A duplicação do Viaduto Capitão Temudo, obra viária que se arrasta desde 2008, será liberada ao tráfego de veículos a partir de sábado, mas incompleta. As duas alças previstas para interligar o elevado à região central da capital, pela Rua Imperial e Avenida Sul, no bairro de São José, não ficaram prontas. A primeira está quase concluída, mas falta a junção com a via. E a segunda passa pela fase de concretagem. A previsão é que fiquem prontas em setembro.
A Prefeitura do Recife explica que o atraso das duas alças não vai interferir no principal objetivo da obra, que é a duplicação da capacidade viária do Capitão Temudo. "As alças são adicionais. Permitirão o acesso a vias também importantes para a cidade, mas o foco maior da obra é o alargamento do viaduto e isso está praticamente pronto. A partir de sábado os motoristas sentirão os benefícios da duplicação", garante a presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Débora Mendes.
O Viaduto Capitão Temudo, conhecido como Viaduto Joana Bezerra, é hoje a principal ligação viária entre as áreas norte e central com a Zona Sul da cidade. O alargamento está previsto há mais de 20 anos e há três anos e quatro meses a prefeitura iniciou as obras.
Com a conclusão do alargamento, o elevado - que compõe um complexo viário com a Ponte João Paulo II – passará de quatro para oito faixas - quatro no sentido Olinda-Boa Viagem e outras quatro no sentido inverso. No lugar de 14 metros de cada lado, terá 28 metros. O investimento é de R$ 43 milhões, R$ 12 milhões a mais do que o valor previsto inicialmente.
A expectativa da prefeitura é de que o afunilamento que hoje acontece para quem trafega no sentido Olinda-Boa Viagem e repercute até na Avenida Agamenon Magalhães deixe de existir. Os congestionamentos acontecem porque a Ponte João Paulo II possui quatro faixas e o viaduto apenas duas. Com o alargamento, o estreitamento deixará de existir no sentido Boa Viagem-Olinda. Na direção oposta, acontecerá apenas um pouco antes da subida da Ponte Paulo Guerra, no Pina.
Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o complexo viário, juntamente à Avenida Agamenon Magalhães, é o que concentra, no Recife, o maior número de carros circulando por dia. São quase cem mil automóveis: 41 mil no sentido Boa Viagem-Olinda e 45 mil de Olinda para Boa Viagem. Ontem, as novas faixas do Capitão Temudo já estavam sendo sinalizadas antes da abertura ao trânsito.
VIA MANGUE - A duplicação do viaduto ainda vai ganhar uma nova alça para facilitar o acesso à Via Mangue, corredor viário que a prefeitura está construindo para tentar melhorar o trânsito da Zona Sul. A alça passará sobre a Rua Saturnino de Brito, na Cabanga, e receberá os veículos que terão como destino a Via Mangue.
A Prefeitura do Recife explica que o atraso das duas alças não vai interferir no principal objetivo da obra, que é a duplicação da capacidade viária do Capitão Temudo. "As alças são adicionais. Permitirão o acesso a vias também importantes para a cidade, mas o foco maior da obra é o alargamento do viaduto e isso está praticamente pronto. A partir de sábado os motoristas sentirão os benefícios da duplicação", garante a presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Débora Mendes.
O Viaduto Capitão Temudo, conhecido como Viaduto Joana Bezerra, é hoje a principal ligação viária entre as áreas norte e central com a Zona Sul da cidade. O alargamento está previsto há mais de 20 anos e há três anos e quatro meses a prefeitura iniciou as obras.
Com a conclusão do alargamento, o elevado - que compõe um complexo viário com a Ponte João Paulo II – passará de quatro para oito faixas - quatro no sentido Olinda-Boa Viagem e outras quatro no sentido inverso. No lugar de 14 metros de cada lado, terá 28 metros. O investimento é de R$ 43 milhões, R$ 12 milhões a mais do que o valor previsto inicialmente.
A expectativa da prefeitura é de que o afunilamento que hoje acontece para quem trafega no sentido Olinda-Boa Viagem e repercute até na Avenida Agamenon Magalhães deixe de existir. Os congestionamentos acontecem porque a Ponte João Paulo II possui quatro faixas e o viaduto apenas duas. Com o alargamento, o estreitamento deixará de existir no sentido Boa Viagem-Olinda. Na direção oposta, acontecerá apenas um pouco antes da subida da Ponte Paulo Guerra, no Pina.
Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o complexo viário, juntamente à Avenida Agamenon Magalhães, é o que concentra, no Recife, o maior número de carros circulando por dia. São quase cem mil automóveis: 41 mil no sentido Boa Viagem-Olinda e 45 mil de Olinda para Boa Viagem. Ontem, as novas faixas do Capitão Temudo já estavam sendo sinalizadas antes da abertura ao trânsito.
VIA MANGUE - A duplicação do viaduto ainda vai ganhar uma nova alça para facilitar o acesso à Via Mangue, corredor viário que a prefeitura está construindo para tentar melhorar o trânsito da Zona Sul. A alça passará sobre a Rua Saturnino de Brito, na Cabanga, e receberá os veículos que terão como destino a Via Mangue.
Fonte: Jornal do Commércio
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