Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Campanha em Curitiba: Nos ônibus dê lugar ao idoso e pessoas com deficiência

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Curitiba lançou nesta quarta-feira (3) uma campanha de valorização dos direitos dos idosos e pessoas com deficiência usuários da Rede Integrada de Transporte (RIT). Com o tema “Respeite a lei: o embarque de idosos e pessoas com deficiência é prioridade”, a campanha foi lançada na Praça Rui Barbosa pelo presidente da Urbs, Marcos Isfer, gestores das áreas de fiscalização, cadastro e operação do sistema de transporte de Curitiba e representantes do Sindicato das Empresas de Transporte (Setransp).

Na praça foram distribuídos um milhão de folhetos com o tema da campanha. Nos terminais de transporte, grandes placas repetem o alerta, informando ainda os números das leis que garantem a prioridade aos idosos e a pessoas com deficiência. Mais de 2 mil adesivos da campanha foram afixados em todas as portas das estações tubo e cartazes foram colados em ônibus, pontos de parada e em totens publicitários do mobiliário urbano. Além disso, 200 ônibus circulam com cartazes da campanha colados no vidro traseiro, os chamados busdoors.

Educação - Apesar do frio intenso, usuários do transporte paravam para ouvir as explicações. “É importante fazer esse trabalho”, afirmou dona Terezinha Coninck, que desembarcou na Rui Barbosa, parando a caminho do consultório médico para receber o folheto da campanha. “Está faltando muita educação, precisamos educar melhor nossos jovens, até para que eles não passem a vergonha de sentar num banco que é só para idoso ou deficiente”, afirmou. Consciente de seus direitos, ela conta que não hesita em pedir licença à pessoa que estiver ocupando um banco exclusivo. “Está faltando respeito aos mais velhos nesse mundo”, lamenta.

Usuária frequente do sistema de transporte, ela diz conhecer pelo nome a maioria dos motoristas dos ônibus que utiliza. “Eles são muito queridos, mas tem gente que entra e sai do ônibus e nem cumprimenta o motorista que está ali, trabalhando prá gente. As pessoas deviam se cumprimentar mais, sorrir mais, que a vida ia ficar mais fácil”, aconselha, do alto de seus 80 anos.

Respeito - O presidente da Urbs, Marcos Isfer, destaca que dar prioridade ao idoso é uma obrigação tanto do ponto de vista legal quanto por uma questão de educação e cidadania. “O que esperamos é que mais e mais pessoas sejam alertadas para esta questão e tenham uma atitude de respeito ao idoso, à pessoa com deficiência, enfim uma atitude de respeito próximo, dando um exemplo de cidadania”, afirma.

A ideia de promover uma campanha alertando para o direito de idosos e pessoas com deficiência surgiu em reuniões do Conselho Municipal do Idoso, do qual a Urbs faz parte. O diretor de Transporte da Urbs, Lubomir Ficinski, conta que a falta de educação e desobediência à lei da prioridade foram assunto de muitas reuniões, que são acompanhadas pelo Ministério Público. “Concluímos pela necessidade de fazer uma campanha falando diretamente com o usuário do transporte e tivemos a adesão imediata dos operadores, através de seu sindicato”, afirma.
Iniciativa da Urbs e Setransp, a campanha foi projetada para chegar aos 2,3 milhões de passageiros transportados diariamente pelo sistema.

Gratuidades - Além de prioridade no embarque e uso dos assentos exclusivos, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar de até três salários mínimos também têm direito a gratuidade no transporte coletivo. Estão cadastrados na Urbs 174 mil idosos e 15,5 mil pessoas de deficiência que fazem 2,6 milhões de deslocamentos por mês.

A Rede Integrada de Transporte registra 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil e conta com 30 terminais de transporte, 82 quilômetros de canaletas exclusivas dos ônibus, 364 estações e 1915 ônibus que percorrem 490 mil quilômetros em 21 mil viagens por dia.


Fonte: Prefeitura de Curitiba


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960