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quarta-feira, 17 de agosto de 2011Postado por Meu Transporte às 07:28 0 comentários
Marcadores: Paraná
Avenida Conde da Boa Vista terá que se adequar ao novo Corredor Leste-Oeste
Danilo Cabral não quis entrar em detalhes, alegando que, se acontecerem, as adequações terão que ser discutidas com a Prefeitura do Recife. Mas especula-se que, pela largura da Conde da Boa Vista, a única alternativa de a via receber os ônibus de BRT seria devolver as paradas às calçadas, na lateral. Algo, realmente, terá que acontecer porque não tem lógica o BRT não acessar o Centro do Recife, vindo da Zona Oeste. Obrigar os passageiros a descer no Derby para mudar de veículos seria uma decisão nada operacional porque atrasaria as viagens. Além de que seria muito impopular porque o que usuário de transporte coletivo mais odeia é ter que descer de um veículo para pegar outro, o chamado transbordo. Vamos aguardar.
Postado por Meu Transporte às 07:15 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
Nova linha do Seletivo liga Cariacica Sede ao Shopping Vitória
É a nova linha do Serviço Seletivo, que liga Cariacica Sede ao Shopping Vitória, passando por Itacibá. A linha 1720 (Cariacica / Shopping Vitória via Itacibá) circula de segunda a sábado. Nos dias úteis, seis ônibus realizam 31 viagens, com intervalos de 20 minutos. Aos sábados, uma frota de quatro veículos cumprem 24 viagens, a cada 35 minutos.
O itinerário, partindo de Cariacica Sede em direção ao Shopping Vitória, é o seguinte: rua Swab Filho, rua Florentino Avidos, praça Marechal Deodoro, avenida Getúlio Vargas, rua Nestor Gomes, rua São João, rodovia José Sette, rua Manoel Joaquim dos Santos, rodovia José Sette, Trevo de Alto Laje, BR262, Ponte do Príncipe, acesso Pà Rodoviária, avenida Alexandre Buaiz, avenida Elias Miguel, avenida Getúlio Vargas, avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, avenida Nossa Senhora dos Navegantes, rua Marília de R. Scarton, avenida José Miranda Machado.
No sentido Shopping Vitória / Cariacica Sede, a linha 1720 faz o seguinte itinerário: avenida José Miranda Machado, avenida Alexandre Buaiz, avenida Nossa Senhora dos Navegantes, avenida Mal Mascarenhas de Moraes, rua Ilda Maria Vicentini, rua José Sete, avenida Jerônimo Monteiro, avenida Florentino Avidos, rua Nair ª Silva, Ponte do Príncipe, BR262, Trevo de Alto Laje, Rodovia José Sette, rua Manoel Joaquim dos Santos, rodovia José Sette, rua São João, rua Nestor Gomes, avenida Getúlio Vargas, rua Graciano Neves, rua Swab Filho.
Postado por Meu Transporte às 07:00 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Maior parte dos ônibus do DF pertence a apenas três grupos empresariais
A pedido do Correio, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) destrinchou o perfil do sistema que causa tantos transtornos à população. O documento mostra que a idade média da frota do grupo de Wagner Canhedo é a mais alta. No total, ele é dono de 730 veículos distribuídos entre as empresas Viplan, Condor e Lotaxi. Os carros dessa última têm, em média, 15,4 anos, mais que o dobro do permitido. Em seguida, vem o grupo do empresário Nenê Constantino, composto pela Viação Cidade Brasília, Satélite, Pioneira e Planeta. O tempo médio de uso dos 878 ônibus de sua propriedade varia de 5,41 a 7,12 anos. Apesar de estar dentro do limite tolerado pelo governo, ele mantém veículos com 19 anos de fabricação (veja quadro).
No dia a dia, os reflexos para os usuários são os piores possíveis. Viagens interrompidas por falhas mecânicas, bancos e barras de ferro quebrados e pneus carecas são algumas das situações relatadas pelos usuários. Na avaliação do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Setransp), no entanto, ônibus quebrado é uma “fatalidade” que acontece em qualquer cidade. Mas, no DF, a frota está mais sujeita a problemas porque “há quase seis anos, não ocorre equilíbrio da tarifa, motivo pelo qual a renovação da frota foi cancelada”.
Os empresários também se isentam dos constantes atrasos atribuindo o problema ao congestionamento das vias. Por meio da assessoria de imprensa, o presidente do Setransp, Wagner Canhedo, disse que “nas saídas das principais cidades-satélites, esse problema é patente nos horários de pico, o que gera atrasos”. E citou que os governantes de cidades como Rio de Janeiro e Londrina “adotaram medidas simples que viabilizaram o transporte público por meio de faixas exclusivas, com baixíssimo custo e em curto espaço de tempo”.
Insegurança
Motoristas e cobradores também sofrem as consequências da falta de investimentos. Estimativa do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários aponta que pelo menos 25% dos 12 mil funcionários enfrentam até 12 horas de serviço, quando deveriam cumprir metade desse tempo. “Para reduzir o custo com a mão de obra, as empresas estimulam o trabalhador a fazer uma jornada maior e paga pela produtividade. Mas isso gera estresse e o profissional acaba não sendo tão cortês e tolerante com o passageiro”, avalia João Osório da Silva, presidente da entidade. O problema do excesso de trabalho deve chegar ao fim após o último acordo coletivo. Ficou acertado que os trabalhadores podem fazer hora extra, mas, no máximo, duas horas por dia.
A falta de terminais e a precariedade dos existentes são fatores que também contribuem para a má prestação do serviço. No fim da Asa Norte, por exemplo, não existe estrutura para parar os ônibus, que acabam estacionados em um terreno próximo, de terra. “Na época da seca, o veículo já sai coberto de poeira. No tempo da chuva, é barro. Sem falar que o motorista e o cobrador ficam impossibilitados de satisfazer suas necessidades fisiológicas básicas”, destaca Osório Silva.
Os congestionamentos e a violência também fazem parte da rotina dos funcionários. “Fui assaltado nove vezes em 11 anos de profissão. Continuo trabalhando por falta de opção. Mas é difícil sair de casa e ouvir meu filho dizer: ‘Papai, cuidado com o bandido’”, desabafa um motorista de Ceilândia que pediu para ter o nome preservado. Na última investida dos criminosos, ele ficou sob a mira de um revólver engatilhado. O rapaz que apontava a arma para a sua cabeça parecia descontrolado. “Em uma das vezes, acertavam o cabo do revólver na minha cabeça. Não cheguei a desmaiar, mas fiquei passando mal por muito tempo”, relata.(AB)
Décadas de desmando
O Governo do Distrito Federal reconhece os problemas, mas destaca que tomou decisões para ter o controle do sistema de transporte público e promover a renovação da frota. A retomada do Sistema de Bilhetagem Automática, gerida pela Fácil até 15 de junho, é apontada como uma grande conquista. Também foi lançada a concorrência pública de 1,2 mil veículos, 300 deles destinados a operar na Linha Verde, na Estrada Parque Taguatinga. Os certames estão suspensos por determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal, mas a meta é licitar todos os veículos em circulação até o fim do mandato de Agnelo Queiroz. O Executivo também tem projetos de melhoria das vias e controle automatizado do sistema.
O secretário de Transportes, José Walter Vazquez, revela que 75% da frota opera sem licitação. “Tínhamos uma figura atípica na relação entre permissionários e governos. A Fácil detinha todo o sistema de informação e era totalmente controlada pelos empresários. O governo recebia informações de segunda mão e apenas o que era de interesse deles”, explica.
Segundo Vazquez, isso implicava em desconhecimento sobre a realidade do sistema. O governo não sabia quantos passageiros eram realmente transportados, quantas linhas existiam ou o número de veículos em circulação. Também eram os empresários que informavam ao GDF quantos estudantes, idosos e deficientes físicos beneficiados com a gratuidade haviam sido transportados. “A retomada não foi fácil. Se o sistema saísse do ar, o transporte público no DF teria parado. Mas conseguimos fazer a transição com relativo sucesso”, avalia Vazquez.
Dentro da estrutura do governo, o DFTrans é responsável por fiscalizar e garantir transporte público de qualidade à população. Mas, para tanto, conta apenas com 80 auditores fiscais em seu quadro. Há um concurso público em andamento com previsão de 25 vagas. Diretor-geral do órgão, Marco Antônio Campanella detalha que, entre 26 de julho e 5 de agosto, o governo atendeu a 28,5 mil novos estudantes e recarregou 78 mil cartões do programa Passe Livre sem os tradicionais transtornos causados pelas longas filas. “Isso já é benefício para a população, mas não aparece. A tarifa foi mantida e não houve greve”, destaca.
Para Campanella, o momento ainda é de combate às fraudes relativas à gratuidade das passagens. O governo já está economizando R$ 2 milhões por mês ao rever benefícios concedidos de forma irregular. Desde que assumiu o SBA, foram cancelados 17.065 cartões. Para se ter ideia do tamanho do problema, em um único mês, 17 cartões geraram uma despesa de R$ 67 mil ao Executivo. “Descobrimos que ônibus da Viplan estavam cadastrados para circular em praticamente todas as localidades do DF. Havia linhas cadastradas na Fácil e que o DFTrans desconhecia a existência. Hoje, sabemos quantos quilômetros foram rodados e o número de passageiros transportados. Isso vai nos permitir fazer o planejamento estratégico”, pontua.
Postado por Meu Transporte às 06:45 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Começam as obras do aeromóvel em Porto Alegre
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
A etapa da via elevada compreende a execução das obras civis da estrutura de 998 metros, incluindo as fundações, pilares e vigas do sistema, com investimento previsto de R$ 7,2 milhões. O custo total é de quase R$ 30 milhões. De todas as fases previstas em edital, um terço já foi executada. O ministro das Cidades, Mario Negromonte, destacou o ineditismo do empreendimento. “Trata-se de tecnologia brasileira e gaúcha que pretendemos levar para outras capitais e países”, disse ele.
“Os primeiros estudos foram realizados na década de 1960. O maior desafio do projeto era provar-se viável técnica e economicamente. Trata-se do menor custo energético comparado com outros meios, três vezes menor que o trem e cinco vezes mais econômico que o automóvel”, assinalou o empresário Oskar Koester, diretor da Aeromóvel Brasil e idealizador do equipamento.
Fonte: Correio do Povo
Postado por Meu Transporte às 23:33 0 comentários
Marcadores: Reportagem especial, Rio Grande do Sul, Videos
Governo de SP planeja quase 200 km de Metrô até o fim da década
Postado por Meu Transporte às 23:33 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Recife, Agamenon Magalhães terá corredor de ônibus no canteiro central
Postado por Roberta Soares
JC Online
Postado por Meu Transporte às 23:32 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
Em São Paulo, Inauguração de estações do Metrô deve diminuir movimento na Sé
Postado por Meu Transporte às 23:32 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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