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quarta-feira, 18 de abril de 2012Postado por Meu Transporte às 08:11 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Recife: Linha 026 – TI Aeroporto/Boa Viajem terá itinerário modificado a pedido de usuários
terça-feira, 17 de abril de 2012
Por solicitação dos usuários, a linha 026 deixará de passar na ida (terminal/ponto de retorno) no Shopping Center Recife e nas ruas Ribeiro de Brito, Visconde de Jequitinhonha, Tenente Domingos de Brito e Ernesto de Paula Santos, seguindo o trajeto descrito abaixo. Para os passageiros que se deslocavam para estes endereços a opção, agora, é a linha recém inaugurada 023 - TI Aeroporto/ Tancredo Neves.
Dúvidas, sugestões e reclamações podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento no telefone 0800.081.0158 ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br.
Novo itinerário completo da linha:
Terminal/Ponto de retorno
• Terminal Integrado Aeroporto;
• Rua Dez de Julho;
• Rua Capitão Zuzinha;
• Rua Doutor Vicente Gomes;
• Rua Setúbal;
• Av. Conselheiro Aguiar;
• Av. Antônio de Góes – até o Dnit;
Ponto de Retorno/Terminal
• Rua Cacilda Iolanda Porciúncula;
• Rua Manuel de Brito;
• Rua República Árabe Unida;
• Rua Arquiteto Augusto Reinaldo;
• Av. Herculano Bandeira;
• Av. Engenheiro Domingos Ferreira;
• Rua Padre Carapuceiro;
• Rua Fernando Simões Barbosa;
• Rua Jack Ayres;
• Pátio do Shopping Recife (Parada 1);
• Rua Bruno Veloso;
• Av. Engenheiro Domingos Ferreira;
• Rua Barão de Souza Leão;
• Viaduto Norte;
• Acesso ao Aeroporto;
• Av. Marechal Mascarenhas de Morais;
• Praça Ministro Salgado Filho;
• Viaduto Sul;
• Av. Marechal Mascarenhas de Morais;
• Rua Dez de Julho;
• Terminal Integrado Aeroporto.
Postado por Meu Transporte às 18:48 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
SPTrans troca ônibus comum por articulados em linhas da Zona Leste
1178/31 São Miguel – Pça. do Correio (Substituição de 3 veículos)
Postado por Meu Transporte às 18:19 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Rio, BRS chega às pistas laterais da Presidente Vargas
A via já recebeu, há cerca de 40 dias, a seletiva na pista central. As duas faixas exclusivas para ônibus funcionarão somente nos dias úteis, das 6h às 21h, nos dois sentidos, entre a Rua de Santana e Candelária. Os pontos de ônibus serão reduzidos em toda extensão e divididos em seis locais.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia |
O motorista do carro de passeio que trafegar pelas faixas destinadas aos ônibus receberá multa de R$ 53,20; já os coletivos que andarem fora do corredor, R$ 85,13.
Os pontos serão distribuídos na Candelária e nas imediações da Avenida Passos, Praça da República, terminal Procópio Ferreira e Cidade Nova. As 219 linhas municipais, que circulam nos dois sentidos, serão agrupadas em cinco pontos. A distância entre eles chega até no máximo 700 metros.
Zona Norte é a próxima a receber faixas exclusivas
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a colocação do corredor exclusivo nas pistas laterais da Presidente Vargas encerra a etapa do BRS no Centro, com o sistema implantado em quatro vias. A Zona Norte será a próxima região a receber as faixas exclusivas já no segundo semestre.
Desde a implantação do BRS nas pistas centrais da Presidente Vargas, o tráfego na via ficou marcado por um verdadeiro nó no trânsito. No dia da implantação, 6 de março, o congestionamento fez aumentar em até 40 minutos o tempo de viagem de algumas linhas de ônibus.
A poucos metros da Pres. Vargas, a Praça da Bandeira pode ter melhora no trânsito a partir da tarde de hoje. Uma faixa reversível será implantada no sentido Zona Norte, na altura da Rua Teixeira Soares, das 16h30 às 20h30.
O recurso é destinado somente para carros de passeio, que poderão acessar a reversível entre a Rua Pará e a agulha na altura da passarela do metrô de São Cristóvão.
Fonte: O Dia Online
Postado por Meu Transporte às 08:19 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Nova ciclovia vai ligar sete cidades da Grande São Paulo
Com 13 km de extensão, o primeiro trecho a ser construído é o de Mogi das Cruzes, cidade com o maior número de pessoas que usam a bicicleta para ir ao trabalho: calcula-se 7 mil viagens diárias. Segundo Edson Aparecido, secretário de Desenvolvimento Metropolitano, "a ideia é que a ciclovia sirva de alternativa e de complemento para o transporte público, e não apenas para lazer".
A ciclovia se ligará a terminais de ônibus, universidades e centros comerciais, correspondendo a 4% dos deslocamentos da região. Também está no planejamento de Mogi das Cruzes a construção de um estacionamento de bicicletas com mil vagas disponíveis. Ainda não existe previsão de data para que toda a obra seja concluída.
A obra será custeada pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano - com previsão orçamentária de R$ 2,6 milhões - e o planejamento é da Desenvolvimento Rodoviário S.A (Dersa).
Investimentos nos municípios da regiãoO governador Geraldo Alckmin anunciou investimentos na região do Alto Tietê - onde estão incluídas as cidades que receberão as ciclovias - durante a Agenda Metropolitana do Governo Estadual no final do último mês de março. Entre as áreas que terão prioridade em projetos futuros está a de Logística e Transportes, o que deve incluir obras complementares à ciclovia.
O orçamento está calculado em R$ 9 bilhões e a ação beneficiará outras quinze áreas, como por exemplo: Transporte Público e Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental.
Postado por Meu Transporte às 08:15 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo
Recife: Fãs de Paul têm ônibus expressos para o Arruda
A experiência é baseada no Expresso da Folia, que acontece no Carnaval recifense. As viagens são das 16h até por volta das 2h. Além do valor da passagem, quem deixar o carro no estacionamento do shopping deve pagar os R$ 5 referentes ao serviço.
A venda do bilhete será feita apenas no Tacaruna. Por isso, os fãs devem guardá-lo o seu com cuidado para garantir a volta do Arruda.
Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que promove o Expresso, os veículos têm elevadores para a acessibilidade de pessoas com deficiência.
Postado por Meu Transporte às 08:12 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Começaram as intervenções para construção do BRT de Belo Horizonte
Após pressão dos comerciantes, a via será interditada apenas entre as ruas da Bahia e São Paulo, no próximo sábado. Uma das três faixas vai permanecer transitável até o Dia das Mães, no dia 12 de maio. “Com esta decisão o comércio sofrerá menos impactos e não perderá vendas”, afirmou o vice-presidente da CDL/BH, Marcos Innecco.
Após a data, a avenida será completamente interditada até setembro deste ano. Depois dessa etapa, outro trecho da Santos Dumont e a avenida Paraná serão fechados. O fim das obras na região central, orçadas em R$ 55 milhões, vai coincidir com a entrega do BRT: outubro de 2013.
Ao todo, serão afetadas 170 linhas de ônibus intermunicipais e municipais. “A prefeitura está se esforçando para nos causar menos impacto. Poderia liberar o IPTU durante o período das obras”, afirma a vice-presidente da Associação Comercial de Minas, Cláudia Volpini.
Mas nem todos comerciantes estão otimistas com as obras. “Não sei se vou conseguir levar comida para casa”, diz Marco Antônio da Silva, proprietário de uma loja no Shopping Caetés.
Postado por Meu Transporte às 08:09 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais
Usuários de trens e metrô de SP crescem mais de uma Campinas
O aumento de 20% na demanda equivale ao total transportado por dia na rede do Rio de Janeiro. Ainda são 200 mil pessoas a mais que a população de Campinas, a maior cidade do interior paulista. "Em um ano, crescemos um Rio de Janeiro no sistema", confirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
Com toda essa massa se deslocando nos vagões, o desconforto dos passageiros não tem data para acabar. Pelo menos nos próximos três anos, segundo especialistas, viajar de trem em horários de pico será tarefa muitas vezes disputada no braço. A cena é comum em estações como Luz, Brás e Pinheiros, que oferecem integração gratuita entre Metrô e CPTM, consideradas os principais gargalos nos trilhos. Em muitos casos, o simples ato de entrar ou sair dos trens ou conseguir lugar no vagão vira uma batalha. A malha tem 89 estações e atende 22 municípios. "Não há como oferecer conforto adequado no pico", reconhece o secretário (leia na C3). Para ele, a demanda ainda vai aumentar até chegar a 9,2 milhões de passageiros por dia em 2014.
Para o professor de ferrovias da Escola Politécnica da USP, Telmo Porto, pico confortável é inviável. "Isso não existe", diz destacando que o desconforto dos passageiros não tem solução a curto prazo. Para ele, o forte impacto no fluxo de passageiros pode ser explicado por pelo menos quatro fatores: bilhete único, novas estações do Metrô, aquecimento da economia e política de ocupação do solo da cidade. Tudo isso, segundo o professor, aumenta a pressão sobre o fluxo de passageiros em uma rede ferroviária que foi construída para demandas bem menores.
O especialista lembra ainda que há anos falta a São Paulo uma visão sistêmica do transporte. "Trens, trilhos, subestações, rede elétrica, sinalização. Tudo precisa estar muito ajustado para o sistema funcionar." Mas Porto está otimista. "Em dois anos estaremos melhor do que estamos hoje", declara. "Há muitas ações sendo feitas no sistema."
Para Eluis Alves de Matos, presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, as falhas ocorrem por falta de investimentos. O principal gargalo, segundo ele, é a questão da energia.
Postado por Meu Transporte às 08:02 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo, trem/metrô