Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Porto Alegre terá novos ônibus para o city tour - Linha Turismo

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A partir do ano que vem, Porto Alegre terá novos ônibus para o city tour Linha Turismo. Ao único veículo de dois andares utilizado atualmente nos roteiros especiais na Capital serão agregados mais dois equipamentos. A aquisição será feita pela Carris, que assinou contrato com a Marcopolo, de Caxias do Sul, vencedora da licitação.

O investimento, de R$ 1, 4 milhão, é o primeiro destinado para ampliar a frota turística especial, que realiza quatro saídas diárias desde 2003.

Atualmente, as rotas percorridas pelo serviço têm duração de uma hora e trinta minutos, com alternativa de visitar o Centro Histórico ou a zona Sul da cidade. Os embarques ocorrem na Travessa do Carmo, sempre às 9h, 10h30min, 13h30min e 15h30min. Mas, segundo o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, este modelo será reavaliado, buscando oferecer roteiros que permitam pontos de paradas ao longo do trajeto, a exemplo de outras capitais no País e no mundo, onde se compra um passaporte diário, com direito a desembarcar e embarcar em pontos predeterminados.

O secretário frisa que a preocupação maior é que esta oferta não se caracterize como de transporte coletivo. "Essas paradas ainda são objeto de estudo. Elas visam a permitir que os passageiros possam curtir atrativos da rota, com a possibilidade de embarcar novamente no ônibus e prosseguir na viagem", explica Moraes, ressaltando que outra inovação almejada é ampliar a oferta de horários do city tour.

A compra dos veículos, feita a partir de convênio com a Secretária Municipal do Turismo, prepara a Capital para a chegada de grande número de turistas para a Copa de 2014. Os novos ônibus deverão ser entregues pela fabricante até o início de fevereiro de 2012. Os equipamentos terão climatização e sistema informatizado de áudio para transmitir informações turísticas em quatro idiomas durante os roteiros. Como o veículo atualmente em circulação, os ônibus terão altura de quatro metros, sendo o andar superior aberto, e o piso rebaixado na parte dianteira, com circuito interno de TV, rampa de acesso para cadeirantes, janelas panorâmicas no piso inferior e capacidade para 74 passageiros.

A Linha Turismo da Capital transporta em torno de 5 mil pessoas por mês. Cerca de 50% são turistas. "A adesão dos porto-alegrenses nos passeios é importante, pois é o público local que dá sustentabilidade para o equipamento ficar à disposição dos visitantes", diz Moraes. Segundo o secretário, há a intenção de aumentar a frota de ônibus desta linha até 2014. Também será implementado sistema informatizado de bilhetagem, com reserva de lugares via internet e pagamento eletrônico das passagens por meio de uma página da web ou nos terminais de autoatendimento, que serão instalados nos Centros de Informação Turística. O valor da passagem é R$ 15,00.

Desde 2005, a linha também realiza passeios gratuitos através de cota social para entidades carentes e escolas públicas, contemplando 19 mil pessoas neste período. Em abril do ano passado, a pasta do Turismo criou, em parceria com a Secretaria de Educação, uma série de passeios antecedidos de palestras sobre turismo para alunos do segundo ciclo da rede municipal. Ao todo, 3,3 mil estudantes já participaram do projeto. "Com os dois novos veículos, iremos ampliar esta oferta", anuncia Moraes.



READ MORE - Porto Alegre terá novos ônibus para o city tour - Linha Turismo

Metrô de São Paulo pode ter VLT cearense

Liderando a comitiva do Estado de São Paulo ao Ceará no dia de ontem, o secretário dos Transportes Metropolitanos paulista, Jurandir Fernandes, admitiu que sua visita à fábrica de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) da Bom Sinal, no Cariri, visa uma possível contratação dos carros cearenses para atender ao mercado daquela unidade federativa. Já o diretor comercial da empresa de Barbalha, Márcio Florenzano, garantiu que, em 2012, será fechado um contrato de "cerca de R$ 60 milhões de reais", a partir de negociações iniciadas neste contato.

A expectativa, segundo contou Florenzano, deve-se ao transporte férreo paulista não dispor de muitos veículos movidos a diesel, os quais são a especialidade da produção da Bom Sinal e podem ser utilizados nas linhas turísticas paulistas. "Esse é o foco que eu quero atacar, pois eles ainda tem cerca de 10 projetos diferentes", declarou, mencionando interesse também nos trechos regionais que estão sendo estudados em São Paulo, pelos quais a capital será ligada às cidades do interior.
Modernização
Já o secretário daquele Estado disse esperar uma "modernização na questão da eletrificação", pela qual, segundo ele, será "um passo importante para ampliar o mercado" consumidor da empresa cearense.

Fernandes ressaltou o uso da rede elétrica como fundamental para conceder robustez ao carro, principalmente quando este é usado em um tráfego muito intenso, onde trens e VLTs correm próximos uns dos outros. "O fundamental é que o VLT cearense evolua para ser um veículo elétrico, por que aí ele fica muito mais aceito que o diesel. Se ele for diesel-elétrico, também serve", afirmou. A partir desta visita, segundo ele, irá acompanhar a "evolução" da produção cearense.

Atualmente, o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo contou que foram comprados mais de 54 VLTs para o atendimento à linha da região leste da cidade, mais 27 para cobrir a região do Morumbi e outros 20 para atender ao ABC Paulista.

"Só aí tem mais de uma centena de carros, e cada um deles tem entre quatro e sete vagões, então vamos ter mais de 400 carros. E cada carro destes fica na ordem de R$ 2 milhões, então, estamos falando de algo em torno de R$ 800 milhões", contabilizou, enfatizando que o montante conta apenas com o orçamento destinado ao "material rodante", ou seja, os vagões propriamente ditos. Ainda faz parte do todo necessário para o funcionamento dos trechos "a parte de energia, automação e sinalização, o que faz este valor quase dobrar".

Mais projetos
De olho em demandas como esta, a Bom Sinal espera conquistar diretores paulistas e fechar negócios para as próximas linhas em estudo de São Paulo. Por vir, estão listados o VLT da Baixada Santista e outras cidades do interior, as quais também optaram por este tipo de veículo. "Então, nós temos que verificar como o sistema daqui (do Ceará), evoluindo para eletricidade, pode servir", declarou Fernandes. A comitiva compareceu à estação com maior índice de conclusão, a São Benedito, no Centro, onde representantes paulistas conheceram os trechos pelos quais a linha Oeste do Metrofor passa e as outras ainda em estágio inicial.

Competitividade

"O fundamental é que o VLT cearense evolua para ser um veículo elétrico"Jurandir FernandesSecretário dos Transportes Metropolitanos de SP
PARANGABA-MUCURIPE
Licitação de novo trecho em dez dias
Anfitrião no encontro promovido pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitano (Metrofor) e a pasta que dirige, o secretário de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), Adail Fontenele, anunciou, durante a visita da comitiva paulista, a licitação do trecho Parangaba-Mucuripe do VLT. De acordo com ele, o documento deve ser divulgado nos próximos dez dias. Fontenele ainda afirmou que a outra linha do Metrô de Fortaleza, a que atenderá o lado leste da cidade, terá atividades divulgadas até o final deste ano.

Ao todo, a obra está estimada em cerca de R$ 3 bilhões e precisará, segundo o secretário, "cerca de seis anos de obras 24h por dia". Outro diferencial desta linha é que ela será totalmente submersa, ou seja, por baixo das principais avenidas da área nobre da cidade, como a Santos Dumont e a Antonio Sales.

A estimativa do secretário é de que as obras que ligarão o Centro da Capital ao bairro Edson Queiroz deverão começar entre fevereiro e março de 2012. "Até lá esperamos todos os procedimentos administrativos estarem resolvidos e a equação financeira também montada", declarou.

Ajuda do Metrô de SP
A participação mais acentuada de representantes do Metrô de São Paulo também é almejada pela Seinfra. Além do intercâmbio esperado desde o começo do ano, uma consultoria técnica deve fazer parte entre os dois governos. "É que o nosso trecho é exatamente igual a um trecho deles, o mesmo procedimento, o tipo de máquina que vai ser usada é exatamente o mesmo também. Então, é uma obra que temos muito a copiar do que foi feito por lá", declarou.

Desde o começo do ano, uma parceria foi fechada com os paulistas para treinamento de pessoal e consultoria. No entanto, ainda é esperada a publicação no diário oficial. Já a parceria com o Metrô de Recife teve duas turmas de operários treinadas, totalizando 35 pessoas.

"Eles vão começar a operação assistida e a primeira parte da operação comercial. Logicamente que estes funcionários não são suficientes. E aí faremos as licitações de terceirização", garantiu o presidente da Metrofor, Rômulo Fortes. (AOL)
ATÉ MARÇO"Esperamos todos os procedimentos administrativos estarem resolvidos"Adail Fontenele - Secretário de Infraestrutura do Ceará (Seinfra)


READ MORE - Metrô de São Paulo pode ter VLT cearense

Faltam ciclovias em todo o Distrito Federal

O trânsito caótico com longos congestionamentos, a falta de estacionamento e a poluição causada pelos veículos fazem cada vez mais parte do cotidiano dos brasilienses. Aproveitando a Semana da Mobilidade e a Semana do Trânsito, o Governo do Distrito Federal (GDF) começou a estimular as pessoas a buscarem meios alternativos de se locomoverem.

Por meio de decreto, o GDF criou o Comitê Gestor da Política de Mobilidade Urbana por Bicicletas no DF, a fim de incentivar as pessoas a trocarem os automóveis pelas bicicletas. O superintendente de trânsito do Departamento de Estrada e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Murilo Melo, afirma que nos trechos rodoviários já existem 50 quilômetros de ciclovias implantadas, 172 quilômetros projetados e 31 em execução.

Brasília tem muitas vantagens para quem pedala: é plana, tem  avenidas largas e clima ameno. Porém, quem utiliza a bicicleta como meio de transporte garante que a capital está longe de ser ideal. “Brasília tem potencial muito grande para ter aumento de ciclovias, mas as condições criadas pelo poder público não são das melhores”, afirma Uirá Felipe Lourenço, presidente da Organização Não-Governamental Rodas da Paz.



READ MORE - Faltam ciclovias em todo o Distrito Federal

Curitiba tem 18 km de ciclovias em construção

Quatro vias em obras, 18 quilômetros de ciclovias a mais na cidade. A malha está sendo ampliada seguindo o Plano Diretor Cicloviário elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) que orienta os projetos de urbanização e revitalização de ruas com infraestrutura cicloviária.

Segundo a coordenadora de Mobilidade Urbana do Ippuc, Maria Miranda, “não se trata apenas um plano de obras para a construção de ciclovias, mas sim um manual que estabelece as diretrizes de expansão da rede de infraestrutura cicloviária existente, considerando a malha viária da cidade e a necessidade de conexão com a região metropolitana”.

A maior ciclovia em construção, no momento, é na avenida Fredolin Wolf, via que está sendo praticamente reconstruída. São 7,6 quilômetros formando uma alternativa de acesso entre os bairros Santa Felicidade, São João e Pilarzinho, melhorando ainda os acessos aos parques Tanguá e Tingui e a saída da Ópera de Arame, cartões postais da cidade. Desse total, 4,5 quilômetros são novos, e três quilômetros é a revitalização da ciclovia existente.

Ciclofaixa - Do outro lado da cidade, a Prefeitura está implantando a primeira ciclofaixa, na avenida Marechal Floriano Peixoto, paralela à caneleta do expresso. A pista especial, que vai separar ciclistas e veículos, terá cor diferenciada, sinalização especial e iluminação.

A ciclofaixa está sendo feita junto com a obra de revitalização da avenida, com recursos da Prefeitura numa primeira etapa do viaduto da Linha Verde até o Terminal Carmo com cerca de quatro quilômetros. Outra parte da obra, chegando até a divisa com São José dos Pinhais, será feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, e deve ser licitada em outubro próximo.

O projeto de urbanização da rua Eduardo Pinto da Rocha, com obras iniciadas em março de 2011, e previsão de término em 10 meses, também conta com implantação de ciclovia e de circulação compartilhada com 5 km de extensão.

O projeto da Linha Verde Norte prevê a implantação de circulação compartilhada em seus 8 km de extensão, dando continuidade aos 10 km já implantados na Linha Verde Sul. O primeiro trecho de obras da Linha Verde Norte, com extensão de 1,8 quilômetros, ligando o Jardim Botânico ao Tarumã, já sendo executado, e junto está a continuidade da ciclovia, que futuramente cruzará a cidade de Norte a Sul, com quase 20 quilômetros de extensão, do Contorno Sul ao Atuba.

Com 5,5 quilômetros de extensão, a Rua Toaldo Túlio, importante via de ligação dos bairros Santa Felicidade, Orleans e São Braz, cuja obra de revitalização foi inaugurada em fevereiro deste ano, conta com faixa para circulação de bicicletas compartilhada com pedestres e também com paraciclos.

O Ippuc está projetando ainda a implantação de 10 quilômetros de infraestrutura cicloviária na avenida Comendador Franco (avenida das Torres). As obras integram o pacote de requalificação do Corredor Aeroporto/Rodoferroviária, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa 2014.

Previsto no Plano Diretor, o projeto para esse eixo prevê a implantação de infraestrutura cicloviária nos dois lados da avenida das Torres, com sentidos opostos, totalizando 20 quilômetros no trecho até a divisa com São José dos Pinhais.

Ciclovias em obras na cidade
Eduardo Pinto da Rocha (5km)
Ciclofaixa Marechal (4km)
Fredolin Wolf (4,5km - novos, e 3km de revitalização existente)
Linha Verde Norte (1,8 km)
Ciclovia em projeto
Avenida das Torres (10 km de cada lado da via)





READ MORE - Curitiba tem 18 km de ciclovias em construção

Em São Paulo, Bilhete único metropolitano funcionará em 20 estações até o fim do ano

O bilhete único metropolitano vai começar a funcionar nas 20 principais estações que possuem integração entre EMTU, CPTM e Metrô até o final do ano, segundo o secretário de desenvolvimento metropolitano, Edson Aparecido. Já a inclusão dos ônibus municipais no sistema deve acontecer apenas no início de 2012.

- Os testes nos validadores já foram feitos. Até o final do ano, as 20 principais estações que integram os modais estatuais já terão bilhete único metropolitano. Numa segunda etapa, virão os municípios.

O tempo que os usuários terão para fazer as integrações, entretanto, ainda não foi definido. As declarações foram feitas pelo secretário na cerimônia de instalação do conselho consultivo que vai administrar a RMSP (Região Metropolitana de São Paulo), na manhã de4sta terça-feira (20).

A nova gestão da região foi criada por meio de uma lei sancionada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em junho deste ano, e visa criar soluções integradas para os 39 municípios da Grande São Paulo.

O prefeito Gilberto Kassab foi escolhido como primeiro presidente do conselho, que terá sua primeira reunião em cerca de 15 dias. EM seu discurso, Kassab enumerou as cinco prioridades que deverão ser discutidas pelo conselho: saneamento básico, coleta e tratamento de lixo, transporte público, poluição ambiental e a construção de um terceiro aeroporto na RMSP. Segundo o prefeito, a possibilidade de pensar em soluções conjuntas é de extrema relevância.

- Considero esse dia um dos mais importantes dos últimos tempos para o fortalecimento dos municípios. 



Fonte: R7.com


READ MORE - Em São Paulo, Bilhete único metropolitano funcionará em 20 estações até o fim do ano

SMTU reafirma que dados do transporte coletivo de Manaus não são confiáveis

O superintendente Municipal de Transporte Urbano (SMTU), Marcos Cavalcante, voltou a afirmar, ontem, que os dados  do sistema  de transporte coletivo de Manaus não são confiáveis. “Isso é publico e notório, por isso vamos passar a ter o controle do sistema. Mas em relação à tarifa, que será de R$ 2,75, o cálculo já foi feito. A SMTU já faz essa verificação”, enfatizou. A Prefeitura de Manaus prevê que o aumento da tarifa saia até o final de outubro.

Cavalcante já tinha feito a afirmação na semana passada no seminário de transporte realizado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o que provocou a reação dos vereadores na sessão de ontem.

O vereador Mário Frota (PDT) afirmou que vai pedir as planilhas. “O próprio Superintende disse que os dados não são confiáveis. Muitos prefeitos de várias administrações têm feito os reajustes baseados nos dados do Sinetram”, enfatizou Frota.
O vereador Elias Emanuel (PSB) disse que irá à Justiça para contestar o valor estipulado para o aumento da tarifa. “Considerando a opinião do Marcos Cavalcante, nosso único caminho é recorrer à Justiça quando aumentar a tarifa”, disse.

A questão da planilha causa polêmica desde 2004, quando foi instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que constatou um acréscimo indevido de R$ 0,20 na tarifa. Atualmente a oposição tenta aprovar uma nova CPI. O petista Waldemir José, que conseguiu coletar 60 mil assinaturas em um abaixo-assinado a favor da comissão, afirmou em discurso no plenário que vai insistir na CPI. “Vamos tentar sensibilizar os colegas que ainda não estão convencidos da necessidade de passar a limpo a questão do transporte. A licitação trouxe apenas duas situações: o preço que vai para R$ 2,75 e uma dívida de R$ 150 milhões em questões trabalhistas”, declarou.

Apesar das críticas tanto de vereadores da base aliada da Prefeitura, quanto da oposição, avaliaram de maneira positiva o seminário de transporte. No discurso da base aliada é mantida a ideia do debate em torno do transporte como política de Estado. O presidente da câmara, Isaac Tayh (PTB), afirmou que até amanhã todas os documentos do seminário devem ser enviados ao Ministério Público e reagiu à proposta de CPI.

“O Ministério Público não esteve na nossa audiência, mas nós vamos enviar (os documentos), assim como aos outros órgãos e à imprensa. Agora, em relação à tarifa, nos temos que lembrar que há um contrato”, finalizou.


Fonte: D24 Am

READ MORE - SMTU reafirma que dados do transporte coletivo de Manaus não são confiáveis

Programa Despolir vistoria metade da frota de ônibus de Campina Grande

A frota de ônibus do transporte público de passageiros de Campina Grande passará, novamente, por vistoria do Despoluir, programa de melhoria da qualidade do ar e redução de poluentes, desenvolvido pela CNT e pela Federação da Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor).

O Programa Despoluir tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transporte de passageiros, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação na cidade.

Durante toda esta semana, 50% dos ônibus urbanos e rodoviários de Campina Grande, estimada em 250 veículos. Na última vistoria realizada pelos técnicos do Despoluir na frota de Campina, em junho deste ano, registrou-se um índice de 95,80% de aprovação em consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.

Como funciona: uma unidade móvel do programa Despoluir, equipada com opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) visita sistematicamente as empresas e terminais de passageiros.

Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99).

Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites permitidos pela legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias. Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, que possui validade de até 180 dias.

O programa é uma iniciativa, criada desde 1997, da Confederação Nacional do Transporte – CNT em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste - FETRONOR, em operação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No estado da Paraíba, o programa conta com o apoio dos sindicatos SITRANS-CG e SETRANS-PB.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fetronor

READ MORE - Programa Despolir vistoria metade da frota de ônibus de Campina Grande

Kassab cumpre poucas metas de mobilidade urbana em São Paulo

Obras destinadas a melhorar a mobilidade urbana na capital paulista estão atrasadas e parte delas dificilmente será cumprida até dezembro de 2012, quando termina a gestão do prefeito Gilberto Kassab (ex-DEM, em direção do PSD), aponta Marco Nordi, um dos coordenadores do grupo de trabalho sobre mobilidade urbana da Rede Nossa São Paulo. “Até agora, poucas metas foram cumpridas.”

Em entrevista à Rede Brasil Atual, na semana de mobilidade, capitaneada pela ONG por ocasião do Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro, Nordi avalia que metas como a implantação de 66 quilômetros de corredores de ônibus, renovação de abrigos de paradas de ônibus, duplicação da estrada M´Boi Mirim e da avenida Roberto Marinho (ambas na zona sul) dificilmente ficarão prontas até o fim do ano que vem.

De acordo com Maurício Broinizi, coodenador da Rede Nossa São Paulo, a prefeitura “patinou” no cumprimento das metas em geral. Das 223 metas estabelecidas pela gestão de Kassab, 40 foram cumpridas. A exigência de apresentação de um plano de metas para a cidade foi aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo em fevereiro de 2008 e entrou em vigor em janeiro de 2009, com a posse de Kassab.

A ausência de investimentos já é sentida na baixa velocidade dos corredores de ônibus. Em horário de pico, os veículos não conseguem andar a mais que 10 km/h, informa o consultor de engenharia de tráfego e transporte, Horácio Figueira. O ideal seria pelo menos 18 km/h. “O congestionamento de automóveis é inevitável e o de ônibus é imperdoável, porque é responsabilidade do poder público”, dispara.

A construção de ciclovias na periferia também está pendente. “São Paulo é terceiro mundo em ciclovias”, relata Nordi. Ele e Broinizi criticaram, na semana passada, propaganda oficial da prefeitura de São Paulo que inclui ciclofaixas de lazer, existentes apenas aos domingos, entre as áreas disponíveis para ciclistas trafegarem em São Paulo. “As pessoas não podem usar a ciclofaixa de lazer de segunda a sábado, porque passam carros no lugar. É uma mentira o que a prefeitura cita”, critica o coordenador da Rede Nossa São Paulo.

Outra promessa sem cumprimento é a construção de 600 quilômetros lineares de calçadas, que foram transformados na meta de 600 quilômetros quadrados. “A prefeitura fez um ajuste esperto”, explica Nordi. Na curta lista do que foi cumprido, o especialista em mobilidade cita a pavimentação de 200 quilômetros de vias.

Sem diálogo
Apesar do empenho dos movimentos sociais que conseguiram aprovar em 2010, na Câmara Municipal de São Paulo, diretrizes para o plano municipal de mobilidade e orçamento de R$ 15 milhões para desenvolvê-lo, a prefeitura ainda não se moveu para dar início ao planejamento. “Nada foi feito para a implantação do plano. Era só chamar profissionais, pesquisadores de universidade, mas não houve resposta da prefeitura e de repente sai um monotrilho da cartola. Com que planejamento?”, questiona.

O Conselho Municipal de Transportes é outra lacuna no setor. “Há um silêncio por parte da prefeitura e não há diálogo com a Secretaria Municipal de Transportes”, descreve. Eleição para o conselho municipal da área ainda continua pendente.


Fonte: Rede Atual Brasil


READ MORE - Kassab cumpre poucas metas de mobilidade urbana em São Paulo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960