A Prefeitura de São José dos Campos vai implantar no ano que vem faixas exclusivas para os ônibus em corredores como as avenidas São José e Adhemar de Barros, na região central.
Elas e outras seis avenidas foram apontadas em pesquisa de Origem e Destino dos moradores, realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), como as que mais recebem coletivos.
Com a divulgação dos dados preliminares do levantamento na semana passada, o projeto dos corredores exclusivos, que está sendo estudado pelo governo há dois anos, ganhou força.
De acordo com a pesquisa do Ipplan, apenas 17,3% dos deslocamentos diários feitos na cidade são pelo transporte coletivo urbano. A maior parte das viagens é com o automóvel --43,9%.
O número é considerado preocupante por especialistas já que em São Paulo, cidade onde o fluxo já é saturado, 50% dos deslocamentos são por transporte público. No Rio de Janeiro, este índice chega a 80%.
Projeto. O secretário de Transportes, Anderson Ferreira, disse que o projeto de implantação das faixas exclusivas depende da conclusão da pesquisa, prevista para março de 2012. Por isto, ele afirmou que ainda não é possível estipular quando os corredores serão criados.
Segundo ele, além das faixas --que poderão ter em alguns pontos a intersecção de carros-- também está prevista a criação de linhas semiexpressas, que param em apenas alguns pontos. As medidas têm como objetivo diminuir o tempo de viagem dos coletivos.
“Nossos estudos já estavam caminhando para isto \[implantação de faixas exclusivas\]. Com a pesquisa concluída, terei dados mais detalhados, como onde implantar primeiro, e poderemos fazer ações específicas em cada lugar.”
Avaliação. Para Sérgio Ejzemberg, especialista em Trânsito de São Paulo, as faixas exclusivas irão atrair mais usuários e baratear o custo do sistema de ônibus. Ele também recomendou implantação de metrô.
“Hoje, como os ônibus têm dificuldade em trafegar, é preciso ter o dobro de coletivos para atender o mesmo número de usuários.”
Saiba Mais
Centro
A avenida Madre Tereza (extensão da avenida São José) recebe 183 ônibus por hora, de acordo com a pesquisa do Ipplan. Na avenida Adhemar de Barros, são 117 ônibus por hora. O levantamento aponta ainda 110 ônibus por hora na Francisco José Longo e 80 na Francisco RafaelZona sul
Na avenida Andrômeda, são 68 ônibus por hora. Na Estrada Velha Rio-São Paulo (Anel Viário), o fluxo é de 145 ônibus por horaZona norte
Olívio Gomes e Rui Barbosa: 45 ônibus por hora Zona leste
Avenida Juscelino Kubitschek: 140 ônibus por hora
Elas e outras seis avenidas foram apontadas em pesquisa de Origem e Destino dos moradores, realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), como as que mais recebem coletivos.
Com a divulgação dos dados preliminares do levantamento na semana passada, o projeto dos corredores exclusivos, que está sendo estudado pelo governo há dois anos, ganhou força.
De acordo com a pesquisa do Ipplan, apenas 17,3% dos deslocamentos diários feitos na cidade são pelo transporte coletivo urbano. A maior parte das viagens é com o automóvel --43,9%.
O número é considerado preocupante por especialistas já que em São Paulo, cidade onde o fluxo já é saturado, 50% dos deslocamentos são por transporte público. No Rio de Janeiro, este índice chega a 80%.
Projeto. O secretário de Transportes, Anderson Ferreira, disse que o projeto de implantação das faixas exclusivas depende da conclusão da pesquisa, prevista para março de 2012. Por isto, ele afirmou que ainda não é possível estipular quando os corredores serão criados.
Segundo ele, além das faixas --que poderão ter em alguns pontos a intersecção de carros-- também está prevista a criação de linhas semiexpressas, que param em apenas alguns pontos. As medidas têm como objetivo diminuir o tempo de viagem dos coletivos.
“Nossos estudos já estavam caminhando para isto \[implantação de faixas exclusivas\]. Com a pesquisa concluída, terei dados mais detalhados, como onde implantar primeiro, e poderemos fazer ações específicas em cada lugar.”
Avaliação. Para Sérgio Ejzemberg, especialista em Trânsito de São Paulo, as faixas exclusivas irão atrair mais usuários e baratear o custo do sistema de ônibus. Ele também recomendou implantação de metrô.
“Hoje, como os ônibus têm dificuldade em trafegar, é preciso ter o dobro de coletivos para atender o mesmo número de usuários.”
Saiba Mais
Centro
A avenida Madre Tereza (extensão da avenida São José) recebe 183 ônibus por hora, de acordo com a pesquisa do Ipplan. Na avenida Adhemar de Barros, são 117 ônibus por hora. O levantamento aponta ainda 110 ônibus por hora na Francisco José Longo e 80 na Francisco RafaelZona sul
Na avenida Andrômeda, são 68 ônibus por hora. Na Estrada Velha Rio-São Paulo (Anel Viário), o fluxo é de 145 ônibus por horaZona norte
Olívio Gomes e Rui Barbosa: 45 ônibus por hora Zona leste
Avenida Juscelino Kubitschek: 140 ônibus por hora
Fonte: O Vale
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