Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Fortaleza, Painéis eletrônicos nos pontos de ônibus não funcionam

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Não bastasse ter de encarar o trânsito intenso de forma bastante desconfortável, os usuários de ônibus em Fortaleza também são obrigados a enfrentar outro problema no sistema de transporte urbano. Os equipamentos do programa Bem na Hora, que deveriam fornecer informações sobre o percurso dos veículos de seis linhas da Capital, frequentemente são encontrados fora do ar ou com defeitos nas paradas da Capital.

Não é raro ver muitos dos 39 painéis eletrônicos situados nos pontos de ônibus quebrados ou com dados imprecisos. Além disso, os longos congestionamentos nas ruas de Fortaleza atrasam ainda mais a previsão de chegada dos ônibus às paradas.

Somente na Avenida 13 de Maio, uma das mais movimentadas da cidade, pelo menos um equipamento estava quebrado e outros dois apresentavam defeitos nos letreiros, quase ilegíveis à luz do dia.

A professora Joseana Lira esperava pelo ônibus em uma das paradas onde o sistema se encontrava fora do ar. Para ela, os painéis poderiam ajudar as pessoas a pensar na melhor maneira de chegar ao destino desejado. "Quando tem o horário, facilita bastante para a gente se programar. Se o ônibus estiver demorando muito, podemos pegar outro meio de condução", avalia Joseana.

Dados confusos
A imprecisão das informações indicadas nos painéis é uma das principais reclamações dos usuários do transporte coletivo. É o caso do estudante Thiago Maia. Ele, que pega ônibus diariamente para ir à universidade, conta que já chegou a esperar 40 minutos a mais em relação ao horário estabelecido nos equipamentos. "Nunca me baseei nesses pontos, porque sei que nunca funcionam", ressalta. O estudante também afirma que, sempre que pode, prefere utilizar meios de locomoção alternativos, como a bicicleta, para escapar do trânsito.

Na parada de ônibus em frente à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), o estudante William dos Santos aguardava o ônibus da linha Campus do Pici-Unifor, mas não conseguia ver a hora de chegada prevista devido a problemas no letreiro do equipamento. William relata que a situação é comum e que, mesmo quando os aparelhos estão funcionando adequadamente, não costuma confiar nos dados fornecidos. "A gente tem de ficar a mercê do motorista passar no horário certo", diz.

Já na avenida Engenheiro Santana Júnior, apenas alguns metros separavam dois painéis defeituosos. Um se encontrava com sistema fora do ar e outro mostrava a frase "Dados carregando". Vários minutos depois, nenhuma informação foi apresentada. De acordo com o garçom Antônio Carlos, que trabalha entregando panfletos em frente à parada, o equipamento está com problemas há, pelo menos, três dias.

Segundo a assessoria de imprensa da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), gerenciadora do programa, o mau funcionamento dos equipamentos se deve ao fim do contrato com a empresa responsável pela manutenção dos relógios. Ainda conforme a assessoria, a Etufor monitora via GPS todos os ônibus e vans que circulam pela cidade em tempo real, o que permite identificar os veículos que estão atrasados e planejar formas de solucionar o problema.

Orientação39 Painéis eletrônicos, que pertencem ao programa Bem na Hora, estão espalhados nas paradas de ônibus, informando as previsões de chegada
MAIS INFORMAÇÕES:
Os usuários que quiserem alertar a Etufor sobre problemas nos painéis podem ligar diretamente para o telefone 3452.9309 e fazer a queixa.




Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960