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Prefeitura de São José dos Campos vai implantar corredores de ônibus na cidade

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Prefeitura de São José dos Campos vai implantar no ano que vem faixas exclusivas para os ônibus em corredores como as avenidas São José e Adhemar de Barros, na região central.

Elas e outras seis avenidas foram apontadas em pesquisa de Origem e Destino dos moradores, realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), como as que mais recebem coletivos.

Com a divulgação dos dados preliminares do levantamento na semana passada, o projeto dos corredores exclusivos, que está sendo estudado pelo governo há dois anos, ganhou força.

De acordo com a pesquisa do Ipplan, apenas 17,3% dos deslocamentos diários feitos na cidade são pelo transporte coletivo urbano. A maior parte das viagens é com o automóvel --43,9%.

O número é considerado preocupante por especialistas já que em São Paulo, cidade onde o fluxo já é saturado, 50% dos deslocamentos são por transporte público. No Rio de Janeiro, este índice chega a 80%.

Projeto. O secretário de Transportes, Anderson Ferreira, disse que o projeto de implantação das faixas exclusivas depende da conclusão da pesquisa, prevista para março de 2012. Por isto, ele afirmou que ainda não é possível estipular quando os corredores serão criados.

Segundo ele, além das faixas --que poderão ter em alguns pontos a intersecção de carros-- também está prevista a criação de linhas semiexpressas, que param em apenas alguns pontos. As medidas têm como objetivo diminuir o tempo de viagem dos coletivos.

“Nossos estudos já estavam caminhando para isto \[implantação de faixas exclusivas\]. Com a pesquisa concluída, terei dados mais detalhados, como onde implantar primeiro, e poderemos fazer ações específicas em cada lugar.”

Avaliação. Para Sérgio Ejzemberg, especialista em Trânsito de São Paulo, as faixas exclusivas irão atrair mais usuários e baratear o custo do sistema de ônibus. Ele também recomendou implantação de metrô.

“Hoje, como os ônibus têm dificuldade em trafegar, é preciso ter o dobro de coletivos para atender o mesmo número de usuários.”
 

Saiba Mais

Centro
A avenida Madre Tereza (extensão da avenida São José) recebe 183 ônibus por hora, de acordo com a pesquisa do Ipplan. Na avenida Adhemar de Barros, são 117 ônibus por hora. O levantamento aponta ainda 110 ônibus por hora na Francisco José Longo e 80 na Francisco Rafael
Zona sul
Na avenida Andrômeda, são 68 ônibus por hora. Na Estrada Velha Rio-São Paulo (Anel Viário), o fluxo é de 145 ônibus por horaZona norte
Olívio Gomes e Rui Barbosa: 45 ônibus por hora Zona leste
Avenida Juscelino Kubitschek: 140 ônibus por hora
 
Fonte: O Vale

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Governo Federal pede redução dos valores do metrô de Porto Alegre

A modelagem financeira para viabilização do metrô de Porto Alegre foi pauta de reunião ocorrida nesta terça-feira (6), em Brasília, entre a prefeitura da Capital e os governos estadual e federal. No encontro, o governo federal solicitou o realinhamento dos valores a serem investidos por cada ente. De acordo com os representantes dos ministérios, o volume de pedidos cadastrados no Programa de Acelaração do Crescimento (PAC) superou, e muito, as expectativas iniciais da União. Orçado em R$ 2,4, bilhões, o projeto do metrô de Porto Alegre prevê R$ 1,58 bilhão do Orçamento Geral da União (OGU).

"Vamos fazer a discussão desta equação financeira nos próximos dias, junto com os governos estadual e federal, para que possamos até sexta-feira ter uma solução de viabilidade para o projeto, buscando atender o pedido de reduzir o volume de recurso do OGU, mas respeitando os já saturados limites de financiamento e pagamento de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul", afirmou o prefeito José Fortunati, lembrando que todas as obras de preparação para Copa previstas pela cidade serão pagas pelos cofres municipais.

Participaram do encontro o prefeito José Fortunati, o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, o secretário estadual do Planejamento, João Motta, secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, o secretário do Programa de Aceleração do Cresimento (PAC) no Ministério do Planejamento, Maurício Muniz , o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Olavo Noleto Alves, e o secretário executivo do Ministério das Cidades, Roberto Muniz.

O projeto prevê traçado nas Avenidas Assis Brasil, Brasiliano de Moraes , Benjamin Constant, Cairú e Borges de Medeiros, com extensão de 14,88 km, 25 composições de 4 carros e capacidade de embarque para 300 mil passageiros por dia. Ao todo serão 13 estações (Fiergs , Bernardino Silveira Amorim, Sarandi, Dona Alzira, Triângulo, Obirici, Bourbon , Cairú, Félix da Cunha, Ramiro Barcelos, Voluntários/Conceição e Rua da Praia).

Equação financeira

Total do empreendimento: 2.468.540.000,00

(-) Isenções Estadual / ICMS: 243.000.000,00

(-) Isenções Municipal / ISSQN: 22.000.000,00

Contraprestação Municipal (R$) 300.000.000,00

Financiamento privado (R$) 323.540.000,00

Valor de Repasse / OGU (R$): 1.580.000.000,00


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Em Franca, Cartões antigos de transporte público serão aceitos até dia 30

Os cartões antigos utilizados pelos passageiros de transporte público de Franca serão aceitos até o dia 30 de setembro. As pessoas que ainda possuem créditos têm até o final do mês para usá-los, pois as recargas estão sendo feitas apenas nos novos cartões do sistema Passe-Fácil.

A partir do dia 1º de outubro quem não tiver o novo cartão terá que pagar a passagem em dinheiro e não poderá mais usar o bilhete integrado.

Os interessados que possuem passe comum e querem fazer a troca, devem ir ao Terminal Urbano Ayrton Senna, no Centro, ou em algum dos postos de troca, das 8h às 17h, levando RG, CPF e comprovante de endereço. Já quem utiliza o desconto, como estudantes e aposentados, que são isentos da cobrança, devem tirar uma foto e apresentar os documentos que comprovem o direito ao benefício.

Para quem tem desconto e não paga a tarifa, o atendimento é feito exclusivamente no terminal urbano. Os outros postos para troca ficam na Rua General Osório, nº 255, na Rua Distrito Federal, nº 822, na Avenida Abrahão Brickmann, nº 1.573, ou na Avenida Carlos Roberto Haddad, nº 1.034.
A substituição dos cartões é gratuita.  

Fonte: EPTV

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No Recife, Rota das praias é reforçada com mais ônibus para o feriado

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os usuários que costumam passar o feriado de 7 de Setembro na praia irão contar com uma programação especial do Grande Recife Consórcio de Transporte para chegar aos seus destinos amanhã. Além do reforço em 23 linhas de ônibus, também haverá estocagem especial de coletivos de nove veículos. No total, 230 ônibus realizarão 1.947 viagens com destino a oito cidades da Região Metropolitana do Recife.

Amanhã (07), 23 linhas de ônibus (veja lista abaixo) contarão com um reforço de 56 veículos extras e 317 atendimentos a mais, em comparação com os feriados normais. Somado aos demais veículos que estarão em operação, o reforço deve totalizar 230 ônibus e 1.947 viagens só para esta quarta-feira.

Além disso, três terminais de integração contarão com estocagem especial de coletivos. No TI de Igarassu, a estocagem começa hoje, com um coletivo realizando viagens para os locais com maior demanda de usuários, entre as 17h e às 21h, e estende até amanhã, com mais dois coletivos operando entre as 9h e às 21h.

Para ter acesso às paias do litoral Norte do Estado, a estocagem fará dobradinha entre o TI Pelópidas Silveira e o da Macaxeira. Para a ida, das 8h às 12h, dois veículos articulados (que são maiores e transportam até 120 pessoas) estarão no Terminal Integrado da Macaxeira. Para a volta, um ônibus ficará a disposição dos usuários das linhas de maior demanda no TI Pelópidas Silveira.

Para ir às praias do litoral Sul do Estado, a partir das 6h de amanhã, a linha 191-Recife/Porto de Galinhas terá três veículos estocados na Av. Dantas Barreto. Para a volta, a partir das 14h, a mesma linha terá estocagem no terminal em Porto de Galinhas.

A estocagem de coletivos funciona como uma reserva especial de veículos para atuar nas linhas que apresentarem maior demanda de usuários naquele momento. A quantidade de viagens dependerá dos destinos mais utilizados. Para maiores informações sobre o itinerário das linhas, o usuário pode ligar para a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou acessar site www.granderecife.pe.gov.br.

Lista de Linhas que participam da operação:

040-CDU/BOA VIAGEM/CAXANGÁ
070-CANDEIAS/JOANA BEZERRA
080-JOANA BEZERRA/BOA VIAGEM
110-IBURA/BOA VIAGEM
129-PAIVA/TI CABO
196-RECIFE/PORTO DE GALINHAS (IMIP)
202-BARRO/MACAXEIRA
206-BARRO/PRAZERES
216-BARRO/PRAZERS (BR-101)
360-TOTÓ/BOA VIAGEM
440-CDU/CAXANGÁ/BOA VIAGEM
881-CAENGA/RIO DOCE (GETÚLIO VARGAS)
882-CAENGA/RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTI)
884-JARDIM BRASIL/RIO DOCE
885-SÍTIO NOVO/RIO DOCE
886-OURO PRETO/RIO DOCE
905-IGARASSU/ PAULISTA
946-IGARASSU (BR- 101)
960-MARIA FARINHA/CASA CAIADA
968-ILHA DE ITAMARACÁ/ IGARASSU
973-CASA CAIADA
990-PAU AMARELO/VARADOURO
992-PAU AMARELO


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Maior ônibus do mundo vai circular em Goiânia

Os ônibus biarticulados da linha Mega BRT da Neobus,  também irão circular pelas ruas de Goiânia.  Com 28 metros de comprimento, o Mega BRT é considerado o maior ônibus  do mundo, e já é utilizado pelos passageirosde Curitiba. 
De acordo com o contrato assinado com a Metrobus – responsável pelo transporte urbano da capital goiana, a Neobus vai fornecer 30 ônibus biarticulados de 28 metros de comprimento e 60 articulados, com 21 metros de comprimento, montados em cima de chassis produzidos pela Volvo.
Os novos ônibus de Goiânia começaram a ser entregues no final do mês de Agosto/2011. Eles irão circular no Corredor Anhanguera, que já está preparado para receber veículos deste porte.
A cor dos 90 ônibus novos da frota da capital goiana foi escolhida através de consulta popular. Foram ouvidos cerca de 22 mil usuários e apresentadas tres opções de pintura por um escritório de design contratado. A pintura mais votada será a nova identidade visual dos carros do Corredor Anhanguera.


Fonte : Insider Comunicação Corporativa
Foto : Divulgação/Insider Comunicação Corporativa

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Em São Paulo, Desativação de linhas causa irritação em passageiros na Zona Sul

O Terminal Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, teve, na manhã desta segunda-feira (05), plataformas lotadas e passageiros irritados. O motivo foi a desativação de algumas linhas de ônibus que circulam na região, no sábado (3). A mudança realizada pela SPTrans afetou os bairros Parque Residencial Cocaia, Jardim Eliana e Jardim Gaivotas. Três ônibus que seguiam direto para o Terminal Santo Amaro passaram a ter o ponto final no Terminal Grajaú. Os passageiros precisam desembarcar no Grajaú e fazer uma baldeação para seguir para o Centro ou para o Terminal Santo Amaro.

A medida adotada pela SPTrans faz parte de uma readequação das linhas de ônibus. O objetivo é fazer com que as linhas tenham uma integração maior e tirar do corredor Parelheiros - Santo Amaro aquelas que fazem o mesmo itinerário dos microônibus. A ideia é deixar a faixa exclusiva apenas para os ônibus maiores. Dessa forma, quem está em regiões distantes do Centro pega um microônibus até um terminal e, do terminal, pega um ônibus maior para seguir às regiões centrais.

A SPTrans diz que os passageiros serão beneficiados com viagens mais rápidas, com mais opções de destinos no terminal e com aumento de 10% na oferta de lugares. Além disso, a empresa acredita que haverá uma melhora no desempenho do corredor Parelheiros-Rio Bonito-Santo Amaro. A estimativa é que os ônibus que atendem essa região diminuam em 10 minutos o tempo das viagens.

Confira a relação das linhas alteradas ou integradas ao Terminal Grajaú e as que fazem a ligação Terminal Grajaú e Terminal Santo Amaro:



A ligação com o Terminal Santo Amaro passará a ser feita pelas linhas:
6970/10 Terminal Grajaú - Terminal Santo Amaro (via Av. Atlântica)
6970/31 Terminal Grajaú - Terminal Santo Amaro (via Av. do Rio Bonito)



Fonte: G1.com.br

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Cidade do Rio de Janeiro terá uma frota de 3 milhões de automóveis em 2016

A frota da cidade do Rio de Janeiro saltou de 980 mil veículos, em 1994, para 2,4 milhões de automóveis em 2010 (quase um veículo a cada três habitantes). Enquanto a população carioca cresceu 16% no mesmo período, a frota disparou 144%. E a previsão é que esse índice cresça ainda mais. Em 2016, ano em que o Rio sediará a Olimpíada, a capital deve alcançar a proporção um carro para cada dois cariocas, segundo pesquisa de mobilidade urbana da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Mantido o crescimento médio de 4% dos últimos nove anos, a frota chegará a 2.963.520 veículos em 2016. 

Essa escalada pode aproximar o sistema de transporte da cidade a um colapso, segundo aponta Sérgio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes pela USP (Universidade de São Paulo).

- A cidade do Rio de Janeiro tem 6 milhões de habitantes e 2 milhões de veículos. Se está ruim, vai ficar pior em pouquíssimo tempo. Por conta das condições econômicas, essa taxa vai subir rapidamente para dois habitantes por veículo. Isso significa que vai aumentar em 50% a frota em pouco tempo. Basta manter essa confluência econômica de crédito.

Os grandes congestionamentos, além dos prejuízos econômicos e sociais, limitam o direito de ir e vir, previsto na Constituição brasileira. Segundo Ejzenberg, 80% dos deslocamentos são feitos por motivos relacionados a trabalho ou estudo, o que por si só já indicam que há um horário pré-determinado para se chegar ao escritório ou à escola.
- Todo mundo na mesma hora e no mesmo lugar, não tem como.

Ou seja, se não houver políticas que incentivem a utilização de transportes de massa nos horários em que há grandes engarrafamentos – para que se possa retirar carros de circulação –, as enormes filas de carros serão realidades constantes do Rio.


Cristiano Prado, gerente de competitividade industrial e investimentos da Firjan, defende a existência de um órgão que agregue todas as estatísticas de trânsito, o que criaria condições para que os governos formulassem políticas mais adequadas a toda população.


Fonte: R7.com

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Pernambuco, Investimentos em Mobilidade Urbana chegará a R$ 1,4 bi com a 4ª perimetral inclusa

O Governo do Estado garantiu junto ao Governo Federal R$ 426 milhões para as obras do PAC Mobilidade em Pernambuco. O repasse dos recursos do Orçamento Geral da União foi acertado nesta segunda-feira (05) em reunião do governador Eduardo Campos com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em Brasília.

Outros R$ 688 milhões serão financiados pelo Governo Federal e mais R$ 299 milhões serão investidos em recursos próprios do Estado para viabilizar as obras do PAC Mobilidade em Pernambuco. O programa vai destinar R$ 18 bilhões para as 24 maiores cidades brasileiras investirem em projetos de transporte público visando a Copa do Mundo de 2014.

As prioridades do Estado são os projetos das Perimetrais II e IV. A II Perimetral prevê a duplicação de uma faixa exclusiva de ônibus de Beberibe até a PE-15, da PE-15 até a PE-001 e a construção da faixa exclusiva de ônibus, num valor de R$ 265.764.054,49.
Já a IV Perimetral – BR-101
 Já a IV Perimetral – BR-101, será a Implantação do Corredor Exclusivo de BRT, além de um trecho urbano da BR-101 - de Abreu e Lima à Cajueiro Seco – e de Cajueiro à Avenida Bernardo Vieira de Melo - Binário de Cajueiro Seco. Para isso, serão investidos R$ 328.077.612,03.

As obras para o Corredor Leste-Oeste, do Corredor da Av. Norte e do Corredor Norte-Sul são consideradas como a segunda prioridade. O Corredor Leste-Oeste será responsável pelo transporte dos passageiros na Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, com extensão de 12,3 Km. Serão construídos o Elevado da Benfica, o túnel Real da Torre, o Elevado da III Perimetral, o Elevado do Bom Pastor, o Viaduto da UPA, PE-05 (Binário Camaragibe/Avenida Belmino Correia) e cinco estações. Tudo, orçado em R$ 144.181.599,30.

O Corredor Norte-Sul será de BRT no trecho que vai do Terminal Integrado de Igarassu até a Estação Central do Metrô. Para isso, R$ 165.507.606,45 servirão para a construção de Viadutos da PE-15: nos Bultrins e em Ouro Preto. Viadutos ainda na Agamenon: Clube Português e Hospital da Restauração, além do alargamento do Viaduto João de barros, o Terminal Integral de Abreu e Lima, o acesso viário do Terminal Integrado Joana Bezerra e 35 Estações.

A terceira e última prioridade é o Programa de Navegabilidade dos Rios Capibaribe e Beberibe orçado em R$ 398 milhões. A ideia é aproveitar a calha dos rios para a implantação de um sistema integrado de transporte de passageiros, que utilize embarcações adequadas ao transporte de massa. Um estudo orientado será feito para a localização de estações de embarque e desembarque de passageiros, para o transbordo e a integração com o sistema de transporte urbano existente. As Rotas previstas são o corredor Fluvial Oeste - BR 101/ Centro, o Corredor Fluvial Norte - Centro/ Olinda e o Corredor Fluvial Sul - Centro/ Boa Viagem.



Informações do Pernambuco.com


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