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sexta-feira, 6 de abril de 2012Postado por Meu Transporte às 08:56 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô
Lei proibe música alta nos ônibus de Florianópolis
Se for aprovada pelo prefeito, a lei deve entrar em vigor até o final do mês, a exemplo do que já ocorre em cidades como Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Sorocaba (SP).
Lei com caráter educacional
O texto prevê que a fiscalização fique a cargo dos fiscais de terminal da prefeitura, mas autoriza motoristas e cobradores a solicitarem aos passageiros com música alta que desliguem o aparelho ou utilizem fones de ouvido. Se o usuário resistir, será convidado a se retirar do ônibus.
Para o autor da proposta, vereador César Faria, a lei possui caráter educacional. Mais do que punir, visa conscientizar de que é preciso respeitar o espaço do outro.
- O projeto ainda precisa ser aperfeiçoado e pode ser modificado afirma, explicando que algumas questões não foram previstas na lei, como o caso de os próprios motoristas e cobradores escutarem música alta dentro dos ônibus.
Com o pé atrás
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setuf), Waldir Gomes, avalia que o projeto é delicado, pois pode provocar conflitos entre passageiros, motoristas e cobradores.
Outra questão é se o passageiro for menor de idade, pois não se pode expulsá-lo do ônibus. O órgão vai aguardar a lei ser sancionada para saber como proceder.
Saiba mais:
O que diz o texto?
- Proíbe o uso de aparelhos de telefonia celular ou similares com sistema de reprodução e amplificação de som no transporte coletivo de Florianópolis.
Quais as penalidades?
- Solicitação para que o passageiro desligue o aparelho sonoro.
- Havendo recusa, o condutor deverá solicitar a saída do passageiro infrator.
- O projeto não estabelece multa para os infratores.
O que falta para entrar em vigor?
- É preciso fazer uma versão final do texto na Comissão de Constituição e Justiça.
- Depois, segue para sanção do prefeito.
Postado por Meu Transporte às 08:50 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
No Distrito Federal, Falta de estrutura emperra funcionamento do metrô e mobilidade urbana
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Do total de veículos comprados pelo GDF, três são, rotineiramente, reservados para a manutenção (seja em caráter preventivo ou para o caso de reposição). Ainda assim, das 32 composições existentes, restam 29. E o ideal é que todas pudessem entrar em atividade simultaneamente nos períodos de maior demanda. Cada trem tem quatro vagões com capacidade para transportar, em média, por dia, até 6.250 pessoas. A subutilização do sistema metroviário em sua máxima potência, além de desencorajar novos usuários (o que resolveria parte do inchaço de carros nas vias do DF), exige dos passageiros mais tempo de espera.
Postado por Meu Transporte às 22:58 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, trem/metrô
São Paulo: ''Olho Vivo” da SPTrans funciona com precisão de 90%, as informações são via internet
Em 10 ônibus verificados no ponto Faria Lima do corredor Rebouças, apenas um, o 8705-10 Anhangabaú, teve um atraso de cinco minutos do previsto. Os outros nove chegaram precisamente no horário apontado pelo “Olho Vivo”.
O Sistema “Olho Vivo” foi criado em 2005 com objetivo de ampliar a fiscalização dos 15 mil ônibus da frota da cidade. A partir de maio de 2008, os dados sobre velocidade e previsão de partidas começaram a ser disponibilizados aos passageiros, que conseguiam acompanhar on-line a velocidade dos principais corredores e, nos pontos com Painéis Eletrônicos, o tempo de espera para o próximo ônibus. Agora o serviço completo já foi acessado por 80 mil usuários, desde o dia 26.
Postado por Meu Transporte às 00:56 0 comentários
Marcadores: São Paulo
VLT português que inspirou o de Cuiabá tem tarifa de até R$ 8,40
Postado por Meu Transporte às 00:46 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso, VLT
Em Maringá, Em vez de ampliar o horário dos corredores de ônibus, prefeitura cede aos apelos dos vereadores e comerciantes
Postado por Meu Transporte às 00:41 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Paraná
Rodoviários paralisam 11 linhas de ônibus da Zona Sul de Manaus
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Postado por Meu Transporte às 19:10 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Edital de licitação do sistema de transporte público do Recife e região será publicado em maio
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Foto: Clayton Leal |
Empresas nacionais e internacionais poderão participar da licitação. Com o aumento na concorrência pelos lotes o Governo visa à contratação de empresas com melhores condições técnicas, com propostas financeiras mais atrativas. Com o sistema licitado, as empresas terão obrigações contratuais que caso não sejam cumpridas poderão ocasionar a perda da concessão para operar.
O Grande Recife Consórcio de Transporte analisará, em um prazo de 15 dias, as contribuições e propostas dos participantes. Após a publicação do Edital em Diário Oficial, o que deve acontecer no mês de maio, o processo deve durar cerca de quatro meses.
Critérios - No contrato estarão previstos quais os tipos de equipamentos (ônibus convencionais, articulados, com ar-condicionado e etc) e o serviço que será proposto pelo Consórcio, cabendo à empresa operadora cumprir na íntegra todos os requisitos estabelecidos no contrato.
A proposta do Grande Recife, prevista no edital, condiciona que qualquer uma das empresas ou consórcio de empresas não poderão operar com mais de 20% das linhas licitadas, prevalecendo o equilíbrio do sistema. O contrato, também prevê que até junho de 2014, todos os veículos que operam no Sistema Estrutural Integrado (SEI) (cerca 900 atualmente) terão ar-condicionado. O restante dos veículos irá contar com o sistema de refrigeração de acordo com a renovação da frota. A previsão é de que em sete anos todos os três mil ônibus estejam equipados, proporcionando mais conforto aos 2 milhões de usuários que utilizam o serviço diariamente.
O processo também estabelece que as empresas ou consórcios de empresas que vencerem a licitação não operem com mais de 20% do total de linhas existentes, e que a exploração dos serviços seja feita por um prazo determinado no edital. O descumprimento das obrigações contratuais acarretará em penalidades, advertência escrita, multa contratual, apreensão do veículo e até a perda da concessão.
Todas as empresas operadoras e/ou consórcios vencedores, serão avaliados semestralmente tendo que obter, de acordo com os critérios técnicos do edital, nota igual ou superior a 7,0.
Principais Funções dos Operadores
•Executar os serviços de transportes de acordo com o estabelecido nos contratos;
•Realizar, de acordo com o estabelecido pelo Consórcio, os serviços a serem prestados e seus custos, considerando a programação atual das linhas, o Regulamento do STPP/RMR e o que estabeleceu o Edital e seus Anexos; e contrato.
•Assumir inteira responsabilidade na formação dos preços e na Tarifa de Remuneração proposta na licitação.
Abrangência da Licitação
•Linhas intermunicipais da RMR (ônibus), exceto metrô;
•Linhas do município de Olinda (ônibus);
•Linhas de ônibus do município de Recife, exceto as linhas da CRT; e VPP
•Todas as linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI)Concepção do modelo
•Cada lote será operado por uma Empresa ou Consórcio de Empresas;
•Durante o Contrato de Concessão, a Empresa ou Consórcio deverá ajustar-se as melhorias na infra-estrutura, modificações no perfil de sua frota e implantação de novos sistemas de gestão, conforme estabelecido no Edital e seus Anexos.
Os lotes:
LOTE 01 - Corredor Av. Engº. D. Ferreira e BR-101 Cabo/ Ipojuca 381
LOTE 02 - Corredor Masc. de Moraes 300
LOTE 03 - Corredor José Rufino (Metrô) e Corredor Abdias de Carvalho 429
LOTE 04 - Corredor Belmino Correia 251
LOTE 05 - Corredor Rosa e Silva/Rui Barbosa e Corredor Av. Norte 337
LOTE 06 - Corredor Beberibe e Corredor Kennedy 378
LOTE 07 - Corredor BR-101/PE-15 (Norte/Sul) e Corredor PE-01 Olinda 510
Postado por Meu Transporte às 08:24 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
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