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segunda-feira, 2 de abril de 2012Postado por Meu Transporte às 07:46 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
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domingo, 1 de abril de 2012
Postado por Meu Transporte às 22:24 0 comentários
Marcadores: Brasil
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Postado por Meu Transporte às 22:19 0 comentários
Marcadores: Amazonas, Bicicletas
Obras subterrâneas de metrô em Belo Horizonte dividem opiniões
Divergências Segundo o coordenador do projeto do metrô na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Márcio Duarte, a solução encontrada, por enquanto, é a construção de um pátio de manobra e manutenção subterrâneo sob a escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na Avenida Antônio Carlos. “Não será preciso, em princípio, derrubar muitas estruturas nem fazer grandes desapropriações para abrir esse pátio, que é, sim, essencial”, diz.
Nesse ponto há mais divergências. Segundo fontes da CBTU, não é possível a construção de pátios de manutenção e manobra no subsolo, pois são estruturas extensas. Nesses complexos são feitos os reparos de composições com defeito, testes de desgaste e reposições programadas pelas quais esses equipamentos passam. De acordo com a CBTU, os dois pátios que funcionam atualmente na Linha 1 (Eldorado/Vilarinho), nas estações São Gabriel e Eldorado, já estão trabalhando com a saturação máxima.
Para ter ideia da extensão desses galpões permeados por trilhos, ramais para girar as composições e garagens de mecânica, a Estação São Gabriel tem, de acordo com mapas topográficos, cerca de 240 mil metros quadrados, o que representa 24 campos de futebol com as medidas maiores permitidas pela Fifa. “Vamos fazer um pátio inteiramente subterrâneo, mas vai ser menor do que os que já existentes. Por isso será possível operar”, afirma Márcio Duarte.
Outra solução para a manutenção seria a abertura de um poço de acesso com 30 metros de profundidade, 15 metros de largura e 100 metros de comprimento em rampa, para que um guindaste içasse alguma composição com defeito que não caiba em um pátio lotado pelos veículos em manutenção preventiva e danificados. A partir daí, uma carreta levaria o trem de 200 toneladas pela Avenida Antônio Carlos até a estação São Gabriel, a 14,5 quilômetros de distância. A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas informou que o projeto do metrô não foi finalizado e por isso pode adotar uma série de soluções, “que serão as melhores possíveis e viáveis”.
Para ganhar qualidade de vida
Construir no subterrâneo é a saída que as maiores cidades do mundo vêm adotando para liberar o espaço urbano da superfície, que é uma parte que está muito congestionada. E tudo começa assim. Pelo transporte público, depois estacionamentos, empresas de serviços se interessam e abrem lojas ali. Futuramente, grandes empreendedores começam a procurar espaços próximos a essas estações para abrir shopping centers. A tecnologia hoje permite que quase tudo que é feito na superfície seja possível no subterrâneo. Claro que edifícios residenciais não são viáveis, porque ninguém vai querer morar num lugar sem vista, enterrado no solo. Mas é uma boa solução contra a verticalização de edifícios-garagem, empresas e comércios. O principal, volto a frisar, é a oxigenação da superfície e o ganho de qualidade de vida sem congestionamentos e saturação.
Postado por Meu Transporte às 22:11 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, trem/metrô
Grande Recife com nova linha (958-Costa Azul) para ampliar atendimento em Paulista
A nova linha será operada por seis ônibus que farão 80 viagens nos dias úteis, e aos sábados e domingos terá um serviço de quatro veículos e 68 viagens. O intervalo nos horários de pico, nos dias úteis, será de 20 minutos. A linha sairá de Paulista, pela Rua Inácio de Andrade Lima (Terminal), passando pelas avenidas Cláudio Gueiros Leite e Presidente Kennedy, em Olinda, Agamenon Magalhães até o Terminal de Passageiros de Santa Rita. A tarifa custará R$ 3,25 (Anel B), podendo ser paga em dinheiro ou com o Vale Eletrônico Metropolitano, seja ele o Estudante, Trabalhador, Comum ou infantil.
Com a criação da linha 958, as linhas 994-Conjunto Beira Mar e 982-Conjunto Beira Mar/Derby deixarão de atender os usuários de Costa Azul. Os moradores das comunidades, assim como os potencias usuários da nova linha, estão sendo avisados por meio de cartazes nos ônibus que fazem 994-Conjunto Beira Mar, 982-Conjunto Beira Mar/Derby, 992-Pau Amarelo e 990-Pau Amarelo/Varadouro, além de panfletos distribuídos na localidade. Um carro de som também está circulando pela comunidade
Outras dúvidas, sugestões e reclamações também podem ser esclarecidas pelo telefone 0800.081.0158 ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br.
Itinerário completo da linha:
Terminal/Ponto de retorno
• Avenida Dr. Luís Inácio de Andrade Lima (terminal);
• Rua Paramatama;
• Avenida Estados Unidos;
• Avenida Costa Azul – Rua Manoel Araújo;
• Severino Bezerra Pereira – (Estrada do Sol);
• Avenida Dr. Luís Inácio de Andrade Lima;
• Avenida Cláudio Gueiros Leite (PE-001);
• Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti;
• Avenida José Augusto Moreira;
• Venida Presidente Getúlio Vargas;
• Praça Doze de Março;
• Rua do Sol;
• Praça do Carmo;
• Avenida Sigismundo Gonçalves;
• Largo do Varadouro;
• Avenida Presidente Kennedy;
• Travessa do Pisa;
• Avenida Olina;
• Viaduto Luis Delgado;
• Avenida Governador Agamenon Magalhães;
• Avenida Cruz Cabugá;
• Rua do Hospício;
• Rua Prinesa Isabel;
• Ponte Princesa Isabel;
• Rua do Sol;
• Rua Floriano Peixoto;
• Rua do Peixoto;
• Praça das Cinco Pontas;
• Avenida Sul;
• Cais de Santa Rita;
• Terminal de Passageiros de Santa Rita;
Ponto de Retorno/Terminal
• Avenida Martins de Baros;
• Ponte Buarque de Macedo;
• Avenida Cais do Apolo;
• Avenida Militar Ponte Limoeiro;
• Avenida Norte;
• Praça General Abreu e Lima;
• Avenida Cruz Cabugá;
• Avenida Olinda;
• Avenida Santos Dumont;
• Avenida Sigismundo Gonçalves;
• Avenida Beira Mar;
• Rua do Farol;
• Av. Ministro Marcos Freire: Rua Coronel Henrique Guimarães;
• Praça Doze de Março;
• Avenida Presidente Getúlio Vargas;
• Avenida José Augusto Moreira;
• Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcanti;
• Avenida Cláudio Gueiros;
• Leite (PE-001)
• Avenida Dr. Luís Inácio de Andrade Lima;
• Rua Severino Bezerra Pereira;
• Rua Manoel Araújo;
• Avenida Costa Azul;
• Avenida Estados Unidos;
• Rua Paramatama;
• Avenida Dr. Luís Inácio de Andrade Lima.
Informações: GRCT
Postado por Meu Transporte às 22:06 1 comentários
Marcadores: Pernambuco
Audiência Pública debate licitação no transporte intermunicipal em Goiás
Será a primeira vez que as empresas passam por esse tipo de processo, com avaliação dos usuários. Segundo o presidente da AGR, Humberto Tannus Júnior, além da qualidade, será cobrada maior cobertura do transporte, pois, atualmente, 11 municípios não têm linha.
Atualmente, 32 empresas são responsáveis por 522 linhas de transporte entre as cidades goianas. Só em 2010, 12.400 pessoas foram atendidas e muitos passageiros acham que o serviço precisa melhorar.
"Em muitos ônibus as condições são precárias. Às vezes está muito cheio e atrasa. Isso é muito ruim para quem viaja com criança, como eu", reclama a costureira Andréa Martins.
As conclusões da audiência pública vão fazer parte do edital de licitação. O documento deve ser apresentado até junho e a AGR acredita que as empresas serão escolhidas até o fim deste ano.
Postado por Meu Transporte às 21:50 0 comentários
Marcadores: Goiás, Ônibus Interestaduais
São Paulo: CPTM diminuirá tempo entre trens para 3 minutos
Um dia depois do quebra-quebra que destruiu parcialmente a Estação de Francisco Morato, na Grande São Paulo, a CPTM informou que os serviços foram prestados normalmente na Linha 7 - Rubi (Luz - Jundiaí) e aos 32 mil passageiros que usam aquela estação todos os dias.
Postado por Meu Transporte às 21:41 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Ônibus ecológico de Curitiba emite 63% menos poluentes
“O projeto de utilização do B100 é de grande importância, principalmente por comprovar que é possível manter uma frota de ônibus rodando regularmente, sem utilização de óleo mineral. Não há notícia de uma iniciativa que tenha sido feita desta forma e com esta amplitude em outras partes do mundo”, afirma Elcio Karas, gestor de Inspeção e Cadastro do Transporte Coletivo da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A).
A expectativa da Urbs é que até o final deste ano a capital mais verde da América Latina tenha circulando pelas ruas 100 ônibus, todos utilizando exclusivamente biocombustível. “É um longo trabalho com resultados animadores. O projeto começou como piloto em agosto de 2009 e hoje é uma política municipal de redução de impacto ambiental do transporte. Para o meio ambiente, verifica-se uma economia de poluição na casa dos 63%. Ou seja, reduz em muito as emissões de partículas no meio ambiente, o que resulta em um ar mais puro, com benefício direto sobre a saúde da população”, conta Karas.
Atualmente, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) regulamenta que cada litro de diesel tenha 5% de biodiesel misturado em sua composição. A luta de associações do setor é que essa mistura seja aumentada para 20% devido a seus benefícios ao meio ambiente. Estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que a mistura de 5% de biodiesel ao diesel contribui para reduzir em 12.945 o número de internações hospitalares por problemas respiratórios, com 20% de mistura, esse número chegaria a 77.672 internações a menos.
“Iniciativas como a de Curitiba nos deixam entusiasmados, pois são a prova real de como o biodiesel melhora a qualidade de vida das pessoas,” afirma Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBIOS e da APROBIO (Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil).
No total, Curitiba consome 160 mil litros de biodiesel por mês, fornecidos pela BSBIOS, empresa pertencente 50% a Petrobras, com unidades em Passo Fundo (RS) e Marialva (PR). A companhia participa deste projeto desde sua implantação em 2009, fornecendo o biodiesel a base de soja de acordo com a especificação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Battistella destaca que a iniciativa deveria ser replicada em outras capitais, com a implantação do B20 metropolitano, que é a mistura de 20% de biodiesel ao óleo diesel mineral. “Os resultados positivos de Curitiba devem se emanar por outras cidades, visto que os benefícios a população e ao meio ambiente são inúmeros. As indústrias e a cadeia produtiva estão preparadas para atender a essa demanda,” ressalta o empresário. Com a implantação do B20 teríamos uma redução de 12% das emissões de CO (monóxido de carbono) no meio ambiente, se comparado ao diesel fóssil.
Postado por Meu Transporte às 21:26 0 comentários
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