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No Rio, Inauguração de novo corredor de ônibus no Centro é adiado

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A Secretaria municipal de Transportes do Rio de Janeiro informou, na manhã desta segunda-feira (5), que o início do funcionamento do corredor exclusivo de ônibus BRS no Centro foi adiado por mais uma semana. O serviço, que entraria em vigor no sábado (10), tem nova data por causa da realização de um evento gospel, no mesmo dia, entre as 14h e 22h, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul da cidade.

Segundo a prefeitura, o início das operações na região foi remarcado para o dia 17 de dezembro.

Extensão de 1,2 km

Em entrevista coletiva na sexta-feira (2), o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, informou que serão 1,2 km de corredor entre as avenidas Presidente Antônio Carlos e 1º de Março.

No corredor, vão circular 71 linhas, com pontos organizados em cinco grupos (BRS1, BRS2, BRS3, BRS4 e BRS5). O sistema visa melhorar o transporte e o trânsito na cidade.

“O BRS é uma ação de ordenamento, uma solução de engenharia de tráfego cujo objetivo principal é dar prioridade ao transporte coletivo racionalizando o uso da via, e que ordena a via”, afirmou o secretário Alexandre Sansão.

A meta da secretaria é reduzir o tempo de viagem em pelo menos 30%. De acordo com o secretário, haverá uma redução de 15% das frotas que passam pelas vias. Atualmente, a via recebe por hora cerca de 350 ônibus municipais e 150 intermunicipais. O secretário ressaltou que o número de linhas, no entanto, não será alterado.

“Cada BRS tem o seu ganho. Em Copacabana houve uma redução pela metade do seu percurso. Algo semelhante aconteceu no Leblon e em Ipanema. No Centro, a gente gostaria de chegar ao mesmo grau de redução do tempo. Mas se a gente conseguir uma redução de 30% já está bom, porque no Centro a confusão é maior”, disse o secretário.

Avenida Rio Branco será a próxima a receber corredor

O próximo corredor, segundo o secretário de Transportes, será o da Avenida Rio Branco, também no Centro, com previsão de inauguração para ainda este ano. Já a Avenida Presidente Vargas deve receber o novo sistema no início de 2012: “Se for sucesso imediato, marcaremos logo o seguinte. A gente vai focar nisso”, disse Sansão.

Das quatro faixas das avenidas Presidente Antônio Carlos e 1º de Março, duas serão de uso exclusivo do BRS. Além da redução das frotas, a secretaria informou que oito linhas terão os trajetos modificados. Os pontos de parada das linhas intermunicipais estarão localizados nas vias transversais. Estas linhas não farão paradas ao longo do BRS.

Informação ao público

Ainda de acordo com o secretário municipal de Transportes, o trabalho de informação ao público, por meio de panfletagem, começa na próxima segunda-feira (5). Agentes da prefeitura distribuirão material impresso nas avenidas Presidente Antônio Carlos e 1º de Março.

“A gente vai passar por um período de educação antes do funcionamento de fato do corredor. A gente anuncia e começa. As questões relacionadas com regras anteriores, já existentes, já serão fiscalizadas, como parada irregular e transporte ilegal de passageiros. Haverá um período também de adaptação sem multa”, explicou Alexandre Sansão.

Com este, serão cinco corredores BRS já instalados no Rio.
Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do corredor é o mesmo de Copacabana e do BRS Ataulfo de Paiva / Visconde de Pirajá: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados. Nesses horários, os veículos particulares que entrarem no corredor e circularem por dois quarteirões serão multados pela Prefeitura.

A circulação da faixa à direita fica reservada aos ônibus e, parcialmente aos táxis, desde que estejam ocupados, além veículos particulares que forem acessar as garagens dos prédios. Passageiros de táxi podem embarcar no lado esquerdo e transversais das duas vias que compõem o corredor.

Zona Sul

O novo corredor de ônibus rápido (BRS) na Zona Sul começou a funcionar no dia 8 de outubro na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema.

O mapa completo com a localização dos pontos do BRS pode ser baixado na internet (em formato PDF).

Já no dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a funcionar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema.


Fonte: G1.com.br

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Em Manus, Verba para investimentos em melhorias no transporte coletivo já somam 352,5 mil

Os R$ 0,05 referentes à tarifa de transporte coletivo, os quais a Prefeitura de Manaus tem direito sobre cada passagem, já somam R$ 352,5 mil acumulados durante os 47 dias em que vigora o novo valor de R$ 2,75. Contudo, o dinheiro ainda está com as nove empresas que detêm a concessão do serviço na capital. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), o órgão está definindo junto às empresas a melhor forma de repasse.

O valor é fruto da multiplicação dos R$ 0,05 pelo percentual de passageiros/dia que paga o valor inteiro da passagem à vista, o correspondente a 150 mil pessoas, 15% de um total de um milhão de usuários/dia do sistema, segundo a assessoria do Sindicato das Empresas de Transporte dos Passageiros do Amazonas (Sinetram).

Uma das soluções seria a criação de um fundo para a destinação do valor, que será aplicada em melhorias no sistema de transporte coletivo, segundo informou há algumas semanas o superintendente do SMTU, Marcos Cavalcante. Contudo, não se sabe se o projeto de lei já foi elaborado. Contudo, é fato que ele ainda nem chegou à Câmara Municipal de Manaus (CMM), conforme informações do vice-líder do prefeito Amazonino Mendes na Casa, Homero de Miranda Leão.

Passagem ainda não foi integralizada
De acordo com Marcos Cavalcante, o valor da passagem na íntegra, embora venha sendo praticado desde o dia 22 de outubro, só será integralizado 45 após o início desta data, ou seja, no próximo dia 6 (terça-feira), já que a maioria dos usuários do sistema – 85%, segundo dados do Sinetram – utilizam a bilhetagem eletrônica e estavam com seus cartões abastecidos quando a nova tarifa foi liberada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).

Ele explicou que está em fase de elaboração o “planejamento estratégico”, no qual estarão contidos os detalhes da aplicação do recurso, o qual, segundo o próprio Marcos Cavalcante revelou dias atrás, deve ser injetado na melhoria do sistema, com medicas como a reforma de terminais de passageiros, paradas de ônibus, entre outras.

“As empresas ainda não receberam o pagamento do vale com a tarifa cheia, pois, toda a venda passada, antes da tarifa, foi vendida no preço antigo (R$ 2,25). Então, tem que esperar gastar para poder integralizar o passageiro. Agora é que (as empresas) vão começar a receber a tarifa cheia”, explicou.

“Esses (passageiros) que pagam a vista, estamos levantando (o número), pegando as informações, pois o sistema da bilhetagem não é seguro”, completou Cavalcanti.



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Em Porto Velho, Prefeitura anuncia mudanças no trânsito com novos corredores de ônibus

A frota de automóveis cresceu 18% em Porto Velho em relação a 2010. O trânsito em determinados pontos não permite um fluxo rápido e os usuários de transporte coletivos aguardam mais tempo nas paradas. Para resolver o problema, o secretário municipal de Trânsito, Cláudio Carvalho, anunciou que a Prefeitura de Porto Velho, fez um levantamento dos principais locais que encontram dificuldade tráfego e elaborou um projeto que trará mudanças significativas no trânsito e vai melhorar a qualidade de vida da população.

“Em breve apresentaremos ao prefeito Roberto Sobrinho este projeto de intervenções positivas no trânsito. Nele prevemos a implantação de dois novos corredores de ônibus, um deles será na Rua Duque de Caxias, para desafogar a Carlos Gomes. Iremos retirar os transportes coletivos desta via e alargar, sinalizar na horizontal e vertical e proibir o estacionamento do lado direito da Duque, que será no mesmo sentido da Carlos Gomes”, disse o secretário Cláudio.

Ele conta que também terão mais ‘Ondas Verdes’, sistema em que permite ao motorista pegar vários sinais abertos, diminuindo o tempo no trânsito. E Acrescenta que estas ações serão colocadas em prática a partir do primeiro semestre de 2012.

Corredores
Outra forma de melhorar o trânsito são os corredores de ônibus, como o existente na Avenida Sete de Setembro que diminuiu em 10 minutos o percurso feito pelo transporte coletivo, e conseqüentemente o tempo de espera dos passageiros. “O corredor será da zona leste ate o centro da cidade, inicialmente faremos na Rua Raimundo Cantuária, aquela ciclovia será transferida para a Alexandre Guimarães e a vantagem é que os ônibus ganham mais tempo”, explica o secretário.

Investimentos

A Semtran está instalando aproximadamente sete mil placas com nomes de ruas até o final no ano. E segundo Cláudio Carvalho, estão sinalizando nas ruas da cidade cerca de 300 placas toponímicas que dão as principais informações de Porto Velho. Ainda segundo ele 86 novos abrigos serão instalados em diversos pontos da cidade e outros serão recuperados.


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Comissão discute a situação do transporte público no Distrito Federal

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Ônibus sucateados e lotados são alguns dos problemas apontados por Flávia Morais.A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realiza audiência pública amanhã (6) para discutir a situação do transporte público na Região Metropolitana de Brasília, inclusive em seu entorno. De acordo com a deputada Flávia Morais (PDT-GO), que requereu a audiência, diariamente, milhares de trabalhadores se dirigem do Entorno para o Distrito Federal, “enfrentando diversos problemas de um transporte público caótico: ônibus sucateados e cada vez mais lotados, passagens caras e monopólio das linhas, que ficam nas mãos de poucas ou mesmo de uma única empresa”. No início de novembro, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias promoveu um debate sobre o mesmo tema.

A deputada conta ainda que moradores do entorno realizam frequentemente protestos nas rodovias de acesso ao Distrito Federal, na tentativa de chamar a atenção para os problemas e sensibilizar as autoridades responsáveis. Segundo ela, após esses protestos, “promessas são feitas e medidas paliativas são tomadas, mas que não são suficientes para sanar de forma definitiva as irregularidades existentes”.

Foram convidados para participar da discussão:-o prefeito de Planaltina de Goiás, José Olinto Neto;
-o prefeito de Formosa (GO), Pedro Ivo;
-o secretário de Estado de Transporte do DF, José Walter Vazquez Filho;
-o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo José
Figueiredo Gonçalves de Oliveira; e
- o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Eduardo Rincon.
A audiência ocorrerá às 14h30 no Plenário 12.


Fonte: Correio do Brasil

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Em Curitiba, Ônibus é boa opção na hora de sair às compras de Natal

Deixar o carro em casa e usar o ônibus para fazer compras de Natal, especialmente no centro, é uma boa opção para motoristas que não querem se preocupar com o trânsito nesta época do ano. Com apenas R$ 2,50 é possível se deslocar a qualquer ponto da cidade sem se preocupar, por exemplo, com vaga para estacionar, com o preço dos estacionamentos privados ou com o movimento em frente às lojas.

O mesmo vale para quem vai viajar. Deslocar-se de ônibus até a rodoviária pode ser bem mais tranqüilo do que de carro particular uma vez que o trânsito no entorno do terminal é mais intenso nos horários de saída dos ônibus rodoviários, especialmente em período de férias e véspera de feriados.

O sistema de transporte urbano permite deslocamentos por toda a cidade, com linhas que ligam os bairros ao centro e linhas que passam por terminais e estações tubo permitindo que, com uma só passagem, seja possível se deslocar a qualquer ponto da cidade.

As linhas de ônibus de Curitiba podem ser identificadas pela cor. Escolha a sua e monte seu trajeto: Os ônibus vermelhos são os expressos, que andam apenas nas canaletas com embarque e desembarque em estações tubo e terminais. Na cor azul, a novidade deste ano, são os expressos de linha direta, que a população já apelidou de Ligeirão porque fazem poucas paradas com menor tempo de viagem. O Ligeirão atende atualmente as linhas Pinheirinho-Carlos Gomes (pela Linha Verde e Marechal Floriano) e Boqueirão (Marechal Floriano).

Os ônibus na cor laranja ligam o bairro ao terminal, onde é possível fazer a integração, mudando de ônibus sem pagar nova tarifa. Verde é a cor dos interbairros, linhas que ligam terminais de transporte de diversos bairros sem passar pelo Centro.

Amarelos são os ônibus de linhas que ligam os terminais ao centro e de linhas que ligam bairros ao centro, sem passar pelos terminais. Na cor prata são os ônibus da Linha Direta (ligeirinhos) que fazem diferentes trajetos. O Ligeirinho Inter 2, por exemplo, o que tem maior demanda, percorre 38 quilômetros e passa por 12 bairros. Os curitibanos têm ainda o ônibus branco, que faz a linha Circular-Centro, ligando os principais pontos da região central. A tarifa neste caso é R$ 1,50.

A cidade conta ainda com as linhas especiais de Turismo, Inter Hospitais e Sites, o Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial.

Informações sobre horários e trajetos dos ônibus estão disponíveis no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) e também pelo telefone 156, que atende dia e noite, sete dias por semana.

Acesso à Rodoviária – Para quem vai viajar, o deslocamento até a rodoviária, com ônibus urbano, também é uma boa opção. Na estação tubo em frente à rodoviária param ônibus de três linhas do Expresso: Praça Rui Barbosa/Pinhais; Centenário/Campo Comprido e Rui Barbosa/Centenário. No ponto de ônibus em frente à rodoviária passam os ônibus Interhospitais, Cristo Rei e Circular Centro (sentido anti-horário).

Na praça Baden Powell, a 100 metros da rodoviária param os ligeirinhos Fazenda Rio Grande; Pinhais/Campo Comprido; e Aeroporto. Também perto da rodoviária, na esquina da avenida Affonso Camargo com Mariano Torres passam os ônibus das linhas Estudantes, Guabirotuba, Erasto Gaertner, Jardim Centauro, Jardim Itiberê, Petrópolis, Solitude e Uberaba e Interbairros I (sentido anti-horário).



Informações: URBS


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Na Bahia, Governador entrega nesta terça 268 ônibus da frota intermunicipal/metropolitana

Com a presença do governador Jaques Wagner, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro) apresenta nesta terça-feira (6), às 11h, na Balança do Centro Administrativo da Bahia (CAB), 268 ônibus da frota intermunicipal/metropolitana. No período 2007/2011, 1,7 mil novos ônibus foram incorporados a esta frota.

Logo após a apresentação dos novos ônibus, o diretor-executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa, faz o lançamento da campanha educativa sobre direitos e deveres dos usuários do transporte rodoviário intermunicipal, que inclui a campanha Vai Viajar, Cidadão?.


Informações do Governo da Bahia

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Em São Paulo, Faixa preferencial deixa Radial 20% mais rápida para os ônibus

Sem fazer grandes investimentos públicos, sem gasto com publicidade e sem alarde, a Prefeitura conseguiu, no último mês, um feito significativo para a mobilidade urbana da capital: aumentou em quase 20% a velocidade dos ônibus que percorrem a Radial Leste, principal acesso da região ao centro da capital.

A São Paulo Transporte (SPTrans) instalou lá, no fim de setembro, uma faixa exclusiva para coletivos na pista à direita, nos dois sentidos. A previsão da Prefeitura era que a medida tinha potencial para aumentar em até 15% a velocidade dos ônibus.

No sentido do bairro para o centro, a meta bateu na trave: o aumento da velocidade foi de 14,9%. Não que, em números absolutos, o ganho tenha sido muito significativo: a velocidade subiu de 12,5 km/h para 14,4 km/h, segundo dados da SPTrans. Mas no sentido do centro para o bairro, a velocidade aumentou de 12,7 km/h para 15,2 km/h. A comparação antes e depois se refere a outubro do ano passado e outubro deste ano.

Apesar da velocidade ainda ser baixíssima, o ganho é equivalente, segundo técnicos, a aumentar a quantidade de ônibus. É como pôr 19% de veículos a mais circulando na via, o que reduz o tempo de espera dos passageiros nos pontos.

Mas quem toma ônibus na Radial Leste diariamente diz ainda não ter sentido nenhuma melhoria significativa. 'Eu gastava uma hora na viagem antes e continuo gastando uma hora', diz o auxiliar de escritório Fagner Silva Barreto, de 28 anos. Ele toma ônibus na frente da Estação Tatuapé e desce no bairro de Guaianases. 'Os carros não respeitam muito essa faixa. Então, é como se ela não existisse', afirma.

De fato, até entre passageiros é fácil achar pessoas que ainda não conhecem a faixa exclusiva - que é apenas uma linha contínua pintada no asfalto, com algumas placas aéreas indicando a exclusividade de ônibus na via.

'Os carros respeitam mais no horário do pico, principalmente à tarde, quando tem mais marronzinhos nos cruzamentos', diz a auxiliar de microfilmagem Andressa do Prado Vilela, de 21 anos.

A reclamação tem fundamento. Em apenas 10 minutos, na tarde de terça-feira, a reportagem contou 16 carros circulando na faixa exclusiva, na altura da Estação Belém do Metrô. Colabora para isso o fato de que a faixa fica à direita - em geral, os corredores de ônibus ficam à esquerda. A reportagem solicitou à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) o balanço de multas aplicadas aos carros que desrespeitaram a faixa, mas não obteve retorno até a tarde de ontem.

Corredor. A faixa exclusiva na Radial Leste é, segundo a própria SPTrans, uma solução paliativa. A gestão Gilberto Kassab (PSD) deve construir um corredor na via até o fim do ano que vem. O ramal, cujas plataformas deverão ter catracas - o que acelera o embarque -, deverá ser o único entre os 400 quilômetros de corredores do Plano Diretor Estratégico a ser entregue por Kassab.

O governo municipal rebate as críticas sobre falta de investimentos em corredores com o argumento de que, pela primeira vez na história da cidade, a Prefeitura está fazendo investimentos diretos no metrô. São R$ 1 bilhão, a maior parte canalizada para o monotrilho que ligará Cidade Tiradentes, no extremo leste, à região da Vila Prudente, que já tem metrô.

Ilusão. Mas é cada vez mais fácil encontrar críticas ao investimento direto no metrô sem a complementação com corredores de ônibus. O pesquisador do Instituto de Relações Internacionais da USP e diretor da Fundação Clinton no Brasil, Adalberto Maluf, por exemplo, afirma que os investimentos no transporte público de São Paulo estão se perdendo nos trilhos.

'Vive-se essa ilusão de que o metrô é a única solução para o transporte', afirma. Para Maluf, isso ocorre porque a classe política sabe que construir metrô resulta em mais dividendos eleitorais e porque parte dos técnicos ligados ao transporte público municipal concorda com essa ideia, segundo ele.


Por BRUNO RIBEIRO, estadao.com.br

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Curitiba inicia campanha para reduzir vandalismo nos ônibus da cidade

Cartazes com a mensagem “Denuncie o vandalismo no ato:153” serão colocados, a partir deste sábado (3) em todos os ônibus do transporte coletivo de Curitiba. A campanha, feita pela Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Defesa Social, com apoio da Urbs e do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Setransp) é mais uma iniciativa voltada a reduzir o vandalismo que, só no sistema de transporte, representou um prejuízo de R$ 300 mil no ano passado. Se computado o custo dos vidros de ônibus riscados e que não são trocados, esse prejuízo chegaria a R$ 2,8 milhões.

 Além dos cartazes, que estarão em todos os ônibus da Rede Integrada de Transporte, serão colocados 100 busdoor com a mesma mensagem. A intenção é incentivar o usuário do sistema de transporte a denunciar atos de vandalismo enquanto eles estão acontecendo, permitindo o flagrante. O número 153, estampado em destaque nos cartazes e busdoors é da Guarda Municipal que pode ser acionada a qualquer hora do dia ou da noite ônibus - 106 deles em dias de jogos de futebol - foram alvo de vândalos, deixando para o sistema de transporte um prejuízo de R$ 202 mil. Se computados os custos.

O custo do vandalismo no sistema de transporte é alto e não pode ser medido apenas em números. No ano passado, 932 com reparos diários em terminais e estações tubo, a despesa sobe para R$ 301 mil.

Se fossem trocadas as janelas de vidro de ônibus que estão riscadas este custo subiria para nada menos do que R$ 2,8 milhões. O sistema tem 35 mil janelas e destas, 11,3 mil estão riscadas. Neste ano, até 30 de agosto, o prejuízo com o vandalismo em 499 ônibus era de R$ 95 mil.

Curitiba tem uma frota operante de 1.915 ônibus com idade média de 4,6 anos e não é incomum ver na cidade ônibus novos já com vidros riscados.

Embora bastante elevados, estes números não refletem a realidade porque boa parte das reposições são feitas no cotidiano das equipes de manutenção da Urbs. Por mês, por exemplo, são substituídos, em média, 70 vidros de estações tubo e as equipes fazem mensalmente, também em média, conserto de 30 elevadores de estações tubo. Quando é preciso trocar peças, o conserto pode demorar alguns dias porque há componentes que precisam ser produzidos sob medida, quando não importados. Nos terminais, são rotina troca de sanitários, torneiras e pequenos consertos diários em função do vandalismo.

Para reduzir estes custos e aumentar a segurança e o conforto de passageiros e operadores do transporte, a Urbs está realizando testes para implantação de câmeras de monitoramento nos ônibus, estações tubo e terminais.

No trânsito, o prejuízo também é grande. Por mês, a Urbs fabrica em torno de mil placas de trânsito e pelo menos 30% delas são para reposição de placas que foram alvo de vandalismo.


Fonte: URBS

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