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Tarifas das 62 linhas intermunicipais que servem a Baixada Santista estão mais caras

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O aumento médio de 5,33% entrou em vigor neste domingo e é justificado pela a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) pela evolução média dos custos do setor de transporte coletivo nos últimos 12 meses, como mão de obra, combustível e veículos.

Entre as nove cidades da região, a menor tarifa será de R$ 2,80 e a maior de R$ 9,10. Já entre os ônibus seletivos e que realizam viagens mais longas, o valor mínimo passa a ser de R$ 3,25 e o máximo de R$ 19,40.

No ano passado, a alta repassada no sistema intermunicipal foi superior: 6,94%. Em 2009 o usuário amargou reajuste de 8,6%.

Apesar do impacto no bolso ser menor este ano, passageiros que utilizam regularmente o serviço estão insatisfeitos.

O porteiro Olisvaldo Nascimento, de 40 anos é um dos mais indignados. Ele mora em Praia Grande e precisa do ônibus sempre que vem a Santos.

“Não reclamaria de pagar caro por um serviço eficiente. Agora, pagar R$ 3,70 ou até mais para andar em coletivos lotados, não dá”, resmunga.

A auxiliar de monitoramento Edlaine Alves também não gostou da notícia. Moradora de Praia Grande, ela paga diariamente R$ 7,20 para ir e voltar de Santos, onde trabalha.

“Pelo que temos em troca não compensa pagar mais. Para quem é assalariado e no final do mês tem desconto da condução no pagamento, é complicado”.

Metrô

Também ficam mais caras a partir de hoje as tarifas do metrô e dos trens da Companhia paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo. Em ambos os casos, os bilhetes passam a custar R$ 3,00, R$ 0,10 mais caros.

Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a valoração garantirá o equilíbrio financeiro do sistema.

Os componentes que mais pesaram para o reajuste entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012 são salários dos funcionários, eletricidade e insumos para operação e manutenção do sistema.
 

Fonte: Jornal A Tribuna



Reajuste Tarifário - 2012


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Obras de mobilidade urbana em Cuiabá têm sete concorrentes

A concorrência pública para escolha das empresas para a construção de três trincheiras e um viaduto na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, tem a participação de quatro empresas e três consórcios. A sessão de abertura de habilitação foi realizada no fim da tarde desta segunda-feira (6.02), após a justiça derrubar a liminar que suspendia o recebimento dos envelopes.

Foram credenciadas as empresas  Agrimat Engenharia e Construções Ltda; JM Terraplanagem e Construções Ltda; Três Irmãos Engenharia Ltda e Ster Engenharia Ltda. Também estão no páreo os consórcios Atracon, formado pelas empresas Atrativa Engenharia Ltda e Constral Construtora Ltda; Sobelltar-Secopa, composto pelas empresas Ellenco Construções Ltda, Sobrenco Engenharia e Construtora Tardelli Ltda; e Consórcio Ster-Capellano, formado pela Ster Engenharia Ltda e Construtora Capellano, para participação do Lote II (Viaduto do Despraiado).

A Comissão de Licitação da Secopa iniciou a fase de análise da documentação. Após a verificação, o resultado da habilitação (cabe recurso) e a data para abertura das propostas comerciais serão publicados na Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso e no Diário Oficial da União. “Estamos conduzindo o processo com total transparência e daremos a agilidade necessária para o início dessas intervenções. Além de serem importantes para a Copa do Mundo, essas obras são fundamentais para melhoria do trânsito da cidade “, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes.

Detalhes
Nesse primeiro pacote de intervenções de travessia urbana, as obras estão divididas em quatro lotes, com custo estimado em R$ 109 milhões. O primeiro prevê a construção da trincheira da Jurumirim, que terá 915 metros de extensão, além incluir melhorias no trecho compreendido entre a Rua Bela Vista  e a entrada da Avenida Marechal Deodoro, somando 2,4 Km.
           
No segundo lote, a empresa vencedora edificará um viaduto de 325 metros na região do Despraiado e realizará adequações viárias no trecho na entrada da Avenida Marechal Deodoro até o trecho de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal, totalizando 1,8 Km. A trincheira do Santa Rosa, que terá 520 metros de extensão, integra o terceiro lote, o qual inclui melhorias no trecho de 2,48 Km entre o Centro de Eventos do Pantanal e a Rua General Ramiro de Noronha.
           
No quarto lote está prevista a trincheira do Verdão, com 460 metros de extensão, e as adequações no trecho compreendido entre a Rua General Ramiro de Noronha e a Rodovia Mário Andreazza, somando 2,32 km.

Fonte: SECOPA



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Falta de mobilidade urbana é um tormento para população de São Luis

Diogo Pires Ferreira, 25 anos e Darlan Chaves Silva da Luz, 29 não se conhecem. Um é arquiteto, outro operário da Construção Civil, mas os dois são passageiros na mesma rota dos tormentos, enfrentada pela população de São Luis: o problema da mobilidade urbana. Os pontos de proximidades entre os dois vão muito além disto, Darlan, morador da Vila J. Lima, situada na região metropolitana de São Luis, leva em media 2 horas para fazer o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa e sente na pele as dificuldades de locomoção dentro da cidade, tema abraçado por Diogo como objeto de estudo da tese de mestrado em Urbanismo, feita na Universidade Politécnica de Catalunya em Barcelona na Espanha e na Universidade Tecnológica de Delft na Holanda.

A reportagem de O Imparcial acompanhou Darlan no trajeto do trabalho, no Renascença, àrea nobre da cidade, ate em casa, no bairro do J. Lima, bairro humilde, situado na periferia da ilha. "Hoje to com sorte, consegui um lugar pra sentar e acho que chego em casa às oito e meia da noite, geralmente é as nove", afirma o maranhense, 29 anos, nascido em Primeira Cruz, e seguidor de um trajeto feito por milhares de conterrâneos na década de 1990, quando a capital do estado acelerou o ritmo de crescimento populacional iniciado nas décadas anteriores passando de 695.119 em 1991 para o total de 870.128 em 2000. Atualmente este número é de 1.011.943. habitantes e quando somado as cidades que integram as região metropolitana chega a 1.266. 066 habitantes.

Atingir esse patamar foi uma cifra comemorada, especialmente pelos políticos, pois permitiu a cidade ampliar o número de vereadores para o pleito deste ano. Porém, não é apenas mais cadeiras na Câmara Municipal a consequência do crescimento desordenado de São Luis. No ano da celebração do quarto centenário, a cidade amanhece e anoitece como se estivesse sufocada pelo caos, principalmente no trânsito, tornando a mobilidade urbana, um direito, negado cotidianamente aos seus moradores. "O plano diretor não dirige a cidade de São Luís, pois ela cresce fragmentada. Isso influencia diretamente na mobilidade urbana: poucos lugares possuem serviços acessíveis a pé, ou seja, sempre dependerá de sistemas alternativos de locomoção", explica o arquiteto.

No trajeto até em casa, o operário da Construção Civil, percebe na prática este problema e vai listando os diversos pontos de engarrafamentos existentes no caminho até em casa." Na Jerônimo de Albuquerque, isto é quase todo dia. Mas em outros lugares também acontece o mesmo", relata.

A linha de ônibus utilizada por ele todos os dias, passa pelo terminal da integração do São Cristovão, frequentemente local de protestos de passageiros. A área onde fica o terminal, registrou somente na década de 90, um percentual de crescimento de 100.2%, conforme dados levantados pela prefeitura de São Luis no ano de 2005 e isto explica o grande fluxo de usuários neste terminal.

Por Francisco Junior



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Em Fortaleza, Prefeitura anuncia pacote de obras de mobilidade urbana

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mais uma obra de mobilidade urbana para a Copa do Mundo vai ser executada em Fortaleza. Agora é a avenida Dedé Brasil, no trecho entre a rua Antônio Ferreira e rua do Fim, que vai receber intervenções. A obra inicia a partir da próxima segunda-feira, 13. De acordo com a Prefeitura, os trabalhos serão realizados preferencialmente entre 21h e 5h. O prazo de conclusão desse primeiro trecho é de 30 dias.

Para evitar a necessidade de desvio de trânsito, a interdição da via será parcial. Em cada sentido, uma das faixas será bloqueada por vez. A via será recapeada e sinalizada no sentido Castelão-Parangaba e contará com serviços de fresagem (raspagem do asfalto).


Além da avenida Dedé Brasil,  a Via Expressa, também sofreu intervenções por conta do pacote de obras de mobilidade urbana da Prefeitura. As próximas vias a receber os serviços serão as avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha. O projeto prevê também a implantação de corredores exclusivos para ônibus.
Segundo a Prefeitura, o valor dessa primeira licitação das obras de mobilidade urbana é de  R$ 145.038.193,45.



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Em Curitiba, Greve de ônibus será decidida nesta segunda feira

Os motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e região metropolitana podem entrar em greve a partir da 0h de terça-feira (14). O vice-presidente do Sindimoc (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana), Dino César, confirmou à reportagem Banda B que a paralisação será decidida em assembleia no amanha, às 21h30, na Praça Rui Barbosa, centro de Curitiba.
“A assembleia anterior já referendou o indicativo de greve, que foi dado na sexta-feira (10). Na segunda-feira (13) receberemos uma proposta da classe patronal, que será avaliada na assembleia, à noite. Se for recusada, a greve inicia a 0h de terça-feira”, afirmou o vice-presidente.
De acordo com Dino, no início do mês foi apresentada uma proposta de reajuste salarial pelo índice inflacionário, a qual foi desconsiderada. “Avisamos aos patrões que nem levaríamos à assembleia aquela proposta. Queremos uma real, que supra as nossas necessidades”, destacou.
Pauta
As principais reivindicações dos trabalhadores são o imediato reajuste de 40% dos salários; 200% de reajuste no vale-alimentação; e melhoria nas condições de trabalho. “Nossa pauta aborda 54 itens, que precisam ser discutidos um a um. Mas é evidente que o principal é o reajuste dos salários, em nossa visão, totalmente defasados”, enfatizou Dino César.
“Não é a nossa vontade, mas se a proposta dos patrões não for aceita na segunda-feira, entraremos em greve já à meia-noite”, concluiu.

Da Rádio Banda B


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Greve de ônibus em São Paulo é cancelada

A greve de motoristas e cobradores de ônibus marcada para segunda-feira foi cancelada, de acordo com o sindicato da categoria.
Ontem, o Sindmotoristas recebeu um documento da SP-Urbanuss (sindicato patronal) que se comprometeu em não repassar as autuações administrativas do setor aplicadas pela SPTrans (empresa que administra o transporte).
Anteontem, o sindicato dos motoristas e dos cobradores havia encaminhado um ofício para as 32 garagens de São Paulo reivindicando o fim dos repassasse.
O documento enviado ontem ao sindicato foi assinado por Paulo José Dinis Ruas, presidente do conselho de administração da SP-Urbanuss.
Com a resposta que atende às reivindicações da categoria, motoristas e ônibus vão trabalhar normalmente na segunda-feira sem afetar os 6,1 milhões de passageiros do transporte municipal.

Fonte: Agora SP


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Em São Paulo, Metrô e CPTM com novos preços neste Domingo


A partir deste domingo (12) a viagem de Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) custará R$ 3. O bilhete integrado entre metrôs e trens com os ônibus municipais, gerenciados pela São Paulo Transportes (SPTrans), também vai aumentar, de R$ 4,49 para R$ 4,65 por viagem.
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos informou que o reajuste de 3,5% é menor do que a inflação dos últimos 12 meses - 6,5%, pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do governo. O aumento, segundo a pasta, é "necessário para manter o equilíbrio financeiro das empresas" e pagar "salários, eletricidade e todos os insumos para operação e manutenção do sistema".
Os ônibus intermunicipais que atendem a Grande São Paulo - e as regiões metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista - também vão ter aumento. O reajuste médio é de 5,33% (varia de acordo com a linha).

Fonte: Reporter Diário


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Ação Metrópole reduzirá trajeto de Marituba a Belém para meia hora

Em menos de três anos, a viagem de Marituba (município da Região Metropolitana) ao centro de Belém deverá durar apenas 30 minutos, mesmo nos horários de pico, graças ao projeto Ação Metrópole, que prevê a realização de obras para instalação de um sistema de transporte metropolitano utilizando o BRT (sigla em inglês de Bus Rapid Transit), um ônibus rápido, com capacidade para 200 passageiros, que transitará em uma via exclusiva.

 O projeto de construção de um corredor viário restrito ao transporte de passageiros, que vai da Rodovia BR-316, próximo à Alça Viária, até o Ver-o-Peso, no centro da capital, ganhou impulso na quinta-feira (09), após a assinatura da minuta de contrato de um empréstimo internacional, no valor de R$ 320 milhões, para o governo do Pará. O recurso será assegurado pela Agência de Cooperação Técnica e Financeira Internacional do Japão (Jica), instituição de suporte técnico e prestação de crédito do governo japonês, com o aval do governo federal. Os outros R$ 166 milhões que completam o valor total do projeto - R$ 486 milhões -, sairão do Tesouro estadual.

 Após meses de reuniões e quatro dias seguidos de negociações em Brasília (DF), nesta semana, a minuta de contrato definindo o acordo técnico, jurídico e financeiro foi assinado por todos os envolvidos na gestão do projeto, e já foi entregue ao diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano, Cesar Meira. “A minuta de contrato confirma que as partes envolvidas estão de acordo em todas as negociações propostas. Agora, o acordo seguirá para análise do Ministério da Fazenda e passará pela aprovação do Senado, para então ser transformado em um contrato final, que deverá ser assinado no fim de março, pelo governador do Estado, Simão Jatene, no Japão. Somos o segundo projeto brasileiro a receber recursos da Jica. É uma grande conquista”, ressaltou Cesar Meira.

 Soluções - O "Ação Metrópole" foi criado há quase 21 anos, visando o planejamento de soluções para o trânsito de Belém ao longo desses anos. Desde o início, assessoria técnica do projeto é realizada pela Jica. A primeira etapa constituiu o prolongamento da Avenida Independência e na implantação do elevado na Avenida Júlio César, para criar uma nova via de acesso a capital. A segunda etapa é formada pelo corredor alimentador, que diminuirá o tempo de viagem na Região Metropolitana.

 Em 2006, o estudo foi reavaliado e ajustado, e está pronto para execução. Os municípios da Região Metropolitana de Belém aprovaram o projeto, com exceção da Prefeitura Municipal de Belém, que possui um plano de transporte municipal que vai da Rodovia Augusto Montenegro ao bairro de São Braz, também utilizando os ônibus BRT. Os projetos municipal e estadual se sobrepõe na faixa da Almirante Barroso, e a divergência entre os executores pode prejudicar a implantação da solução do transporte que beneficiará todos os municípios da RMB.

 Mas o governo do Estado já iniciou as negociações com a Prefeitura, acreditando que o bom senso prevalecerá, já que o "Ação Metrópole" abrange toda a Região Metropolitana, e não apenas a capital.

 Ampliação - Além de implantar um sistema de ônibus de alta capacidade, com serviço rápido e de qualidade, está prevista no "Ação Metrópole" a ampliação da Avenida João Paulo II até a Rodovia Mário Covas, obra que deverá ser concluída no fim de 2013. Apesar de não fazerem parte do "Ação Metrópole", outras intervenções urbanas estão previstas para completar o projeto. Uma delas é o prolongamento da Avenida Independência até a Alça Viária. A Avenida Júlio César ganhará mais uma faixa de carros, no trecho entre os dois elevados, resolvendo o congestionamento no local nos horários de grande movimento. O Terminal Rodoviário de Belém também deverá ser transferido para a entrada da Região Metropolitana, retirando os ônibus interestaduais das ruas da capital.

 As modificações previstas terão um impacto positivo tanto no trânsito quanto no meio ambiente. A Jica realizou um pré estudo, simulando o funcionamento do novo sistema de tranporte, e constatou a diminuição significativa da emissão de gases poluentes na atmosfera. Segundo Cesar Meira, em função da redução de poluentes, existe a possibilidade de inscrever o projeto no Protocolo de Kyoto. “Nada melhor do que um projeto no coração da Amazônia com uma contribuição efetiva para a diminuição da poluição no planeta”, ressaltou.


Texto: Dani Filgueiras - Secom
Agência Pará

   
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