conta do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Segundo a instituição, nessas datas estão previstos que cerca de 50 mil estudantes façam as provas para concorrerem a uma vaga no Ensino Superior.
Foto: Frank Cunha/G1 AM

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes (SMTU), 1.105 ônibus devem circular por Manaus a partir das 5h da manhã. As dez empresas do sistema convencional já foram notificadas sobre a necessidade do aumento da frota. O órgão ainda anunciou que vai fazer o acompanhamento da circulação do transporte coletivo nos Terminais de Integração.
Dados do vestibular

Segundo a UEA, das 49.021 pessoas inscritas, 42.160 são amazonenses e 5.482 de outros estados - 1.866 candidatos de São Paulo, seguido do Pará com 1.433, e Roraima com 314 inscritos. O órgão informou ainda que os cursos de Medicina, Administração e Direito continuam sendo os mais procurados pelos vestibulandos. Já no interior, o curso de Enfermagem teve o maior número de inscrições em Parintins, a 315km da capital.

Informações: G1 Manaus

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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