A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos é uma entidade que representa as empresas de transporte coletivo urbano e metropolitano perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais e as entidades nacionais do setor. Ela promove a integração e a troca de experiência entre as empresas, sindicatos, associações e federações, buscando a unidade e o fortalecimento do setor, desenvolvendo estudos técnicos e propondo medidas para a melhoria dos serviços de transporte coletivo urbano e metropolitano de passageiros. No fim de agosto último, a associação promoveu no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o seu 25º Seminário Nacional, divulgando e preservando a história do setor no Brasil com a apresentação de propostas significativas.
O objetivo foi realçar as diversas opções que tornam possível a implementação do Sistema BRT em qualquer município, destacando suas vantagens para o usuário, para a mobilidade e para o meio ambiente. O BRT é um sistema de transporte utilizado em mais de 80 cidades no mundo, no qual os ônibus circulam em uma rede de canaletas exclusivas com características e vantagens especiais, como múltiplas posições de paradas nas estações, acessibilidade universal, embarque em nível, veículo articulado e múltiplas portas, pagamento da viagem e o controle dos passageiros acontece fora do ônibus, bons espaços nas estações e equipamentos de informações aos usuários.
Os veículos que circulam no Sistema BRT irão atender às normas de emissão de poluentes Euro 5/Proconve P7, com entrada em vigor em 2012. O Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) determina 87% de redução das emissões de CO (monóxido de carbono), 81% de redução das emissões de HC (hidrocarbonetos), 86% de redução das emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) e 95% de redução das emissões de MP (material particulado).
OPORTUNIDADEO setor de transportes passa por um momento de grande transformação. Nos próximos cinco anos, o Brasil abrigará a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e o transporte urbano no País precisará passar por avanços significativos para atender à demanda exigida. Para isso, algumas obras já estão em fase de implementação e outras ainda precisarão ser definidas até o fim de 2011. R$ 30 bilhões serão investidos no País, dos quais cerca de R$ 12 biljões previstos no Programa de Aceleração do Crescimento-1 para as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo, e outros R$ 18 bilhões do PAC-2, para outras 24 cidades brasileiras, com mais de 700 mil habitantes).
Isso corresponde ao maior investimento feito em infraestrutura no País desde a década de 1970.
ATUALMENTEHoje, 60 milhões de viagens são realizadas diariamente por transporte público urbano no Brasil, sendo que a maior parte é por meio de bilhetes eletrônicos. A tecnologia empregada no sistema de bilhetagem eletrônica já está preparada para integração com outros sistemas, como cartão de crédito, vale-alimentação e cartão de frequência escolar, entre outros. Outra oportunidade comercial é a exploração dos terminais, com lojas e serviços para os usuários. A mídia embarcada é mais um nicho que oferece enorme capacidade de expansão, além de melhorias nos sistemas usados atualmente.
Foram também apresentadas propostas de parceria pública-privada, para a implementação de uma linha de veículo leve sobre trilhos em Goiânia, com as implicações legais e demonstrando ser esse um novo caminho que deve ser aprofundado e adotado pelo setor nesse momento de Copa 2014 e Olimpíada 2016 que acontecerão no Brasil.