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No Recife, Empresas de ônibus querem aumento de 17% nas tarifas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Como anunciado em primeira mão o reajuste nas tarifas de ônibus na Região Metropolitana do Recife que acontecerá nos próximos dias, o sindicato das empresas de ônibus (urbana-pe), divulgou em nota uma proposta de reajuste de 17%, maior que a inflação de 2011, e a negociação está apenas começando, porém com este aumento, a tarifa do anel A, que hoje é usado por 70% da população pularia dos atuais R$ 2 para R$ 2,35.

No Recife, Tarifas de ônibus serão reajustadas

E esta proposta das empresas de ônibus certamente não será aceita pelo Governo do Estado que em 2011 determinou que o aumento das tarifas de ônibus fossem com base no IPCA, que é o índice padrão de reajustes de outros serviços a população.

Vejam nota do sindicato dos empresários

A tarifa de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) é a mais baixa do país, ranking que tem sido sustentado a meses pelo setor. Mesmo em cidades onde as tarifas são iguais ou próximas às praticadas na RMR, o valor consegue ser mantido porque suporta menores cargas tributárias, taxas e gratuidades, que no caso do Recife ultrapassam 50% do valor da tarifa. Várias cidades brasileiras, entre elas algumas com tarifas bem mais elevadas, têm ainda suas operações subsidiadas pelos governos municipais ou estaduais, o que não acontece na RMR.

O setor ainda tem apoiado o governo em sua política de integração que tem possibilitado a inclusão ao sistema com a ampliação da quantidade de terminais integrados, beneficiando diretamente milhares de usuários, e que alcançou, no final de dezembro de 2011, aproximadamente 400.000 (quatrocentas mil) viagens/dia sem ônus adicionais para o usuário, com forte repercussão na arrecadação setorial.  Isso significa que cerca de 20% das viagens realizadas não são pagas pelos usuários. Para este ano, está previsto a operação de quatro novos terminais de integração, três deles a serem inaugurados ainda no primeiro semestre, elevando, seguramente, o número de viagens integradas e reduzindo a demanda pagante.

Diante deste cenário, atendendo exclusivamente a critérios técnicos e considerando os custos da operação do sistema de transporte público na Região Metropolitana do Recife, verificou-se a necessidade de um realinhamento de 17,20% na tarifa, alterando a tarifa A para R$ 2,35 (dois reais e trinta e cinco centavos). É preciso ressaltar que a política de reajuste adotada pelo Governo nos últimos quatro anos (2010 não houve aumento), utiliza o IPCA, índice inferior a elevação do custo setorial, tem acumulado significativa defasagem tarifária.

TARIFAS DAS CAPITAIS - 10/01/2012
Cidade
UF
Valor Predominante (R$)
Início da Vigência
SãO PAULO - MUNICIPAL
SP
 3,00
05.01.11
MANAUS - MUNICIPAL
AM
 2,75
22.10.11
CAMPO GRANDE - MUNICIPAL
MS
 2,70
28.02.11
PORTO ALEGRE - MUNICIPAL
RS
 2,70
09.02.11
PORTO VELHO - MUNICIPAL
RO
 2,60
08.01.11
FLORIANÓPOLIS - MUNICIPAL
SC
 2,60
17.04.11
SALVADOR - MUNICIPAL
BA
 2,50
02.01.11
GOIÂNIA - MUNICIPAL
GO
 2,50
21.05.11
CUIABÁ - MUNICIPAL
MT
 2,50
14.11.10
CURITIBA - MUNICIPAL
PR
 2,50
05.03.11
BELO HORIZONTE - MUNICIPAL
MG
 2,45
29.12.10
RIO BRANCO - MUNICIPAL
AC
 2,40
13.02.11
RIO DE JANEIRO - MUNICIPAL
RJ
 2,40
06.11.10
VITÓRIA - MUNICIPAL
ES
 2,35
08.01.12
MACAPÁ - MUNICIPAL
AP
 2,30
11.08.11
ARACAJU - MUNICIPAL
SE
 2,25
30.01.11
JOÃO PESSOA - MUNICIPAL
PB
 2,20
09.01.12
NATAL - MUNICIPAL
RN
 2,20
20.01.11
PALMAS - MUNICIPAL
TO
 2,20
06.09.10
MACEIÓ - MUNICIPAL
AL
 2,10
05.07.10
SÃO LUÍS - MUNICIPAL
MA
 2,10
13.02.10
TERESINA - MUNICIPAL
PI
 2,10
27.08.11
FORTALEZA - MUNICIPAL
CE
 2,00
03.03.11
BRASÍLIA - MUNICIPAL
DF
 2,00
01.01.06
BELÉM - MUNICIPAL
PA
 2,00
16.05.11
BOA VISTA - MUNICIPAL
RR
 2,00
28.05.11
RECIFE - MUNICIPAL
PE
 2,00
09.01.11


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Porto Alegre pode ter a 2ª tarifa mais cara do Brasil

A passagem de ônibus de Porto Alegre pode se tornar a segunda mais cara do País, caso sejam empregados os reajustes dos últimos anos. Segundo uma projeção média que leva em conta os aumentos concedidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de 10,2%, em 2011, e 6,5%, em 2010, a tarifa pode subir, de R$ 2,70 para R$ 2,92. No ano passado, o Seopa (Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre) pediu reajuste de 14,69% na tarifa, e, no ano anterior, reivindicou 11,3%.

Conforme dados fornecidos pela própria EPTC, a Capital registra a terceira maior tarifa de ônibus, perdendo para São Paulo, cuja passagem custa R$ 3, e para Manaus, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde a tarifa custa R$ 2,75.  Caso o pedido de aumento das empresas supere os 10%, com o arrendondamento, o valor do bilhete, em Porto Alegre pode chegar a R$ 3, empatando com a capital paulista. A tendência, porém, é de que a Prefeitura tente reduzir ao máximo o valor a fim de evitar protestos de movimentos estudantis e de partidos de oposição em ano eleitoral.

Procurados pela reportagem, os presidentes da EPTC, Vanderlei Capellari, e da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Ênio dos Reis, que também preside o Seopa, disseram que ainda não pretendem se manifestar sobre a questão. O aumento anual é calculado com base no reajuste dado aos rodoviários - que em 2011 foi de 8% - e na alta de insumos das empresas de transportes, como pneus, oléos lubrificantes e carrocerias.

Em 2012, os trabalhadores do setor exigem 22% de reposição, enquanto o setor patronal oferece 3,5%. Em uma assembleia marcada para as 19h desta quarta-feira, o Sindicato dos Rodoviários espera analisar uma nova proposta das empresas de ônibus. O presidente do sindicato, Júlio Gamaliel, já deixou claro que qualquer proposta inferior a 7% sequer vai ser analisada. No sábado, cobradores e motoristas entraram em estado de greve.

Fonte: Correio do Povo


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Prefeitura do Rio aprova novos pontos para ônibus fretados

A prefeitura do Rio aprovou, na última segunda-feira, mudanças nos pontos dos ônibus fretados por condomínios da Barra. Os coletivos — que foram proibidos de parar na Avenida Rio Branco, após a implantação do BRS — ganharam quatro novas paradas no Centro do Rio.

A informação foi confirmada pelo secretário-chefe do gabinete do prefeito, Luiz Antônio Guaraná, após uma reunião com os moradores realizada na sexta-feira.
— A intenção é privilegiar o transporte coletivo. Esses veículos levam dez mil passageiros por dia entre a Zona Oeste e o Centro e amenizam congestionamentos — diz Guaraná.

Com as mudanças viárias, que passaram a vigorar esta semana, os ônibus farão embarque e desembarque na Avenida Rio Branco, na altura do número 46, trecho que não faz parte do corredor expresso. A segunda parada permitida é na Rua Araújo Porto Alegre, antes da Rua México. A terceira fica na Rua Marechal Agnaldo de Castro, próximo à esquina com a Avenida Presidente Antônio Carlos. O último ponto é na Avenida Presidente Wilson, em frente ao restaurante Beduíno.

Com a implantação do BRS, as paradas dos ônibus fretados foram proibidas na Rua Primeiro de Março e nas avenidas Rio Branco e Presidente Antônio Carlos. Mas os veículos podem circular nas faixas exclusivas.

A secretaria de Transportes diz que regula apenas o embarque e o desembarque dos coletivos fretados. O órgão recomenda que eles façam trajetos alternativos que não prejudiquem as linhas convencionais.

O diretor da Câmara Comunitária da Barra, Cléo Pagliosa, espera que as mudanças nos pontos amenizem o desconforto dos passageiros da Barra depois das operações do BRS, no Centro. No entanto, revela preocupação com a chegada do corredor expresso à Avenida Presidente Vargas.

— Assim que o BRS passar a funcionar, na segunda, os nossos quatro pontos naquela via serão extintos. Então, teremos que pensar num novo trajeto.

Fonte: Extra Online



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ANTT quer leilão de trem-bala até outubro

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) espera que o leilão de concessão do Trem de Alta Velocidade (TAV) ocorra em setembro ou outubro, considerando que a expectativa é de que o edital vá para a audiência pública em fevereiro e seja publicado em abril, informou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, nesta quarta-feira.

Segundo o diretor, o ministro dos Transportes irá convocar uma reunião sobre o tema no mais tardar na semana que vem para que as propostas do edital possam ser finalizadas e entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU).

"Eu acredito que até o final desse mês esse processo já esteja concluído e a gente possa iniciar a audiência pública do edital em fevereiro", disse em coletiva de imprensa após o leilão do trecho capixaba da BR-101.


Após sucessivos adiamentos e de nenhum investidor aparecer no leilão em julho do ano passado, o governo decidiu dividir o leilão do trem-bala em duas partes, de modo a tirar das empresas candidatas a operadora os riscos relativos às obras civis do projeto.


Segundo as projeções do governo, o trem-bala, de 511 quilômetros de extensão, demandará investimento de 33,2 bilhões de reais.

Figueiredo acrescentou que esses prazos são a meta do governo, mas se perceberem algum impedimento à competição e interesse das empresas no projeto, o cronograma pode mudar.

"É um investimento muito robusto para não ser feito de uma forma muito precisa e muito competitiva. O central da nossa preocupação é termos um processo competitivo", disse.


"O cronograma é meta. Mas deu problema, a gente percebeu que não vai rodar daquele jeito, nós vamos mudar o cronograma. Eu não vou comprometer um projeto de 30 bilhões por causa de dois meses de trabalho", disse.


Figueiredo acrescentou que o financiamento a ser concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de 20 bilhões de reais, referente a 70 por cento do valor do projeto, será dividido em 4 bilhões de reais para os vencedores da etapa de tecnologia e 16 bilhões de reais para a etapa de infraestrutura.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, porém, afirmou no Rio de Janeiro que os valores e condições do empréstimo ainda não estão definidos, embora o banco tenha decidido participar do projeto.

"A participação (do BNDES) está definida desde o primeiro momento na política do governo. Será um empréstimo conjunto entre BNDES e Tesouro, mas ainda estamos conversando e é cedo para analisar a repartição do empréstimo e suas condições", disse Coutinho quando questionado por jornalistas sobre o leilão do trem-bala.


(Por Anna Flávia Rochas, com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier)



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