Em troca, o Executivo faria mudanças viárias no Paço com objetivo de garantir mais fluidez para o transporte público. O projeto, batizado de Via Livre, divulgado com exclusividade pelo Diário em dezembro, prevê o fechamento do retorno entre a Praça Samuel Sabatini e a Guarda Civil, para carros de passeio. Por lá passarão apenas ônibus. Também estão previstas mudanças na Rua dos Vianas e entorno. A expectativa é reduzir em 20% o número de veículos que circulam por lá.
Segundo o secretário municipal de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, a EMTU sinalizou apoiar as mudanças propostas. "Não adianta o trólebus ter corredor exclusivo se, ao chegar no Paço, para tudo", comenta. De acordo com Campos, atualmente, a velocidade média no corredor é de 25 km/h nos horários de pico. Ao chegar no Paço, cai para 9 km/h. "Esperamos que a velocidade fique mais uniforme."
Campos informa que a mudança, agora, depende de trâmites jurídicos. "Todas as partes gostaram, mas é preciso pensar no contrato. De repente, você cria uma figura jurídica que alguém pode entrar com recurso e barrar." A EMTU confirma que foi procurada pela Prefeitura de São Bernardo e que a proposta está em fase de análise operacional e jurídica. Passam por São Bernardo 56 linhas intermunicipais, sendo que, destas, 21 percorrem a Faria Lima.
A expectativa do secretário é de que os ônibus comecem a utilizar a via segregada ainda em 2012. O próximo passo será a criação de binário para o transporte coletivo entre as avenidas Índico e Nações Unidas - cada uma com apenas um sentido de circulação.
VIADUTO - A Prefeitura adiou pela terceira vez a entrega do Viaduto Moysés Cheid, no Km 22,5 da Via Anchieta. Antes prevista para este mês, a obra será concluída em junho. "Infelizmente, quando a gente abriu a rua ao lado, paralela à Anchieta, uma rede da Comgás não estava no cadastro e a remoção foi atrasada em três meses", justifica o secretário.
Informações: Diário do Grande ABC
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