Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
Os ônibus de João Pessoa podem passar a aceitar pagamento por meio de PIX. Conforme verificou o ClickPB, a Comissão de Políticas Públicas (C...
-
O governo de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (27/12) as novas tarifas para os ônibus intermunicipais da EMTU. O reajuste médio foi de ...
-
Com objetivo de ampliar o atendimento aos usuários da linha 511 – Alto do Mandu (Circular) e à população de Casa Amarela, o Grande Recife Co...
-
A Prefeitura de Londrina , no norte do Paraná, desembolsou mais de R$ 5,8 milhões para cobrir os custos do transporte coletivo da cidade. Os...
-
A faixa dedicada da Linha Vermelha ao acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) começa a operar nesta segu...
-
O Consórcio Expresso Monotrilho Leste (CEML) e o Metrô de São Paulo assinaram o 16º aditivo contratual do projeto de construção e implantaçã...
-
Quem é o brasiliense que usa o metrô no Distrito Federal? Como ele acessa o sistema, para onde vai, que outros tipos de transporte pega para...
-
O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 24, traz uma série de portarias do Ministério das Cidades divulgando seleção de propostas...
-
Três estações do BRT passarão por reformas nesta semana, entre terça-feira (11) e sábado (15), segundo a Mobi-Rio, empresa administradora do...
-
A prefeitura de Porto Alegre estuda a viabilidade de implantar o sistema de Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) no Centro Histórico. O prefeito ...
Horário dos ônibus para Porto de Galinhas
-
Em Porto Alegre, Ônibus elétrico articulado inicia período de testes na linha T7
-
Metrô do Recife deve ser privatizado até 2026
-
Prefeitura do Rio antecipa e apresenta o novo modelo de licitação do sistema de ônibus da cidade
-
Salvador é uma das pioneiras em operação de ônibus elétrico articulado de 18 metros no Brasil
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Em Rio Claro, Prefeitura apresenta novos ônibus a cidade
terça-feira, 26 de junho de 2012Postado por Meu Transporte às 01:14 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Rio de Janeiro: Projeto da linha 4 do metrô se estende até a Barra da Tijuca, na zona oeste
Postado por Meu Transporte às 01:13 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô, Videos
Poucos ônibus e muita confusão em Maceió deixaram usuários revoltados nesta segunda
Postado por Meu Transporte às 01:12 0 comentários
Marcadores: Alagoas
Frases de Enrique Penalosa, ex-prefeito de Bogotá e criador do transmillênio
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Postado por Meu Transporte às 18:29 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Brasil, Entrevistas, M u n d o, São Paulo, Videos
Porto Alegre: Mais duas paradas de ônibus revitalizadas na Bento Gonçalves
Postado por Meu Transporte às 17:50 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Na Grande Vitória, Sistema Transcol recebe 42 novos ônibus menos poluentes
Postado por Meu Transporte às 17:39 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Recife: O futuro da Av. Agamenom Magalhães, seus números e desafios para uma melhor mobilidade
Um transporte público de qualidade é condição fundamental para que a cidade não entre em colapso até 2020, quando deverá ter um milhão de carros. O BRT é sucesso em várias metrópoles, como Bogotá e Cidade do México. No Recife, ainda não há estimativa de quanto ele será capaz de transferir, para o sistema coletivo, o usuário que hoje opta pelo transporte individual. Mais do que isso, a gestão dos novos ônibus articulados terá o desafio de manter no sistema os usuários que hoje dependem do transporte público e só aguardam oportunidade financeira de sair para um veículo próprio.
Segundo o secretário de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo, a demanda estimada para o Norte/Sul é de 328 mil passageiros por dia. Na Agamenon, passam por dia cerca de 100 mil carros, a maioria transportando apenas uma pessoa. Imagine a redução no número de veículos se parte desse público migrasse para o transporte público. "O corredor não atende a demanda de deslocamento de todo esse público que usa carro. Mas quem sai de Igarassu, Paulista ou Olinda, por exemplo, para o polo médico do Recife, na Ilha do Leite, é perfeitamente atendido", explicou o engenheiro especialista em mobilidade, Germano Travassos.
Tornar o transporte público mais atraente do que o carro é o desafio. O técnico em eletrônica João Dourado dos Santos, 46 anos, conta que normalmente viaja sentado nos degraus do ônibus por falta de espaço. Ele chega a gastar mais de duas horas de Igarassu, limite Norte do corredor, ao Recife. "Se houvesse condições de ter um carro, eu deixaria o ônibus".
Os argumentos do transporte individual são fortes: liberdade de ir e vir, conforto e total autonomia. "Não é fácil levar o usuário do carro para o transporte público. O ônibus precisa ser rápido, confortável e atender às necessidades de deslocamentos. Além disso, devem haver restrições ao transporte individual. Enquanto o carro valer a pena, o motorista não fará a migração", apontou Travassos.
Com o aumento da velocidade na Agamenon, a estimativa do governo é que o número de automóveis na via passe de 3,3 mil para 4,2 mil por hora. A velocidade média atual no sentido Olinda/Boa Viagem, hoje de 20,9 km/h, passará a 30,3 km/h. No trecho mais crítico, na altura da Rua Paissandu, a velocidade em horário de pico, que é de 5 km/h, alcançará 18km/h.
"O usuário do carro terá que fazer uma volta maior para fazer o retorno. A gente sabe que haverá crítica nesse sentido, mas o objetivo é garantir velocidade para o transporte público", ressaltou. No trecho da BR-101 - entre os municípios de Igarassu e Abreu e Lima - também serão reduzidos os retornos. Atualmente há um retorno a cada 400 metros. O intervalo será ampliado para cada 2 quilômetros. "Essas intervenções irão permitir mais segurança e velocidade para o Corredor Norte-Sul", apontou Flávio Figueiredo.
Na Agamenon, onde nos horários de pico o motorista gasta cerca de 45 minutos entre Tacaruna e a estação Joana Bezerra, o trecho será percorrido em 20 minutos. Segundo o secretário-executivo, na área mais crítica, entre o Derby e o Parque Amorim, são realizadas 7,7 mil viagens de ônibus por dia. Com o corredor a expectativa é de reduzir o número de viagens para seis mil por dia. Menos veículos, mas mais rápidos e eficientes.
Características do sistema BRT (Bus Rapid Transit)
• Plataforma de embarque e desembarque em nível
• Pagamento antecipado da tarifa
• Veículos de alta capacidade e tecnologia mais limpa
• Transferência entre rotas, sem incidência de custo
• Integração dos modais em estações e terminais
• Programação e controle da operação por GPS
• Sinalização e informação ao usuário
• Identidade visual própria
O BRT não chega a superar o metrô, mas tem vantagens. Segundo os especialistas, com as características que o diferenciam do modelo convencional do transporte por ônibus, o sistema pode transportar de 30 mil a 35 mil passageiros por hora. É o que ocorre, por exemplo, com o Transmilênio de Bogotá, Colômbia. Na defesa do modelo, o urbanista paranaense Jaime Lerner, que chegou a desenhar o projeto do Norte/Sul, disse: "O BRT pode ser implantado em dois anos e se paga sem precisar de subsídios necessários para construir o metrê".
O corredor Norte/Sul terá dois ramais ao chegar no Recife. O primeiro passará pela Agamenon e se integrará à estação de metrô Joana Bezerra. O segundo passará pela Avenida Cruz Cabugá e se misturará ao tráfego misto até chegar à estação central do metrô. quando o usuário terá a opção de seguir viagem no metrô ou, se preferir, pegar uma embarcação em direção à Zona Oeste. O projeto de navegabilidade foi incluído no PAC Mobilidade, mas falta o governo definir a forma de financiamento. "Já estamos fazendo o estudo de impacto para não perdermos tempo", revelou Flávio Figueiredo, secretário executivo de mobilidade.
A avenida e o corredor Norte/Sul
25 a 30 minutos é a estimativa de redução do tempo de viagem com o corredor
As estações
10 estações somente no trecho da Avenida Agamenon Magalhães
Cada estação terá 180 metros quadrados de área nos dois lados do canal e capacidade para 600 pessoas cada uma
Postado por Meu Transporte às 08:07 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Pernambuco
Ex-prefeito de Bogotá defende faixa de ônibus em vias congestionadas
Postado por Meu Transporte às 07:50 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Busca por Estados
Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte
BRT Aricanduva
Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba
Seguidores
Postagens mais visitadas
-
Os ônibus de João Pessoa podem passar a aceitar pagamento por meio de PIX. Conforme verificou o ClickPB, a Comissão de Políticas Públicas (C...
-
O governo de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (27/12) as novas tarifas para os ônibus intermunicipais da EMTU. O reajuste médio foi de ...
-
Com objetivo de ampliar o atendimento aos usuários da linha 511 – Alto do Mandu (Circular) e à população de Casa Amarela, o Grande Recife Co...
-
A Prefeitura de Londrina , no norte do Paraná, desembolsou mais de R$ 5,8 milhões para cobrir os custos do transporte coletivo da cidade. Os...
-
A faixa dedicada da Linha Vermelha ao acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) começa a operar nesta segu...