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Governo de Pernambuco tenta viabilizar verba para a construção do corredor de ônibus da BR-101 (4ªPerimetral)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, reuniu-se na última quarta-feira, em Brasília, com o diretor-geral do Dnit, general Jorge Fraxe, para discutir a liberação de recursos para as obras de requalificação da rodovia BR-101, particularmente do trecho entre os municípios de Igarassu e do Cabo de Santo Agostinho.

“Esta obra é muito importante para o Estado por ser parte do conjunto de corredores exclusivos para transporte coletivo que estamos implantando no que é, de fato, nossa quarta via perimetral”, afirmou Eduardo Campos na audiência, na qual esteve acompanhado pela diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagens de Pernambuco (DER-PE), Eryka Luna.

Segundo o governador, o Estado já dispõe dos projetos para a requalificação da rodovia e a obra tem trechos incluídos no conjunto das obras do PAC da Mobilidade, do Governo Federal. “Os recursos do Dnit são fundamentais para a consolidação do corredor de ônibus, que melhora a qualidade de vida das pessoas, garantindo conforto, celeridade e segurança ao transporte público”, ressaltou.

Informações: Governo de Pernambuco

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Metrô de Fortaleza ganha nova estação nesta segunda-feira


Mais uma etapa da obras relacionadas ao metrô de Fortaleza ganhará evento especial de inauguração. Na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, o governador Cid Gomes promete abrir as atividades da primeira estação central da Linha Sul, ao lado do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Serão iniciadas as atividades da estação São Benedito, no Centro da Capital.

A partir das 9 horas de segunda-feira, o metrô fará uma viagem saindo da Estação Benfica, seguindo até a nova parada que estará sendo inaugurada e que será localizada nas proximidades da Av. Tristão Gonçalves. A Linha percorre desde a Estação da Parangaba até a Estação Carlito Benevides, em Pacatuba.

Restam, ainda, mais quatro quilômetros até a Estação Chico da Silva, também no Centro da Capital. A expectativa do Governo do Estado é que, até o fim de dezembro, seja concluída. Com a chegada na nova parada, os testes seguirão de Pacatuba até o Centro. Essa linha possui 20 estações e irá receber 20 trens. O investimento é de R$ 1,7 bilhão.

Passageiros

No entanto, somente no próximo ano é que deve ocorrer a real inauguração da Linha Sul. Quando ficar pronta, a estimativa é transportar 350 mil passageiros, por dia, com a integração com dos terminais de ônibus.

Informações: Diário do Nordeste

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Em Fortaleza, Serviços na Via Expressa e Dedé Brasil são iniciados

As calçadas das Avenidas Dedé Brasil e Via Expressa começaram a ser padronizadas, ontem, por meio da Coordenadoria de Projetos Especiais e Relações Institucionais e Internacionais (Cooperii) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Seinf).

Essas intervenções fazem parte do pacote de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O prazo estimado para a conclusão destes serviços é dezembro deste ano.

Os novos serviços iniciados no momento serão realizados em dois trechos da Avenida Dedé Brasil, entre as ruas Maria Araújo e Professora Stella Cochcane, no sentido Castelão/Parangaba; e entre as ruas Santana do Parnaíba e Fiscal Assis, no sentido Parangaba/Castelão.

Já no trecho da Via Expressa, as obras serão realizadas entre as avenidas Raul Barbosa e Padre Antônio Tomás, no sentido sertão/praia.

A padronização realizada nos três trechos seguirá o padrão do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). Diferentemente do que acontece em outras intervenções, nessas obras, apenas parte de uma faixa de tráfego da via será interditada para que seja feita a passagem segura dos pedestres, não sendo necessário o desvio de tráfego. O pacote de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo 2014 abrange obras nas avenidas Alberto Craveiro, Dedé Brasil, Raul Barbosa, Paulino Rocha e Via Expressa.

O objetivo das obras é requalificar a ligação da principal zona hoteleira de Fortaleza, além do Aeroporto, do Terminal de Integração da Parangaba e também da BR-116, ao estádio Castelão. Com prazo de conclusão para dezembro do próximo ano, o valor total de investimento da prefeitura na mobilidade urbana para a Copa do Mundo é de R$ 232,5 milhões.

Informações: Diário do Nordeste

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Estacionamento para bicicletas deve ser obrigatório em Cuiabá

Um dos maiores benefícios do uso da bicicleta como transporte modal é a redução dos impactos ambientais e sociais causados pela utilização de veículos motorizados. Porém, o trânsito caótico de Cuiabá, em razão das obras de mobilidade urbana, faz com que a adesão a esse transporte seja ainda mais interessante, uma vez que pode amenizar fatores como trânsito congestionado e stress. Pensando nisso, o primeiro-secretário, deputado estadual Mauro Savi (PR) apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a construção de estacionamentos para bicicletas (bicicletários), em todas as repartições públicas do Estado que possuam mais de 50 funcionários.

Esse não é o primeiro projeto do deputado Mauro Savi que visa o incentivo o uso de bicicletas. Em 2011, com base no “Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta. Bicicleta Brasil” o parlamentar propôs a instituição da bicicleta como transporte modal regular em Mato Grosso. O projeto ainda está em tramitação na Casa de Leis. Com esse novo projeto, a intenção é proporcionar melhores condições aos usuários de bicicleta.

Para se ter uma ideia, estudo feito pela Secretaria Estadual de Administração revela que cerca de 5 mil veículos de servidores públicos passam pelas avenidas Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nos horários de pico. Número, que representa 60% dos veículos que circulam nestas duas avenidas nos horários de pico.

Savi ressalta que, o assunto do momento é a Copa do Mundo de 2014 e por esse motivo se faz necessária a conscientização dos cidadãos em contribuir e amenizar os transtornos ocasionados pelo número excessivo de automóveis, que vem aumentando a cada dia, considerando ainda o trânsito caótico na Capital.

“Quando falamos em Copa do Pantanal e Cuiabá,  torna-se imperioso que medidas ecologicamente corretas sejam tomadas para que a Capital e outras cidades dêem condições para que uma parcela de sua população adote a bicicleta como meio de transporte”, destacou o parlamentar, ao acrescentar que assim é possível amenizar a emissão de monóxido de carbono e gazes poluentes e nocivos à saúde.

Pela proposta, caberá ao órgão Estadual competente controlar, fiscalizar e organizar a estruturação dos locais onde serão criados os bicicletários. Além disso, o projeto estabelece que nos estacionamentos deverão possuir câmeras de vigilância ou vigilância humana patrimonial, de forma a garantir a segurança dos usuários do sistema.

“Esperamos que a população entenda a nossa real intenção, já que ideia é tão somente promover ações que ofereçam ao cidadão condições para que o uso desse meio de locomoção alternativo e correto seja seguro e que as condições sejam favoráveis à sua adoção”, pontuou o primeiro-secretário, ao lembrar que as bicicletas não poluem, são excelentes para pequenas e médias distâncias, emitem baixo nível de ruídos e são econômicas.

Informações: O Documento

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Cidade do Rio de Janeiro deve ter tarifa de ônibus a R$ 3,00 a partir de janeiro de 2013

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O reajuste anual da passagem de ônibus no Rio de Janeiro, previsto para janeiro de 2013, deve fazer com que a capital fluminense tenha a tarifa de ônibus mais cara do país. O valor pode ultrapassar os R$ 3,00 segundo cálculos feitos pelo jornal "O Dia", que levou em conta a iniciativa do governo municipal de exigir das empresas a instalação de ar-condicionado e piso baixo em toda a frota.

No começo deste ano, com um índice de reajuste de 10%, o valor da passagem saltou de R$ 2,50 para R$ 2,75. Em entrevista à rádio CBN, o prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), confirmou que uma cláusula no contrato de concessão dos quatro consórcios que administram as linhas de ônibus da cidade prevê o aumento anual, sempre no dia 2 de janeiro.

No entanto, o peemedebista desconversou quando questionado sobre os valores do próximo reajuste. Segundo a reportagem do jornal "O Dia", a passagem será superior a R$ 3,05.

"No programa de governo eu já colocava que todos os ônibus da cidade do Rio de Janeiro terão ar-condicionado até 2016. Eu acho patético a gente ter, em uma cidade com as características do Rio, o ônibus com ar-condicionado custando três vezes mais do que o valor do Bilhete Único. Para equilibrar isso, precisamos voltar para a realidade", afirmou.

"O que significa uma nova realidade hoje? Ela tem um reajuste que ocorre sempre, uma vez por ano, em janeiro. É um reajuste estabelecido no contrato de concessão. Para ter o investimento, pode ser que você tenha um reajuste maior. Mas eu não falei valor. Não sei é R$ 3,05, R$ 3,10, R$ 3,20, ou se é R$ 2,50", completou o prefeito.

Uma alternativa para a Prefeitura do Rio seria a de oferecer subsídios ao Rio Ônibus, empresa que reúne as empresas do setor, para manter ou reduzir o impacto do reajuste --caso o investimento em relação à instalação de ar-condicionado em todos os veículos saia do papel.

Atualmente, entre as capitais, a tarifa de ônibus mais cara do Brasil é cobrada em São Paulo (R$ 3), segundo levantamento da empresa Ticket Transporte. Com o valor atual (R$ 2,75), o Rio ocupa a sexta colocação no ranking.

Informações: O Dia Online


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Trens do Metrô e CPTM e ônibus da EMTU/SP ajustam operação ao horário de verão

No primeiro minuto do próximo domingo, dia 21, os trens da rede metroferroviária (Metrô e CPTM) e os ônibus metropolitanos gerenciados pela EMTU/SP terão seus horários de circulação ajustados ao novo Horário de Verão.

Como os relógios serão adiantados em uma hora, a circulação de trens da Companhia do Metrô, da Linha 4-Amarela e da CPTM será feita normalmente até as 2h da manhã de domingo, o equivalente a 1h do horário antigo, quando habitualmente se encerra a operação comercial nas duas empresas.

A circulação de trens será retomada às 4h de domingo na CPTM e às 4h40 no Metrô.
Na EMTU, as linhas de ônibus também operarão até as 2h do novo horário, cumprindo tabela horária normal no domingo.

Informações: Metrô SP

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Comissão do Senado aprova incentivo para compra de ônibus para o transporte público

Nesta quarta-feira (17), a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou o PLS 268 de autoria do senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB) propondo que sejam isentos de pagamento ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) todas as compras dos veículos utilizados nos Transporte Coletivo de Passageiros.

Na sua justificativa, Cássio Cunha Lima destaca que a melhoria da qualidade do transporte pública passa também por veículos confortáveis, “pois um dos maiores problemas que afetam a prestação desse serviço é justamente a idade média da frota utilizada, que acarreta diversos problemas, como quebras em serviço, maior nível de ruído e desconforto ao usuário”. Cássio reitera que “apesar dessa constatação não constituir novidade, o que mais se observa no Brasil , é um serviço que se encontra muito aquém do que merece o povo brasileiro, ou do que a pujança econômica de nosso país permitiria”.

Na avaliação do senador, com a aprovação deste Projeto de Lei – que agora será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) - efetivamente, o preço dos ônibus será reduzido em aproximadamente 3,5%, valor que hoje representa a cobrança de PIS/COFINS. “Esta medida, somada a outras, irão garantir uma maior facilidade para a renovação e aumento da frota, com reflexos positivos na prestação do serviço de transporte coletivo urbano e consequente redução no preço das passagens”, sustentou o representante paraibano.

Ainda de acordo com a legislação vigente e pelo PLS será considerado transporte coletivo todos os automóveis para transporte de dez pessoas ou mais, incluído o motorista. Para receber esta isenção, os compradores terão que comprovar o uso do veículo exclusivamente para o transporte público de passageiros, através da caracterização do mesmo e de fiscalização do seu uso através dos agentes oficiais.

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Dilma Rousseff sanciona lei que reduz contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de pagamento das empresas de ônibus

Uma mudança na tributação das empresas  de transporte coletivo deve interferir nos estudos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) sobre o novo valor da tarifa em Londrina. A lei 12.715/2012 foi sancionada em setembro pela presidente Dilma Rousseff, dentro do pacote Plano Brasil Maior, com o objetivo de fortalecer a economia nacional.

As empresas de transporte coletivo deixarão de pagar a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de pagamento. O tributo foi convertido no pagamernto de 1 ou 2% sobre a receita bruta. O diretor de Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, espera que a mudança tenha um efeito positivo sobre o custo da tarifa.

O estudo da atualização da planilha estava praticamente finalizado, mas foi prorrogado para avaliar o impacto da nova lei. Jesus reconhece que atualmente há um desequilíbrio entre o valor repassado aos passageiros e o valor gasto pelas empresas, mas acredita que o aumento possa ser evitado em virtude da nova forma de tributação.

"Com os dados que nós temos hoje, já é possível apontar que nesse momento há um desequilíbrio. Justamente com as informações desse tributo, nós vamos avaliar qual o impacto que essa medida terá nesse desequilíbrio. Se ela voltar a trazer o equilíbrio, será importante nós avaliarmos antes de gerar qualquer tipo de expectativa da população", disse.

As empresas de transporte coletivo aguardam a atualização da planilha de valores, pois afirmam que não acontecem reajustes desde fevereiro de 2011. Jesus reconhece que o estudo é necessário. "Essa manifestação das empresas ficou mais presente a partir de julho, quando aconteceu um segundo reajuste dos salários. A gente sabe que a mão de obra é o item de maior impacto no sistema de transporte coletivo, ainda tem o aumento dos insumos, principalmente do óleo diesel", destacou.

Atualmente, os passageiros pagam R$ 2,20 por passagem às duas empresas que executam o serviço – a Transportes Coletivos Grande Londrina e a Londrisul. A real tarifa é de R$ 2,35, mas R$ 0,15 são subsidiados pela prefeitura.

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