A operação comercial do Metrô-DF será interrompida neste domingo (11), para a realização do primeiro teste visando à implantação de um novo sistema que dará mais precisão à condução dos trens. Com o Automatic Train Operation (ATO) será possível, por exemplo, prever com precisão os intervalos entre os trens. A escolha do domingo para a realização do teste foi estratégica por ser o dia da semana com o menor fluxo de passageiros.
O ATO minimiza a atuação dos pilotos e proporciona o funcionamento automático dos trens, com uma operação mais coordenada de todo o sistema. Com o ATO tudo passa a ser controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que tem uma visão geral de todo o sistema e pode garantir a normalidade da operação.
Todos os equipamentos necessários para o funcionamento do ATO já estão instalados nos trens, na via e nas estações. O CCO também foi atualizado para suportar as inovações.
A idéia é reduzir o tempo de viagem, com economia de energia e segurança, já que a operação padronizada alinhará a ação dos pilotos, buscando a máxima eficiência na condução dos trens.
Os primeiros trechos a passar pelo teste serão os dois ramais que ligam a Feira do Guará aos terminais de Samambaia e Ceilândia. Caso não ocorram imprevistos, a operação em ATO terá início em dezembro, em caráter experimental, nos dois ramais testados.
0 comentários:
Postar um comentário