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Recife: Dos 09 terminais integrados prometidos para este ano, somente o Tancredo Neves será entregue

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mais uma vez, a população do Recife e região metropolitana recebeu novas datas de entrega de alguns terminais integrados, muito se falou este ano na entrega de 09 terminais integrados de passageiros, na qual apenas um será entregue.
Para se ter uma idéia da morosidade do governo quanto a questão de resolver os problemas do transporte público, a construção de terminal integrado do Largo da Paz só teve discurso de começo das obras, porém quem passa por lá vê uma obra quase parada, a mesma situação do terminal de cajueiro seco, onde chegaram a colocar uma placa de entrega para o fim do ano passado e nada foi entregue, porém este terminal já dá ares de que vai ser entregue no começo de 2012, quanto ao terminal Tancredo neves, que hoje é um dos mais aguardados da região sul da cidade, tem uma nova previsão de entrega (setembro deste ano), porém segundo informes do próprio governo, uma coisa é inaugurar, a outra é ele entrar em operação.
E para este terminal entrar em operação, será necessário uma mesa de negociação com as comunidades, na qual é onde pode atrasar de certa forma sua operação por completo, pois muitas comunidades não querem perder suas linhas para o centro da cidade.

Além do TI Tancredo Neves, que será inaugurado em setembro deste ano, a Secretaria das Cidades (SECID) vai entregar outros nove Terminais Integrados à população até 2012 (Aeroporto, Cajueiro Seco, TIP, Xambá, Prazeres, Santa Luzia, Largo da Paz, Barro e Joana Bezerra). Este ano também, a secretaria das Cidades inicia a obra do TI Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata, cidade da Copa, que será entregue à população em 2013, com investimento de R$ 19 milhões - recursos são oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), da Caixa Econômica Federal e do Tesouro Estadual. O total de investimento na construção de todos os equipamentos é de R$ 76 milhões.

Com os novos Terminais, o Governo chega em 2013 com 23 TIs em funcionamento, possibilitando que mais de 1,5 milhão de usuários pague apenas uma tarifa por sentido, além de permitir uma multiplicidade de ligações de origem-destino, através de viagens modais ou multi-modais.

Para o governador do Estado, Eduardo Campos, a construção dos novos TIs reforça o Programa Estadual de Mobilidade. “Assim como as obras dos Corredores de Transporte Público que iremos licitar ainda neste mês de agosto, os TIs também são fundamentais para o processo de melhoria da mobilidade urbana, inclusive, com a realização da Copa do Mundo de 2014, que terá como uma das cidades sede o município de São Lourenço da Mata”.

Fonte: Blog Meu Transporte e CGRT

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Recife: Viaduto Capitão Temudo será liberado neste sábado

A duplicação do Viaduto Capitão Temudo, obra viária que se arrasta desde 2008, será liberada ao tráfego de veículos a partir de sábado, mas incompleta. As duas alças previstas para interligar o elevado à região central da capital, pela Rua Imperial e Avenida Sul, no bairro de São José, não ficaram prontas. A primeira está quase concluída, mas falta a junção com a via. E a segunda passa pela fase de concretagem. A previsão é que fiquem prontas em setembro.

A Prefeitura do Recife explica que o atraso das duas alças não vai interferir no principal objetivo da obra, que é a duplicação da capacidade viária do Capitão Temudo. "As alças são adicionais. Permitirão o acesso a vias também importantes para a cidade, mas o foco maior da obra é o alargamento do viaduto e isso está praticamente pronto. A partir de sábado os motoristas sentirão os benefícios da duplicação", garante a presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Débora Mendes.

O Viaduto Capitão Temudo, conhecido como Viaduto Joana Bezerra, é hoje a principal ligação viária entre as áreas norte e central com a Zona Sul da cidade. O alargamento está previsto há mais de 20 anos e há três anos e quatro meses a prefeitura iniciou as obras.

Com a conclusão do alargamento, o elevado - que compõe um complexo viário com a Ponte João Paulo II – passará de quatro para oito faixas - quatro no sentido Olinda-Boa Viagem e outras quatro no sentido inverso. No lugar de 14 metros de cada lado, terá 28 metros. O investimento é de R$ 43 milhões, R$ 12 milhões a mais do que o valor previsto inicialmente.

A expectativa da prefeitura é de que o afunilamento que hoje acontece para quem trafega no sentido Olinda-Boa Viagem e repercute até na Avenida Agamenon Magalhães deixe de existir. Os congestionamentos acontecem porque a Ponte João Paulo II possui quatro faixas e o viaduto apenas duas. Com o alargamento, o estreitamento deixará de existir no sentido Boa Viagem-Olinda. Na direção oposta, acontecerá apenas um pouco antes da subida da Ponte Paulo Guerra, no Pina.

Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o complexo viário, juntamente à Avenida Agamenon Magalhães, é o que concentra, no Recife, o maior número de carros circulando por dia. São quase cem mil automóveis: 41 mil no sentido Boa Viagem-Olinda e 45 mil de Olinda para Boa Viagem. Ontem, as novas faixas do Capitão Temudo já estavam sendo sinalizadas antes da abertura ao trânsito.

VIA MANGUE - A duplicação do viaduto ainda vai ganhar uma nova alça para facilitar o acesso à Via Mangue, corredor viário que a prefeitura está construindo para tentar melhorar o trânsito da Zona Sul. A alça passará sobre a Rua Saturnino de Brito, na Cabanga, e receberá os veículos que terão como destino a Via Mangue.



Fonte: Jornal do Commércio

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No Rio, Linhas de ônibus terão itinerários desviados durante demolições da Transcarioca

À partir desta quinta-feira, cerca de 35 linhas de ônibus que passam na região de Campinho, Zona Norte da cidade, terão altreração temporária de itinerários. A medida foi tomada devido ao início da demolição no traçado do corredor expresso do BRT Transcarioca, com previsão de ações às terças, quinta e sábados, sempre às 15h. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, as intervenções devem durar até meados de janeiro.
Minutos antes dos trabalhos  e durante todo o processo de demolição, as linhas que acessam a Rua Ernani Cardoso - tanto as que chegam pela Estrada Intendente Magalhães quabnto pela Rua Cândido Benício - e das linhas que acessam a Candido Benício pela Rua Domingos Lopes ou pela Intendente Magalhães, seguirão pelos desvios organizados pela CET-Rio.

Seis vias interditadas até janeiro 

Durante as demolições haverá interdição de seis vias em Madureira e Campinho para a continuação das obras de construção do Corredor Transcarioca: Rua Ernâni Cardoso, entre as ruas Domingos Lopes e Padre Manso; Estrada Intendente Magalhães, entre as ruas Diniz Barreto e Domingos Lopes; Rua Domingos Lopes, entre a Rua Maria José e a Estrada Intendente Magalhães; Rua Cândido Benício, entre as ruas Comendador Pinto e Ernâni Cardoso; Rua Francisco Gifoni, entre as ruas Teles e Cândido Benício; e Rua Teles, entre as ruas Comendador Pinto e Francisco Gifoni.

Além disso, haverá desvio de tráfego: da Rua Cândido Benício para a Rua Ernâni Cardoso, os veículos deverão seguir pelas ruas Ana Teles, Cirilo da Silveira, Praça Márcia Mendes, ruas Doutor Jaime Marques de Araújo, Pinto Teles, Anália Franco, Estrada Henrique de Melo, ruas João Vicente, Agostinho Barbalho, Dona Clara, Domingos Lopes, Maria Lopes (deverá ter mudada sua circulação viária, no trecho entre as ruas Domingos Lopes e Padre Manso, no sentido da primeira para a segunda), Padre Manso (mudança em sua circulação viária, entre as ruas Maria Lopes e Ernâni Cardoso, no sentido da Primeira para a segunda) e Rua Ernâni Cardoso.

Da Rua Domingos Lopes para a Rua Cândido Benício, o desvio será pelas ruas Domingos Lopes, Maria José, Capitão Couto Menezes, Estrada Intendente Magalhães, ruas Mataúra e Mataquiá, Estrada Intendente Magalhães e ruas Anália Franco e Pinto Teles.
Até 18h de 26 de novembro, a interdição no lado par da Rua Carolina Machado será entre a Rua Francisco Batista e a Praça Vice-Almirante Nelson Gomes Fernandes.



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Manaus terá novos ônibus e tarifa mais cara

Os 54 ônibus da nova frota do transporte coletivo da cidade de Manaus chegaram na manhã desta quarta, 3 de agosto. O desembarque dos veículos aconteceu no Porto da Savana, na estrada do bombeamento Santo Antônio, na zona oeste da capital.

A viagem de chegada dos ônibus da nova frota durou uma semana, tendo início em Porto Velho, Rondônia, e atravessou 1.200km pelos rios Madeira, Solimões e Negro até Manaus.

A Prefeitura de Manaus marcou para o dia 19 de agosto um ato público para apresentar à população a nova frota de ônibus da cidade. "Vamos convocar toda sociedade manauara, Ministério Público, Câmara Municipal e Assembléia Legislativa do Amazonas, alem de outros órgãos para mostrar os novos veículos que vão circular pela cidade, trazendo benefícios a toda população" disse Marcos Cavalcante.

De acordo com Marcos Cavalcante, superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU),  Manaus vai contar a frota de ônibus mais moderna do país."O prefeito Amazonino Mendes vai ter que receber parabéns de muita gente que criticou", disse Marcos.

Entre as novidades dos novos ônibus estão elevadores para cadeirantes, 20% dos acentos reservados para idosos, espaço reservado para obesos.

A substituição dessa nova frota vai pesar nos bolsos dos usuários. Com essa renovação, os empresários devem cobrar da população a quantia de R$ 2,75, um aumento de R$ 0,50 no atual valor. "Os empresários precisam cumprir todos os itens do contrato entes de aumentar a tarifa e até o dia 30 de agosto estão proibidos de aumentar o valor da passagem", afirmou o superintendente.

Até o final de agosto, Manaus vai contar com mais de 900 ônibus, circulando por todas as zonas da cidade. 



Fonte: d24AM.com


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Campanha em Curitiba: Nos ônibus dê lugar ao idoso e pessoas com deficiência

Curitiba lançou nesta quarta-feira (3) uma campanha de valorização dos direitos dos idosos e pessoas com deficiência usuários da Rede Integrada de Transporte (RIT). Com o tema “Respeite a lei: o embarque de idosos e pessoas com deficiência é prioridade”, a campanha foi lançada na Praça Rui Barbosa pelo presidente da Urbs, Marcos Isfer, gestores das áreas de fiscalização, cadastro e operação do sistema de transporte de Curitiba e representantes do Sindicato das Empresas de Transporte (Setransp).

Na praça foram distribuídos um milhão de folhetos com o tema da campanha. Nos terminais de transporte, grandes placas repetem o alerta, informando ainda os números das leis que garantem a prioridade aos idosos e a pessoas com deficiência. Mais de 2 mil adesivos da campanha foram afixados em todas as portas das estações tubo e cartazes foram colados em ônibus, pontos de parada e em totens publicitários do mobiliário urbano. Além disso, 200 ônibus circulam com cartazes da campanha colados no vidro traseiro, os chamados busdoors.

Educação - Apesar do frio intenso, usuários do transporte paravam para ouvir as explicações. “É importante fazer esse trabalho”, afirmou dona Terezinha Coninck, que desembarcou na Rui Barbosa, parando a caminho do consultório médico para receber o folheto da campanha. “Está faltando muita educação, precisamos educar melhor nossos jovens, até para que eles não passem a vergonha de sentar num banco que é só para idoso ou deficiente”, afirmou. Consciente de seus direitos, ela conta que não hesita em pedir licença à pessoa que estiver ocupando um banco exclusivo. “Está faltando respeito aos mais velhos nesse mundo”, lamenta.

Usuária frequente do sistema de transporte, ela diz conhecer pelo nome a maioria dos motoristas dos ônibus que utiliza. “Eles são muito queridos, mas tem gente que entra e sai do ônibus e nem cumprimenta o motorista que está ali, trabalhando prá gente. As pessoas deviam se cumprimentar mais, sorrir mais, que a vida ia ficar mais fácil”, aconselha, do alto de seus 80 anos.

Respeito - O presidente da Urbs, Marcos Isfer, destaca que dar prioridade ao idoso é uma obrigação tanto do ponto de vista legal quanto por uma questão de educação e cidadania. “O que esperamos é que mais e mais pessoas sejam alertadas para esta questão e tenham uma atitude de respeito ao idoso, à pessoa com deficiência, enfim uma atitude de respeito próximo, dando um exemplo de cidadania”, afirma.

A ideia de promover uma campanha alertando para o direito de idosos e pessoas com deficiência surgiu em reuniões do Conselho Municipal do Idoso, do qual a Urbs faz parte. O diretor de Transporte da Urbs, Lubomir Ficinski, conta que a falta de educação e desobediência à lei da prioridade foram assunto de muitas reuniões, que são acompanhadas pelo Ministério Público. “Concluímos pela necessidade de fazer uma campanha falando diretamente com o usuário do transporte e tivemos a adesão imediata dos operadores, através de seu sindicato”, afirma.
Iniciativa da Urbs e Setransp, a campanha foi projetada para chegar aos 2,3 milhões de passageiros transportados diariamente pelo sistema.

Gratuidades - Além de prioridade no embarque e uso dos assentos exclusivos, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar de até três salários mínimos também têm direito a gratuidade no transporte coletivo. Estão cadastrados na Urbs 174 mil idosos e 15,5 mil pessoas de deficiência que fazem 2,6 milhões de deslocamentos por mês.

A Rede Integrada de Transporte registra 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil e conta com 30 terminais de transporte, 82 quilômetros de canaletas exclusivas dos ônibus, 364 estações e 1915 ônibus que percorrem 490 mil quilômetros em 21 mil viagens por dia.


Fonte: Prefeitura de Curitiba


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Porto Velho terá mais seis quilômetros de ciclovias

Incentivar uma alternativa de transporte econômico, ecologicamente correto e saudável. Essa é a intenção do prefeito Roberto Sobrinho com a construção de ciclovias na cidade. São seis quilômetros de ciclovias que estão sendo construídos nas laterais das avenidas Vieira Caúla e Mamoré, na zona leste de Porto Velho. São 2,9 mil metros na Mamoré e 3,2 mil metros na Caúla. As duas ciclovias serão interligadas.

A ciclovia é uma dentre várias opções técnicas de segurança de trânsito para melhoria da vida dos condutores e difere da faixa de ciclista por ser delimitada por um canteiro que a separa da pista de rolamento. Já a faixa de ciclista, a demarcação é feita com a pintura na pista. “Andar de bicicleta é uma atitude saudável que faz bem para a saúde e para o meio ambiente porque não provoca poluição. E o que queremos com as ciclovias é incentivar essa modalidade de transporte na cidade, além, é claro, de dar mais segurança na locomoção dos ciclistas que trafegam nessa região da cidade”, disse o prefeito.
De acordo  com Silvana Cavol, secretária-adjunta da Secretária Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), a pista da ciclovia terá largura de dois metros e será revestida com piso intertravado com a colocação de bloquetes. “Essa é uma preocupação a mais com as pessoas que utilizarão as ciclovias, porque redobra a segurança”, explicou a secretária-adjunta.
Silvana Cavol adiantou que piso intervalado são peças modulares de concreto com diversas formas e espessuras, que, dispostas em conjunto, criam grandes áreas de superfície pavimentada de belíssimo efeito estético e é uma solução inteligente para obras viárias, passeios, calçadas, praças, ciclovias, estacionamentos, entre outros.
Possui vida útil longa, baixa manutenção e não requer mão-de-obra especializada para aplicação. Dispensa contrapiso, rejunte e auxilia na drenagem das águas das chuvas. Classificado como um tipo de pavimento semi-rígido, o pavimento intertravado com blocos pré-moldados de concreto permite ainda a execução de reparos sem deixar marcas.
Outra vantagem, é que o piso intervalado dispensa despesas com operações de tapa-buracos, recapeamento e selagens de trincas, comuns em outros tipos de pavimentos. As ferramentas utilizadas tanto no processo de execução quanto no de manutenção são simples, entre elas: compactador vibratório portátil (tipo placa vibratória), pá e vassoura.

Fonte: ImagemNews

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SPTrans informa alteração de itinerários na Zona Leste

Em razão do bloqueio temporário por causa de obras na Av. Aricanduva entre as Ruas Tumucumaque e Alumínio, no sentido centro/bairro, no dia 4 de agosto das 6h às 12h, a SPTrans informa a alteração em 18 linhas de ônibus que circulam na região.

Para mais informações sobre linhas e itinerários consulte www.sptrans.com.br ou ligue 156.
Linhas e itinerários:

309T/10 Cidade Tiradentes – Term. Princesa Isabel
3129/10 Cj. Manoel da Nóbrega – Term. Pq. D. Pedro II
3222/10 Jd. Marília – Term. Pq. D. Pedro II
3406/10 COHAB Juscelino – Term. Pq. D. Pedro II
3407/10 Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II
3703/10 Jd. Nova Vitória – Metrô Carrão
3720/10 Cidade Tiradentes – Metrô Tatuapé
3720/31 Cidade Tiradentes – Metrô Tatuapé
3765/10 Jd. Santo André – Metrô Carrão
3775/10 Jd. Rodolfo Pirani – Metrô Carrão
3775/51 Jd. Rodolfo Pirani – Metrô Carrão
3781/10 Cidade Tiradentes – Metrô Penha
4120/10 Barro Branco II – Term. Pq. D. Pedro II
4120/42 Cidade Tiradentes – Term. Pq. D. Pedro II
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Av. Aricanduva, Rua Tumucumaque, Rua Tamaindé, Rua Alumínio, Av. Aricanduva, seguindo normal.
3722/10 COHAB José Bonifácio – Metrô Penha
3761/10 3ª Divisão – Metrô Carrão
3773/10 Res. Santa Bárbara – Metrô Carrão
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Av. Aricanduva, Rua Tumucumaque, Rua Tamaindé, Rua Alumínio, Av. Aricanduva, seguindo normal.
4735/10 Jd. Vera Cruz – Metrô Carrão
Itinerário:
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Av. Aricanduva, Rua Tumucumaque, Rua Tamaindé, Rua Alumínio, Av. Aricanduva, seguindo normal.

 Fonte: SPTrans



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Em Palmas, Usuários insatisfeitos reclamam de reajuste nas tarifas de ônibus

Os ônibus que fazem parte da frota do transporte coletivo de Palmas já contam com o aviso que informa aos usuários sobre o aumento da tarifa. A partir do dia 18 de outubro os moradores da Capital passarão a desembolsar R$ 0,30 a mais pela passagem. O valor que atualmente é R$ 2,20, passará para R$ 2,50.

Atualmente, o sistema do transporte coletivo de Palmas atende cerca de 120 mil pessoas diariamente e a elevação do custo foi baseada em uma planilha de custos apresentada pelas empresas concessionárias, que inclui as despesas para modernização da frota e melhoria no sistema, segundo o presidente do Sindicato Empresário de Transporte Coletivo Urbano do Tocantins (Seturb), Toninho da Miracema, só é possível dar mais conforto ao usuário após a aplicação do reajuste.

O superintendente do Seturb, Rone Von da Silva, explicou que o aumento da tarifa é devido ao resultado do diagnóstico feito pela Prefeitura onde se percebeu a necessidade da circulação de mais linhas de ônibus nos horários de pico. Além disso, segundo Silva, outro ponto para o reajuste diz respeito ao aumento de salário dos motoristas que já foi concedido pelas empresas no valor de 16%. O superintendente ressaltou que 25 novos ônibus já foram adquiridos e devem entrar em circulação ainda neste mês de agosto.

“Com o diagnóstico a Prefeitura percebeu que é necessário aumentar a quantidade de ônibus e apontou o número de 25 veículos. Só que para adquirir essa quantidade será necessário mais de R$ 7 milhões. Além disso, tem os gastos que virão em decorrência disso como os pneus, o óleo, a manutenção em geral, já que esses veículos irão percorrer 40 mil km a mais por mês”, informou o superintendente.

PassageirosO aumento da passagem não agradou aos usuários. “É um absurdo um aumento tão grande todos os anos, não temos a condições de arcar com isso, nessa cidade tudo é longe e pra tudo nós precisamos pegar ônibus, e agora me vem aumentar essa passagem desse tanto”, ressaltou revoltada a dona de casa, Maria Tavares, moradora da 407 Norte.

Os problemas no sistema são muitos, a superlotação dos veículos é o principal deles. “Todo ano a conversa é a mesma, diz que vai aumentar para poder acabar com a superlotação e eu nunca vi isso, nunca entrei na linha 2 sem que ela esteja lotada, é um absurdo e o povo ainda faz a gente de besta”, disse Olinda Gomes, moradora do setor Maria Rosa.

Para o vendedor interno Johnatan Ferreira a explicação de que o sistema está dando prejuízo às empresas é absurda. “Isso é uma coisa que a gente paga à vista e adiantado, ninguém compra fiado, que prejuízo é esse?” questionou ele.

O deputado Marcelo Lelis se manifestou contra o aumento que “considera abusivo por entender que não há melhorias suficientes no sistema de transporte coletivo que justifiquem a ação”.

Lelis disse que pretende entrar com uma Ação na tentativa de barrar o aumento, pois segundo ele faltam instalações adequadas nas estações de ônibus que atendam às necessidades dos usuários, como a ausência de sanitários e bebedouros. Há alagamentos nas estações durante períodos chuvosos, a própria estrutura atual não oferece proteção contra o sol e, entre outras questões, faltam também pontos de ônibus em algumas regiões da cidade.

O deputado também reconhece o problema da má qualidade dos serviços oferecidos. “A quantidade de veículos não atende satisfatoriamente a demanda de usuários, gerando superlotação e demora no tempo de espera nos pontos de ônibus e estações”, ressaltou ele.(Érica Lima)

Fonte: Portal Stylo

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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