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quinta-feira, 13 de outubro de 2011Postado por Meu Transporte às 01:39 0 comentários
Em Manaus, Com protestos e reclamações, tarifa de ônibus à R$ 2,75 já está em vigor
Postado por Meu Transporte às 01:38 1 comentários
Marcadores: Amazonas
Proibição dos aparelhos sonoros dentro dos ônibus é apoiado por 83% da população
A popularização de aparelhos como celulares com rádio, mp3 e iPod faz com que mais jovens tenham facilidade de comprar estes equipamentos. E o mau uso gera irritação e transtornos para quem está perto. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), até março deste ano foram vendidos mais de 210 milhões de celulares em todo o Brasil. Ou seja, a venda dos aparelhinhos superou o número de habitantes do País, em torno de 190 milhões. Existem até campanhas em redes sociais contra o uso em locais públicos.
Para Juliano Vinícius Ferreira, 17 anos, a melhor maneira de evitar um som que não gosta é usando os fones de ouvido, com o máximo de volume, na tentativa de abafar o ruído alheio. “Uso meus fones para não ouvir o som que não gosto. Aquilo incomoda demais. Muitas vezes você está cansado, procurando relaxar e vem aquela música. Daí, eu ponho no último volume, porque escutar funk no ônibus é complicado.”
O operador de caixa Bruno Scalon de Souza tem a mesma opinião. “Às vezes, você está com dor de cabeça, e o barulho incomoda. Agora tem gente que compra uma caixinha que amplifica o som. Uma vez, pedi para abaixar o volume, mas o cara deu risada e falou para curtir o som.” O estudante Cauã Camargo Lima, 15 anos, é um dos DJs de ônibus. Ele ouve música no celular há dois anos e sempre em alto volume.
“Uso todo dia e inclusive acho que estou com problema de audição. Ouvia muito rap, mas hoje prefiro mais o sertanejo, que todo mundo gosta também. Quando você toca um rap, não tem jeito, sempre tem alguém que reclama.” De acordo com Lima, a chiadeira dos demais passageiros vem no mesmo tom: “Eles falam: ‘abaixa isso aí’, ‘desliga isso aí’, ‘não paga aluguel do meu ouvido’. Às vezes eu ignorava e continuava a ouvir o som alto. Fazia de pirraça mesmo, mas outras vezes eu abaixava. Quando a pessoa era educada, eu abaixava ou desligava.”
Uma vez, um cobrador mandou Lima desligar o aparelho, caso contrário teria de descer do ônibus. “Ele foi sem-educação e retruquei falando que eu paguei a passagem e tinha direito de ficar. Não desci nem desliguei. No fim, ficou o celular ligado e o cobrador, com vontade de me matar, mas continuei ouvindo”, disse ele. Há sons para todo gosto e credo. “Gosto de ouvir também, mas só ouço com o fone de ouvido. Não gosto de rap e outros ritmos mais pesados. Escuto mais músicas da igreja”, disse o evangélico Josué Paixão Silva, 16.
Um projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos sonoros nos ônibus municipais tramita na Câmara de Rio Preto desde o dia 1º de setembro deste ano. De acordo com o projeto, não será permitida a utilização de equipamentos como mp3, iPod, rádio, walkman, entre outros, acima do limite tolerável.
A infração prevê como penalidade o desligamento do aparelho ou retirada do passageiro que o utiliza. No entanto, a lei se aplicaria apenas nos casos em que o passageiro DJ esteja sem fones de ouvido. O autor é o vereador Maurin Alves Ribeiro, que justifica o projeto em razão do uso indiscrimido desses aparelhos, principalmente por parte dos jovens que escutam músicas de “gosto duvidoso ou mesmo religião diferente”, segundo o parlamentar.
De acordo com ele, o objetivo não é punir, mas sim coibir abusos, que podem atrapalhar inclusive o motorista. Em outras cidades já existe legislação semelhante. Em São José dos Campos, no mês passado, um garoto de 14 anos desceu do ônibus e foi parar na delegacia. Além de ouvir música em volume alto, ele também estava apertando a campainha do coletivo e atrapalhando o trânsito no interior do coletivo dos demais passageiros.
Postado por Meu Transporte às 01:38 0 comentários
São Paulo: Obra de terminal de ônibus na região de Pinheiros está parada há um ano
Postado por Meu Transporte às 01:38 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Fortaleza, Painéis eletrônicos nos pontos de ônibus não funcionam
Não é raro ver muitos dos 39 painéis eletrônicos situados nos pontos de ônibus quebrados ou com dados imprecisos. Além disso, os longos congestionamentos nas ruas de Fortaleza atrasam ainda mais a previsão de chegada dos ônibus às paradas.
Somente na Avenida 13 de Maio, uma das mais movimentadas da cidade, pelo menos um equipamento estava quebrado e outros dois apresentavam defeitos nos letreiros, quase ilegíveis à luz do dia.
A professora Joseana Lira esperava pelo ônibus em uma das paradas onde o sistema se encontrava fora do ar. Para ela, os painéis poderiam ajudar as pessoas a pensar na melhor maneira de chegar ao destino desejado. "Quando tem o horário, facilita bastante para a gente se programar. Se o ônibus estiver demorando muito, podemos pegar outro meio de condução", avalia Joseana.
Dados confusos
A imprecisão das informações indicadas nos painéis é uma das principais reclamações dos usuários do transporte coletivo. É o caso do estudante Thiago Maia. Ele, que pega ônibus diariamente para ir à universidade, conta que já chegou a esperar 40 minutos a mais em relação ao horário estabelecido nos equipamentos. "Nunca me baseei nesses pontos, porque sei que nunca funcionam", ressalta. O estudante também afirma que, sempre que pode, prefere utilizar meios de locomoção alternativos, como a bicicleta, para escapar do trânsito.
Na parada de ônibus em frente à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), o estudante William dos Santos aguardava o ônibus da linha Campus do Pici-Unifor, mas não conseguia ver a hora de chegada prevista devido a problemas no letreiro do equipamento. William relata que a situação é comum e que, mesmo quando os aparelhos estão funcionando adequadamente, não costuma confiar nos dados fornecidos. "A gente tem de ficar a mercê do motorista passar no horário certo", diz.
Já na avenida Engenheiro Santana Júnior, apenas alguns metros separavam dois painéis defeituosos. Um se encontrava com sistema fora do ar e outro mostrava a frase "Dados carregando". Vários minutos depois, nenhuma informação foi apresentada. De acordo com o garçom Antônio Carlos, que trabalha entregando panfletos em frente à parada, o equipamento está com problemas há, pelo menos, três dias.
Segundo a assessoria de imprensa da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), gerenciadora do programa, o mau funcionamento dos equipamentos se deve ao fim do contrato com a empresa responsável pela manutenção dos relógios. Ainda conforme a assessoria, a Etufor monitora via GPS todos os ônibus e vans que circulam pela cidade em tempo real, o que permite identificar os veículos que estão atrasados e planejar formas de solucionar o problema.
Orientação39 Painéis eletrônicos, que pertencem ao programa Bem na Hora, estão espalhados nas paradas de ônibus, informando as previsões de chegada
MAIS INFORMAÇÕES:
Os usuários que quiserem alertar a Etufor sobre problemas nos painéis podem ligar diretamente para o telefone 3452.9309 e fazer a queixa.
Postado por Meu Transporte às 01:37 0 comentários
Marcadores: Ceára
Superlotação e não cumprimento de tabela horária são os maiores problemas dos ônibus de Porto Alegre
Postado por Meu Transporte às 01:36 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Mesmo com obras de ampliação na marginal e do trecho sul do Rodoanel, lentidão aumenta em São Paulo
Os dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostram que as restrições para caminhões e ônibus, implantadas ano passado, e obras viárias, como a ampliação da marginal Tietê, têm efeito temporário no trânsito.
Este ano, porém, os índices voltaram a subir. Em setembro, no auge do horário de pico (19h), o aumento na lentidão foi de 10%.
Foram 129,7 km de filas no horário, 11,8 km a mais do que o registrado em igual período de 2010, segundo dados compilados pelo “Jornal da Tarde” com base nos boletins de trânsito emitidos pela CET. Os números apontam ainda que, no sentido Imigrantes da avenida dos Bandeirantes, as filas também aumentaram em relação a 2010: 2,1 km, ante 300 metros em 2010.
No corredor Norte-Sul, a situação é a mesma: em direção a Santana, a marca passou de 3,1 km, em 2010, para 3,8 km este ano. No sentido Congonhas, o congestionamento também é maior: subiu de 3,1 km para 4,6 km.
A CET afirma que acidentes e outras interferências, como carros quebrados, tiveram impacto no trânsito, mas afirma que a lentidão em setembro caiu 3% se comparada a 2010. Segundo a companhia, no horário da noite, a marca baixou de 52,9 km para 51 km.
Postado por Meu Transporte às 01:36 0 comentários
Marcadores: Especialistas, São Paulo
Corredor de ônibus é maior demanda em São Paulo, diz levantamento
A consulta foi realizada pela Rede Nossa São Paulo e respondida pela internet. Formulários foram distribuídos entre 15 de agosto e 30 de setembro, e paulistanos tinham de escolher até cinco prioridades em cada um dos 19 temas.
A prioridade para ações envolvendo corredores de ônibus foi a que ganhou maior porcentual de adesão entre todas as propostas da pesquisa: 77,41%. Na área de transportes, o segundo lugar ficou com a redução do preço das passagens (58,95%).
A criação de ciclovias e incentivo ao transporte por bicicleta foi citado por 48,8% dos entrevistados. Segundo o coordenador-geral da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, trânsito e saúde aparecem como os principais problemas na avaliação dos paulistanos em outras pesquisas do movimento.
Ele defende que essa percepção norteie as discussões na Câmara a partir de já. Na proposta de Orçamento apresentada pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), transportes é a quinta secretaria na ordem das verbas, com R$ 1,18 bilhão. Já saúde é a segunda, com R$ 5,58 bilhões.
Postado por Meu Transporte às 01:35 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pesquisas, São Paulo