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Passageiros reclamam do transporte coletivo de Caxias do Sul

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

As reclamações sobre o transporte coletivo em Caxias do Sul aumentam a cada dia, assim como o número de veículos. Uma média de 50 veículos começa a circular diariamente na cidade.

Os constantes engarrafamentos gerados por este aumento na frota, comprometem os horários dos coletivos, consequentemente, geram transtornos aos usuários dos ônibus, que cobram melhorias da Viação Santa Tereza (Visate), única concessionária que atende Caxias.

O presidente da empresa, Fernando Ribeiro, atribui os atrasos e a superlotação dos ônibus à estrutura viária e à falta de prioridade do transporte coletivo no município. Ele acrescenta também, que a empresa poderia ampliar a frota e até mesmo reduzir a tarifa, caso a política de concessão de passagens gratuitas ou com desconto por parte da prefeitura não fosse tão generosa.

Outra alternativa apontada pelo presidente é a construção de estações de transbordos, prometidas pelo governo Pepe Vargas (2004) e confirmada por Sartori. Atualmente, apenas a estação do bairro Floresta está em obras, enquanto que a do Imigrante aguarda a aprovação da procuradoria federal para o início da construção.

A respeito das queixas da população e também da Visate, o secretario de Transporte, Trânsito e Mobilidade, Edson Néspolo, informa que em um prazo de dez dias apresentará uma nova proposta, com alternativas que deverão desafogar e diminuir os gargalos no trânsito e, assim, melhorar o  transporte coletivo.



Fonte: O Pioneiro


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Em Aracaju, velocidade média dos ônibus está em apenas 14km/h

Os constantes atrasos dos ônibus reclamados pelos usuários do transporte coletivo tem sido um dos principais fatores preocupantes para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro de Aracaju (Setransp). Em estudo, para avaliar a situação, o sindicato notou que os ônibus coletivos estão circulando com uma velocidade média de 14km por hora, e identificou que esta morosidade no trânsito é gerado pela falta de estrutura de mobilidade nas vias. “Além do fator principal que é a falta de corredores de ônibus nas vias da capital, os ônibus são interrompidos pela desordenação do trânsito com carros, motos e ônibus todos na mesma via, e ainda pelos inúmeros quebra-molas que podiam ser substituídos por lombadas eletrônicas e outros redutores de velocidade”, reclamou o superintendente do Setransp, José Carlos Amâncio.

De acordo com ele, o Setransp apresentou medidas que podem ser adotadas em curto prazo e a baixo custo, e que devem fazer parte do Plano Diretor de Aracaju como forma de prevenir a prioridade ao transporte público. “A gente tem procurado na medida do possível fazer nossa parte, colocando novos ônibus, investindo em tecnologia para o serviço, mas só isso não resolve. Os ônibus precisam de estrutura para circular. É preciso priorizar o transporte coletivo no Plano Diretor, por exemplo, para que as vias já sejam construídas pensando na mobilidade do transporte coletivo. Porque se temos 500 veículos que transportam cerca de 300 mil pessoas por dia, temos que valorizar esses veículos”, cobrou ele.
Segundo Amâncio, “nos últimos dez anos o transporte público viveu uma realidade de falta de estrutura viária, porque não se preocuparam em destacar essa questão no Plano Diretor. Não podemos aceitar que essa situação se repita. A nossa participação é pequena comparada à abrangência do Plano, mas acho que devem ser feitas algumas alterações no projeto de revisão do Plano Diretor para promover a estrutura do serviço do transporte de massa”, ressaltou ele.
Linha férrea pode virar corredor de ônibus

Em entrevista a Rádio Jornal AM, esta semana, o superintendente Carlos Amâncio chegou a sugerir que a prefeitura transforme o espaço hoje ocupado pela linha férrea, que corta a cidade, em corredor exclusivo de ônibus. “Seria uma estrutura que somaria muito com a mobilidade e beneficiaria a maior parte da população que utiliza o ônibus”, disse ele. Já na Rádio Jovem Pan, o superintendente destacou que a cidade de Aracaju está fora do PAC de Mobilidade, e por isso perde recursos para investir no trânsito. “É uma situação difícil, que o prefeito precisa ver uma forma de resolver, porque hoje Aracaju já dá sinais de que pode viver um verdadeiro caos no trânsito no futuro, então é essencial que se pense na mobilidade urbana agora”, alertou ele.

Fonte: Faxaju

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São José dos Campos: Transporte coletivo terá reforço nas linhas para o ENEM

A Prefeitura de São José dos Campos vai disponibilizar ônibus extras para atender aproximadamente 19.300 candidatos que prestarão o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste fim de semana (22 e 23). Serão 57 veículos extras circulando em 24 linhas da cidade entre 13h e 17h30 no sábado e no domingo até as 18h30. A intenção é facilitar o deslocamento dos estudantes.

O reforço será nas linhas 111 – Esplanada / Monte Castelo; 121/128 – Urbanova; 214 – Tesouro / José Longo; 230 – Tesouro / Colonial; 306 – Limoeiro; 313 – Aquárius; 129 – Santana; 204 – Novo Horizonte; 206 – Santa Inês; 215 – Tesouro / Aquárius –; 218 – T. Central / Rodoviária; 231 – Tesouro / Vila Dirce; 232 – Novo Horizonte; 244 – Jd. São José; 302 – Putim; 307 – Morumbi; 308 – Bosque; 310 – Residencial União; 315 – Interlagos; 316 – Torrão de Ouro; 317 – Campo dos Alemães; 322 – Capuava; 323 – Campo dos Alemães.

As demais linhas do sistema também receberão reforço extra de acordo com a necessidade.

As provas serão realizadas nas escolas municipais Homera da Silva Braga; Áurea Cantinho Rodrigues; Maria de Melo; Ana Berling Macedo; Vera Carnevalli Barreto e Palmyra Santana; nas estaduais: Zilah Ferreira Passarelli; Benedito Matarazzo; Professor José Vieira Macedo; Marechal Rondon; Professor Nelson Ferreira da Silva; Professor Ayr Picanço de Almeida; Olavo Bilac; João Cursino. Nos colégios Nossa Senhora Aparecida, Anglo, Unip, ETEP (Esplanada e Jardim Satélite; Univap (Centro, Aquarius e Urbanova) e Ecompo (Santana).


Fonte: Sua Cidade

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Frota de ônibus de Fortaleza vai ser ampliada nos dias do Enem

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou nesta quinta-feira (20) que vai reforçar a frota de transportes coletivos, por conta da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana.

Segundo a Etufor, além dos ônibus que já circulam aos sábados e domingos, 80 extras farão o deslocamento da população. Para cada dia serão disponibilizados 40 veículos, que estarão distribuídos pelos terminais de integração de maior demanda.

A Etufor ressalta que no domingo, dia 23, vigora a Tarifa Social, que reduz o preço da passagem para R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia). Em dias normais, a passagem de ônibus custa R$ 2,00 e a meia R$ 1,00.

A empresa informa ainda que agentes da Etufor acompanharão a operação dos coletivos em tempo real, diretamente das centrais de monitoramento via GPS, localizadas nos próprios terminais. Esse acompanhamento permitirá uma maior organização da circulação dos ônibus, afirma a empresa.
 

Fonte: G1.com.br


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Licitação do transporte coletivo de Maceió deve ter edital pronto no dia 24

A comissão constituída pelo prefeito Cícero Almeida para elaborar o edital de licitação do transporte coletivo de Maceió deverá concluir até segunda-feira (24) o texto oficial do documento. Logo em seguida, o prefeito encaminhará o edital ao Ministério Público, em nome da promotora Fernanda Moreira, que deverá fazer uma análise mais apurada do processo. A ideia é não deixar brechas para falhas nesse processo.
 
A promotora, segundo o prefeito, tem sido uma parceira na discussão do edital. Para Almeida, o acompanhamento do Ministério Público nesse caso não deixa dúvidas de que o compromisso da gestão municipal é com a lisura do processo. “O que importa é que tudo transcorra dentro da legalidade, uma vez que essa é a aspiração de todos os que fazem a Prefeitura e da própria população”, afirmou o prefeito.
 
Cícero Almeida informou que pretende finalizar todos os ajustes do edital até o fim deste mês. Tão logo o texto esteja pronto, com o aval do Ministério Público, será imediatamente publicado no Diário Oficial, de maneira que o processo seja iniciado e concluído ainda este ano. “O que todos queremos é ver Maceió dotada de uma frota de veículos capacitada para atender à demanda e que seja nova e confortável como o maceioense merece. Esse é o desejo da nossa administração e o da população usuária também”, disse Almeida.


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Em Florianópolis, Três terminais de ônibus construídos e abandonados

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O cumulo do absurdo, 03 terminais de ônibus (Capoeiras, Jardim Atlântico e o do Saco dos Limões) construídos há 07 anos e que custaram milhões estão prontos para uso da população e não podem ser utilizados, os terminais já estão com as plataformas prontas, as áreas destinadas às lanchonetes entre outros, porém o que se vê é o abandono e a falta de compromisso com a população e o dinheiro público.
Hoje o terminal é depósito de lixo e até serve de moradias para moradores de rua, e o que estava quase pronto, está sendo destruído aos poucos pelos vândalos, onde banheiros e guaritas de apoio estão com os vidros quebrados pelo abandono.
O terminal conta com segurança, porém parecem que eles não dão conta da segurança do terminal. População não se conforma com a situação e pede que o terminal seja então transformado em escolas, postos de saúde, postos de segurança entre outros.
Esses 03 terminais segundo a prefeitura não fazem plano das integrações do transporte coletivo da cidade,
Segundo a prefeitura de Florianópolis, estes terminais não podem entrar em funcionamento por estarem mal localizados e sua funcionalidade aumentaria o custo do sistema.
Enquanto este impasse continua, o terminal do Jardim Atlântico já se encontra em operação, mas de testes de aprendizagem de motoristas do DETRAN.

Informações da RBS TV

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CONUT entrará na justiça exigindo da Prefeitura de Manaus à planilha de custos do transporte público da cidade

Totalmente contrária a posição tomada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Pas-sageiros do Amazonas, que pretende guardar nas garagens os 531 novos ônibus que já estão circulando nas ruas da capital amazonense. Até que o valor das tarifas volte a R$2,75, sob a alegação de que a Prefeitura de Manaus não está cumprindo a parte dela no contrato, que é o reajuste, e que assim sendo as empresas também ficam livres da obrigação de colocar os veí-culos novos em circulação.

E ao mesmo tempo sensibilizada com a situação dos passageiros de transportes coletivos de Manaus, é que a CONUT, como legítima defensora dos direitos dos usuários de transportes coletivos em todo o país, dentre eles o terrestre, entrará na justiça para exigir da Prefeitura através da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, o envio das planilhas de cus-tos e a metodologia utilizada para os cálculos, para sua sede em Brasília DF, bem como a permanência dos ônibus novos nas ruas.

No impasse que foi gerado devido a uma recente decisão judicial que anulou o reajuste da tarifa de R$2,25 para R$2,75, apedido do Ministério Publico Estadual (MPE), que resultou na liminar que manteve a tarifa, e está tramitando na 1ª Vara da Fazenda Publica Municipal, sobre tudo porque o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub, negou o Pedido de Sus-pensão de Liminar (PSL) feito pela prefeitura e manteve a tarifa de ônibus em R$ 2,25, decisão que foi anunciada na manhã da última sexta-feira (14), quando, segundo relatos de usuários do transporte coletivo, alguns ônibus continuavam cobrando R$ 2,75. O desembargador afirmou que manteve a decisão do juiz Rosselberto Himenes até que o processo seja julgado em primeira instância.

A ação pediu a anulação do reajuste até que a Prefeitura comprove a compra dos ônibus no-vos, pois de acordo com o Presidente do Tribunal Domingos Chalub: “A decisão de não sus-pender a liminar, como queriam as empresas de transportes, foi adotada a fim de evitar que a população continue tendo prejuízos até que saia a decisão do processo.”

Para o presidente CONUT Sr. José Felinto a prefeitura agindo assim esta se omitindo de suas responsabilidades, demonstrando estar contra a população e a favor das empresas. 

Que ao comentar sobre o assunto disse: “Nosso objetivo é verificar a adequação, ou não, deste reajuste que fará um rombo no bolso do trabalhador usuário, uma vez que os passageiros já pagaram por esses ônibus novos, na depreciação dos mesmos no item de renovação de frota.” “Haja vista que no contrato antigo e as planilhas de custos, já consta a clausula da vida útil dos ônibus, a fim de que não rode com idade vencida, por essa razão eu não entendo a atitude do prefeito em se dobrar aos empresários desta forma.” finalizou.


Informações do setor de imprensa da Conut


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Novo ônibus Marcopolo Viale BRT é exposto na Intrans 2011, no Rio de Janeiro

O ônibus urbano Marcopolo Viale BRT, que será o primeiro a circular pelo novo corredor BRT da capital fluminense, estará na VII INTRANS - Exposição Internacional de Produtos e Serviços de Transporte e Trânsito, um dos maiores eventos destinados à mobilidade urbana do Brasil, que acontece de 19 a 21 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. O veículo, do modelo articulado, foi apresentado recentemente ao prefeito Eduardo Paes, durante a inauguração da estação Novo Leblon, que faz parte do sistema Transoeste.

Desenvolvido para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, o Marcopolo Viale BRT é o mais avançado já fabricado no Brasil e consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento. A versão articulada tem até 21 metros de comprimento, capacidade para transportar 145 passageiros e foi concebida com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência.
 As áreas de engenharia de desenvolvimento e design da Marcopolo aplicaram a experiência e o conhecimento adquiridos nos quase 40 anos de fornecimento para os sistemas viários de transporte coletivo de diversos países. “Este é o grande diferencial do Viale BRT em relação a qualquer veículo da categoria, pois nenhum outro fabricante tem tamanha vivência e nem desenvolveu e forneceu tantos ônibus para sistemas como o BRT em todo o mundo. E isso faz uma enorme diferença na hora de definir as características do modelo, tanto na redução de custos e na eficiência operacional para o frotista, quanto no conforto, segurança e bem-estar para passageiros e usuários”, destaca Paulo Corso, diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro.

Externamente, o Viale BRT tem desenho futurista, inspirado nos mais modernos trens de alta velocidade em operação no mundo. Os vidros laterais colados proporcionam visão panorâmica aos passageiros.

O veículo tem exclusivos conjuntos óticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. Também é o primeiro ônibus urbano no mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.

Conforto interno
Internamente, o Viale BRT inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também foi aumentada, permitindo a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores.

A concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam, produto de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são a redução de custos, sustentabilidade do produto, praticidade e tecnologia embarcada.

Para atingir o objetivo de valorizar a viagem de ônibus, independente do percurso ou duração, e proporcionar ganhos operacionais para os empresários, o Viale BRT pode ser oferecido com GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada áudiovisual e gerenciamento de frota.

Ideal para o transporte urbano, o Viale possui câmbio automático e sistema de segurança para que não se movimente com as portas abertas. O veículo atende a todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1.100 mm de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade.


Informações da Marcopolo

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