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Governo de Pernambuco quer Integrar o transporte de passageiros do interior ao da Região Metropolitana

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Uma das grandes novidades da EPTI junto com o CGRT será a integração do transporte intermunicipal com o transporte urbano da cidade, para isso os terminais integrados serão de grande importância nesta integração, um grande exemplo citado é o terminal integrado de Cajueiro Seco que estará pronto já no começo de 2012, onde as pessoas terão a disposição o ônibus, metrô, VLT e algumas linhas intermunicipais, a mesma situação são para o ônibus que vem pela PE-408 e que poderão chegar ao terminal de Camaragibe com ônibus e metrô também, e pelo lado norte integrar ao terminal pélopidas Silveira, ou de Abreu e Lima a ser construído ou em Igarassu, porém tudo isso dependerá de um debate entre a sociedade e o governo.
Esta integração entre a capital e o interior possibilitará bilhetagem eletrônica, ou seja, como já existe o VEM Metropolitano, também as linhas intermunicipais terão o sistema de bilhetagem eletrônica, onde a idéia é deixar a tarifa com um preço atraente às pessoas, na qual este bilhete pudesse ser aceito tanto nos ônibus intermunicipais como também serem usados nos terminais integrados na entrada do SEI.
"É preciso racionalizar o sistema com o uso da tecnologia, de forma a garantir mais eficiência, conforto e segurança para o usuário", diz Dilson Peixoto.

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Novos painéis eletrônicos devem beneficiar usuários do transporte público de Uberaba

Os usuários de transporte coletivo terão mais informações sobre os horários de ônibus em Uberaba. O município vai disponibilizar trinta novos painéis eletrônicos que serão instalados em diversos pontos para orientar e, consequentemente, proporcionar mais tranquilidade à comunidade de um modo geral.
De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), os painéis eletrônicos têm a finalidade de informar, ao usuário de transporte coletivo, o tempo real, assim como a possibilidade de um atraso. Esses equipamentos também esclarecem, aos usuários, as linhas que passam por determinados pontos.
O objetivo principal do painel eletrônico é oferecer ao usuário, quando ele estiver em determinado ponto, com alguns minutos de antecedência, quanto tempo falta para a chegada do transporte coletivo. Assim a população não fica à mercê da espera, visto que estarão sempre cientes dos horários previstos de cada rota.
Três painéis foram instalados para teste, sendo dois no subterminal da rodoviária e um em frente ao Centro Administrativo. Entretanto, na primeira etapa da instalação, dois painéis foram colocados nos pontos próximos à prefeitura municipal e outro, na praça Frei Eugênio, em frente ao Shopping Manhattan.
Conforme dados da PMU, a expectativa é que, em 60 dias, todos os painéis estejam devidamente colocados em diversos bairros da cidade para melhor atender à toda população. (RV) 


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BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) completa 20 anos

No último dia 30/8 a BHTRANS – Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S. A., vinculada à Prefeitura de Belo Horizonte, completou 20 anos. Criada em 1991, a BHTRANS, premiada diversas vezes pela Associação Nacional de Transportes Públicos como a primeira em qualidade no Brasil, pouco a pouco assumiu todas as atribuições que tem hoje: organizar, dirigir, coordenar, executar, delegar, planejar e controlar a prestação de serviços públicos relativos ao transporte coletivo e individual de passageiros, o tráfego, o trânsito e o sistema viário municipal.

Para comemorar o aniversário, foi realizada uma solenidade na sede da empresa, no bairro Buritis, com homenagem aos funcionários, apresentações musicais, palestras e o tradicional parabéns com distribuição de bolo. Durante o evento, o prefeito Marcio Lacerda destacou que a comemoração dos 20 anos da BHTRANS é um marco importante não só na história da empresa, mas também na própria história da capital. “Não conseguimos imaginar a qualidade de vida que temos hoje na capital sem uma BHTRANS muito atuante, qualificada e que faz um trabalho de excelente nível”, disse. Marcio ressaltou que a instituição é uma referência no setor para o país. “Durante todo esse período, a empresa recebeu vários prêmios e foi reconhecida pelos serviços prestados” afirmou.

Diretor-presidente da BHTRANS, Ramon Victor César, destacou que, com um quadro de 1.078 empregados diretos e cerca de mil indiretos, a empresa aprendeu muito nesses 20 anos e hoje está madura em termos de serviços prestados. “A BHTRANS tem que garantir uma mobilidade de boa qualidade para a população e, para isso, a empresa tem investido em segurança, tecnologia e educação”, destacou.


Informações da BHTrans

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Mais Aracaju: cartões especiais serão entregues dia 19

No dia 19 de setembro, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp – iniciará a entrega do cartão Mais Aracaju Especial para os usuários que já efetuaram o cadastramento biométrico. O local de resgate dos cartões será o Sest/Senat, situado a Avenida Tancredo Neves, 5857 - bairro Capucho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Para que o usuário tenha acesso ao cartão, é preciso a apresentação de documentos originais: carteira de identidade e declaração de associado em instituição credenciada para pessoas com deficiência ou de vínculo em instituição de ensino. As declarações devem ter data dos últimos 30 dias, além de carimbo e assinatura do responsável.

Será necessário também devolver o cartão Especial anterior – independente do documento ter sido confeccionado pelo Setransp ou pela SMTT. Caso o antigo cartão não esteja disponível para devolução, o usuário deverá efetuar o pagamento da 2ª via do cartão, no valor de dez passagens vigentes (atualmente o valor é de R$ 22,50), na sede do Setransp. 
Fonte: emsergipe.com

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Transporte sobre trilhos em Fortaleza vai melhorar a mobilidade na cidade

Não há dúvida ser o transporte urbano, atualmente, o maior problema do sistema viário da Capital, por conta da inadequação de suas ruas, praças e avenidas ao volume atual do tráfego, ao tamanho da frota motorizada - continuamente aumentada - e à ausência de técnicas avançadas de engenharia de tráfego e tecnologia de trânsito. Acrescente-se a esse elenco de problemas estruturais a formação deficiente dos guiadores projetada nas constantes violações das normas de trânsito.

Por isso, essa questão central na problemática urbana está exigindo a formação de um grupo de especialistas em planejamento urbano, em engenharia de tráfego e em gestão de trânsito para repensar uma saída técnica, urgente e capaz de impedir o agravamento da fluidez no trânsito. Os estímulos oferecidos à comercialização dos automóveis, como instrumento para aquecer o mercado consumidor interno, vêm lançando, a cada mês, cinco mil novos veículos na cidade.

Enquanto o problema não merece a atenção prioritária dos administradores da Capital, o governo do Estado vai construindo uma estrutura de transporte rodoferrroviário, mesclando o projeto do trem metropolitano, há mais de dez anos iniciado, com experiências mais simples de sistemas de metrô de superfície, utilizando-se, para tanto, dos trilhos e instalações da antiga estrada de ferro desativada pela União.

Por isso, prevalece a promessa de inauguração do metrô de Fortaleza dentro de um ano, ligando a Praça Castro Carreiro, no Centro da cidade, à Vila das Flores, em Pacatuba, na região metropolitana. Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) darão continuidade a esse sistema de transporte de massa. O primeiro, em fase de teste, interligará a estação central Prof. João Felipe à estação ferroviária de Caucaia, com um percurso de 19 km.

O segundo trem a ser montado à base de Veículos Leves sobre Trilhos ganhou um forte impulso, com a aprovação pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), para ligar o ramal Mucuripe-Parangaba, num trecho de 12km, facilitando a mobilidade dos trabalhadores residentes na região sul, entre seus locais de moradia e os postos de trabalho no entorno do Porto do Mucuripe. Uma segunda linha do metrô está em fase de elaboração de projeto. Ela ligará a estação Prof. João Felipe ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz.

Esse padrão de transporte de massa, se estivesse em operação, teria evitado os atuais problemas de escoamento de tráfego na cidade. Quando viabilizado, irá permitir um novo planejamento para a integração ônibus-metrô, de modo a reestruturar os destinos e a distribuição da demanda por transporte na cidade. Aprovado o Estudo de Impacto Ambiental do ramal Mucuripe-Parangaba, o desafio maior, agora, é para acomodar as famílias atingidas pelas linhas em outras regiões da cidade.

Questão premente, por ser uma das obras de mobilidade urbana prometida para viabilizar a escolha de Fortaleza como subsede dos jogos da Copa do Mundo, está mergulhada em conflitos de natureza política e jurídica. Os terrenos alcançados pelo novo ramal do VLT pertencem à União, mas foram invadidos e ocupados por terceiros. Se não for bem conduzido, o empreendimento corre o risco de ser postergado.


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Trem-bala terá rodada de audiências públicas em outubro

domingo, 11 de setembro de 2011

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) fará sete audiências públicas para discutir o novo modelo de concessão do trem-bala no mês do outubro.

As audiências ocorrerão em seis das cidades ou regiões onde estão previstas estações do projeto que ligará Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro. Também será realizada uma audiência em Brasília.

A primeira audiência será em 3 de outubro no Rio de Janeiro. No dia seguinte, haverá um novo encontro em Barra Mansa, no Vale do Paraíba Fluminense. Em 5 de outubro a cidade será Aparecida, em São Paulo. No dia seguinte, em São José dos Campos. Em 10 de outubro, o encontro acontece na capital paulista e, no dia 11, em Campinas. A última audiência, em Brasília, não tem data marcada.

As audiências públicas são obrigatórias e servem para que o poder público receba contribuições de moradores e entidades organizadas das cidades impactadas pelo projeto. O governo havia feito audiências públicas para a licitação anterior. Porém, como ela não teve interessados e o projeto foi reformulado, serão feitas novas audiências.

TRÊS ETAPAS
No novo modelo proposto pela ANTT, a concessão do trem-bala terá três etapas. A primeira será para escolher a tecnologia que vai operar os trens-bala no país. Depois, será feita uma segunda concorrência para escolher uma empresa que vai gerenciar a linha e as estações. Na terceira etapa, serão escolhidas as empresas que vão construir a linha e as estações.
A previsão do governo é que o leilão da primeira etapa aconteça em fevereiro do próximo ano.

Nesta semana, a ANTT terminou uma rodada de conversas com as empresas estrangeiras detentoras de tecnologia para receber sugestões e contribuições ao novo modelo. Houve encontros com representantes empresas francesas, coreanas, japonesas, espanholas, canadenses e alemães.



Fonte: Folha.com


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Em Natal, Duas empresas de consultoria disputam licitação do transporte público da cidade

A consultoria que será responsável pela produção do que deverá ser o primeiro edital de transporte público de Natal será escolhida até o fim deste mês. Duas empresas apresentaram à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) suas propostas de serviço. A administração municipal criou um teto de R$ 1 milhão para o serviço a ser prestado, que teve que ser contratado pelo fato da Semob não dispor de recursos humanos suficientes para a confecção do edital. Após a contratação ser firmada, a empresa vencedora terá quatro meses para completar o estudo e apresentar o edital à prefeitura.

As empresas Oficina Consultores Associados, de Minas Gerais, e a Ruaviva - Instituto da Mobilidade Sustentável, com sede em São Paulo, foram as duas empresas que apareceram para a tomada de preços realizada na sede da Semob, na Ribeira, Zona Leste de Natal. Após a abertura dos envelopes com as especificações técnicas, jurídicas eadministrativas exigidas no edital, os representantes de ambas as empresas conferiram os documentos da outra e, previamente, foram todos aprovados.

"Nos próximos dias, os técnicos da secretaria irão analisar os documentos apresentados e, no mais tardar na próxima quarta-feira, o resultado da habilitação das duas empresas deverá ser publicado no Diário Oficial do Município", explicou Clênio Maciel, presidente da comissão especial de licitações do transporte público, que é composta por mais cinco integrantes da Semob.

Apenas após a publicação do resultado é que os envelopes com as propostas de preço da consultoria poderão ser abertos. Os envelopes foram todos lacrados, também com as assinaturas dos integrantes da comissão de licitações e dos representantes das empresas. Segundo Clênio, a expectativa é de que até o fim do mês tudo esteja acertado. "Após passados todos os trâmites da licitação, a abertura dos envelopes contendo os preços deverá ser feita até o dia 25 deste mês. Pelo menos essa é a expectativa", afirmou o presidente da comissão.

Sobre um possível impedimento da contratação da consultoria sinalizado pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, Clênio Maciel afirma que a Semob não encontrou nenhum impedimento jurídico. "É normal essa decisão de contratar uma consultoria para o transporte público, até mesmo o preço pedido. Inclusive, o recurso para a contratação já está assegurado", disse ele.

As duas empresas são especializadas em consultorias em transporte público. A empresa paulista Oficina Consultores já presta serviços nesta área desde 1990, para prefeituras de Estados como São Paulo e Rio de Janeiro; da mesma forma que a mineira Ruaviva, que no entanto possui um menor tempo no mercado, tendo sido constituída em 1999. Após a contratação firmada, a empresa que for escolhida terá quatro meses para completar o estudo e apresentar o edital à prefeitura.





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Motorista que aderir ao Dia Mundial Sem Carro terá direito ao RioCard de graça

Para incentivar os motoristas do estado do Rio a deixarem o carro e a moto em casa no próximo dia 22 de setembro, quando ocorre a campanha mundial “Na cidade sem meu carro”. Cinco mil motoristas que cadastrarem o Renavam do seu veículo no site da Fetranspor (www.fetranspor.com.br) entre os dias 9 e 14 de setembro vão receber em casa um RioCard com R$ 10 em passagens para usar nos ônibus.


A novidade será divulgada pela Fetranspor em anúncios nos jornais e nas rádios, e com campanhas nas redes sociais e nos terminais rodoviários com a distribuição de cem mil adesivos alusivos à data com o slogan “Dia Mundial sem Carro – Orgulho de participar”. 



O evento “Na cidade sem meu carro” ou “Dia mundial sem carro” surgiu na França em 1997. Seu objetivo é conscientizar os cidadãos para os prejuízos do uso excessivo do transporte individual motorizado em detrimento de outros meios que promovem a sustentabilidade, como o transporte coletivo e a bicicleta. 



- A Fetranspor não poderia deixar de apoiar a iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura. É uma oportunidade de promover o conceito de sociedade sustentável e mostrar que o transporte coletivo é a alternativa lógica ao uso do automóvel.  O ônibus leva até 80 pessoas no mesmo espaço físico de três carros, que levariam no máximo 15 ocupantes. Ele não precisa de vagas para estacionar, que poderiam ser transformadas em praças e equipamentos comunitários – Defende Edmundo Fornasari, diretor de Marketing e Comunicação da Fetranspor.


Diesel de cana
Segundo Edmundo, o ônibus é injustamente responsabilizado pela poluição dos veículos individuais, pois gera 17 vezes menos emissões que um automóvel e 65 vezes menos que a motocicleta por passageiro transportado.

- Na Europa o diesel é entendido como um combustível cada vez mais limpo e é largamente utilizado. As emissões gasosas dos veículos diesel serão drasticamente minimizadas com as novas tecnologias de motorização Proconve 7, equivalente ao Euro 5, que os ônibus vão usar a partir de 2012 – acrescenta.

O diesel ainda pode ser “ecologicamente potencializado” pela adição de diesel de cana que está sendo testado pela Fetranspor nos ônibus do Rio. Ele pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais de 90%, além de serem compensadas totalmente pelo crescimento da cana de açúcar.

As empresas de ônibus do estado do Rio de Janeiro têm o mais amplo programa de acompanhamento de emissões realizado no Brasil, com aprovação de 96% da frota no Selo Verde, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).



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