A frota de ônibus do transporte público de passageiros de Campina Grande passará, novamente, por vistoria do Despoluir, programa de melhoria da qualidade do ar e redução de poluentes, desenvolvido pela CNT e pela Federação da Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor).
O Programa Despoluir tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transporte de passageiros, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação na cidade.
Durante toda esta semana, 50% dos ônibus urbanos e rodoviários de Campina Grande, estimada em 250 veículos. Na última vistoria realizada pelos técnicos do Despoluir na frota de Campina, em junho deste ano, registrou-se um índice de 95,80% de aprovação em consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.
Como funciona: uma unidade móvel do programa Despoluir, equipada com opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) visita sistematicamente as empresas e terminais de passageiros.
Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99).
Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites permitidos pela legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias. Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, que possui validade de até 180 dias.
O programa é uma iniciativa, criada desde 1997, da Confederação Nacional do Transporte – CNT em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste - FETRONOR, em operação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No estado da Paraíba, o programa conta com o apoio dos sindicatos SITRANS-CG e SETRANS-PB.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fetronor
Share |
0 comentários:
Postar um comentário