Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
O Governo Federal investirá R$ 330 milhões para o metro do Distrito Federal. De acordo com o ministério das Cidades, o Governo do Distrit...
-
As tarifas básicas do Metrô, dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e de ônibus na capital paulista ficaram 5,26% m...
-
Com apoio da Prefeitura e da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), as Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana lançaram nesta t...
-
O sistema de transporte público municipal está com dez novos veículos em circulação. O anúncio foi feito ontem pela Semuttran (Secretaria Mu...
-
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e os secretários Edson Caram (Mobilidade e Transportes) e Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), além...
-
As obras em andamento na Linha Verde Norte seguem avançando dia a dia. Um dos equipamentos importantes para a funcionalidade do projeto est...
-
Cerca de 3.217.983 passageiros utilizaram o Metrô de São Paulo na última terça-feira (12). A marca superior a 3,2 milhões de pessoas transpo...
-
A partir de hoje (25), as ruas de Campinas ficam ainda mais iluminadas e alegres com a chegada dos ônibus com luzes de LED. Ao todo, dez veí...
-
Com a chegada do verão e a intensificação de pessoas procurando as praias do litoral pernambucano, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa...
-
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai instalar novos painéis nas estações. Os equipamentos permitem acompanhar a m...
- Inovações Tecnológicas marcam o 1º Trem da Linha 17-Ouro
- Temporada de cruzeiros contará com linha especial com destino a pontos turísticos do Recife e Olinda
- Sete ônibus elétricos já estão em operação em Curitiba
- Ônibus movido 100% a gás natural começa a ser testado em Campo Grande
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Estado apresenta ônibus que será usado durante a Rio+20
quinta-feira, 7 de junho de 2012Postado por Meu Transporte às 11:14 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Obras da linha 4 do metrô na zona sul do Rio começam em julho
Em cerca de 15 dias, a linha 4 deve, enfim, ganhar a licença ambiental para começar as escavações. Segundo o RJTV, a estação da Gávea será construída em um só nível, outra mudança do governo em relação ao primeiro traçado proposto. O estudo que está sendo analisado atualmente propõe que a Gávea seja ligada ao centro passando pelo Jardim Botânico, Humaitá, Laranjeiras e o Largo da Carioca.
Uma das exigências para conceder a licença ambiental para a linha 4 é preparar a estação da Gávea para essa possível expansão. A estação ganhará um túnel de 300 metros de extensão.
Postado por Meu Transporte às 11:10 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Em João Pessoa, Bilhetagem Eletrônica terá novos equipamentos
Postado por Meu Transporte às 11:04 0 comentários
Marcadores: Paraíba
Após paralisação, Ônibus voltaram a circular em Ponta Grossa
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Postado por Meu Transporte às 21:45 0 comentários
Marcadores: Paraná
Em Curitiba, Número de passageiros transportados aumentou nos últimos dois anos
Postado por Meu Transporte às 18:05 0 comentários
Marcadores: Paraná
Metrô de SP deve transportar mais de 1 bilhão de passageiros até fim do ano
Durante 29 minutos, Fátima e Adriana passam algo muito parecido com o que acontece com sardinhas quando entram em uma lata. Numa manhã de terça-feira, as enfermeiras querem ir para o trabalho no centro de São Paulo. Mas, assim como o primeiro, o segundo metrô também chega lotado à Estação do Brás.
Depois, vem o terceiro e o quarto. Elas não pegam o sexto nem sétimo. E resolvem entrar no oitavo metrô, mas não conseguem. O que era para ser a nona tentativa começa com um rapaz espremido e termina com o mesmo rapaz ainda mais espremido. As duas enfermeiras continuam do lado fora, mais uma vez. O décimo metrô chega com cara de decisão. Quando a porta abre, as duas agora entram no jogo para ganhar. Tudo em fim se resolve. Depois de tamanho esforço, a mulher descansa na porta e suspira. Fátima também suspira.
Somando as cinco linhas, são mais de 4 milhões de passageiros diários no metrô de São Paulo. E as caras de desapontamento e de esmagamento também são diárias. Roberta suspira e se aperta. E sem alternativa, ela acaba se divertindo: “Nossa, não consigo nem abaixar o braço. Um não sobe, o outro não desce”.
O número de passageiros em algumas linhas aumentou mais de 30% em apenas um ano. Foi de uma hora para outra por causa da conclusão da linha 4, em setembro. A nova linha, moderníssima, multiplicou as opções de trajetos, aumentou a integração com os trens e transporta hoje mais de 600 mil pessoas por dia. Não foi à toa que ficou lotada também.
Nesse ritmo, as cinco linhas do metrô paulistano vão fechar o ano com um recorde histórico: mais de um bilhão de passageiros. Transportar esse bilhão de pessoas em um metrô que cobre apenas 74 quilômetros é o grande desafio das autoridades.
A nossa viagem é pela Linha Vermelha, que corta São Paulo de leste a oeste, com uma escala importantíssima no coração da cidade. O aumento nela foi de 36%. Ou seja: para cada três passageiros do ano passado, apareceu mais um.
A jovem Marcela vai quase escondida entre tantos braços e ombros. Fecha os olhos pensando em aliviar as dores do aperto.
Quando a viagem termina, na Estação Sé, novo fôlego. De repente, parece tudo mais bonito. E nós encontramos motivos de sobra para lembrar por que o metrô de São Paulo, apesar de não cobrir nem um terço do que especialistas consideram necessário, é frequentemente citado entre os melhores do mundo. Na estação grandiosa, tem até um piano para quem quiser tocar. “Só estou só de passagem. Essa música dá mais tranquilidade para o pessoal ir para o trabalho”, comenta um rapaz que toca o instrumento.
Quando não tem superlotação, dá orgulho do metrô paulistano.
Metrô afirma que construção de quatro linhas vai desafogar sistema
O repórter Rodrigo Alvarez conversa com o gerente de operações do Metrô, Wilmar Fratini, responsável por organizar esse sistema.
Rodrigo Alvarez: Todos os dias as pessoas acordam sabendo que vão pegar esse metrô super lotado, espremidas dentro do metrô. O que acontece que isso não muda a cada dia que passa?
Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô: Como em todas as grandes cidades do mundo inteiro, nos horários de pico, nós temos um grande fluxo de passageiros se dirigindo para o trabalho, se dirigindo para fazer suas atividades no centro da cidade. O que nós temos feito é aproveitar ao máximo a capacidade do sistema. E atualmente, estamos com um grande investimento na construção de quatro linhas simultâneas.
Rodrigo Alvarez: O argumento de que as grandes cidades também passam por isso foi usado também pela Companhia de Trens. Não é fato que todas as grandes cidades têm esse problema. É um problema que parece um pouco maior em São Paulo e talvez em algumas outras cidades
Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô: Por isso que nós estamos com a construção e quatro linhas simultâneas.
Rodrigo Alvarez: Falta linha? O que falta?
Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô: O aumento da malha possibilita não apenas que mais pessoas tenham acesso ao sistema, mas também permite que as pessoas se redistribuam de uma forma mais otimizada e tenham mais alternativa de rota para chegar ao seu ponto de desejo.
Rodrigo Alvarez: O que podemos esperar? Qual é a promessa que vocês podem fazer para o morador de São Paulo?
Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô: Que ele possa continuar colaborando com o metrô de São Paulo. É muito importante a colaboração deles, para evitar segurar as portas. Enfim, nos ajudar a manter o sistema circulando com a maior fluidez possível.
Muita gente gosta de andar de metrô, o problema é a super lotação nos horário de pico. “Eu moro em Guarulhos. O horário que o ônibus me permite chegar aqui é uma hora e meia antes do trabalho ou meia-hora depois. Então, tenho que chegar antes”, revela um rapaz.
Um jovem também conta a sua peregrinação diária par chegar ao trabalho: “Eu moro na cidade de Tiradentes. Eu gasto uma hora de percurso de perua até Itaquera. De Itaquera para cá, eu gasto uns 40 minutos. Daqui, mais uns 15 minutos até onde eu trabalho. Não dá para vir sentado no trem, porque a lotação é muito grande. Quando a gente chega no metrô, já tem muita gente na fila e está muito apertado”.
Postado por Meu Transporte às 00:50 0 comentários
Marcadores: Especialistas, São Paulo, trem/metrô
Gratuidade fica fora da renovação da frota de ônibus de Niterói
A Justiça autorizou, no mês passado, que os idosos não sejam impedidos de andar nos ônibus de Niterói e região se estiverem sem o Rio Card, apenas portando o documento de identidade. A decisão foi proferida a partir de uma ação civil pública de 2008, movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro com base em uma denúncia feita pelo Conselho Comunitário da Orla da Baía (Ccob). Nas ruas, os idosos dizem que entrar ou não sem o Rio Card costuma depender da boa vontade dos motoristas.
Postado por Meu Transporte às 00:33 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
CBTU não cede e greve dos metroviários continua no minímo por mais uma semana
Postado por Meu Transporte às 00:24 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, Pernambuco, trem/metrô