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sexta-feira, 8 de junho de 2012Postado por Meu Transporte às 17:55 0 comentários
Marcadores: Sergipe
Em Fortaleza, VLTs estão parados devido ao vandalismo
quinta-feira, 7 de junho de 2012
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Foto: Kid Júnior |
O tempo de espera entre um trem e outro aumentou. Era de 30 minutos e, agora, é de 45 minutos, o que vem provocando muita reclamação por parte dos usuários. Na manhã de ontem, a reportagem embarcou em um dos dois veículos em circulação atualmente e conferiu a tranquilidade em alguns horários e o sufoco em outros com a lotação dos vagões. "Essa demora é complicada para quem usa o trem há 15 anos", lastima a professora Maria Lúcia de Moura.
"É triste sim, e lamentamos também, mas a redução foi em consequência da depredação nos veículos novos", rebate Fernando Mota, frisando que o tempo de espera antes dos "Pidners" chegou a ser de uma hora.
As duas locomotivas e oito carros que compõem a linha são responsáveis pelo transporte de mais de 12 mil pessoas por dia - a maioria formada por profissionais liberais, estudantes e operários - entre as estações João Felipe, Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi e Caucaia. O primeiro horário é às 5h30, de segunda-feira ao sábado. Desde a semana passada, o trem não circula aos domingos e feriados pela baixa quantidade de passageiros.
Horários de pico
A exemplo dos ônibus, os horários de pico na manhã e fim de tarde e noite são os mais concorridos. "Tem hora que não dá nem para respirar direito de tanta gente", diz a dona de casa Margarete Vieira. Mesmo assim, ela não troca o trem pelo ônibus. "Moro em Caucaia e vou ao Conjunto Ceará. De trem, são 25 minutos e, de busão, chega a mais de uma hora", compara.
A dona de casa Raquel Pinto concorda. "Se for sair de ônibus do Centro para o Conjunto Ceará, gasto mais de uma hora e, de trem, são apenas 25 minutos sem engarrafamentos", destaca.
No horário normal, viajar de trem é sinônimo de tranquilidade. Que o diga a professora Jaqueline de Araújo. Ela faz o percurso Padre Andrade/Caucaia sentada e aproveita para ler. "São 30 minutos. Não dispenso uma boa leitura e a viagem de trem me dá esse prazer", afirma.
Outra questão observada pelos passageiros é que, nesses veículos, não existem mapas ou sinais sonoros para identificação das estações. "A gente tem que saber de cor e salteado as estações, senão passa reto", diz o aposentado Francisco de Assis de Oliveira.
A rapidez da viagem, o custo baixo - a tarifa custa R$ 1,00 (inteira) - e um conforto maior do que nos demais transportes públicos são as grandes vantagens da linha férrea.
Melhorias
Fernando Mota, ainda destaca que os trens em operação passaram por reforma e ganharam visual moderno, sendo totalmente revestidos em fibra de vidro reforçado e pintura automotiva, além de sistema de climatização usado em veículos ferroviários de última geração.
Também foram colocadas, nas novas composições, janelas em policarbonato, mais resistentes contra atos de vandalismo; pisos em PVC/PRFV, que apresentam uma resistência mecânica mais elevada; e bancos com assentos individuais. Foram realizadas, ainda, melhorias na iluminação e nas portas.
Linha Oeste Fortaleza/CaucaiaPercurso
19,5 quilômetros
Estações
João Felipe, Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi e Caucaia
Número de passageiros
12 mil usuários por dia
Número de viagens
40 por dia
Valor da tarifa
R$ 1,00 (inteira) e R$0,50 (meia)
Horários
A partir das 5h30 em intervalos de 45 minutos até as 19h45. Devido ao pequeno número de passageiros, os trens não funcionam aos domingos e feriados
Fonte: Diário do Nordeste
Postado por Meu Transporte às 20:18 0 comentários
Prefeitura do Rio inaugura BRT Transoeste que circulará por 40 km no trecho entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz
É a primeira fase do projeto que promete ajudar a desafogar o trânsito em algumas regiões do Rio, com a retirada de muitas linhas de ônibus que hoje circulam por onde passará o BRT - somente na primeira fase do projeto, a previsão é que 26 linhas convencionais sejam eliminadas. Até 2015, a prefeitura promete implementar 150 km cobertos pelo sistema de transporte, com investimento previsto de cerca de R$ 5 bilhões. A expectativa é que o BRT esteja operando plenamente a partir do dia 4 de agosto, com 91 ônibus articulados, retirando de circulação de vias paralelas 251 coletivos. A projeção é que, em termos ambientais, haja uma redução de 65% na emissão de poluentes com a troca.
A partir do dia 23 de junho, o sistema entra em operação em 31 estações e, a cada 15 dias, uma nova etapa será implantada até meados de agosto quando o TransOeste chegará a Campo Grande e bairros próximos.
O Projeto
Com 56 km de extensão, o TransOeste ligará Santa Cruz à Barra da Tijuca. Nas vias exclusivas, ônibus articulados, com capacidade para 140 passageiros e ar condicionado, vão trafegar livres de congestionamentos, o que encurtará pela metade o tempo de viagem de que faz diariamente o trajeto entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada.
Tarifas e integrações
A tarifa deste serviço será de R$ 2,75, a mesma dos ônibus convencionais, com direito às integrações do Bilhete Único Carioca. Dentro do período de duas horas, o passageiro poderá realizar até três viagens de ônibus ao custo de uma passagem se o BRT for o segundo deslocamento. A integração com os trens da Supervia será de R$ 3,95, com direito ao uso de uma linha alimentadora do BRT e a integração com os ônibus de linhas intermunicipais terá tarifa de R$ 4,95, incluindo ainda uma viagem em linha alimentadora do BRT.
Estações abertas a partir do dia 6 de junho
Pingo D´Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada.
Horário de funcionamento
A partir deste dia 6, as estações acima estarão abertas, diariamente, das 10h às 15h. Até o dia 23, outras estações serão abertas e os horários de atendimento serão estendidos. Essa ampliação gradual do atendimento será divulgada com antecedência.
Linhas Alimentadoras
O TransOeste terá 31 linhas alimentadoras, cuja finalidade será promover o acesso dos passageiros às estações BRT. Essas linhas terão a mesma identidade visual dos BRTs e terão uma letra A ao fim de seu número de identificação. Além disso, 4 linhas serão eliminadas para não se sobrepor ao sistema principal.
Postado por Meu Transporte às 11:57 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Curitiba terá frota de ônibus híbrido, ônibus é movido a eletricidade e biodiesel
Postado por Meu Transporte às 11:34 0 comentários
Marcadores: Paraná
Em Florianópolis, Ticen terá mudanças nas plataformas de embarque
A intenção da mudança é melhorar a organização dos embarques e desembarques, deixando em plataformas separadas os ônibus municipais dos intermunicipais e daqueles que são considerados linhas sociais. “Também vamos aproveitar essa alteração para deixar a plataforma B uma área pré-paga, assim como acontece na A”, observou o diretor da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais, Dárcio Gustavo Correia Filho.
Não serão alteradas as linhas municipais da Emflotur e Estrela, que continuarão na área B do Ticen. As mudanças começaram no dia 12 de maio, quando linhas das plataformas A e B foram modificadas. “Aproveitaremos o feriado desta quinta-feira para fazer as alterações, quando não há tanta movimentação no Ticen”, explicou Correia Filho.
Postado por Meu Transporte às 11:24 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Estado apresenta ônibus que será usado durante a Rio+20
Postado por Meu Transporte às 11:14 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Obras da linha 4 do metrô na zona sul do Rio começam em julho
Em cerca de 15 dias, a linha 4 deve, enfim, ganhar a licença ambiental para começar as escavações. Segundo o RJTV, a estação da Gávea será construída em um só nível, outra mudança do governo em relação ao primeiro traçado proposto. O estudo que está sendo analisado atualmente propõe que a Gávea seja ligada ao centro passando pelo Jardim Botânico, Humaitá, Laranjeiras e o Largo da Carioca.
Uma das exigências para conceder a licença ambiental para a linha 4 é preparar a estação da Gávea para essa possível expansão. A estação ganhará um túnel de 300 metros de extensão.
Postado por Meu Transporte às 11:10 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Em João Pessoa, Bilhetagem Eletrônica terá novos equipamentos
Postado por Meu Transporte às 11:04 0 comentários
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