A última etapa do BRS (sigla que, em inglês, significa serviço de ônibus rápido), no Centro do Rio, começa a valer a partir de amanhã, com a implantação do corredor exclusivo nas pistas laterais na Avenida Presidente Vargas.
A via já recebeu, há cerca de 40 dias, a seletiva na pista central. As duas faixas exclusivas para ônibus funcionarão somente nos dias úteis, das 6h às 21h, nos dois sentidos, entre a Rua de Santana e Candelária. Os pontos de ônibus serão reduzidos em toda extensão e divididos em seis locais.
A via já recebeu, há cerca de 40 dias, a seletiva na pista central. As duas faixas exclusivas para ônibus funcionarão somente nos dias úteis, das 6h às 21h, nos dois sentidos, entre a Rua de Santana e Candelária. Os pontos de ônibus serão reduzidos em toda extensão e divididos em seis locais.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia |
Nas duas primeiras semanas do BRS, não haverá multa para motoristas. A fiscalização começa somente no mês que vem, com o funcionamento de 11 novos radares e 80 agentes da CET-Rio espalhados pelos dois quilômetros do BRS.
O motorista do carro de passeio que trafegar pelas faixas destinadas aos ônibus receberá multa de R$ 53,20; já os coletivos que andarem fora do corredor, R$ 85,13.
O motorista do carro de passeio que trafegar pelas faixas destinadas aos ônibus receberá multa de R$ 53,20; já os coletivos que andarem fora do corredor, R$ 85,13.
Mas quem deverá sofrer mesmo serão os passageiros de ônibus intermunicipais. A distância entre uma parada e outra das 38 linhas chega até quase 1,5 km no sentido Candelária.
Os pontos serão distribuídos na Candelária e nas imediações da Avenida Passos, Praça da República, terminal Procópio Ferreira e Cidade Nova. As 219 linhas municipais, que circulam nos dois sentidos, serão agrupadas em cinco pontos. A distância entre eles chega até no máximo 700 metros.
Zona Norte é a próxima a receber faixas exclusivas
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a colocação do corredor exclusivo nas pistas laterais da Presidente Vargas encerra a etapa do BRS no Centro, com o sistema implantado em quatro vias. A Zona Norte será a próxima região a receber as faixas exclusivas já no segundo semestre.
Desde a implantação do BRS nas pistas centrais da Presidente Vargas, o tráfego na via ficou marcado por um verdadeiro nó no trânsito. No dia da implantação, 6 de março, o congestionamento fez aumentar em até 40 minutos o tempo de viagem de algumas linhas de ônibus.
A poucos metros da Pres. Vargas, a Praça da Bandeira pode ter melhora no trânsito a partir da tarde de hoje. Uma faixa reversível será implantada no sentido Zona Norte, na altura da Rua Teixeira Soares, das 16h30 às 20h30.
O recurso é destinado somente para carros de passeio, que poderão acessar a reversível entre a Rua Pará e a agulha na altura da passarela do metrô de São Cristóvão.
Os pontos serão distribuídos na Candelária e nas imediações da Avenida Passos, Praça da República, terminal Procópio Ferreira e Cidade Nova. As 219 linhas municipais, que circulam nos dois sentidos, serão agrupadas em cinco pontos. A distância entre eles chega até no máximo 700 metros.
Zona Norte é a próxima a receber faixas exclusivas
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a colocação do corredor exclusivo nas pistas laterais da Presidente Vargas encerra a etapa do BRS no Centro, com o sistema implantado em quatro vias. A Zona Norte será a próxima região a receber as faixas exclusivas já no segundo semestre.
Desde a implantação do BRS nas pistas centrais da Presidente Vargas, o tráfego na via ficou marcado por um verdadeiro nó no trânsito. No dia da implantação, 6 de março, o congestionamento fez aumentar em até 40 minutos o tempo de viagem de algumas linhas de ônibus.
A poucos metros da Pres. Vargas, a Praça da Bandeira pode ter melhora no trânsito a partir da tarde de hoje. Uma faixa reversível será implantada no sentido Zona Norte, na altura da Rua Teixeira Soares, das 16h30 às 20h30.
O recurso é destinado somente para carros de passeio, que poderão acessar a reversível entre a Rua Pará e a agulha na altura da passarela do metrô de São Cristóvão.
Fonte: O Dia Online
0 comentários:
Postar um comentário